Brasil é o segundo emergente mais vulnerável. Não é pessimismo. É FED.

O Fed (banco central dos Estados Unidos) indicou o Brasil como a segunda economia emergente mais vulnerável a choques externos em uma lista de 15 nações. O país só esta melhor que a Turquia e é seguido por Índia, Indonésia e África do Sul --grupo que foi apelidado de "os cincos frágeis" pelo banco americano Morgan Stanley.

Para chegar a esse cálculo, o banco central americano leva em conta fatores como inflação nos três anos anteriores, fatia das reservas externas em relação ao PIB, participação da dívida pública bruta na comparação com o PIB e variação em cinco anos do crédito ao setor privado (novamente como fatia do PIB). Para o Fed, reduzir essas vulnerabilidades é importante caso os países emergentes queiram se tornar mais resistentes a choques externos.

O órgão afirma ainda que o grau de vulnerabilidade desses mercados é significativamente menor que em crises anteriores, como a dos anos 1990. Esse cenário vale mesmo para os países que ele hoje considera entre os mais vulneráveis, caso do Brasil. Porém, diz que vários desses mercados continuam a ter vulnerabilidades econômicas e financeiras significativas.

"Até economias que estão de algum modo em posições mais fortes têm o desafio de apoiar a confiança do consumidor em um ambiente nervoso", diz o Fed em documento enviado ontem ao Congresso norte-americano.

Os mercados emergentes vêm sofrendo desde maio do ano passado, quando Ben Bernanke, então presidente do Fed, indicou que o banco começaria a cortar os estímulos de US$ 85 bilhões para a economia americana iniciados no fim de 2012. O corte só começou em dezembro, mas, nesse período, as moedas de vários países emergentes, entre elas o real, sofreram forte desvalorização em relação ao dólar, com os investidores deixando esses mercados, sob a expectativa do fim da "era do dinheiro barato" promovida pelos EUA. (Folha de São Paulo)

7 comentários

E se Deus e as Forças Armadas não tiver dó não sei o que será de nós.
Vejam no blog do Aluizio Amorim. A Venezuela prestes a entrar em guerra civil. Tudo por culpa destes esquerdistas, psicopatas que só sabem fazer intrigas jogando uns contra os outros.


http://aluizioamorim.blogspot.com.br/2014/02/urgente-venezuela-beira-de-uma-guerra.html

Reply

Coronel,
a presidAnta e toda petralhada vai continuar dizendo que o pessimismo é coisa da oposição. Sim, a imprensa comprada também.

Reply

O lixo do planeta nos governa Coronel. Esperar o que de guerrilheiros comunistas fracassados?

Reply

Cel

Só Lula, Dilma e os PeTralhas acreditam na própria mentira.

Rsrsrsrsr

Átila

Reply

Nós somos a Argentina amanhã, graças aos cubanos.

Reply

http://cbn.globoradio.globo.com/comentaristas/carlos-alberto-sardenberg/CARLOS-ALBERTO-SARDENBERG.htm

Reply

Em todo o Brasil, vários reservadores estão com nível de água abaixo do mínimo necessário.

No caso da petralhada, o nível de água no barquinho delles só sobe.

E parece que o vagabunda X9 vem aí pra tomar o lugar da governanta.

Reply