Marina Silva pressiona TSE, acusa os cartórios e faz último esforço midiático para registrar seu partido fora da lei.

marina silva marco feliciano
Após a aprovação na noite de anteontem de mais dois partidos políticos no Brasil, a ex-senadora Marina Silva intensificou suas conversas com ministros do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que devem decidir sobre a oficialização da Rede Sustentabilidade na próxima semana. Marina já havia se reunido com Dias Toffoli na terça-feira. Ontem visitou Laurita Vaz, que é a relatora do processo da Rede no tribunal.
 
Hoje e amanhã, tem encontros marcados com Marco Aurélio Mello, João Otávio de Noronha e Luciana Lóssio. Nas audiências, a ex-senadora tem apresentado espécie de memorial da Rede, documento com cerca de 100 páginas que relata o processo de criação e de coleta de assinaturas da sigla. A lei diz que um partido político precisa reunir 492 mil fichas de apoio certificadas por cartórios eleitorais para ser oficializado. A Rede conseguiu 440 mil, mas tenta convencer o TSE a considerar válidos cerca de 95 mil fichas que foram rejeitadas sem justificativa pelos cartórios.
 
Para que Marina possa concorrer pela Rede ao Planalto em 2014, o registro precisa ser feito até 5 de outubro. Ontem, aliados da ex-senadora cobraram "isonomia" dos ministros do TSE em relação às duas siglas criadas --o PROS e o Solidariedade. Para o deputado federal Domingos Dutra (PT-MA), da Executiva da Rede, o TSE ficará em "maus lençóis" caso rejeite o pedido de registro.
 
As duas siglas, no entanto, apresentaram as assinaturas exigidas. Na mesma sessão, 3 dos 7 ministros sinalizaram anteontem que não aceitarão certidões genéricas de apoio entregues pelos cartórios, o que prejudica Marina. Para Torquato Jardim, advogado da Rede, no entanto, a "questão central" --validação das 95 mil assinaturas-- "permanece em aberto".
 
Na reta final, a Rede recorreu também aos artistas Marcos Palmeira e Adriana Calcanhotto, que publicaram vídeos dizendo que a Justiça Eleitoral não pode negar o registro da sigla por falhas em sua própria estrutura. Amanhã está prevista a gravação com o ator Wagner Moura. Fernando Meirelles criticou no Twitter o alto índice de rejeição de fichas no ABC paulista. "Quero crer que não foi organizado. mas é uma pena, porque a gente sabe que os outros partidos aprovados são de negociação", afirmou. (Folha de São Paulo)

15 comentários

Essa ONGUEIRA do MST + ITAÚ + GREENPEAC + WWF + INGLATERRA.

TEM QUE SER DENUNCIADA!

Reply

UMA MORCEGA VELHA DESSA QUERER SER PRESIDENTE,,,,,DAR PRA ENGULIR ????? JA' NAO BASTA A PORCA DILMA ????

Reply

Coronel,

quando é que esses lunáticos vão entender que o problema não é com a estrutura dos cartórios e sim com a falsidade das assinaturas???

Ou não querem ver?

Flor Lilás

Reply

Por que ela não faz as coisas certas em vez de fazer errado e ficar reclamando?

Reply

Atualmente, artistas são arautos de qualquer porcaria!
Ninguém procura grandes intelectuais (se bem que o Brasil anda bem carente deles...) para argumentar! Buscam artistas, os mais histriônicos.
Artistas dominam suas expressões, vivem da simulação e da dissimulação, faz parte da arte.
Mas, um povo que confunde artistas com seus personagens... aceita tudo.

Reply

Por falar nos ecochatos, até a Bloomberg sabe disso, mas a imprensa brasileira nunca fala: "Extensive national parks and indigenous reserves limit the amount of arable land in Brazil. The world’s fifth-largest country by land mass has the biggest share of protected areas of any major food producer, with about 26 percent of its total territory, compared with 12 percent in the U.S., according to the 2011 World Database on Protected Areas."

http://www.bloomberg.com/news/2013-09-24/rattlesnake-frontier-answering-brazil-s-land-shortage.html

Reply



Marina cara de mogno não tem um pingo de dignidade, respeito e outras cositas que separam os justos dos safados, e ainda quer ser presidente, estamos fodi...s.

Reply

Coronel,
se antes das eleições se comporta dessa maneira, imagine depois caso seja eleita. É, o brasileiro merece este tipo de político. Elegeu e reelegeu o velhaco e elegeu a Anta II, ele gooosta.

Reply

Procurou os artistas...estes grandes "pensadores" do Leblon! É uma piada!

Torço para que não consiga criar o tal Rede!


Chris/SP

Reply

Marina Silva, o exemplo vivo de como o brasileiro não sabe votar vai fazer o TSE seguir a tecla que o Celso de Mello e sua tchurma seguiram no caso dos embargos infringentes, ou seja: 'A voz das ruas não vale e não influencia nada'.

Reply

Essa mulher do Batmam é de lascar! O TRE não vai ter peito para não lhe dar o registro, deu para outros partidos.

Reply

Cel,
Pobre Brasil e impossivel um Pais deixar de ser Colonia com pessoas deste nivel e o pior que a midia a coloca em evidencia todos os dia. O Brasil nao tem mais jeito so uma revoluçao para ajeitar as coisas.

Reply

Chô chupim ! Vai botar teu ovo no no ninho do tico-tico pra ele criar.

Reply

Esta botocuda é feia de doer, é útil para espantalho, nas selvas de Pando ou Beni ( no seu país Bolívia )e fora do Brasil que de nulidades já estamos bem servidos de canabrava e Dilma.

Reply

Esta botocuda é feia de doer, é útil para espantalho, nas selvas de Pando ou Beni ( no seu país Bolívia )e fora do Brasil que de nulidades já estamos bem servidos de canabrava e Dilma.

Reply