CPMI da Petrobras é instalada junto com CPMI dos Metrôs Brasileiros.

CPMI dos Metrôs Brasileiros vai abrir a caixa preta do metrô de Brasília, antro de corrupção comandado pelo PT.

O presidente do Congresso, Renan Calheiros (PMDB-AL), determinou ontem a instalação de duas CPIs mistas (com deputados e senadores) para investigar a Petrobras e o cartel do Metrô de São Paulo. Em sessão do Congresso, o PT apresentou questionamento para tentar inviabilizar a comissão mista da Petrobras, enquanto o PSDB pediu a instalação imediata da CPI depois de acusar Renan de adotar manobras que beneficiam o governo.

Líderes dos partidos terão até o fim da semana que vem para indicar os membros da CPI da Petrobras, o que na prática adia o início das investigações --como quer o Planalto. Além disso, Renan recorreu à CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado para que se manifeste sobre qual deve ser a abrangência das apurações, o que também ajudará a retardar os trabalhos.

Os petistas argumentam que, como a CPI da Petrobras do Senado foi instalada antes da mista, ela tem preferência para funcionar --e a segunda não deveria nem ser instalada. O PT cita o Código do Processo Penal para afirmar que, quando há duas investigações simultâneas por um mesmo "juiz", prevalece a criada inicialmente.

"O STF já decidiu pela instalação da CPI da Petrobras no Senado Federal, o que antecedeu o ato de criação da CPI mista", disse o senador Humberto Costa (PT-PE). O PT defende a CPI exclusiva de senadores porque tem mais força para controlar as investigações no Senado. Dos 13 integrantes desta CPI, apenas três seriam da oposição.

Já o PSDB apresentou outro questionamento em que afirma que a comissão mista já deveria estar funcionando porque foi lida no plenário do Congresso em abril --e o prazo para a indicação dos seus membros já teria acabado. Renan negou o questionamento do PSDB e prometeu analisar "oportunamente" o pedido do PT.

A iniciativa de pedir a CPI do Metrô foi uma resposta política do governo ao PSDB, partido que comanda o Estado de São Paulo desde 1995. O senador Aécio Neves (PSDB-MG) assinou o pedido de abertura da CPI do Metrô. Ele disse que a disposição da sigla é "investigar tudo", embora considere que o governo "demorou muito" para apurar denúncias envolvendo a empresa Alstom.

7 comentários

De alguem que trabalhou boa parte da sua vida em empresa estatal. Cartel existe desde que a licitação foi inventada e não é só a de trens e equipamentos. As grandes empreiteiras não são inimigas, muito pelo contrário, se unem sempre e além de estabelecer preços se unem para a divisão dos trechos e obras. Isto tudo para dizer que uma CPI assim todos sabem como se inicia mas ninguém sabe como termina, pois um malfeito puxa o outro. Se levarem a sério vai voar merda de norte a sul, leste a oeste.

Reply

Podem anotar: a CPI da Petrobrás vai ficar esquecidinha num canto!!! PT e PMDB, com maioria folgada, vão pra cima do PSDB paulista!!! A não ser que apareçam PROVAS IRREFUTÁVEIS da participação petista de falcatruas na Petrobrás, essas CPI's serão benéficas para os salafrários se eternizarem no poder!!! Não se esqueçam: faz tempo que não estamos mais numa democracia plena!!!

Reply

Coronel,

ali do lado no twitter:
"Presidente virtual ==>@dilmabr Vou tirar dúvidas sobre um dos programas + importantes do governo, o #Pronatec. Participe agora..."


Será que a presidentA descree tão mal quanto fala?
Para escrever os dois neurônios funcionam??? Ou por trás do teclado tem mil pessoas falando em seu nome???

Flor Lilás

Reply

Lá vai minha dica para o PSDB investigar o Metrô-DF: Investiguem os contratos de terceirização da manutenção do Metrô-DF, existem indícios de superfaturamento pesado
por parte do PT(valores sinistros).

Gabriel-DF

Reply

CPI não é processo penal. É processo de apuração política com decorrências em denúncias ao MP, titular da suposta ação criminal apurada.

Reply

Aecio quer cpi,agora o pt tem a sua e.................campos diz que nao concorda com cpis! ????????

Reply

Os escândalos dos metrôs têm a mesma estrutura mafiosa do escândalo da Petrobrás e somente o caso de Pernambuco poderia ser incorporado à CPI da Petrobrás pois esta também participou da roubalheira da Abreu e Eima, colocam a culpa no Chávez mas ele não colocou nem tomou conhecimento da participação no negócio, está no inferno e Maduro mal tiraniza a Venezuela.

FORA PETRALHAS, AS PATAS DO PT ESTÃO EM ABREU E LIMA TAMBÉM e no metrô tem também as patas do governador do DF além do PMDB, tudo será apurado nas CPIs e todos serão punidos, desde políticos petralhas dos partidos direitos aos petralhas de partidos PT &cia.

Reply