Segundo turno mais próximo para Aécio.

Faltando 9 dias para as eleições, Marina Silva derrete e comprova que não tinha mesmo estatura para enfrentar Dilma Rousseff. O que ainda a segura na segunda posição são justamente os eleitores que fugiram de Aécio Neves, achando que a ex-petista teria condições de derrotar a atual petista. Estes votos estão indo para indecisos, refúgio natural dos arrependidos, mas devem, em bom número, serem atraídos pelo tucano. Segundo Mauro Paulino, do Datafolha, tudo pode acontecer:

Considerando-se o piso e o teto atuais de cada candidato, para a próxima semana Dilma deve variar entre 36% e 43%, Marina entre 23% e 31% e Aécio entre 16% e 22%. Se, ao contrário do que vem acontecendo, as oscilações ficarem fora das zonas de variabilidade de cada candidato, predominará um cenário de indefinição às vésperas da eleição. Se Dilma ultrapassar seu teto, ganhando terreno sobre a oposição, terá chances de ser reeleita no primeiro turno. Por outro lado, se Marina cair a seu piso e Aécio subir a seu teto, será impossível determinar quem enfrentará a presidente no segundo turno. 

Nas pesquisas internas do PSDB, já há um empate técnico em 23%, entre Marina e Aécio. Por isso, nunca Aécio teve tantas chances de chegar ao segundo turno e termos uma nova eleição, com tempos iguais na TV, cobertura e debates para apenas dois candidatos.

Mauro Paulino, diretor do Datafolha, coloca mais um elemento fundamental para a virada:

Entre os eleitores de Marina, apenas 37% conseguiram concretizar a intenção de votar na candidata. Entre os de Dilma, o sucesso foi de 57%; entre os eleitores de Aécio, chegou a 45%. Como em eleições anteriores, até 5 de outubro, a maioria dos eleitores ainda desinformados buscará o número de seus candidatos ou usará "santinhos" no dia do pleito. 

Mas, como comprovadamente a urna eletrônica potencializa o voto na legenda, especialmente nas eleições majoritárias, a ausência de candidaturas fortes do PSB para governador e senador em colégios eleitorais de peso, como São Paulo e Minas Gerais, pode prejudicar Marina Silva em caso de equilíbrio na disputa. 

Em 1998, por exemplo, quando o Datafolha fez estudo de boca de urna para quantificar erros dos eleitores, o maior prejudicado não foi Fernando Henrique (PSDB) ou Lula (PT), mas sim Ciro Gomes, então no PPS. Na ocasião, 16% dos eleitores de Ciro não conseguiram concretizar o voto.

Em 16 de outubro, este Blog já previa que Dilma tinha que subir, pegando de volta o voto dos pobres. E que Aécio tinha que subir recuperando o voto das classes mais instruídas e mais favorecidas. Dilma está cumprindo a sua parte. Aécio, ao que parece, graças à teimosia da elite brasileira, esgtá demorando um pouco mais. Mas ao que tudo indica, vai chegar lá.

30 comentários

Vale ver e compartilhar. Aécio falando bem e empolgado no Paraná na quinta-feira:

http://www.youtube.com/watch?v=9XlM3N_aOpE&list=UU6eJKfD2VUUPBLuY5j-tfnw

Reply

Está mais difícil do que eu esperava, mas tenho certeza de que Aécio será o nosso novo Presidente. Tem inv
estir mais em banners e santinhos nessa ultima semana.

Reply

Coronel, vai dar Aecio no 2 turno. Identifiquei agora muitos eleitores em Lajeado/RS. Voto consciente.

Reply

Prezados Coronel e comentaristas,

Datafolha também claramente manipulado. Aécio, nosso futuro presidente, sobe mais do que um ponto percentual em praticamente todos os grupos pesquisados. Entretanto, no resultado geral oscila só um ponto para cima! É má fé mesmo!
Vejam:
http://g1.globo.com/politica/eleicoes/2014/blog/eleicao-em-numeros/1.html

Chamo atenção para os resultados por região. Em relação à ultima semana:
Sudeste: Aécio sobe 2 pontos.
Sul: Aécio ultrapassa Marina, mas sobe "só" 1 ponto (risos).
Centro-oeste: Aécio sobe 3 pontos.
Norte: Aécio sobe 6 pontos.
Nordeste: Aécio fica estável.

Só o avanço de 6 pontos no estado de São Paulo com 22% do eleitorado daria um avanço no percentual do Aécio de 1,32% no cenário nacional.

Terei de desistir do Brasil? Acho que não. Aécio presidente!

Gambá.

Reply

CORONEL

Estas "análises dos especialistas" fazem lembrar projeções das Bolsas de Valores ou previsões do tempo.O mercado subirá a menos que caia ou permaneça estável ou , tempo bom sujeito a instabilidades em pontos isolados.Tudo muito esclarecedor.

Reply

Corretíssima a análise. Tenho sido assediado por muitas pessoas com dúvidas, incertezas: em quem votar?

Por isso sugiro a produção de santinhos já preenchidos com os números dos candidatos de cada região. As pessoas mais humildes, desinformadas, procuram alguém de sua confiança para decidir seu voto. Não mintam, não enganem, falem somente a verdade sobre o PT e Marina(PT2).

"Como em eleições anteriores, até 5 de outubro, a maioria dos eleitores ainda desinformados buscará o número de seus candidatos ou usará "santinhos" no dia do pleito."

Reply
O FLAGELO DOS PETRALHAS mod



É agora ou nunca "seu Aécio". PARTIR PARA CIMA DA DILMA COM GOSTO DE GÁS. CACETE PURO NA TIRADA A LADINA DO EU NÃO SABIA DE NADA. Lembrar e relembrar o fiasco da ROSSA na ONU. Pegou tão mal para ANTA, que o MOLUSCO veio logo em sua defesa, visto a grande e funesta repercussão na mídia. Agora o tiro certeiro atingindo-a e a sua campanha eleitoral com reportagem da Veja. É dizer de maneira direta e objetiva ao eleitor que Dilma está envolvida na maracutaia até o pescoço, é rata mesmo. Não alivie não seu Aécio. Lembre-se que muitos votos perdidos pela Marina MELANCIA estão indo para a Dilma. E principalmente sarrafo, porrada, cacete mesmo, desconstrução pura na sonhática usuária do chá do Santo Daime: A DILMA PT 1 É A IMAGEM E SEMELHANÇA DA MARINA PT 2,POLITICAMENTE FALANDO, SEMPRE MILITOU CONTRA OS TRANSGÊNICOS E AGORA PARA ESPANTO DO MUNDO VERDE DIZ CINICAMENTE QUE APOIA OS TRANSGÊNICOS DESDE CRIANCINHA APENAS PARA SATISFAZER OS DO AGRONEGÓCIO, NUMA NEGOCIATA IGUAL À QUE DILMA FEZ COM OS PARTIDOS POR TEMPO NA TV, PURA INCOERÊNCIA E INCOERÊNCIA PURA. OU BATE DURO,
FIRME E FORTE AGORA E AGORA NAS DUAS MELIANTES PETRALHAS IRMÃS SIAMESAS OU NÃO O FARÁ MAIS NUNCA. BOTE FÉ MENINO: ISTO FEITO NOS PRÓXIMOS DIAS É A CONDIÇÃO PARA IR AO SEGUNDO TURNO. AÉCIO PRESIDENTE DO BRASIL!

27 de setembro de 2014 08:44

Reply

"Estranhamente"...a jabiraca dispara nas pesquisas e Marina despenca. Surge uma esperança, para o Aécio no 2º turno (torço por isso) O que me preocupa, é a desonestidade, a falta de ética, as falcatruas, os atos criminosos desse partido corrupto. São piores que os radicais islâmicos da atualidade.
(meire)

Reply

CORONEL

Esta última rodada de pesquisas tenta mostrar uma recuperação petista , uma reação , não isoladamente este ou aquele candidato.É uma contra-ofensiva deles ao forte desgaste que Vêm sofrendo pela enxurrada de denúncias que arrasta o partido para a merda.Cresce Dilma,Tarso Genro,Pimentel,Agnelo,...sem qualquer justificativa , do nada.
Há uma forte (e cara) manipulação de dados.

Reply

Marina derreterá até domingo....RUSSOMANO tinha 8% de diferença pro SERRA faltando 10 dias em 2012.......chegou em terceiro

http://politica.estadao.com.br/blogs/vox-publica/fantasma-de-russomanno-assombra-marina/

Reply

EU ACREDITO !


Aécio Neves Presidente !



Chris 45/SP

Reply

Alô NORTISTAS e NORDESTINOS, ninguém fica escravo de um partido durante tanto tempo. O SUL, SUDESTE e CENTRO OESTE está trabalhando duramente para mudar o Brasil. Vamos dar uma força aí!

AÉCIO 45 para presidente, para libertar o NORTE E O NORDESTE DA ESCRAVIDÃO DO PT.

Reply

Eu acredito no Aécio Presidente!

A próxima semana será decisiva, e precisamos ajuda-lo nesta conquista.

Coturneiros, precisamos nos tornar formigas atômicas na
conquista de votos!

Não podemos desanimar
Não podemos morrer de véspera


Chris 45/SP

Reply

Estou indo pra rua em busca de mais votos,pro único candidato capaz de tirar o Brasil do caos que se encontra.A tirania petralha terá uma grande surpresa,com o resultado desse pleito.Vamos á luta até a vitória final.

Túlio Xavier

Reply

Militância da Marina claramente desestimulada na web... Imagina a de rua que já inexistia!
Ao contrário, a verdadeira oposição está forte e unida!
Aécio presidente, 45!!!

Gambá.

Reply

Jamais vou me render as essas pesquisas fajutas. Aécio vai ganhar no primeiro turno. Tenho fé no Grande Arquiteto do Universo.

Reply

posso perguntar ? se, conforme as declarações de dilma vana, "o brasil ainda está em pleno emprego contrariando o que ocorre no resto do mundo", como explicar o AUMENTO NOS GASTOS COM "O SEGURO DESEMPREGO", DE 43 PARA 44 BILHÕES EM 2014 ?

Reply

Aecio passa para segundo turno... no minimo 27% brasil. 29% sau paulo
Eh que se ver nas ruas pouco voto pra marina e dilma e mais aecio.
Regis/sp

Reply

Vamos espalhar! Aécio continua com o tom correto e já deixa Marina para trás:

http://www.youtube.com/watch?v=5mKYXDdYgbU&list=UU6eJKfD2VUUPBLuY5j-tfnw

Está é a onda da razão! A égua paraguaia está aí gente!

Gambá.

Reply

Faço leitura diferente, o Aécio sobe e periga a Dilma passar 50% nas intenções de votos, basta ver que a acreção dos votos da Marina CAI 5% E DILMA SOBE 5 e Aécio cresce sobre os votos indecisos e SOMANDO DILMA + MARINA ULTRAPASSA FOLGADÍSSIMO OS 50% e mesmo que 10% fossem para o Aécio tem os indecisos do ZÉ-POVINHO que podem inundar Dima com os votos, ELLES ODEIAM VOTAR EM QUEM VAI PERDER ( MARINA E AÉCIO ) no primeiro turno pois AS URNAS BIOMÉTRICAS VÃO DEDURAR QUEM VOTOU CONTRA A DILMA, pois tem digitais e marcas nos votos que os identifica "para evitar fraudes" e com isto haver a VINGANÇA DE DILMA CONTRA OS QUE VOTARAM CONTRA ELA.

Ela pode excluir famílias do BF pois a renda passaria 10 reais do máximo e outras penas individuais, DIFICULTAR LICENÇA PARA REFORMAR SUAS CASAS e outros emperramentos burocráticos.
No posto de saúde o médico cubano consultar uma lista secreta de inimigos do estado e marcar exames para as calendas gregas.

NEGAR APOSENTADORIA por faltar alguns dias para 30 ou 35 anos entre outras maldades que os petralhas podem mandar os funcionários CARNEIRINHOS DO PT fazer.

FORA PT, VIVA O PARLAMENTARISMO MAS EM 2019, eu fiz a proposta para 2015 em proposta para ser enviada aos dois candidatos Aécio e Marina para em conjunto e secretamente MANDAREM O FOGO TOTAL CONTA A DILMA E ESQUECEREM UM AO OUTRO, ESTE ERA UM PLANO B chamado de PTralha, é mesmo um pouco mas é o último bote para fugir das duas naus afundadas no primeiro turno pois a Sensus pode ter colocado a vitória da CADELA 51 no primeiro.

NOS JORNAIS DAS TELEVISÕES ABERTAS OS COMENTARISTAS RADIANTES DE ALEGRES comentaram sobre uma chance enorme da Dilma levar no primeiro turno sem precisar do segundo, o FOGO NA BONECA feito pelos dois partidos juntos e o entendimento SECRETO ENTRE OS DOIS CANDIDATOS AO PLANALTO para evitar um abraço de afogados ISTO NÃO SERIA DIVULGADO AOS JORNAIS ANTES DAS ELEIÇÕES DEFINIDAS, depois só resta ao PSDB um pedido de AUTO-DISSOLUÇÃO e liberação dos eleitos para ir ao DEM ( combinado com eles ), os que são indesejados QUE VÃO PARA O PT.


NÃO SUPORTO DILMA MAIS 4 ANOS, O DÓLAR A 2.60 é sinal que muitos estão saindo do país ou aplicando suas economias no exterior em títulos da dívida brasileira, no exterior não pagam IOF nem tantos impostos e rende mais, títulos NTN variação cambial é indicado pois pagarão altos juros e se o dólar ficar estável perde pouco e se subir ganhará bastante.

PELO MENOS FICA LIVRE DO RISCO DA ECONOMIA, A VIRA-LATAS VERMELHA NÃO FARÁ MORATÓRIA EM 2015, talvez em 2018 pra entregar obras para o Dirceu ser o candidato vencedor nas eleições em 2018.

**** José Dirceu e outros bandidos serão anistiados, isto são favas contadas OU UMA REVISÃO CRIMINAL FEITA PELO LEWANDOWSKY ( LEVANDO WISKY ) absolver todo o núcleo político "por falta de provas"

ISTO É CACHORRADA ELEVADA AO CUBO.

Reply

Seu comentário está aguardando moderação.
Em Minas dá gosto de ver como estão batendo no PT!
Programa de ontem. Os primeiros dois minutos são demais e entre 2:00 e 2:30 é pancada nos petralhas! Melhor ainda!!!
http://www.youtube.com/watch?v=nEyxUSkLpp0
Paródia bombando na internet sobre a mentira de Pimentel que relata ser o melhor prefeito da história de BH… Engraçado demais também!
http://www.youtube.com/watch?v=wObZkXVrYXE
E Pimenta da Veiga ontem no debate, cobrando explicações sobre as mesma mentira:
http://www.youtube.com/watch?v=eVyBzfr5D1M&list=UU5YiI4Yx_J9z4aNTffcM1XQ
Quem puder, compartilhe!

Gambá.

Reply

Pra cima delas ! Vamos que vamos Aécio rumo ao segundo turno .

Reply

A hora e a vez de Aécio Neves 45. Assistimos a Dilma e Marina se vangloriarem, mas nessa reta final, vem prevalecendo o bom senso, a responsabilidade e vontade da população de fazer este Brasil voltar a ser um País sério e respeitando por todos.

Reply

O esquema de CORRUPÇÃO DO PT chegou forte aos institutos de pesquisa.Estão com a intenção de prejudicar o Aécio até em seu estado.O Candidato do PT está na frente para o governo de Minas,mas é interessante que dentre 10 pessoas com quem eu converso ,8 votarão em Aécio e Pimenta da Veiga.Vemos também embora de forma dissimulada que a imprensa mineira torce pelo PT.Não tenho dúvida que se não ganhar já no 1º turno, Aécio irá para o 2° turno e aí Dilma vai tremer,pois não aguentará um debate com ele.

Reply

Não podemos esquecer que o Lula falou " ... Eles não sabem do que somos capazes para reeleger a Dilma presidenta..."

Reply

BPistelli, não viaja!

Você deveria ser roteirista com tamanha imaginação. rsrs


Chris 45/SP

Reply

"Indefinição" como, cara- pálida? Os números do Datafalha são bem claros, se ele diz que há "indefinição", é porque nem ele crê nas suas próprias pesquisas e já quer livrar a cara!!!


Lanterna.

Reply

marina NUNCAAAAA vai encarar lula!...vai ficar choramingando e perde feio de dilma se for p segundo turno!!!!!!lula tem muniçao contra ela,vai usar se for do interesse dele.

Reply

percebo q no Brasil hah um "curriculo" basico p ser presidente:ter nascido bem pobre,sofrido muito, ser intelectualmente fraco,MAS esperto,muito esperto p enrolar os q sao iguais ao q eles FORAM um dia.acho q permanece o eh igual a mim, vai "cuidar" de mim.dilma se encaixou no perfil por ser continuaçao de lula.

Reply

FUI CITADO PELA SPAMMER CHRIS 45/SP

Ela remete todos para o R.A. quem ela gosta tanto, VÁ PARA ELE E NÃO PEÇA PARA OS COTURNEIROS IREM ÀQUELE CAIPIRA FASCISTA.


bpistelli 00/SP no segundo turno se o Aécio não estiver na briga.

EXIJO A PUBLICAÇÃO PELO DIREITO DE RESPOSTA QUE TENHO.

Reply