Brasil do PT não consegue produzir energia nem para atender o consumo. Apagões viram rotina.

O curto-circuito duplo no sistema de transmissão de energia que deixou 6 milhões de pessoas sem luz em 13 Estados, anteontem, aconteceu três minutos depois de o Sul do país ter atingido o pico de demanda de eletricidade. Para especialistas, o curto espaço de tempo entre os dois episódios indica que o recorde no Sul foi determinante para a queda no sistema, uma vez que ele é interligado e a região vem sendo abastecida por carga significativa vinda do Norte, resultado do nível baixo de água nos reservatórios de Sudeste e Sul.

Às 14h de terça-feira, o Sul registrou a carga instantânea recorde de 17.412 MW, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Às 14h03, ocorreu o curto-circuito duplo, que ocasionou a saída de duas das três linhas que interligam os sistemas Norte e Sudeste/Centro-Oeste, no trecho que passa pelo Estado do Tocantins, entre as cidades de Colinas e Miracema.

Com a sobrecarga, a terceira linha desligou-se, obedecendo a mecanismo de segurança, segundo o ONS. "É muito grande a probabilidade de os eventos estarem relacionados", diz o professor Ennio Peres, da Unicamp. "Sistemas operando no limite apresentam mais falhas."

O professor Reinaldo Castro Souza, da PUC-Rio, disse não ter dúvidas sobre as relações de causa e consequência. "É um problema causado pelo excesso de consumo."

O ONS descarta a relação entre os dois eventos. Está prevista para hoje uma reunião entre o órgão, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e as concessionárias de geração e transmissão envolvidas para discutir as causas do apagão. As linhas em curto são da Intesa, controlada por um fundo de investimento do BTG Pactual, e da Taesa, controlada pela Cemig. As empresas não comentaram a falha. (Folha de São Paulo)

10 comentários

Coronel,

Não existe EXCESSO DE CONSUMO!!

O que falta é planejamento e investimento para fazer frente ao crescimento do país!!

Daí os tais PIBinhos até ajudam o PT!!

Até parece que a culpa é do Seu Manoel, padeiro a 40 anos, que comprou um forno novo para atender a demanda!!

JulioK


Reply

Os canalhas vão continuar mentindo e convencendo. O que há com o povo brasileiro?

Reply

Falta energia elétrica no Brasil, mas a presidente petista prefere investir dinheiro dos brasileiros no porto dos amigos dela de Cuba...

Reply

`Pois é Coronel, os Petralhas em todas as eleições ainda continuam batendo no apagão do FHC, hoje temos aqui em Porto Alegre quase cinco apagões por dia, em bairros diferentes. Nenhum político de merda da oposição tem vergonha na cara de subir na tribuna e descer o pau neles. Oposição omissa e muita fraca.

Reply

o curto-circuito que derrubou a rede foi em linhas operadas pela CEMIG, do seu amigo cheirador de pó, sabia?

Reply

TOMARA QUE FALTE ENERGIA NO DIA DAS ELEIÇÕES EM TODO O BRASIL. AÍ NOS VAMOS TER QUE VOTAR EM CÉDULA. FORA URNA ELETRÔNICA. FORA PT.

Reply

e essa foi a nossa ministra das Minas e Energias...

a grande estrategista, a grande gerente, a grande administradora...

nao conseguiu nem mesmo fazer com que o pais suportasse uns aparelhos de ar-condicionados a mais ligados ao mesmo tempo...

e ainda tem a cara-de-pau de ir a Europa dar lição administrativa e - valha-me, Deus, - de moral para os gringos...

Reply

"Esquerda Caviar", dá uma ouvida Corona... Tem mais gente indo na canela dessa esquerdopatia ridícula...

http://veja.abril.com.br/blog/rodrigo-constantino/humor/totalmente-esquerda-caviar-a-musica/#comment-69660

Reply

Quantos apagões no desgoverno? Posso tá enganada, mas já bateram o recorde de FHC.

Reply

Coronel,

PETRALHA atrevido em 6 de fevereiro de 2014 11:02

Apagão nelle!

Flor Lilás

Reply