Superfaturada nos custos e nas mentiras, transposição do São Francisco prometida por Lula para 2012 avança só 1% com Dilma. Sabe Deus quando ficará pronta.

 
O primeiro canal da transposição do rio São Francisco, que inicialmente seria inaugurado pelo ex-presidente Lula em 2010, avançou apenas 1% no último ano e não ficará pronto até o fim do governo Dilma Rousseff. O chamado eixo leste da transposição, iniciado por Lula em 2007 e que corta Pernambuco e Paraíba, somente deverá ficar pronto em dezembro de 2015, segundo a previsão oficial do governo.
 
Assim, se as obras de fato avançarem, caberá ao próximo presidente eleito cortar a fita dos dois canais que o governo promete levar água a 12 milhões de habitantes de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. Além do eixo leste, há o eixo norte, que cruza Pernambuco, Ceará e Paraíba, cuja entrega também está prevista para o final de 2015.
 
Um dos carros-chefes do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), vitrine de Dilma na campanha presidencial de 2010, a transposição do São Francisco deve ser um dos temas da disputa eleitoral do ano que vem.
 
PSB
 
Além de centralizar o discurso do Planalto nos investimentos no combate aos efeitos da seca nordestina, a maior em cinco décadas, a obra é de responsabilidade do Ministério da Integração Nacional, comandado até o início do mês pelo PSB do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, pré-candidato à Presidência em 2014. Com a decisão de entregar os cargos no governo federal, o ex-ministro da Integração Fernando Bezerra (PSB) saiu da pasta para se dedicar à candidatura de Campos ao Planalto. O próprio Bezerra, por sua vez, quer disputar o governo de Pernambuco.
 
Outro presidenciável, o senador Aécio Neves (PSDB-MG), já colocou a obra na disputa pelo Planalto. Em setembro, o tucano foi à região do São Francisco, caminhou em trechos paralisados da obra e abordou o atraso em gravações do programa de seu partido. Disse, na ocasião, que Dilma deixará um "cemitério de obras inacabadas" como legado. Procurado ontem, o Ministério da Integração Nacional atribui a lentidão ao tempo usado para licitar novamente as obras e liberar recursos (leia texto nesta página).
 
CRONOGRAMA
 
Até novembro de 2012, o governo federal prometia os 217 km do eixo leste da transposição para dezembro de 2014, com percentual de execução à época em 51%. No entanto, balanços do PAC divulgados ao longo deste ano mostram que o percentual não saiu da marca de 52% desde fevereiro. Apesar da estagnação, o Ministério do Planejamento, responsável pelos balanços, avaliou que o ritmo das obras passou do estágio de "atenção" para "adequado".
 
Entre fevereiro e outubro, o outro braço da transposição, o eixo norte, saiu de 34% para 43% de execução. Quando a obra foi lançada, há seis anos, após uma série de embates de políticos e entidades contrárias à transposição, o então presidente Lula prometia o primeiro trecho (o leste) para 2010. Toda a transposição ficaria pronta em 2012 por R$ 4,6 bilhões.
 
Alguns trechos foram licitados de novo. Agora, pelo atual cronograma, a obra só deverá ficar pronta em 31 de dezembro de 2015, num custo total de R$ 8,2 bilhões. Até o final do ano eleitoral de 2014, o governo terá gasto R$ 7,7 bilhões desde o início das obras. Depois de 2014, ainda há previsão de gastar outros R$ 561 milhões. (Folha de São Paulo)

6 comentários

Este é apenas mais um engodo do maior mentiroso "desti paiz", vejam também o caso da refinaria Abreu e Lima cujo custo de construção foi estimado dem U$2,5 bilhoes e deve custar mais de U$15 bilhoes com o prazo de términio da construção previsto para 2010 e ao que tudo indica deve ficar pronta só em 2015.Como ete pessoal consegue errar tanto?

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A novidade seria se aparecesse uma obra não superfaturada. Tudo neste desgoverno é superfaturado.

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Este túnel tem uma história de fracassos que desmoraliza a engenharia brasileira, ele começou a ser escavado e quando estava a metade desmoronou, refeita as necessárias sondagem descobriu-se que onde ele estava locado a montanha era só de terra e em terreno instável, refeito o projeto o,eixo do túnel foi deslocado de 25 a 30 metros e dai si a montanha era de pedra, resultado, perdeu-se metade do trabalho executado em local impróprio. O mesmo aconteceu em um grade reservatório as margens do Velho Chico, onde as escavações teriam que ser em terra e está sendo executada só na pedra, a Camargo Correia está rindo atoa.

Mas a realidade do atraso das obras pode ser outro, já imaginaram a derrota caso sejam comprovado os estudos feitos pelos israelenses nos anos 90? Que nas épocas de seca o Velho Chico não terá águas suficiente para alimentar os canais da transposição mais a usina de Paulo Afonso.
Ai será escolher mandar a água para os canais ou iluminar Salvador.

Quem viver verá a merda que o bêbado fez.

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CHARGE PRÊMIO 2013 / 2014

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em tudo quanto obra enxerga-se o dedo do lula - é aquele que êle perdeu - imaginem. Um governo formado por partidarios - caso a petralhada - nada pode dar certo. Cada um puxa a brasa para o seu churrasquinho.0 que importa é sobre dinheiro para contratar cada mais "companheeeros". Competência? esta palavra não existe. Daí - nãos afobem - 0s governos do pt se acabam por sí e o PT junto.Temos agora mais um caso - 0 dos Médicos. Já surgiram médicos de todo quanto tipo . aguardem que vai ter mqais - é apenas o começo - pois precisam de mais verbas...............

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Sem dúvida, um escândalo. Ai o Aécio grave um vídeo sobre o assunto, atravessando uma estrada muito bem pavimentada, passando sobre um verde de dar gosto. Pior que esse descalabro, digo, desgoverno, é essa insossa oposição de punhos de seda de renda. Acorda, Aécio, é para mostrar o gado morto no chão não a mata verde que não é do sertão.

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