PT foge do plenário para Oposição não derrubar decreto bolivariano da Dilma.

O Plenário da Câmara dos Deputados reúne-se nesta manhã na tentativa de votar o Projeto de Decreto Legislativo (PDC) 1491/14, do deputado Mendonça Filho (DEM-PE), que suspende o decreto federal 8.243/14 sobre a Política Nacional de Participação Social. Ontem, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, encerrou os trabalhos devido à falta de quórum (apenas 210 deputados registraram o voto), e convocou sessão extraordinária para as 9 horas de hoje. PT, PCdoB e PSOL entraram em obstrução e quando viram que seriam derrotados, debandaram do plenário, impedindo quorum.

Depois de mais de cinco horas de debates, os parlamentares aprovaram a urgência para o Projeto de Decreto Legislativo 1491/14, do deputado Mendonça Filho (DEM-PE), que anula os efeitos do decreto bolivariano da Dilma, que coloca conselhos populares, indicados pelo governo, acima do Legislativo, em nítida afronta ao estado de direito.

Para o líder do DEM, deputado Mendonça Filho (PE), o decreto invade de forma flagrante o espaço de competência da democracia representativa, que é exercida pelo Congresso Nacional. “Mais uma vez, a presidente Dilma, por uma medida autoritária, tenta passar por cima do Parlamento brasileiro, invadindo nossas prerrogativas e criando um instrumento novo de participação social via decreto presidencial”, declarou.

A medida, segundo ele, aproxima a democracia brasileira de modelos autoritários, como os praticados na Venezuela e na Bolívia. “A sociedade brasileira não aceita esse decreto bolivariano, inspirado na Bolívia e na Venezuela, e que não tem nada a ver com nossas raízes democráticas. A presidente da República pode muito, mas não pode tudo”, disse Mendonça Filho. Ele acrescentou que, até hoje, todos os mecanismos de participação social criados no País passaram pela análise do Congresso.

O líder da Minoria, deputado Domingos Sávio (PSDB-MG), também criticou o fato de o decreto atribuir ao governo a escolha de quem vai integrar os conselhos populares. “Abre-se um precedente para que só participem dos conselhos quem o governo quer”, criticou. Sávio destacou que não é contrário à criação dos conselhos, mas à criação de um sistema de consulta popular sem ouvir o Parlamento. “Somos a favor do mérito. Não há objeção à criação de conselhos. Mas alertamos que todas as ditaduras populistas do mundo tiveram início a partir de atitudes dessa natureza, criando mecanismos em que um só decide”, disse.

Já o deputado Antonio Carlos Mendes Thame (PSDB-SP), vice-líder do seu partido, disse que a Assembleia Nacional Constituinte, que deu origem à Constituição de 1988, já tinha preocupação em conciliar a democracia representativa com a democracia direta. “Houve um grande debate para estabelecer os limites para que uma não invadisse a outra”, disse ele, citando alguns dos 12 dispositivos constitucionais que permitem a participação da sociedade na gestão pública, como leis de inciativa popular e consultas públicas como o referendo e o plebiscito.

“Em vez de defender a melhoria da representatividade e do Parlamento, o lulopetismo transforma em deliberativa a participação popular que deveria ser consultiva”, disse Mendes Thame. “Cria-se por decreto, sem participação do Legislativo, um poder paralelo com poder maior do que o próprio Legislativo”, completou.

12 comentários

Comunistas são assim mesmo: COVARDES.

Reply

São os ratos desesperados tentando manter a boquinha, pois até eles já sabem que a presidanta já foi pro BREJO.
Hihihihihi, que dilicia , ver ratos desesperados, isso não tem preço.

Reply

Enviar e-mails para os senadores e deputados abaixo, em manifesto conta o embuste do Decreto 8243:

ricardoferraco@senador.leg.br;
dep.eduardocunha@camara.leg.br;
romero.juca@senador.leg.br;
eunicio.oliveira@senador.leg.br;
dep.henriqueeduardoalves@camara.leg.br;
dep.adrian@camara.leg.br; dep.akiraotsubo@camara.leg.br; dep.alceumoreira@camara.leg.br; dep.alexandresantos@camara.leg.br;dep.almeidalima@camara.leg.br; dep.amirlando@camara.leg.br; dep.andrezacharow@camara.leg.br; dep.anibalgomes@camara.leg.br;
dep.antonioandrade@camara.leg.br; dep.celsomaldaner@camara.leg.br; dep.darcisioperondi@camara.leg.br; dep.edinhoaraujo@camara.leg.br; dep.edinhobez@camara.leg.br; dep.eduardocunha@camara.leg.br; dep.eliseupadilha@camara.leg.br; dep.fatimapelaes@camara.leg.br; dep.henriqueeduardoalves@camara.leg.br; dep.irisdearaujo@camara.leg.br;
dep.joaoarruda@camara.leg.br; dep.juniorcoimbra@camara.leg.br; dep.leandrovilela@camara.leg.br; dep.leonardopicciani@camara.leg.br; dep.marinharaupp@camara.leg.br; dep.maurolopes@camara.leg.br; dep.osmarterra@camara.leg.br; dep.pedropaulo@camara.leg.br;
dep.renanfilho@camara.leg.br; dep.rogeriopeninhamendonca@camara.leg.br;
dep.ronaldobenedet@camara.leg.br; dep.rosedefreitas@camara.leg.br;
dep.sandromabel@camara.leg.br; dep.rodrigobethlem@camara.leg.br; dep.ronaldobenedet@camara.leg.br; dep.saraivafelipe@camara.leg.br;
dep.washingtonreis@camara.leg.br; dep.rodrigobethlem@camara.leg.br;
dep.raulhenry@camara.leg.br; dep.pedronovais@camara.leg.br;
jader.barbalho@senador.gov.br; katia.abreu@senadora.gov.br;
roberto.requiao@senador.gov.br;
luizhenrique@senador.gov.br

Reply

Caro anônimo das 09:48 de 16/07 isso não é lista de deputados isso é lita de PROCURADOS pela JUSTIÇA, não podemos depender desse lixo, eles estão cagan... e andando pra nos Brasileiros eles só querem é se dar bem,tudo BANDIDO.
Hihihihihi.

Reply

O UOL e a Folha, com o SBT e a rádio Jovem Pan, sabatinam nesta quarta-feira (16) o candidato à Presidência da República pelo PSDB, Aécio Neves. A sabatina será realizada às 11h, no Teatro Folha, no shopping Pátio Higienópolis (avenida Higienópolis, 618, segundo piso, São Paulo), e transmitida ao vivo pelo UOL.

Reply

Esse decreto precisa ser derrubado JÁ!!!

Reply

http://eleicoes.uol.com.br/2014/ao-vivo/2014/07/15/sabatina-aecio-neves-psdb.htm

Reply

Caro Anônimo das 10:06 de 16/07: são essas figuras que, entre outras, votarão, são do PMDB. É a melhor iniciativa? Não! É uma representatividade "sueca"? Jamais! Mas lembre-se que a votação do Marco Civil teve - ainda - alguma resistência do deputado Eduardo Cunha (PMDB) quanto ao quesito da neutralidade! O fato é recente e acredito que esteja bem informado, como acredito que não é só comentando aqui no blog que se fará ou, pelo menos, se tentará fazer algo! Alguém está tentando, de alguma forma, e você? O próprio senador Pedro Simon (PMDB) declarou em recente entrevista no Roda Viva que é preciso cobrança popular. Nessa hora, usar termos como "bandidos" ou "procurados" para se referir a eles não ajudará em nada. Você é inteligente o bastante para saber que a oposição tem quorum para barrar o decreto. No meio dessa lista aí, pode acontecer apenas de que algum recapitule.

Reply

Gostei do comentário feito às 11:54.Vamos nos unir. Unificar o discurso, as ações, o candidato e sermos vitoriosos.

Qual a perspectiva de derrubar o covarde decreto bolivariano - em prazo? Alguém bem informado pode responder?

Reply

Petistas,falsos comunistas e "comunistas donos de restaurantes" são todos iguais : UNS CÁGÕES !Quando prescentem a derrota FOGEM !

Reply

Políticos covardes e o povo é mais ainda! Como pode o cidadão ficar reclamando dentro de casa ou no botequim, enquanto estamos sob ameaça comunista? COVARDES! Gente que se ajoelha diante de jogadores de futebol, gente que vende até a mãe para receber ajuda governamental. POVO COVARDE sem amor ao Brasil, sinto vergonha dessa gente, mas amo o meu país, e tenho fé que pt nunca mais!!!

Reply

Quer dizer que se os capetas da esquerda não quiserem que não seja aprovado algum projeto eles simplesmente abandonam o plenário para que não seja votada a mesma, e aí como fica a democracia, fica a mercê desses facínoras?
Se for assim então estamos perdidos!
#FFAA #JÁ

Reply