O que Fernando Pimentel tem a esconder do Brasil?

O líder do PSDB no senado, Aloysio Nunes Ferreira (SP), protocolou nesta segunda-feira (4) uma representação para que o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, apure se houve ilegalidade por parte do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior ao não permitir acesso aos contratos firmados entre o BNDES e os governos de Cuba e Angola.

A representação foi motivada por reportagem da Folha que revelou, em abril, a decisão do ministro Fernando Pimentel, titular da pasta, de classificar como secretos os documentos sobre os empréstimos às duas nações, o que não ocorreu com contratos de outros 13 países beneficiados por financiamentos do banco estatal. Na ocasião, o governo alegou que os contratos com Cuba e Angola continham informações "estratégicas" e eram "cobertos por sigilo comercial". Apenas em 2012, o BNDES desembolsou US$ 875 milhões para os dois países.
 
Segundo a representação, é preciso apurar se houve conflito com os princípios constitucionais de publicidade e transparência no uso de recursos públicos. A reportagem da Folha tentou obter os contratos de financiamento por meio da Lei de Acesso à Informação, mas teve seu pedido negado, já que os documentos foram classificados como secretos.
 
O senador pede à Procuradoria-geral da República a "imediata abertura de procedimento administrativo" para apurar a conduta do ministro Fernando Pimentel, a instauração de um inquérito administrativo para averiguar "prática de atos de improbidade administrativa", além da requisição da divulgação pública dos termos dos financiamentos feitos a Cuba e Angola. O requerimento sugere ainda o oferecimento de denúncia criminal em face de Fernando Pimentel "se for o caso". (Folha Poder)

8 comentários

Até que enfim! Conto com o permanente acompanhamento de todo esse processo.

Reply

Coronel, o que pode haver de secreto nesses negócios todos?

Se empresas brasileiras constroem portos, estradas, o que haveria nisso de secreto? Seriam túneis para lançamentos de foguetes?
Seriam financiamentos nebulosos em que sobraria muita grana para o governo cubano e zero de retorno ao BNDES? Isto é, grana para Cuba a fundo perdidíssimo?

O que pode haver de secreto se um banco estatal empresta dinheiro do povo brasileiro para uma empresa brasileira operar em Cuba?

Realmente, não tem o menor sentido o tal segredo. Já chega o que perdemos com a Bolívia de Moralese com os péssimos negócios feitos com a Venezuela bolivariana e chavista.

Os petistas estão é ajudando Cuba
a manter a ditadura genocida com dinheiro do povo brasileiro.

Gutenberg

Reply



a cumpanherada anda distribuindo nosso dinheiro para os cupinchas mundo afora e fazendo a farra.

Nós, os idiotas que pagamos a conta, nem o direito de saber onde anda os nossos impostos temos.

Parabéns ao Senador Aloysio Nunes Ferreira, pelo menos sabemos que há um politico que nos defende no congresso safado.

CADÊ OS OUTROS? ESTÃO TODOS MAMANDO NAS TETAS DO PT?
TRAIDORES.

Reply

Olha a contradição. Como pode haver sigilo para com aqueles que foram eleitos exatamente para fiscalizar. Só mesmo neste governo do PT é que tem essas palhaçada.

Reply

Coronel,

Isso já era para dar em impeachment da Dillma a muito tempo!!

Ou alguém acha que o Lulla no jatinho da Odebrecht é só amizade!!

JulioK

Reply

Está claro que é irregular, provávelmente em forma de doações, o que é mais uma ação de lesa pátria em favor de ditaduras.......

Reply

Essa roubalheira toda acontece nas nossa barba e as autoridades que podem coibir ficam de mãos cruzadas e esses otários do sul e do suldeste ficam pagando pedágio em estradas que deveriam ser de responsabilidade do governo federal.

Reply

Estou de saco cheio com essa canalha comunista do governo. Esse Pimentel é outro guerrilheiro fracassado, colega da Dilma Estela, outro fracasso.

Reply