Até para contar os miseráveis do país Dilma usa contabilidade criativa. Alguma novidade?

A presidente Dilma Rousseff usou números inflados sobre a redução da miséria no Brasil em seu pronunciamento de rádio e TV sobre a Copa do Mundo. Dados do próprio governo põem em xeque a afirmação de que, "em uma década", foram retirados "36 milhões de brasileiros da miséria", apresentada na mensagem presidencial da terça-feira (10).

Estudo publicado pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, vinculado ao Palácio do Planalto) aponta que, de 2002 a 2012, o número de miseráveis (ou extremamente pobres) caiu de 14,9 milhões para 6,5 milhões. Trata-se, portanto, de uma queda de 8,4 milhões no número de pessoas que vivem na miséria ao longo dos primeiros dez anos da administração petista, abaixo da cifra mencionada por Dilma.

Publicado em outubro, o documento informa que o cálculo seguiu o parâmetro adotado na maior parte das estatísticas oficiais: a linha de renda mensal até R$ 70, definida em 2011. Para os demais anos, o valor foi corrigido pela inflação.

Outras metodologias citadas no texto do Ipea também chegam a números muito inferiores aos do pronunciamento da presidente. Até com uma renda mensal de R$ 140, definidora da pobreza mais ampla, o contingente cai de 41 milhões para 15,7 milhões de brasileiros na década, uma diferença de 25,3 milhões.

OUTRA CONTA

O número apresentado por Dilma repete o apurado em outra conta, divulgada no ano passado pelo Ministério do Desenvolvimento Social, que não mediu a evolução da miséria ao longo do período citado no pronunciamento da presidente ao país. 

"Em 2011, havia 36 milhões de pessoas, beneficiárias do Bolsa Família, que estariam na miséria caso sobrevivessem apenas com sua renda familiar", segundo afirma um balanço do programa Brasil Sem Miséria.

A cifra, portanto, saiu de uma subtração hipotética dos benefícios do programa Bolsa Família da renda de sua clientela em um determinado momento --e não da comparação entre a quantidade de miseráveis antes e depois do programa.

Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social, ainda restavam, naquele ano, 22 milhões de beneficiários abaixo da linha de miséria. Com o Brasil Sem Miséria e o Brasil Carinhoso, que, na prática, são ampliações da ação do Bolsa Família, esse grupo deixou a extrema pobreza, diz o governo federal.

Procurados pela Folha, o Palácio do Planalto e o Ministério do Desenvolvimento Social defenderam o critério. A pasta afirma que os dados foram retirados do cadastro único utilizado nas políticas de assistência, no qual estão registrados os brasileiros de baixa renda. A defesa não contesta as conclusões do Ipea, baseadas na pesquisa por amostra de domicílios realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

De acordo com a mensagem enviada pelo governo, as pesquisas do IBGE captam a pobreza "em um ponto determinado do tempo", enquanto o cadastro único mensura "o contingente daqueles que estão ou estarão na pobreza em um determinado intervalo de tempo". "O cadastro é a única fonte que, além de mensurar, permite ao poder público agir para a redução da pobreza, nas várias dimensões em que ela se manifesta", diz o texto do ministério. (Folha de São Paulo)

8 comentários

E ainda se tem dúvida que eles mentem com a maior cara dura? Primeiro, porque é da ideologia deles; segundo, porque eles não gostam de ler, estudar o que não seja doutrina, estatísticas, menos ainda; e acrescentaria um terceiro, qual seja, são por demais incompetentes em administrar; eles gostam de falar, falar, falar e nada fazer, tudo funciona no imaginário, pois eles vivem num mundo de faz-de-contas, não na realidade.

Reply

só nesta semana no meu canal para rir, a tv senado, vi: a gleisi chutar gastos com saúde e educação, 100 vezes mais do que gasto na copa e lascou BILHÕES; o petralha sanguessuga humberto costa, veio com o mesmo item da cartilha, mas chutou 800 milhões; depois outro petralha da dupla do ACRE e lascou 600 milhões. não bastasse descompasso, veio dilma vana e chutou 200 vezes o que gastou em saúde e educação e apelou para a ignorância com TRILHÃO ! A dúvida para mim, é qual o REAL valor que a petralhada ROUBA....

Reply

Querida, voce nao está entendo! Vou repetir bem devagar prá ver se voce consegue entender:

Seu botox está um Lixo !!!

Reply

Pior que os dados reais são de órgãos oficiais do próprio governo. Não à roa a Dilma está sem saber o que está acontecendo com sua popularidade, pois na cabeça dela tudo deveria ser diferente, pois ela está seguindo a risca as orientações do guru Lula e do marqueteiro João Santana. É gente a única coisa que ela não descobriu é que o povo ficou esperto e se cansou das mentiras do governo.

Reply

Tudo que esta bruaca anuncia é uma MENTIRA!

FORA DILMA!


Chris/SP

Reply

CEL,

Yo no creo en las brujas, pero existen.

Índio Tonto/SP

Reply


"Tudo no PT visa a um único objetivo: perpetuar-se no poder. Não há compromisso algum com os fatos, a realidade, a coerência. O PT é mentiroso. Sei que muitos políticos e partidos também são, mas como o PT, eu nunca vi…"
"Rodrigo Constantino"
Como disse Rodrigo Constantino no comentário acima para perpetuar-se no poder o PT mente abertamente sem nenhum escrúpulo.Mas o povo já percebeu o "golpe da mentira"! O resultado virá em 05 de Outubro quando este partido medíocre será banido do mapa do Brasil e os partidos que o apoiam terão o mesmo destino.

Reply

"MENTIR, É UMA MARCA DO PT; A DILMA, BARROU O IBGE, POR FALAR A VERDADE; AS PROPAGANDAS DA PETROBRAS, É UMA VERGONHA NACIONAL...APRESENTAM, INVERDADES, SEM PUNIÇÃO"!!!

Reply