Lula culpa "péssimo humor dos empresários" pelo pibinho de 0,2%. Vazamentos das reuniões com Dilma mostram que ele retomou o cargo.

Após se reunir com Dilma Rousseff em Belo Horizonte, na sexta-feira (30), o ex-presidente Lula fez o seguinte diagnóstico a interlocutores: foi o "péssimo humor empresarial" que derrubou o PIB (Produto Interno Bruto) do primeiro trimestre. O crescimento de 0,2%, divulgado pelo IBGE no mesmo dia, é o pior desde o terceiro trimestre de 2013, indicando desaceleração da economia.

A conversa entre Lula e Dilma, num hotel da capital mineira, durou 40 minutos. Os dois analisaram os números do PIB divulgados pelo IBGE e avaliaram que o governo precisa adotar medidas para destravar os investimentos.

Para o petista, a presidente tem se esforçado para recompor pontes com o empresariado, mas precisa fazer mais. "A avaliação é que dá tempo de reverter, não totalmente, mas o suficiente para quebrar esse aparente consenso contra ela", diz um interlocutor de Lula. Para auxiliares da presidente, a rejeição só aumentará "sem uma sinalização de que o jogo será diferente a partir de 2015''. Entre os conselheiros de Lula, a inflação é apontada como um dos principais problemas do momento da economia.

Lula e Dilma voltaram a se encontrar na segunda-feira (2), para participar de reunião de coordenação da campanha presidencial no Palácio da Alvorada. No encontro, o petista e os demais integrantes da cúpula petista afirmaram ser impossível vender o paraíso quando a economia mundial não vai bem --principalmente os Estados Unidos, que estão numa recuperação bem mais lenta do que o previsto.

O ex-presidente também alertou sua candidata à reeleição para não cair na armadilha de discutir "crescimento" com os adversários, críticos da baixa evolução do PIB nos últimos anos. Segundo a Folha apurou, a avaliação feita na reunião no Palácio da Alvorada é que a desaceleração é um fenômeno mundial, não ocorre só no Brasil.

Também estavam no Alvorada o presidente do PT, Rui Falcão, o ex-ministro Franklin Martins, o marqueteiro João Santana, o ex-chefe de gabinete de Dilma Giles Azevedo, o ministro Aloizio Mercadante (Casa Civil), o tesoureiro da pré-campanha, Edinho Silva, e o ministro Paulo Bernardo (Comunicações).

DISCREPÂNCIAS

Lula cobrou diagnósticos mais precisos de conjuntura, reclamando das discrepâncias de avaliações no grupo. Enquanto uns exibem mais otimismo, caso de Mercadante, outros projetam cenários eleitorais mais pragmáticos. Para o ex-presidente, não adianta ficar "dourando a pílula", com alguns achando que tudo vai muito bem enquanto outros avaliam que vai muito mal. Para ele, o governo não está nem num lugar nem no outro.

Seguindo os conselhos de Lula, Dilma intensificou seus contatos com empresários. Reuniu-se recentemente por duas vezes com empresários da indústria e jantou com representantes do agronegócio. Na quinta-feira (5), vai participar da reunião do Conselho Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, o chamado Conselhão, grupo que reúne empresários e trabalhadores para discutir o cenário econômico do país.

O governo prepara ainda reunião com o setor sucroalcooleiro, em crise com a perda de competitividade do etanol em relação à gasolina, por causa da política de retenção de preços. Está em análise o aumento do percentual de etanol na gasolina. (Folha de São Paulo)

19 comentários

a primeira presidentA do Brasil, do partido que prega a igualdade e bla, bla, bla, quem diria, virou um office-boy do dono do tal partido que nao tinha patrão...

Reply

Cel,

ATENÇÃO PARA O PRÓXIMO GOLPE DO PT!
São Paulo, 29 de maio de 2014

CIRCULAR: Participação do PT no Plebiscito Popular por uma Constituinte exclusiva e soberana do sistema político
Companheiras e companheiros,
Desde o ano passado, movimentos sociais, partidos políticos e entidades de todo o país impulsionam a realização de um Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana sobre o sistema político, entre os dias 1 e 7 de setembro de 2014.
Na ocasião, a população brasileira será chamada a votar em resposta à seguinte pergunta: “Você é a favor de uma constituinte exclusiva e soberana sobre o sistema político?”
Em 2007, quando aprovou as resoluções de seu III Congresso, o PT já afirmava que “a reforma política deve ser feita por uma Constituinte exclusiva, soberana, livre e democrática”. Afinal, “ela só virá se for conquistada pela soberania popular”, tornando necessário “o desencadear de uma campanha pela convocação de uma Assembleia Nacional Constituinte exclusiva, com mandatos eleitos especificamente para promover a reforma das instituições políticas do Estado nacional.”
Foi com este mesmo entendimento que a presidenta Dilma, compreendendo o sentido das manifestações de junho de 2013, propôs a realização de um plebiscito que autorizasse a convocação de uma constituinte exclusiva para a reforma política.
Do mesmo modo, em seu 5º Congresso, realizado em dezembro de 2013, o PT aprovou resolução com o seguinte teor: “O PT apoia a iniciativa de movimentos sociais, centrais sindicais e outras entidades de organizar, na Semana da Pátria de 2014, o Plebiscito Popular pela Constituinte Exclusiva para a Reforma Política. Somente a mobilização social amplificará a necessidade da Constituinte Exclusiva para uma efetiva reforma política, como a presidente Dilma e o PT defenderam no curso das manifestações populares de junho.” O 14º Encontro Nacional do PT, realizado em maio deste ano, reafirmou essa posição.
O Diretório Nacional do PT, por meio da Secretaria Nacional de Movimentos Populares (SNMP) e da Secretaria Nacional de Mobilização (SNMob), tem priorizado esta campanha desde seu lançamento e participado das atividades e reuniões de sua coordenação nacional.
Já foram criados comitês em todos os estados e mais de 400 comitês regionais e locais. Até setembro, a mobilização envolverá a realização de manifestações de rua, cursos massivos de formação (“cursos dos mil”) e a criação de comitês populares do plebiscito em todo o país.
A partir dessa grande mobilização popular, espera-se alcançar a marca de mais de 10 milhões de votos por todo o Brasil.
Neste sentido, orientamos aos Diretórios estaduais e municipais:
a) indicar pelo menos um dirigente diretamente responsável por acompanhar as ações do respectivo comitê estadual e municipal da campanha, incluindo a participação ativa dos dirigentes e militantes do PT nas plenárias, atividades de rua, cursos de formação e na criação de comitês populares nos diretórios e locais;
b) coletar assinaturas para o projeto de lei de iniciativa popular sobre a Reforma Política, impulsionado pelo PT;
c) solicitar aos pré-candidatos e pré-candidatas majoritários e proporcionais do partido a criarem comitês do Plebiscito Constituinte e locais de votação em seus comitês de campanha;
d) estimular as respectivas bancadas de deputados e vereadores do PT a impulsionarem a criação de frentes parlamentares em apoio ao plebiscito da constituinte nas casas legislativas;
e) promover a mobilização da campanha nos meios de comunicação partidários e nas redes sociais, com gravação e divulgação de vídeos, apoio à edição de materiais da campanha, entre outras ações.

Saudações Petistas,

Rui Falcão
Presidente Nacional do PT
Bruno Elias
Secretário Nacional de Movimentos Populares
Maristella Matos
Secretária Nacional de Mobilização


Reply

A TOMADA DO PODER DEVE SER OBR DA INSSURREIÇÃO, PORÉM A META POLÍTICA SE ESTUDA APÓS TER ENTRADO PARA O PODER - Lênin.
Os comunistas não têm planos políticos , apenas planos de pode r e de escravidão de um povo, nada mais. Cuba e Coreia do Norte são 2 exemplos de 55 anos anos de comunismo e sobreviverem apenas de migalhas de outros países para não morrer de fome, como Cuba, que ALUGA suas mercadorias humanas, caso dos seus médicos(?) ao Brasil e outros escravos.
A China sobrevive graças a ter escravizado seu povo para as empresas Ocidentais para sustentar os comunistas no poder, senão seria uma Cuba ou Coreia do Norte II.

Reply

Coronel,

As coisas começam a ficar claras:

1o. O Lulla NÃO entende NADA de economia;

2o. O PT esta PERDIDO no diagnostico do que vem ocorrendo desde JUN2013;

3o. A receita do Lulla+PT é apenas continuar jogando a sujeira para baixo do tapete.

JulioK

Reply

O problema é que não existem pessoas capacitadas que venham a substituir essas porcarias que estão com esse desgoverno.
Se era para fazer alguma coisa, teriam feito nesses 4 anos. Mas esses incompetentes que estão aí, só são bons na roubalheira do dinheiro público, na tentativa de calar a sociedade como o Decreto Totalitarista Venezuelano da Dilma de 23.05.2014.
Eles acham que essa história de estagnação continua no cenário internacional, estão enganados, pois os Países que não se juntaram a essas merdas que o Brasil tem sustentado (Cuba, por exemplo, onde os contratos tem o sigilo decretado - se fosse honesto e não prejudicial ao povo brasileiro que o pt odeia, estaria aberto para consulta)e as pessoas viajam ao exterior ou tem amigos, parentes que moram lá.
CHEGA DE PT, CHEGA DE HAITIANOS, CUBANOS E OUTROS INCAPACITADOS PARA O TRABALHO SENDO IMPORTADOS PELO PT.

Reply

O sapo barbudo não retomou o cargo. Ele nunca saiu dele!

A bruaca é apenas um preposto no cargo e também um poste.


FORA PT!


Chris/SP

Reply

Retenção do preço do etanol?
Este é o país da pada pronta.
Esta é uma das razões pelo qual este país não vai nunca para frente.
Pegue gente séria, que conhece o setor de álcool, não os "experts" e terão o valor exato do etanol e não a mentira contada por usineiros e "experts".

Reply
Cecilia Mendes mod

Impressionante como o PT precisa arrumar culpados. Nunca são eles.

Reply

Mau humor por pagamento de propinas ou pelo custo Brasil?!

Reply

Não adianta Dilma arrumar reuniões com empresários, com Conselho Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, a barriguda não tem noção de4 governo, não entende bulhufas de nada, portanto nãoi terá discurso convincente ou com conteúdo para esclarecer ninguém.

Se essa paspalha entendesse de algumna coisa o Brasil não estaria nesse estado de podridão em que se encontra.

Reply

- O presidente de honra da organização criminosa no poder nunca deixou de controlar sua fantoche.

Reply

Quando lula vomita o que diz só tem uma única palavra que define: PSICOPATA.

Reply

Quando lula vomita o que diz só tem uma única palavra que define: PSICOPATA.

Reply


Com certeza estes empresários que estão com mau humor não são os beneficiários do BNDES, tipo obedreche, friboi, eique batista, magazine, etc etc etc. Os que produzem conseguiram estrondosa façanha do pibinho pra dilmaruímCEF.

Reply

Quanta gente feia. Barrigudos, pelancudos, caras de maus.

Reply

Lulla perdeu o bonde, não sabe o que está acontecendo no Brasil.

E o posto vermelho, então, não sabe nem em que dia da semana estamos.

É tarde, muito tarde, para querer construir o que destruíram, a maioria já tem candidato.

A única coisa que ela conseguirá será derramar mais dinheiro do BNDES em quem dele não precisa.


Lanterna.

Reply

Esses irresponsáveis só erraram e roubaram no desgoverno de 12 anos. Jamais tiveram a hombridade de assumir um único erro se quer. São cafajestes e desonestos o bastante para SEMPRE tentar empurrar a culpa para alguém. Ignorantes, analfabetos, incompetentes, desonestos, corruptos, porém infinitamente prepotentes a ponto de sentar em cima das próprias fezes e berrar no megafone dizendo que defecou aquilo não foram eles.
Sempre negando o óbvio!

Reply

Cel
OFF- A Anta quer que as indútrias farmacêuticas se mudem para Cuba. Daí o Brasil passará a importar remédios daquele País, que ficarão mais caros ainda, além dos brasileiros perderem empregos para oa cubanos. Afinal, qual dos dois Paises a Anta governa? É mole? Acho que ela quer mudar a sede do governo brasileiro para Cuba. Está lá no blog do tio Rei de hj.
Esther

Reply

RinocerANTA

Reply