Queima de arquivo na Casa Civil do José Dirceu e do Toffoli.

Documentos com questionamentos da Procuradoria Geral da República (PGR) ao então ministro José Dirceu sobre o mensalão desapareceram da Casa Civil. O órgão informou ao GLOBO não ter mais em seus arquivos o processo com a tramitação interna do ofício 734/2005, em que o então procurador-geral Cláudio Fontes perguntava a Dirceu, em 13 de junho de 2005, sobre denúncia do deputado Roberto Jefferson (PTB) de pagamento de propina a deputados do seu partido, em troca de apoio político ao governo Lula. Dirceu respondeu três dias depois, por meio do aviso 590/2005.
 
O GLOBO pediu acesso ao processo por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI) e também diretamente à assessoria da Casa Civil. À época do ofício, o subchefe para Assuntos Jurídicos do órgão era Dias Toffoli, atual ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Quando Dirceu foi questionado pela PGR em outras ocasiões, Toffoli atuou na defesa do ministro, como mostram documentos da Casa Civil aos quais O GLOBO teve acesso.
 
No mesmo ano em que o mensalão foi denunciado (2005), Toffoli formulou a resposta oficial de Dirceu, quando a PGR abriu procedimento para investigar viagem do ministro a Minas Gerais, para inaugurar o Instituto Minas Cidadania. A PGR apurava se a viagem, custeada pelo poder público, poderia ter sido realizada com “propósitos eleitorais”. Toffoli também participou da formulação de defesa de Dirceu quando a PGR pediu acesso a documentos de compra com dispensa de licitação na Casa Civil. Atuou ainda quando Dirceu foi convocado pelo Senado para falar sobre a transformação da Infraero em sociedade mista. Ele recusou o convite.
 
Os questionamentos enviados por Fonteles aos principais envolvidos no escândalo estão na origem do processo do mensalão, que resultou na apresentação de denúncia da Ação Penal 470. No ofício enviado a Dirceu, Fonteles perguntou se ele participara de reunião com Jefferson, na qual o deputado teria lhe contado sobre pagamentos de Delúbio Soares (tesoureiro do PT) a políticos do PTB. “Aconteceu a conversa?”, escreveu Fonteles. “Em caso positivo, a conversa deu-se nos termos postos na reportagem?”, continuou, mencionando texto publicado pela “Folha de S. Paulo” sobre o tema. No aviso 590/2005, obtido pelo GLOBO na PGR, José Dirceu respondeu de forma lacônica às perguntas. “Não” e “Prejudicada”, respectivamente.
 
“O documento não tem registro oficial na Casa Civil. Procedemos uma revisão manual, pasta por pasta, folha por folha de todos os avisos do ano de 2005. Ao final desta busca, só podemos reiterar que o citado documento não tem registro de entrada ou de saída na Casa Civil”, escreveu a assessoria da ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann. O órgão informou que fará consulta formal à PGR sobre o documento.
 
O GLOBO perguntou a Toffoli se ele auxiliou Dirceu a responder a questionamentos da PGR sobre o mensalão. Fez a mesma pergunta a Dirceu. Os dois informaram que não se manifestariam. No início do julgamento do mensalão, o então procurador-geral da República, Roberto Gurgel, cogitou questionar a participação de Toffoli , devido à sua condição de ex-advogado de Dirceu e assessor na Casa Civil na época em que o petista teria cometido os crimes denunciados no processo. (O Globo)

16 comentários


A coisa é muito mais complicada do que aparenta ser, aos poucos o Partido da Trambicagem foi petralhando o STF, se a condenação for prorrogada, no próximo ano, o ministro Celso de Mello se aposenta e, MAMÃE PETRALHA, o pau mandado de PAPAI PETRALHA, nomeia outro petralha para o STF, o transformando em um STF venezuelano e, a partir desse dia eles terão o STF na mão e, nunca mais deixarão o governo, vide Venezuela.

Os ministros Joaquim Barbosa, Gilmar Mendes e Luiz Fux serão voto vencido em todas as questões e, possivelmente levarão um gelo de Lullowiski, o petralha Mor do STF.

POBRE BRASIL, NOSSO NETOS ESTÃO FERRADOS.

Reply

A peça está praticamente criada, haverá um novo julgamento e dessa vez com uma maioria certa de infiltrados no STF com o aval do senado. Será em ano eleitoral e irão consagrar a mentira, o povo cairá apaixonado mais uma vez pelo enredo e Dilma será reeleita no primeiro turno. O que parecia ser um pesadelo está se tornando realidade. Dá cada vez mais vergonha ser brasileiro.

O novo presidente do PGR poderia desta vez pelo menos fazer sua parte e forçar Toffoli a se declarar impedido.

Reply

Pois é, Cel, e assim com os analfabetos funcionais e os militontos, Brasil é motivo de piada no mundo inteiro. Eis uma piada dos americanos.

http://www.youtube.com/watch?v=SC2NAfDsoh8&feature=youtu.be&ytsession=ypnWn-N3HPU8UD9yStTgeDYxtM1kV5BhsXPgxdzU_jnEmh0BxZSs38v0OhJfazU0s76JV1wMncrrg9R3t6-zxQ-gYEirBJd3x5WJPw3O6elIipe5LtR2NA4w9tqK9dOdnEo0F5lHqI_mfS7E-GjlZ0Nx5-jnTOiO1zkMWUVE7PfMWgp5qd_HqgdGYvSuhax6WUXxsZflQmpd6mGltMAIm0JguuKS1IsKcoYMUNUljP8f7Jvbv6JrIZcd_YyOYqz2HCsm-SfFioIOMUzMxvQ2V2TF7CPJZ95I59IYH8cM3S2DuHSIfZp2zqB79YEkytSpE62I7g379sVyIblBwtbD7bSY8omGmOGaeghHzey6FBSlXWIBfFitLmQBC5u93iIkk1_513F0e6f_WyCzG-bV4e1zoairXuZSOo7-7vFb4W7OPnl9vtwou9IFIBPvlb7J_YoqNqjJvBOcOIKQP5CZz7T642vsjsUaHjJcQrLTzF8t1w1tbG0RxMovezMby9unam7bjuHO7bMJObox6CcryPVQ6__0OX0pu1lSgB4kZBRzWx6fh5A_-N1DAH9hwC1cuWN502TVnXnmDIst29eEkGL7gEotTpVrhGUHaObLLFJGpQPjnwKWCVB9T6m6lE5q-05dIJC4RzalJOcyEL8N__A7c3hU8NLqIcQ_lNidY05sgcxBHPlPeWdnXxl0_19dQ_-3VUX0Q8off_jydh1i_V0csPONq_-ac0e9gZJKc6duPwAhLDYG5QWq66CuvsPZ0uf7GYDl2MIqg1BEC2k9Ew

Reply

Coronel,
o Brasil, depois que os petralhas assumiram o governo, tornou-se um país canalha. O STF, que deveria ser o guardião da Constituição e das Leis, passou a ser um abrigo de de bandidos.

Reply

É a maior vergonha para o Brasil ter esse Tóffoli, integrante da quadrilha que está sendo julgada, votando no julgamento da sua quadrilha. Óbvio que não há isenção e por conta disso os bandidos estão seguros de que não serão condenados. Pelo que se viu ontem na sessão do stf, não é só o botófoli, existem outros parceiros dos criminosos votando e que foram infiltrados na instituição nesses anos de governo comunista pelo maior corrupto língua plesa do Brasil. Dá nojo ver um bandido togado passar por juiz e forjar furos na lei e criar desculpas esfarrapadas para a absolvição dos criminosos.
PT = UMA ESCOLA DO CRIME

Reply

http://oglobo.globo.com/mundo/atriz-cubana-ligada-dissidencia-espancada-por-vizinhos-em-havana-9923886

E ver pra confirmar a política do seu Dirceu Bandido para o brasil que ele vai governar.

Reply

Cara de pau é o que não falta no PT, são mestres. Bostóffoli com essa cara de espanto na foto é um perfeito ator.

E a Dilmonstra ainda se diz espantada com com Obama, que teve a "cara de pau" de lhe dizer que espionagem é coisa que o mundo todo faz!!

Porque a bronca, se todo petista repete esse mesmo "mantra" há 10 anos. Eles dizem que os crimes que o PT comete hoje, todo partido sempre cometeu!
Chupa Dilma .... deve estar com a parte de baixo da lingerie cheia de fezes, só de pensar que os USA sabem dos podres que o PT esconde dos brasileiros com a desculpa de "segurança nacional"! Inclusive lula ontem soltava fogo pelas ventas, por esse motivo.
Chupa Dilma .... nas mãos dos USA vcs estão com o rabo de palha a ponto de pegar fogo!

NÃO TEM PREÇO! Há! Há! Há! Há! Há! Há! Há! Há! Há! Há! Há! Há! Há! Há!

Reply

Essa turma do mensalão vai sair livre, leve e solta. Infelizmente!!!

Reply

Ou seja, quase cúmplice.
Pelo que se sabe até agora ...

Reply

"O GLOBO pediu acesso ao processo por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI)"

esses disfarces de democracia do petismo, como essa tal lei, sao apenas fantasia pra enganar trouxa que acha que ainda vive em uma democracia...

quando eh pra valer mesmo, o desgoverno do PeTê mostra a cara e as garras...

so ha liberdade de expressao ou manifestacao quando eles julgam que o evento nao oferece perigo para eles...

mas basta a coisa ficar mais seria, como as passeatas de Junho, para que eles comecem a agir e a impedir de todas as maneiras que qualquer coisa que possa lhes prejudicar prospere...

o mesmo vale para eleição...

so esta valendo, por enquanto, porque eles estão ganhando...

se um dia a possibilidade de perderem o governo federal se tornar uma ameaca real, voces vao ver do que essa turma de bolivarianos patifes eh capaz de fazer...

eh a democracia do estilo Chavez...

so vale enquanto eles estão ganhando, assim como os plebiscitos lançados pelo beiçola de Caracas...

enquanto ele nao obtinha um resultado que julgasse positivo para si, os plebiscitos aplicados nao valiam, porque o "povo nao havia entendido direito"...

e ai ele mandava lançar mais plebiscitos, ate obter o resultado desejado...

a partir dai a "escolha" do povaréu venezuelano passava a valer...

sao umas graçinhas, nao?

Reply

Se duvidar, até o Toffoli pode estar metido neste imbróglio.

Este sr. ministro (em minúsculas) deveria ter sido IMPEDIDO de participar deste julgamento. Um absurdo!


Chris/SP

Reply

A quadrilha é poderosa. Está no poder há quase onze anos. É comandada por Luiz da Silva/Dona Rouceff Búlgara, Base aliada(Câmara/Senado) do suborno,Petrobras falindo, BNDS assaltado, Caixa, BB, Casa da Moeda, e "lá nave vá". Mentiras e demagogia.
Eleições prá que? Ainda mais com urnas eletrônicas.
Neste STF metade é ralé petista de carteirinha.
Este Toffoli é da Máfia dos empréstimos bancários favorecidos.

Reply

E este Tofolli,não teve dignidade para se julgar impedido,para julgar o Mensalão.É um lixo moral além de incompetente.

Reply

Toffoli teria que ser afastado no mínimo deste julgamento mas o certo era afastar este sujeitinho do STF!!!

Reply

Eu quero quer quando os cineastras irão começar a filmar essa zona toda... vai ser ótimo... Tropa de Elite 1, Tropa de Elite 2... falta o Tropa de Elite 3. AAAAAAAAH se eu fosse rico... já estaria patrocinando tudo isso.

Reply

Bota Toffoli junto com seu guru na mesma cela por dez anos e onze meses.
Simples assim.

Reply