Bolsa sobe depois de concluir que Datafolha foi ruim para Dilma.

A Bovespa ampliou o ritmo de alta após o fechamento das bolsas americanas, que hoje encerraram três horas mais cedo devido à véspera do feriado da Independência dos EUA. Investidores aproveitaram a menor liquidez do mercado local à tarde para forçar a alta de alguns ativos. O Ibovespa fechou em alta de 1,59%, aos 53.874 pontos, com volume de R$ 5,114 bilhões.

O forte dado de geração de empregos nos Estados Unidos em junho animou os investidores ainda pela manhã, praticamente se sobrepondo ao resultado da pesquisa Datafolha, que mostrou avanço da presidente Dilma Rousseff na corrida presidencial. Ao longo da tarde, porém, o mercado refez as contas e avaliou que a pesquisa não foi tão positiva para a presidente como parecia.

A intenção de voto de Dilma subiu de 34% para 38%. Mas os candidatos de oposição também apresentaram altas: Aécio Neves passou de 19% para 20% e Eduardo Campos de 7% para 9%. Houve queda nos votos brancos e nulos, de 19% para 13%, e indecisos, de 13% para 11%.

“Dilma subiu, mas foi na margem. Os candidatos de oposição idem. Unindo Aécio Neves e Eduardo Campos, podemos ter a certeza que de que haverá segundo turno.”, afirma Raphael Figueredo, analista da Clear Corretora.

O estrategista da Fator Corretora, Paulo Gala, chamou atenção para os detalhes da pesquisa. “Houve um aumento do número de pessoas que relataram sentir um clima mais positivo no país. Isso pode indicar o início da reversão do pessimismo, que estava exagerado”, afirma o especialista, citando como exemplo o sucesso na realização da Copa, cujas expectativas foram “balizadas por baixo”.

2 comentários

Coronel,
este sim é um indicador confiável da vitória do Aécio.

Reply

Seria sonhar muito a criatura ser desbancada pelos outros 3 candidatos, incluindo na conta o pastor.
Um segundo turno só com candidantos a "presidentos"?

Reply