Hora do PSDB deixar de olhar o umbigo.

 
O quadro eleitoral para 2014 está posto. O vice de Dilma Rousseff será Michel Temer, pois a única chance do PT se livrar do PMDB seria ter o PSB na sua chapa. Com o oficialização da candidatura de Eduardo Campos, esta possibilidade acabou. Ao que tudo indica, Marina Silva será vice de Campos, pois só tem a ganhar com isso. Só não anunciou oficialmente porque é boa marqueteira e deixará esta resposta em suspenso para se cacifar ainda mais, no correr do tempo.
 
Então temos duas chapas: Dilma-Temer e Campos-Marina. E o PSDB? Pelo acordo interno, a candidatura de Aécio Neves deveria ser anunciada somente em fevereiro ou março de 2014. Para dar uma saída honrosa para José Serra. Este pacto foi por água abaixo depois da incorporação da Rede pelo PSB no último sábado. O fato político atropelou este acordo doméstico, tornando-o irrelevante. Não há vantagem alguma em alimentar a dúvida de quem será o candidato tucano, enquanto os adversários já estão na rua com as suas chapas montadas, apenas para agradar meia dúzia de renitentes.
 
Não é hora para vacilações e punhos de renda. Que os tucanos oficializem a sua chapa como o PSB e o PT fizeram. Que indiquem o vice de Aécio imediatamente, mas claro que seria exigir muito que José Serra aceite esta posição em função do novo quadro político, como o fez Marina Silva. A história indica que, ao contrário, ele aproveitará o fato para confrontar novamente o desejo da maioria do partido, achando que, mesmo com uma rejeição de quase 50% e duas derrotas nas costas, deva estar no topo.
 
Se Serra não quiser assumir o desafio, com a humildade e grandeza que a hora exige, que se avance uma casa e o senador Aloysio Nunes puxe para si esta grande responsabilidade. É o nome. É São Paulo. E a chapa é pura, pois nenhum aliado tem indicado forte no estado de onde, estrategicamente, deve sair o vice. O PSDB não deve temer o PSDB. Os tucanos devem olhar para fora do partido e não mais para as suas lutas intestinas que tantas derrotas já trouxeram à oposição.
 
Alguns podem dizer que é prematuro definir o vice, tendo em vista a necessidade de atrair outros partidos em função do tempo de TV. A resposta é uma pergunta: desde quando outros partidos desejarão ter a vice presidência de uma chapa que esteja atrás nas pesquisas e ameaçada de não chegar ao segundo turno? Há outras coisas a negociar com PPS, PP e pequenos partidos, se as pesquisas indicarem chance real de vitória. O que se deve buscar, neste momento, é um fato político de impacto que neutralize os acontecimentos e que mostrem uma virada no pensamento do partido, já que a indecisão crônica do PSDB é a marca mais contestada pelos eleitores de oposição. Podem fazer 100 pesquisas e as 100 indicarão que o eleitor tucano quer um partido destemido, em primeiro lugar.
 
Por fim, Eduardo Campos. O fato político de sábado significa rasgar a ata. O PSDB terá de confrontar diretamente o pernambucano e sua vice, para que a falsa ideia de "continuidade com mudança" não prospere, isolando os tucanos e tornando 2014 um embate "situação x situação". Ah, mas pode haver acordo no segundo turno. Sim, pode.  Mas primeiro precisa haver segundo turno e o PSDB estar nele.
 

43 comentários

só discordo das derrotas de Serra, não são duas, SÃO 3 FRAGOROSAS DERROTAS, a saber,

uma para o pinguço

uma para a anta gorda

e uma para o coxinha haddad.

Reply

Coronel,
quantas e quantas vezes foram posta aqui no seu blog toda esta dicotomia do PSDB. O partido encolheu e se acovardou deixando nós, seus eleitores, no vazio. OS Punhos de renda se puiram e a autofagia continua. Se o PSDB quiser ainda ser competitivo, tem de se definir como oposição e partir para briga. Sem subterfúgio e com coragem caso contrário, será mais uma derrota. Derrota para o Brasil, que não aguenta mais os desmandos e a incompetência dessa canalha.

Reply

Está difícil. Creio que o mais importante Ee por na cabeça que o único partido que tem quadros para por o país na linha ainda é o PSDB. Não é uma maravilha de partido mas ainda pode fazer o certo desde que vigiado de perto, Nos últimos tempos foi contaminado com o virus socialista brega bolivariano mas isso pode ser mudado para um socialismo mais europeu ou mais centro-direita.

Mago

Reply

Ô memória curta. Em 2010 o staff do PSDB e do candidato José Serra fez de tudo para convencer o Aécio Neves ser o vice na chapa para a presidência. O mineiro não aceitou de forma alguma, pois além de outros objetivos (apoio do PT ao seu candidato a governador) precisava ele, como político profissional que é, de um cargo eletivo que garantisse a boquinha obrigando assim o partido a escalar um insignificante integrante do DEM para vice enfraquecendo a chapa. Agora vem a pergunta: 'porque o José Serra tem que fazer isto agora?' Coronel na política os ressentimentos, principalmente internos, são eternos.

Reply
Jacutinga da Mata Atlantica mod

Huumm !! Comentário perfeito coronel !!
O PSDB deveria anunciar de forma imediata seu candidato a VICE ! Mas, quem?
De outro partido ainda não alinhado:
PP - de Paulo Maluf ? Vixe Maria...
PPS - de Freire, que é "galo", canta alto, tem postura mas, é garnizé?
PSD - de Kassab, seria acender uma vela para Deus e outra para o Diabo (poderia ser Dona Katia mas, ela preferiu acender outra vela "baixando" em outro terreiro).
DEM- Que só está esperando 4 "valentes" para carregar o caixão;
Outra legenda das "nanicas" com representatividade em todo país e principalmente em São Paulo e Rio de Janeiro - Botei na peneira e todos foram para o "saco".
Restou a chapa "puro sangue".
Com quem ?
Quem com projeção nacional?
Alvaro Dias - Se é para bater forte e de frente com o PT, seria o nome ideal caso sua penetração em SP seja forte (desconheço);
Aloisio Ferreira - Forte em SP mas, de pouca penetração nacional;
E, final e principalmente:
José Serra - Por demais conhecido em todo Brasil e reconhecidamente um excelente EX ministro da Saúde (bom para se confrontar com Padilha em SP). Bastaria um pouco de humildade, espírito público e boa vontade para adoçar o "café" com "leite" (com pão de queijo).
Voeeiii...

Reply

Cel,
que mané confronto com Campos agora? Fazer como em SP que ficaram brigando com hadad q tava em segundo e hadad largou na frente quando confrontou o Russomano? PSDB (Aloysio como vice é o melhor - até o timbre de voz é mais forte) tem que sair batendo e forte no Pt e desconstituir a dilma bolada e esse desgoverno de mentira.
Ass: anônima do cerrado.

Reply

O caso Marina e Eduardo vai gerar muita mexida nas alianças nos estados Coronel. Veja o caso de Minas Gerais. Mas acredito que será positivo indicar o vice logo.

Reply

Finalmente acabou a dobradinha PT x PSDB.
Chegou a hora de colocar os cubanos prá correr.

Reply

PSDB, o candidato a presidente em 2014, é o Aécio. precisamos muito do Serra, mas é no senado ou até mesmo governador de SP ou ministro da saúde.

Reply

E se o PT aceitar o Eduardo Campos de vice da Dilma? Elimina-se a Marina e o Eduardo ao mesmo tempo, ficando apenas o Aécio, com pouco tempo na TV, como adversário. Quanto ao PMDB, é sempre possível oferecer os Estados ao PMDB, ministérios, cargos, etc.

Reply

O Aloysio Nunes de vice seria perfeito! Lembro até hoje da entrevista em conjunto dele com a Marta Suplicy na TV Senado...Aloysio rebateu todos os argumentos dela com coragem e firmeza...quem conseguir achar encontrar vídeo...é sensacional.

Reply

O PSDB passou de coadjuvante à capacho do PT. O PSDB vai acabar por inanição e inércia. Seu irmão xifópago (o PT) está no comando do corpo. Nunca se viu um grupo político tão frouxo como esta turma “tucana”.

Reply

Coronel,

Boa!!! Acorda PSDB!!!

JulioK

Reply

Não concordo com a forma desrespeitosa que o nobre "tucano" tratou o PP neste post. Aliás, o psdb que se cuide, pois em um eventual extermínio do psdb no nível nacional(com uma derrota de aécio), o partido que mais tem a ganhar é o PP com a retomada da liderança sobre os votos da direita, aqueles que os centro-esquerdistas do psdb há muito tempo parasitam para sobreviver. O PP conta com boas chances de eleger vários governadores, além de não ter as papas na língua do psdb, afinal de contas não se encontram ex-terroristas da Ação Popular apodrecendo em vida no PP, o que nos desobriga de qualquer obrigação de tratar facínoras marxistas com sangue inocente nas mãos com qualquer respeito. Cordiais cumprimentos aos esquerdinhas tucanos pelo espaço.

Reply

Santo Deus! Querer Nunes como vice, achando que isso é ter um PSDB destemido é o fim da picada.

Uma coisa é disputar o Senado com adversários ruins no estado de S. Paulo, outra coisa é ter como adversários cobras criadas no pleito presidencial.

Apesar de suas qualidades, AN é pouco conhecido nacionalmente e não tem nem um pouco de carisma, ainda mais com o discurso mequetrefe, em cima do muro, do PSDB.

Se os tucanos vierem com a mesma ladainha das eleições passadas, tô fora.

Reply

KATIA ABREU DE VICE !

Reply

tem nada de prematuro em definir o vice...

estão eh atrasadíssimos, como sempre...

os dois maiores partidos já estão comprometidos...

o PMDB com o PeTê e o PSB com a tal Rede...

vão esperar para fechar aliança com quem???

PPS? me poupem...

o partideco do Paulinho? meu poupem 2...

ficou dificil, agora todos ja se acertaram enquanto os tucanos, pra nao variar, nao conseguiram nem se acertar entre eles!!!!

e o RA contribuindo para colocar mais lenha na fogueira, enchendo o nosso saco com o seu serrismo perdedor...

me digam, qual jovem de 18, 19, 20 anos vai votar no Serra porque ele eh "experiente administrador" e demais blá, blá, blá?

para os jovens, Serra, me desculpem, eh apenas um candidato velho que representa o passado...

ja Aecio tem chances de crescer entre esse eleitorado e o feminino, pela pinta de galã de novela que tem...

so que esta demorando muuuuuuito!!!

so nesse final de semana Marina e Campos ja tiveram mais exposição do que Aecio teve nesses ultimos 6 meses!

ai eh dose...

Reply

O PSDB deveria mudar o estatuto para nas eleições depois da atual, como a de prefeitura e outras no futuro, ter oficializado um sistema de eleições primárias, diretas onde os filiados seriam chamados às "urnas" e votarem nos diretórios do partido em urnas convencionais ( não eletrônicas ) e voto que não precisa ser secreto pois é mais um CENSO PARTIDÁRIO que pleito e saber quais candidatos têm maior viabilidade será valioso conhecer os filiados que votam e inclusive pela internet ( criptografia 1024 bytes ) e chave pública a filiado.

Os candidatos a candidatos devem conhecer os que votam ou não neles para pedir conselhos ao filiado sobre o que um bom candidato teria que fazer para ter o seu voto.
Os diretórios regionais mandarem via internet questionamentos aos filiados e PARTICIPAÇÃO VERDADEIRA de tucanos "com todas as plumagens" do "filhote ao cardeal do partido."
-
Partido aberto não tem tensões e só a afinidade ideológica une membros.

PSDB NÃO É PT, SEM CHANCE NENHUMA DE QUALQUER MENSALÃO.

Reply

Todas as derrotas de Serra foi devido a falta de apoio e tríragem de outra ala do próprio psdb. E mesmo assim ele obteve SOZINHO 43% dos votos.
Até isto os anti-Serra escondem, não sei pq.
Daí a Serra o que é de Serra. SEM PAIXÃO POR OUTROS CANDIDATOS.
Entre os traíras é um tal Aníbal.

Reply

Beleza não põe mesa.

Reply

Pois é Anonimo 08:34, ninguém se lembra que em 2010 o Aécio não teve a devida HUMILDADE para ser vice de Serra.
Agora combram de Serra o quê?
PELOAMORDEDEUS, Geeennnteeeee!

Reply

CORONA OLHA O QUE ACHEI NUM FACE DE UM PETRALHA: Alexandre Santini
Ao declarar que se aliou a Eduardo Campos para combater o "chavismo do PT", Marina demonstrou de que lado samba, e seu desprezo pela experiência da revolução bolivariana da venezuela reflete sua visão negativa sobre o processo de radicalização democrática que hoje vive a américa latina. Marina se posiciona à direita do PT e das forças que impulsionam o processo de transformação vivido no Brasil e que tem uma perspectiva continental. Dilma agora precisa acenar com uma guinada à esquerda no segundo mandato: uma profunda reforma política e a democratização dos meios de comunicação seriam elementos básicos de uma plataforma de reformas estruturais. E para aqueles que defendem uma nova cultura política e uma democracia em rede, fica claro que ainda há um longo caminho a percorrer...

Reply

cel,


è hora de montar estrutura regionais fortes, para depois escolher o vice. Sem estrutura, sem chance nem de segundo turno.

Reply

cel
analise lúcida , parabéns
carioca

Reply

Cel
Assino embaixo do comentário do Paulo Figueiredo das 10.30 hs.
Esther

Reply

Por que não o PMDB? Katia Abreu, quem sabe.
Aliança PSDB / PMDB é uma certeza para acabar com o PT.

Mago

Reply

Não dá prá cravar que a candidatura do PSB esteja fechada. Sequer dá para dizer o mesmo do PT. Se a economia der uma patinada e se o Dudu empacar nas pesquisas, ambos projetos tem reservas de "luxo", Marina e Lula, prá levar a campo e virar o jogo. No caso da aliança "sonhática", as disputas na base ainda podem fazer grandes estragos.

Não digo, com isso, que não seja importante o PSDB fechar logo sua chapa. Mas acho que há coisas mais importantes do que isso como ajustar o discurso e trabalhar as bases. Como fechar chapa se o partido não sabe, por exemplo, quem serão seus candidatos no Rio, em Minas, na Bahia, em Pernmabuco, no Ceará, em Goiás e no Rio Grande do Sul, todos Estados importantíssimos, que ajudarão a definir o jogo? Aécio já construiu esses palanques? Creio que não. Então não há necessariamente que se fechar a questão do vice agora. Há muita coisa mais importante a se fazer. E nada disso tem a ver com a posição do Serra.

Reply

O confronto com o Campos tem que ser um confronto em moldes civilizados, que evite fraturas mais à frente. Não tenha dúvida, Coronel, que se a candidatura Eduardo-Marina vingar, quem vai fazer o trabalho sujo e pesado contra eles será a esgotosfera a serviço do PT, pois é melhor para o PT enfrentar no 2º turno um PSDB sem qualquer garantia de apoio do PSB e da "Rede" (mais provável que fiquem "neutros", a exemplo do que fez Marina em 2010) do que enfrentar PSB/Rede com o já assegurado apoio dos tucanos. A estratégia é clara: a esgostosfera vai tentar fazer o mesmo que fez com Russomano em SP em 2012.

Reply

Apostei em Kátia como vice, mas ...entrou para o PMDB. Aqui trocam de partido mais rápido que trocam os sapatos.

Reply

>>

SE Marina Silva for vice de Campos e SE em remotas possibilidades Campos vencesse as eleições, então Marina Silva não poderia ser candidata antes de 2022, porque em 2018 Campos certamente tentaria a reeleição.

Moral da história: Marina Silva NÃO será vice de Campos, a não ser que ela tenha CERTEZA de Campos não vencerá em 2014.

>>

Reply

De acordo com o Anonimo acima. Se for para vir com o mesmo discurso pulsilamine de 2010, se encaminha outra derrota cantada. Ou o PSDB diz claramente no que é diferente do PT e, principalmente, O QUE vai FAZER diferente do PT, ou eleitor não vai embarcar de novo. Para ir de continuismo, melhor ficar com o conhecido ... (raciocínio do eleitor)




Reply

Li os comentários e concordo em parte. Mas ó argumento para não lançar Aluísio de vice é para evitar o carimbo de chapa Café com Leite. Isto é veneno para as pretensões tucanas. Já quem sugeriu a 'brava' senadora Kátia, deve está sem saber que ela já aderiu a Dilma via PMDB.

Reply

Consolo.
*******
Epocler Lula soube da união entre Campos e Marina num sítio em Ibiúna com a família do ex-prefeito de Campinas Jacó Bittar. "Agora foi um direto no fígado", reagiu o petista, segundo relatos.

De pé Ao telefonar para Aécio Neves, que está em Nova York, Campos disse que foi surpreendido pela iniciativa de Marina. Combinaram de se encontrar, e o governador de Pernambuco disse que os acertos entre PSB e PSDB nos Estados estão mantidos.

FONTE:

FERNANDO RODRIGUES FOLHA DE SÃO PAULO.

Reply

O Pior é que o PSDB ficou ilhado em SP e MG , a inabilidade politica fez com que a influência do partido fosse reduzida à quase nada em quase todo o território nacional.
PSD tá na base
DEM não assusta ninguém

Tá feia a situação!

Gabriel

Reply

Coronel,

repito o comentário do Coturneiro de 7 de outubro de 2013 11:39


KATIA ABREU DE VICE !
KATIA ABREU DE VICE !
KATIA ABREU DE VICE !
KATIA ABREU DE VICE !
KATIA ABREU DE VICE !


Todo o agronegócio estaria conosco!

Flor Lilás

Reply

...........o pt e Lula detonaram FHC a ponto do psdb esconde lo desde 2002,detonaram Serra, homem inteligente e capaz com baixarias dignas de pais de povo ignorante.Estah na hora de "peitarem" Lula, soh colocando verdades,SEM nenhuma classe,com a linguagem do povo.........

Reply

O problema ś : Terá Aécio condições de subir ,não é por nada mas eu dúvido,enfim se ver como espero que acontecerá o Campos subindo mais que Aécio sem dúvida voto nele PT tem que terminar em 2014 ,mesmo que seja por um ex petista como Campos

Reply

Paulinho: 'Existe um grande movimento contra o PT'

Paulinho da Força afirma que a tendência do novo partido é aderir à candidatura de Aécio Neves, mas não descarta apoio a Eduardo Campos

http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/existe-um-grande-movimento-contra-o-pt-diz-articulador-do-solidariedade

Reply

......jovens politizados e inteligentes se encantariam com a historia de Serra nao com a de Marina.o problema do Brasil eh o povo que aqui habita.

Reply

Se, e somente se, o PSDB defender o Liberalismo Econômico, inclusive provocando um debate com o Socialismo e ganhando os votos de PSB e PT, ganha a eleição.

Social Democracia é frescura.

Reply

Se, e somente se, o PSDB defender o Liberalismo Econômico, inclusive provocando um debate com o Socialismo e ganhando os votos de PSB e PT, ganha a eleição.

Social Democracia é frescura.

Reply

Anônimo Anônimo disse...12:37
"Todas as derrotas de Serra foi devido a falta de apoio"

Não concordo, Serra perdeu 3 vezes porque não bateu na corja, por medo ou por respeito já que ele é talvez mais esquerdista que os Petralhas.

Aliás estes estão tão preocupados em encher os bolsos que não estão nem ai para esquerda ou direita.

Reply

coronel. acho que estamos errando o pulo. Para o agronegócio é muito melhor o PT do que Marina. num segundo turno entre Dilma e Campos-Marina, serei obrigado a votar em Dilma. Marina é o pior dos mundos para nós. NÂO adianda ficarmos batendo em dilma que ela estará no segundo turno de qualquer forma. Temos que bater em Campos-Marina para o Aécio ir pro segundo turno e que eu não tenha que votar no PT pra não deixar os verdes destruírem nossa agricultura

Reply