Investidor estrangeiro sai da Petrobras que perde R$ 24 bilhões em um dia. Aumenta descrédito internacional em relação ao governo Dilma.

Petrobras: transparência zero!
 
Segundo Merval Pereira, de O Globo, " a queda de mais de 10% nas ações ordinárias da Petrobras reflete não apenas as dificuldades de gestão por que passam a estatal, mas, sobretudo, o descrédito da política econômica do governo. Os investidores estrangeiros foram os maiores vendedores dos papéis brasileiros, um recado direto sobre a maneira com que o governo vem lidando com o controle da inflação, a principal razão para que os reajustes dos preços de gasolina e diesel não tenham o aumento compatível com o mercado internacional."
 
As ações da Petrobras despencaram até 10% ontem após a decepção com o reajuste de 4% da gasolina, considerado insuficiente, e com a falta de detalhes sobre a política de preços da estatal. Na sexta, a Petrobras anunciou um aumento de 4% para gasolina e de 8% para o diesel nas refinarias. Nos postos, a expectativa é que o aumento fique entre 2% e 2,5%. A estatal anunciou que não divulgará os critérios de reajuste, mas disse que o modelo irá garantir a "convergência dos preços internacionais dos combustíveis ao mercado doméstico".
 
Representantes de petroleiras presentes ontem ao Palácio do Planalto para a cerimônia de assinatura do contrato de exploração do campo de Libra disseram à Folha que a Petrobras foi prejudicada pelas decisões recentes do governo. Segundo eles, tanto o percentual, que ficou abaixo do reivindicado pela estatal, como a suposta nova metodologia de cálculo dos aumentos significaram, na prática, um derrota para a estatal.
 
Na avaliação do setor, a criação de uma "nova política de preços", como foi divulgado na sexta, pareceu mais uma forma de reduzir o desgaste da Petrobras na disputa com o Ministério da Fazenda, que era contrário a qualquer reajuste automático da gasolina e do diesel, por temer efeitos na inflação. Analistas reclamaram da falta de transparência sobre a "nova política", que não acaba com o poder da Fazenda sobre o reajuste.
 
A expectativa do mercado é que, pelo menos no ano da eleição, a definição dos preços fique sob controle total da equipe econômica. A equipe de análise do Citigroup rebaixou a recomendação às ações da estatal de compra para neutra, ressaltando que o reajuste veio menor do que eles projetavam. O mercado ficou também frustrado com a falta de detalhes sobre o acordo entre a empresa e o governo. "Foi perdida a chance de mudar a falta de clareza nas decisões da empresa", diz Luana Helsinger, analista do GBM.
 
Segundo o analista-chefe da XP Investimentos, William Alves, "a companhia permanecerá sendo afetada, destruindo valor para os acionistas". O reajuste também não agradou ao BTG Pactual: "Não sabemos se esse é um sinal do tamanho médio das altas dos preços no futuro", disseram Gustavo Gattass e Stefan Weskott, em relatório. (Com informações da Folha de São Paulo) 

17 comentários

E o Guidinho, que ousadia !!!Cansado de fazer previsões de crescimento a curto prazo, e errar todas, agora decidiu fazer previsões por um decênio !

http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/mais-ousado-do-que-stalin-mantega-ja-projeta-os-proximos-10-anos-o-bigodudo-homicida-se-contentava-com-cinco/



Chris/SP


Reply

Coronel,

E tem mais um "papo" de que o marco Aurélio Top Top quer contratar 30 engenheiros da PVDSA, por ordem do FSP, para a Petrobras.

A Dillma já passou dos limites!!

JulioK

Reply

Coronel,
e a mídia calada. O globo.com, quando informa que o Brasil segue nas últimas posições na educação, coloca na sua chamada, primeiramente que o "Brasil evolui", para depois vim com "segue nas últimas posições em ranking de educação". É um verdadeiro panfletário dessa canalha.

Reply

Coronel, a foto é digna da NET GEO, mostrou o início do acasalamento dos roedores, Homo sapiens rattus ou os políticos ratufistas e petralhas.
-
A ANTABRÁS, espólio da Petrobrás vai sobreviver como uma secretaria do ministério da Fazenda ou melhor como a POSTE DE BEBUM gosta de criar ministérios, o MINISTÉRIO DO PETRÓLEO e PROSPECÇÃO PETROLÍFERA.
-
O que faz o governo é ASNEIRA MUITO DIFÍCIL DE COMENTAR. precisa ter QI de jegue para entender.
-
A marca Petrobrás seria mantida para a MARIA CAVEIRÃO pensar que ainda manda alguma coisa.

Reply

E ainda querem:

"Foro de São Paulo impõe a Dilma que Petrobras, em queda na Bolsa, contrate 35 engenheiros venezuelanos"
-
"Balaio de gato da esquerda com narcoterroristas na América Latina, o Foro de São Paulo dará sua contribuição para alimentar a crise na Petrobrás – cujas ações despencam na Bolsa. Por ordem do FSP, a “estatal” brasileira deve contratar 35 engenheiros venezuelanos. Tratado em sigilo no Palácio do Planalto pela turma de Marco Aurélio Garcia com a Presidenta Dilma Rousseff, o assunto vazou ontem entre investidores da Petrobras."
Integra:
http://www.alertatotal.net/2013/12/foro-de-sao-paulo-impoe-dilma-que.html

Reply

e é assim que faliram a Venezuela.... vai ser assim que vão falir o Brasil... já vamos fazer estoque de papel higiênico....

Reply

A petralhada irresponsável, enquanto afundar o Braisl de vez, não vão desistir. O curioso é que todos veem que não têm competência para administrar absolutamente nada, mas travam uma verdadeira batalha campal para não apear do poder.

Reply

Nossa "Gerentona" incompetenta vai falir o maior patrimônio dos brasileiros a Petrobras.
A divida é tamanha que talvez nem tenhamos recursos para sanear as contas e salva-la por meio da privatização e vejamos nosso maior orgulho no mundo dos negócios fechar as portas .

PT= PERDA TOTAL!

Gabriel-DF

Reply

Será que o povão ignorante que vota no PT está muito preocupado com o preço das ações da Petrobras? Enquanto estiverem cheios das esmolas que a petralhada distribui, continuarão a votar nessas porcarias que aí estão e pretendem ficar, não largam o osso igual cachorro bravo.

Reply

Parabéns pela sua obra, Dilma!

Reply

A guerra contra o cristianismo (e a morte de cristãos) - Senador Rand Paul.
Aqui: http://libertatum.blogspot.com.br/

Reply

Ela não vai botar a culpa no FHC?

Reply

Coronel,

Nem com truque, a Dillma conseguiu sair de 1% PIB 2012!!!

Anote ai: 2014 vai "ser o bicho"!!!

JulioK

Reply

Se a coisa é totalmente sem transparência, não se pode dizer se o aumento é superior ou não à necessidade. O problema é a incerteza gerada pela coisa feita à socapa, por debaixo dos panos.
No entanto, podemos afirmar com quase cem por cento de certeza que o plano deles é tomar dos motoristas e donos de automóveis a dinheirama que precisam para prospecção do tal pré-sal, já que no próprio leilão que promoveram não apareceram interessados em jogar dinheiro em alto-mar.
Por outro lado, com a nova tecnologia do gás nos EUAs, não se justifica gastar bilhões para extrair óleo em regiões de dificílimo acesso.
Como nada disso justifica essa aventura insana do pré-sal, a conclusão que se trata de mais um golpe é óbvia e mais parece com o ato de tirar doce de criancinhas.

Reply

CEL,

Em minha opinião a primeira coisa que o próximo governo deveria fazer, governo de oposição espero, é a privatização da Petrobras. Contudo, essa intenção não deve ser manifestada na campanha política para que o candidato não seja prejudicado pois o que o bando de ratos petistas quer é manter a coisa como está até não restar mais nada, zero.

Índio Tonto/SP

Reply

Somos um Paiz de semi-analfabetos.

Reply

Explode Petrolixo !!!!

Explode que estou achando graça de tudo !

Afinal, não é bom o gostinho de ver essa escória de fdp's apanhando diuturnamente ???

É bom demais !!!

Reply