Aécio faz contas para o segundo turno. E conta com apoio de Campos.

http://farm8.static.flickr.com/7443/9201656566_f8b82d849d.jpg
Em suas conversas com deputados e senadores de outros partidos, em especial, aliados do governo Dilma Rousseff, o presidente do PSDB, senador Aécio Neves (PSDB-MG) tem apresentado uma contabilidade potencial de votos para tentar convencer essas legendas a não apostar todas as fichas no PT em 2014.
 
Na noite de quarta-feira, ele fez a mesma conta em um jantar com jornalistas em Brasília e deu ainda um motivo a mais para que os partidos se voltem para ele: a possibilidade de o PSDB ter o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, do PSB, em seu palanque num eventual segundo turno. “Eduardo não conseguirá fazer uma campanha que não seja de oposição. Não teria lógica”, disse Aécio. “Se ambos estamos no campo oposicionista, se estamos negociando composições nos estados, creio que a convergência é natural. Nós, naturalmente, o apoiaríamos. Não vamos fazer isso porque acredito que estaremos no segundo turno”, completou.
 
O senador mineiro destacou ainda que a campanha de 2014 terá um elemento que não apareceu em outras eleições: conversas entre os oposicionistas. “Na campanha passada, isso não aconteceu”, diz ele, sem mencionar, entretanto, os nomes do ex-ministro José Serra (PSDB-SP) e Marina Silva (PSB-AC).
 
Feito isso, o senador tucano elencou as razões que lhe permitem acreditar que o embate final de 2014 será entre ele e a presidente da República, Dilma Rousseff. Em primeiro lugar, ele considera possível repetir a expressiva votação em Minas que o fez governador por dois mandatos e, depois, senador. “O PSDB é bem estruturado em São Paulo e está bem posicionado no Sul”, diz, citando a perspectiva de reeleição do governador do Paraná, Beto Richa. No Rio Grande do Sul, Dilma perdeu em 2010 e, dadas as dificuldades do atual governador, Tarso Genro (PT), o PSDB tem mais chances de tirar votos por ali.

O Norte do país, visto como um reduto petista intransponível em 2010 – “no Amazonas foi 90% a 9%”, lembrou ele – não repetirá, na visão de Aécio, o mesmo percentual pró-Dilma em 2014 porque, hoje, o prefeito de Manaus é o tucano Arthur Virgilio. “E no Pará, conquistamos a prefeitura de Belém”, completou, ao discorrer sobre a estrutura tucana país afora.
 
De onde viria o candidato a vice da chapa tucana? Aécio apenas sorri e, eis que de repente, chega o senador Aloysio Nunes Ferreira, líder do partido no Senado. Passou para dar um olá ao grupo 30 jornalistas, convidado para o jantar com Aécio, no mezanino do restaurante Piantella, uma sala hoje transformada em adega, decorada com fotos e ensinamentos políticos de Ulysses Guimarães. Participaram ainda do encontro informal o secretário-geral do partido, Bruno Araújo, e os senadores Álvaro Dias (PR) e Cássio Cunha Lima (PB). Ontem, Aloysio participaria de um encontro de Aécio com empresários, em São Paulo.
 
CARTEL E MENSALÃO As perspectivas de julgamento do caso que envolve o PSDB de Minas Gerais, chamado de mensalão mineiro, e as denúncias de cartel no metrô e nos trens de São Paulo também entraram na conversa. “Se ficar alguma coisa provada contra alguém que seja do PSDB, (o culpado) tem que ir para a cadeia também. Vou falar muito sobre ética na campanha”, prometeu.
 
O senador tucano lembrou que o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, lidera as pesquisas apesar de o caso do cartel estar diariamente na mídia. “Isso não é algo que contamine o Geraldo. Ele não é desonesto. Vou duas vezes por semana a São Paulo. Não pega. Ninguém toca nesse assunto”, assegurou o pré-candidato, que não deixou de mencionar o PT ao se referir ao episódio de Minas:
 
“Vamos aguardar o julgamento. Mas não vamos cometer o equívoco do PT de acobertar, de transformar (o escândalo) em coisa política. Isso não tira um milímetro da minha autoridade para falar de ética. Vou falar. Tenho 30 anos de vida pública. Se alguém do PSDB cometeu ato ilícito, vai responder.”
 
De repente, alguém diz que a presidente Dilma também repisa sempre que não compactua com “malfeitos”. Aécio, inspirado no Congresso petista, responde: “Qual é o PT da Dilma? É o PT que a homenageia ou é o PT que faz desagravo, inocentando politicamente o pessoal do mensalão? Ela é refém de uma estrutura”, avaliou.
 
O presidenciável tucano atribui os bons números de Dilma nas pesquisas ao fato de a presidente ser a única candidata que já esta nas ruas. Afinal, ela é a presidente e tudo o que fala tem peso, mas ele acredita no sentimento da mudança que, na avaliação dele, tende a “se amplificar”. Aécio considera que o pais vive o fim de um ciclo político, em que a presidente fará uma campanha defensiva. “É a economia, as obras não entregues. Não tem nada de estruturante para ser entregue.” (Estado de Minas)

22 comentários

Coronel,

ele está redondamente enganado em contar com Eduardo Campos. O cara é falso como uma flor de cera.

Abra os olhos Aécio!

Flor Lilás

Reply

'Vou falar muito de ética nas eleições'. Já perdeu, pois o povão que decide não se interessa por isso. O discurso vencedor tem que ser bem diferente disso além do candidato, quem quer que seja, ter muito carisma para arrastar atrás de si os eleitores. Por enquanto nenhum dos dois da oposição mostraram esta virtude. Tomara que tudo mude.

Reply

Sem chance, o E.Campos apoia Dilma e NÃO FARÁ CAMPANHA, vai tirar o burro da sombra e 99,9% dos parlamentares vão fazer campanha por Dilma, um ou outro governador ou vereador em cidades do PSB vão com Aécio, Campos sempre foi aliado de petralhas e vai fazer campanha como TERCEIRA FORÇA e de apoio aos "pogreçistas no segundo turno" compromisso da ANTA ROUSSEFF de apoiar Campos SE NÃO FOR AO SEGUNDO TURNO ( HIPÓTESE CADA VEZ MAIS PLAUSÍVEL ).

Reply

Os demais partidos e candidatos deveriam se unir ao PSDB que é o maior partido de oposição para eliminar do poder esta quadrilha assassina de reputações. Esta quadrilha é uma "meia dúzia" de bandidos que se utiliza desses meios sujos para destruir a reputação dos oposicionistas. Esses bandidos estão fazendo o impossível para além de se perpetuar no poder, ter o único partido (PT) governando o Brasil. O povo já deixou claro que quer mudança.
E vamos prestar atenção no partido ou candidato que vai apoiar o PT. Será o único meio de eliminar esses bandidos é não votando neles e nem seus aliados.

Reply

ESPERO QUE O PSDB NÃO ESCOLHA UM VICE SEM EXPRESSÃO, VICE CONTA SIM E DEVE SER ESCOLHIDO A DEDO QUE TAL JOQUIM BARBOSA, MEIO BRASIL VOTARIA EM AÉCIO SE SEU VICE FOSSE BARBOSA, TEM QUE SER ALGUEM ASSIM , DE PESO!

Reply


Vai entrar numa fria ! No segundo turno Campos e Marina voltam ao ninho. Vão apoiar o PT, até porque as propostas serão irrecusáveis.

Dinheiro, ministérios e outras bandalheiras...

Reply

NÃO VOTO EM NENHUM PARTIDO QUE APÓIA O PT SEJA QUAL FOR ,PARA MIM É UMA QUESTÃO DE HONRA NÃO APOIAR NINGUÉM DESTA CORJA.

Reply

Campos não é trouxa, ele sabe que suas pontes com o PT estão irremediavelmente rompidos.

Mas ele não vai apoiar Aécio oficialmente, mas se declarar neutro. Sabe que os petistas o odeiam como a um traidor.

Lanterna.

Reply

Aécio tem boas chances de ir para o segundo turno. Acredito q só ele representa uma proposta alternativa ao PT. O apoio de Campos será fundamental para que no segundo turno a vitoria venha. Se Campos pensa que o Pt é um entrave para o BRAsil entao vai apoiar Aecio

Reply

Cuidado com Alagoas. Maceió às vésperas da eleição presidencial, não havia nenhum cartaz ou santinho ou qualquer outra coisa que lembrasse o Serra E O governador eleito foi do PSDB. Para mim um traíra... Cuidado Aécio!. Quando cheguei a São Paulo e liguei para o comitê, me informaram que fora enviado grande quantidade de propaganda para lá. Cuidado Aécio !.

Reply

Coturneiro de 13 de dezembro de 2013 11:14

que acha do Senador Álvaro Dias como vice?

O MIn Joaquim Barbosa precisa ser nosso Ministro da Justiça, no lugar desse Nervoso Raivoso que aparelhou a justiça a mando do PT! É um petralha maldito!
Ele ajudaria a colocar o Brasil nos eixos!

FLor Lilás

Reply

Concordo plenamente, com a Flor Lilás.E a petralhada não está nada brincando, e se a oposição continuar enxugando gelo, nós veremos a quadrilha mandando em 2014. Bando de afinados.

Reply

Arrebenta Aécio! De rasteira até torpedo alado vale para liquidar com os petistas safados.

Reply

Meu Deus do céu!!!

O Sr. vai me desculpar Governador, mas a sua inocência passou dos limites. Faça essa sequência de observações e conclua o Sr mesmo se tem qualquer chance de ser ajudado por Eduardo Campos num eventual segundo turno:

De que partido ele é?
PSB - Partido SOCIALISTA Brasileiro

O PSB é BASE de apoio de que lado do espectro político - da esquerda ou da direita?

Elle se constitui ou não numa terceira via engendrada pelos próprios comunistas para atrair os votos dos indignados com as duas grandes polarizações (no caso o PSDB e o pt) o dos indecisos, e ainda os dos imbecis que escolhem aquele que está à frente pra não perder o voto?

Em tempo: o Sr. representa tudo aquilo que o pt e seus partidos satélites querem destruir...

Reply

Essa conversa petralha de já ganhou é medo da derrota,porque o que tem de lambança pra ser investigada,será um Deus nos acuda.O que é certo é que hoje 60% quer o PT fora do poder,até o pleito serão uns 80%.O resto é conversa fiada.

Túlio Xavier

Reply

Aécio está muito mais perto do 2º turno do que a maioria pensa. Vamos aos fatos: Aécio domina Minas (2º maior colégio eleitoral), Em SP (maior colégio) o PSDB tem histórico de vitória, além disso, os votos do Serra logicamente em sua maioria vão migrar pro Aécio. O Sul tbm é de maioria do PSDB. Campos é fraco, e Dilma ganha no nordeste. Aécio vai pro 2º turno e pronto!

Reply

O apoio de Campos para a candidatura de Aecio será primordial para que o segundo saia vencedor. Em MG e em SP Aecio ja vai ter a grande maioria. No RS Dilma perdeu em 2010 e pelas dificuldades do governador Tarso Genro é provavel que perca novamente. Com boas propostas para o Nordeste Aecio pode se sagrar vencedor por todo o Brasil.

Reply

Inimigo da Onça
No domingo passado houve uma convenção do PPS em São Paulo para decidir quem apoiar. Lembro que Alckmin elogiou o Dudu e não citou Aécio, o que é muito grave...

Reply

O apoio de Campos é essencial para que a oposiçao seja fortalecida. Assim como Aécio espera esse apoio Campos tambem conta com isso caso vá para o segundo turno.

Reply

Eu acredito muito em segundo turno e na vitória do Aécio, ainda mais com o apoio do Eduardo Campos. É só analisar o cenário: em MG Aécio foi governador duas vezes e eleito senador; aqui no Sul, pelo o que eu percebo, há uma resistência ao PT e o PSDB é bem visto, ainda mais no Paraná com o Beto Richa e a gauchada que não vai com a Dilma (só ver 2010).

Reply

Anônimo das 12:29 disse...

NÃO VOTO EM NENHUM PARTIDO QUE APÓIA O PT SEJA QUAL FOR ,PARA MIM É UMA QUESTÃO DE HONRA NÃO APOIAR NINGUÉM DESTA CORJA.

*Agora você falou uma coisa que eu já faço há tempos - é uma questão de lógica: se o outro partido apoia aquele em quem você não vota de jeito nenhum, então não pode votar nele também!

E eu já evolui nesta questão: inclui aí também algo que eu já venho falando há tempos: temos que para de financiar a esquerda ou tudo aquilo que, de certa forma, financie diretamente, colabore indiretamente ou engrandeça os partidos de esquerda e o socialismo em todos os aspectos, principalmente o econômico!

Quer um exemplo? não compro mais "naquela" rede de supermercados, vendi meu carro de determinada marca e comprei outro da Chevrolet, que é americana - ainda que alguém possa dizer que isto é uma gota no oceano e que a empresa tem acionistas de todas as matizes ideológicas, inclusive comunistas) mas pelo menos está instalada no grande bastião que (ainda) pratica o capitalismo de mercado. Acredite: dá para fazer mais ainda...



Reply

Alvaro Dias como vice???????. Adoraria que ele fosse o candidato majoritário. But, se fosse vice já seria um luxo. Tomara

Reply