Ex-governador tucano diz que "não sabia" e quer mesmo tratamento do ex-presidente Lula.


Lula negando o Mensalão: mesmo caso, segundo Azeredo.

O ex-governador e deputado Eduardo Azeredo (PSDB-MG) afirma que é tão inocente no caso do mensalão tucano quanto o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é, em sua opinião, no rumoroso caso do mensalão petista."Minha situação é semelhante à do Lula. Ele foi presidente e houve problema no Banco do Brasil. Corretamente, não foi responsabilizado", afirmou. "Eu também não posso ser responsabilizado."

Azeredo é acusado de ter autorizado o desvio de R$ 3,5 milhões (cerca de R$ 9,3 milhões em valores atualizados) do banco estatal Bemge e de duas empresas públicas para um esquema organizado para financiar sua campanha à reeleição como governador de Minas Gerais, em 1998.

Na última sexta-feira, a Procuradoria-Geral da República pediu 22 anos de prisão para Azeredo, que será julgado pelo Supremo Tribunal Federal pelos crimes de peculato (desvio de recursos públicos) e lavagem de dinheiro.

Azeredo diz que não autorizou os repasses que alimentaram o caixa de sua campanha eleitoral e não pode ser responsabilizado por isso. Para ele, a Procuradoria não levou em consideração as provas do processo. "Sou absolutamente inocente", disse. No caso do mensalão petista, que distribuiu milhões de reais a políticos que apoiaram o governo Lula, o STF concluiu que o esquema foi alimentado por empréstimos bancários irregulares e recursos controlados pelo Banco do Brasil no fundo Visanet.

Lula não foi denunciado pela Procuradoria e por isso não foi julgado pelo STF. "Ele não foi questionado pelo Visanet do Banco do Brasil", disse Azeredo. "Eu defendo o presidente Lula. Ele não tinha mesmo que ser penalizado." Ao pedir 22 anos de prisão para Azeredo, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, disse que seu papel no mensalão tucano foi "equivalente" ao do ex-ministro José Dirceu, considerado pelo Supremo o principal responsável pelo mensalão petista e atualmente preso em Brasília.

Os dois esquemas foram operados pela mesma pessoa, o empresário Marcos Valério Fernandes de Souza, dono de agências de propaganda que fizeram negócios com o governo de Minas Gerais e com o governo federal. Condenado por seu envolvimento com o mensalão petista, ele está preso em Brasília. Num depoimento prestado sigilosamente à Procuradoria-Geral da República perto do fim do julgamento, Valério disse que Lula sabia do esquema e deu a ele seu aval, mas a declaração recebeu pouco crédito das autoridades e não foi investigada.

Para Azeredo, Janot se precipitou ao pedir a pena de 22 anos de prisão no seu caso. "Só se fixa pena depois da condenação. Se não existe condenação, não tem porque já querer fixar pena. Isso realmente me deu muita estranheza", afirmou o deputado. O ministro do STF Marco Aurélio Mello disse que essa é uma atribuição da Procuradoria. "Não é usual, mas a precisão é sempre elogiável. Não vejo extravagância."

A defesa de Azeredo terá 15 dias para entregar suas alegações finais no processo. Depois, o relator do caso, ministro Luís Roberto Barroso, redigirá seu voto, que será revisado pelo ministro Celso de Mello. A expectativa no STF é que o caso seja julgado ainda no primeiro semestre. (Folha de São Paulo)

10 comentários

Sr procurador, o Brasil quer ver o lula sendo investigado.

Reply

Cel.
Claro que não existem "atos de ofício"...

Reply

Cel, veja os planos da petralhada. É mesmo de se estranhar, estes crápulas emprestar tanto dinheiro para Cuba. Bando de ladrões lesa-pátria.



http://www.militar.com.br/artigo-2988-Fuga-das-galinhas-petistas-para-CUBA#.UviU-PuoQ3q

Reply

É isso aí!!

Não pode haver dois pesos e duas medidas.
Azeredo NÃO SABIA DE NADA, FOI TRAIDO por assessores que o cercavam

Assim como Azeredo LULA TEM QUE SER MINUCIOSAMENTE INVESTIGADO, principalmente porque estava em cargo de muito maior responsabilidade, não podia prevaricar no desempenho da função.
Se um Deputado, no caso Azeredo, tem culpa, ele prejudicou muitos mineiros. Lula culpado prejudicou milhões de brasileiros, prejudicou uma Nação, prejudicou o Brasil.
JUSTIÇA SEJA FEITA:
INVESTIGAÇÃO DO LULA MENSALEIRO.

Reply

não entendi, analfabeto ! neste final de semana vc alegou que "o PT é um partido que está sendo perseguido e que vc apóia os cumpanhero que estão presos". agora vc e sua quadrilha dizem que que o mensalão não existiu! mentiroso, corrupto e safado ! aquele "olhar para cima"! te entregou, mentiroso !

Reply

O "rei 51 nada sabia" enquanto o príncipe do mensalão José Dirceu tomou 7 anos e 10 meses de gaiola, qual é a suprema gravidade do caso do Azeredo para tomar 22 anos, ele sozinho tinha alguma sofisticada organização criminosa igual Lula ou ANTES DO MENSALÃO o grupo de Azeredo contratou os futuros mensaleiros como Valério para a sua derrotada campanha em MG e tomar 22 anos ??

ISONOMIA SERIA A PENA DE 7 ANOS E DEZ MESES se comprovada quadrilha e uma andorinha não faz verão E NEM O NOVO CRIME DE ASSOCIAÇÃO CRIMINOSA que substituiu o velho crime de formação de quadrilha pode ser utilizado. O CASO TEM 16 ANOS E PRESCREVEU, os mensaleiros do Lula que fizeram merda em 2005 foram julgados correndo em 2012-3 para não prescrever tudo.

MESMO QUE FOSSE CULPADO, CORRUPTO, LADRÃO, MENSALEIRO "E TARADO" tudo estaria PRESCRITO e não poderia gerar pena para cumprir, o Janot quer um CIRCO DOS HORRORES DO PSDB para julgar os casos PRESCRITOS.

FORA VAGABAS COMUNISTAS, VOCÊS PETRALHAS MATARAM O CINEGRAFISTA DA BAND COM SEUS AGENTES DA NOVA MILÍCIA BLACK BLOC.

Reply

Coronel,

PETRALHA em 10 de fevereiro de 2014 11:43

Tira esse atrevido daí!
Olha como ele lê o Coturno diariamente!

Flor Lilás

Reply

é bom que se diga que o duduazeredo foi um dos piores governo de minas e inclusive até suas leis tem nome de ladrão: lei robin hood foi criada por ele. é ele o relator de projeto PARA TAPAR A BOCA DA INTERNET que com o certeza o faz com muito bom gosto. e outra coisa a se perguntar é porque o psdb ainda não o expulsou do partido antes que as coisas sujem ainda mais o pau de galinheiro do psdb que já não é muito limpo nada. vão esperar a coisa bagunçar mais que já está? deixa ele ir se filiar ao pt do lulla pois pelo jeito merecem ser parceiros para ter o mesmo tratamento da justiça. vão se dar bem pela indole.

Reply

É asqueroso ver um ex presidente do PSDB,um ex senador e govern. elogiar o ladrão safado que atrasou este país em no mínimo 50 anos.Expulsão já do puxa-saco Azeredo.

Reply

Ou seja, os dois são culpados.

Reply