Plantar dossiê apócrifo é procedimento padrão no ministério da Justiça do PT. Cardozo não tem a isenção necessária para permanecer no cargo.

 
“O Simão (Pedro, deputado do PT, autor das denúncias, secretário da Haddad) me procurou e entregou essa documentação com o relatório. Pediu-me que encaminhasse à PF. Ali tinha uma característica: era um relatório minucioso em alguns aspectos, acompanhado de cópias de documentos. Adotei o procedimento padrão. Mandei para a PF examinar a plausibilidade.''
Cardozo, da Justiça, com Carvalho, do Cade: companheiros, cúmplices, comparsas.
 
O Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, refutou em entrevista à Folha a acusação do PSDB de que agiu segundo critérios políticos, e não jurídicos, ao encaminhar uma denúncia contra políticos tucanos, do DEM e do PMDB para a Polícia Federal. "Qual é o papel do ministro da Justiça? É mandar apurar, com sigilo. Se não faço isso, prevarico."
 
Cardozo contou ter recebido o documento num fim de semana, em sua casa em São Paulo, de Simão Pedro (PT), deputado estadual licenciado e secretário de Serviços da Prefeitura de São Paulo. Ele diz não se lembrar exatamente a data da entrega. Posteriormente, o ministro diz ter enviado a denúncia ao diretor-geral da Polícia Federal, Leandro Daiello.
 
A versão do ministro contraria documentos assinados por dois delegados da Polícia Federal, que relatam ter recebido a denúncia por meio do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica). Para o ministro, a versão da PF "foi um equívoco, uma confusão que eles fizeram". A Folha apurou que o ministro assumiu ter recebido o documento para preservar o Cade de ataques de que age para beneficiar o PT na apuração sobre o cartel denunciado pela Siemens.
 
O documento, cuja autoria é atribuída ao ex-diretor da Siemens, Everton Rheinheimer, contém a mais grave acusação contra tucanos: diz que Edson Aparecido, principal secretário do governador Geraldo Alckmin (PSDB), recebeu propina do lobista Arthur Teixeira, indiciado pela PF sobre suspeita de ter intermediado o pagamento de comissões em contratos do Metrô e da CPTM. A denúncia relata que o deputado federal Arnaldo Jardim (PPS-SP) também recebia suborno. Ambos negam a acusação.
 
O PSDB criticou o encaminhamento feito pelo ministro em duas frentes: em nota de deputados e pronunciamento do senador Aécio Neves (PSDB-MG), pré-candidato à Presidência. "Estamos assistindo no Brasil o uso de instituições do Estado para fins políticos", disse Aécio. Em nota, o líder dos tucanos na Câmara, o deputado Carlos Sampaio, classificou a conduta do ministro de "inaceitável" e disse que ele visa "atingir o PSDB".
 
Segundo o ministro, não há uso político do Cade: "O Cade vive hoje uma situação semelhante à da PF. Quando você investiga aliados, se afirma que é um órgão que o ministro e o presidente não controlam. Quando você investiga adversários fala-se que é instrumentalização". O ministro diz ver um único problema no caso das denúncias: o vazamento no meio das investigações. A PF vai apurar o vazamento, segundo Cardozo. (Folha de São Paulo)

13 comentários

Eles querem atingir o PSDB sim.
O único meio de anular a petralhada é não dando importância a eles. Quando eles atacarem o adversário, os eleitores respondem atacando eles.
Eles ficam sem apoio e murcham a bola.

Reply

Um tem cara e jeitão de galã mexicano. O outro, o tipico jeitão dos petralhas; barbichinha, cabelinho espetado, carinha enfezada, barriguinha nascente. Dificil escolher o mais incompetente. Vida boa a deles. Dada por nós, palhaços contribuintes.

Reply

Isso é um absurdo, só o psdb pode investigar o psdb. Onde já se viu fazer denuncias contra esses santos?

Reply

Eita pf boa, que apura TUDO e não acha NADA, mas de fosse adversário a COISA seria outra....
Em tempo real, pela Rede Globo, aqueeeeeela do "todos do PSDB" !!!

Reply

É até boa essa atitude do 'porquinho' Cardoso. É muito difícil tanto político estar envolvido em uma concorrência tão específica. Que há cartel e mutreta lógico, mas transformar isto num instrumento político, volta como nos casos dos dossies contra o 'criador' da coisa.

Reply

Coronel,
me aponte um decente petralha.

Reply

o que deveria ser investigado é a vida sexual de Carvalho, surpresas e mais surpresas viriam à tona.

Reply

Cardozo é cara de pau, sempre foi. Apenas não pode usar esta qualidade intrínseca de sua personalidade para continuar sendo ministro da justiça, e aprontar à vontade contra quem se opõe ao pt. Tem que cair fora, de preferência junto com o partidinho que representa.

Reply

Coronel,

PETRALHA em 24 de novembro de 2013 09:24

Flor Lilás

Reply
Paulo Roberto Perfetti mod

Esse vigarista recebeu as denúncias, que na verdade não passam de dossiê forjado, mentiroso, e encaminhou à Rede Globo para essa fazer o jogo sujo, que antigamente era feito pela Revista IstoÉ durante o mandato do FHC. Hoje a revista IstoÉ não vale a metade do que valia naquela época. Espero ver acontecer o mesmo com essa porcaria da Globo.

Reply

O PT e seus aliados se comportam como uma obra do diabo!
Será que estes safados imaginam que só tem cidadãos imbecis no Brasil?
UMA HORA A CASA CAI!
FORA PT E SEUS NEFASTOS ALIADOS!

Reply

Mas vergonhosa esta Prefeitura de São Paulo, onde a propina era transportada em sacolas, conforme relatado pelo corrupto que participava do sistema. O PT é sujo de cima abaixo.
Agora tem o SACOLÃO PAULISTA DO HADDAD.
Fora, PT!.

Reply

Digno dos regimes mais totalitários da história como na Alemanha nazi e na URSS.

Reply