Até quando o Brasil vai aceitar pagar o Custo PT?

O Brasil é hoje a sétima maior economia mundial, mas ainda está muito distante dos primeiros colocados em rankings de indicadores de extrema importância, como renda per capita, competitividade, Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e capacidade de se fazer negócios (relatório “Doing Business”). Com Produto Interno Bruto (PIB) per capita de US$ 11.339,5 em 2012, segundo dados do Banco Mundial, o Brasil ocupava a 53ª posição na lista de 214 países. No ranking do IDH, o país se manteve estagnado no 85º lugar em 2011, último dado disponível, de 187 países, dentro do grupo dos países de desenvolvimento humano elevado.
 
E a competitividade brasileira recuou este ano. Pelo ranking do Fórum Econômico Mundial em parceria no Brasil com a Fundação Dom Cabral, o país recuou oito posições, para o 56º lugar, entre 148 países. Entre 2012 e 2013, o Brasil perdeu posições em diversos subíndices, como fatores básicos de competitividade, ambiente macroeconômico, educação superior e capacitação, eficiência no mercado de trabalho, prontidão tecnológica e inovação. Economistas apontam que os indicadores do Brasil nos rankings de competitividade, IDH e “Doing Business” refletem a posição relativa do país no grupo das nações de renda intermediária. Áreas como educação, ambiente institucional e carga tributária são algumas das mais problemáticas no caso brasileiro.
 
Estimativa de Carlos Arruda, coordenador do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da Fundação Dom Cabral e responsável pela análise dos dados brasileiros, mostra que o Brasil poderia subir cerca de 20 posições se conseguisse a média das notas registradas pelos países do seu grupo, que inclui Argentina, Chile, México, Hungria e Turquia, entre outros.— Considerando o tamanho da economia brasileira e suas características de país emergente, o Brasil poderia ficar entre 35º e 40º lugar se estivesse na média dos países em transição — afirma Arruda. Ele explica que a competitividade impacta as condições de vida da população e a renda per capita. E o tempo para o início de melhorias costuma ser de cinco anos.
 
Os números obtidos pelo país são frustrantes também quando se olha o relatório “Doing Business”, do Banco Mundial, onde o Brasil é a 30ª entre 185 economias, considerando a facilidade de se fazer negócios. O país perdeu duas posições frente ao ano passado. Já no PISA, que é o Programa Internacional de Avaliação de Alunos, o Brasil está entre os piores dos 65 países avaliados. É o 53º lugar de 65 nações no nível de conhecimento pelo ranking 2009, último disponível.
 
Demandas são antigas
Para Arruda, o Brasil ainda é o país do imediatismo, com visão de curto prazo: — As ações do setor público, e até de certo modo do setor privado, são voltadas para o presente. Não há uma estratégia para transformar o país nem uma continuidade. Somos reativos e agimos a curto prazo.
 
A avaliação é compartilhada pelo economista e professor do Insper Marcelo Moura. Ambiente institucional sem regras claras, incompetência na execução das propostas e alternância constante das políticas são alguns dos pontos que ficam a dever no país, segundo ele. — O alerta que os indicadores trazem é que o Brasil não tem uma estratégia clara de crescimento. A sensação é que a estratégia vai sendo definida a cada dia, ao sabor do vento — diz Moura.
 
Um grande motivo de preocupação, segundo o professor do Insper, é que as mudanças necessárias não são uma constatação recente, mas conhecidas há pelo menos uma década, como as reformas tributária e previdenciária e a melhoria de qualidade e acesso em educação e saúde.
 
‘Falta estratégia de longo prazo’
A agenda de reformas, dizem alguns economistas, está atrasada, o que põe em compasso de espera a melhoria da competitividade do país. Na questão tributária, o problema é não apenas o tamanho da carga tributária, mas sua complexidade. Isso acaba reduzindo a produtividade da economia.
 
Os tributos corresponderam a 36,02% do PIB em 2011, o que segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) colocaria o Brasil em 12º lugar no ranking de maior carga tributária entre os países da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE). No índice de retorno de bem estar à sociedade (Irbes), do próprio IBPT, o país seria o 30º país com pior retorno. — Temos níveis de arrecadação de países desenvolvidos, mas isso não se traduz em bons serviços. A maior dificuldade é a falta de vontade política do próprio governo — diz o presidente do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), João Eloi Olenike. (O Globo)

16 comentários

Lula fez merda durante 8 anos de desgoverno incompetente, corrupto e bravateio.
Agora é o caos, a Dilma jogou a merda fétida, que herdou do Lula, no ventilador e o mundo tomou ciência da podridão que é esse governo PT.
A inflação voltou, o real caiu, os investidores sumiram, nenhuma empresa aceita fazer obras para o governo, principalmente as internacionais. Um governo composto por incapazes, corruptos, terroristas, guerrilheiros e uma justiça de bandidos togados, chincaneiros e locupletados por comparças apadrinhados do PT e não por homens honestos, qualificados para usar a toga.

Reply

CEL,

O Brasil só teve algum planejamento durante o governo militar com o PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO PND1, PND2... que tiraram o Brasil do atraso e da desordem e o inseriu no contexto das nações em franco desenvolvimento. Tudo o que se vê hoje no Brasil foi gestado pelo governo militar. Alguns exemplos: BNH, BNDES, FGTS, PIS, PASEP, EMBRAER, ITAIPÚ, INDUSTRIA NAVAL, INDUSTRIA BÉLICA, EMBRAPA, DESENVOLVIMENTO DO CENTRO-OESTE, ESTRADAS, AEROPORTOS, ETC ETC e a lista é grande. Depois vieram os socialistas, os comunistas, os bandidos, os guerrilheiros, os Mulas as Antas e o Brasil virou piada no mundo todo. Deve ser pelas conquistas dos militares que os comunistas estão querendo crucifica-los. Esse bandidos nunca me enganaram.

Fora escória, Fora PT Mula e Anta.

Índio Tonto/SP

Reply

Coronel,
14 anos perdidos.

Reply


"Brasil ainda é o país do imediatismo", pois é Coronel, é o país da gambiarra, esperam o circo pegar fogo para sair gritando: FOGO, FOGO.

Nenhum projeto caminha, as obras são executadas com 10 a 15 anos de atraso, o orçamento era de 10 anos atrás, as obras são licitadas em cima daquele orçamento e, sempre dá na mesma merda, aditivos e mais aditivos, quando não são feitos, a obra para e as vezes, por muitos anos. É só olhar para as obras em andamento e ver.
Isso quando não esbarra nos xiitas do Ibama e do Meio Ambiente, ai a obra vira obra DE seculo, vide Regis Bitencourt.

Na boa, o brasil não tem mais jeito, o Metro, uma grande solução para transporte de massa está sendo demonizado por especialistas de araque, que como os piores petralhas, tem palanque na imprensa.
Alguns imbecis chegaram a dizer que o BRT é muito mais eficaz que o Metro e o trem, durma-se com um idiota desses.

Desculpem-me pelo desabafo, mas estou de saco cheio, cheio do PT, cheio com o bando de cumpanhero roubando adoidado, cheio com o STF que virou tribunal para apoiar bandido, cheio da conversa fiada do maior mentiroso que esse país já viu.
Cheio de ver palhaços dizendo que é o país do futuro e esse futuro nunca chega.
Cheio de ver esse povo burro indo na conversa dessa corja vagabunda e votando nesses merdas.

Cheio de ver políticos espertos e corruptos levarem votos do idiotas que eles chupinam à anos.


FORA BANDO DE CHUPINS, VÃO PARA CUBA QUE OS PARIU.

Reply


A melhor definição do PT que já lí até hoje:

O governo do PT é igual a camisinha.
- permite inflação
- impede produção
- destroi a próxima geração
- proteje um bando porras
- e ainda transmite um sentimento de segurança.

Enquanto, na verdade, alguém está sendo fodido!


https://fbcdn-sphotos-e-a.akamaihd.net/hphotos-ak-frc1/q71/1001647_10201518826237591_1713150718_n.jpg

Reply

Se Deus quiser em 2014 vamos nos livrar do PT e desta base alugada.

Reply

Com certeza o Brasil avançou e deve estar prestes a chagar em 1° lugar, se já não está,como o país mais corrupto do mundo e depois do "feito heroico" do ministro Celso de Mello em favor dos mensaleiros devemos chegar fácil ao 1° lugar em IMPUNIDADE.
Olhando para a nossa oposição estamos disputando ferrenhamente com a Venezuela, Bolívia a posição ao lado de Cuba.
Enquanto isso, o povo gasta o que não tem, sabe que depois a dívida lhe será perdoada.
Nós, os idiotas, pagamos a conta independente se é mensaleiro, ex-guerrilheiro, prisioneiro...

Brasil, teu futuro é investir em capim.

Reply

Com certeza o Brasil avançou e deve estar prestes a chagar em 1° lugar, se já não está,como o país mais corrupto do mundo e depois do "feito heroico" do ministro Celso de Mello em favor dos mensaleiros devemos chegar fácil ao 1° lugar em IMPUNIDADE.
Olhando para a nossa oposição estamos disputando ferrenhamente com a Venezuela, Bolívia a posição ao lado de Cuba.
Enquanto isso, o povo gasta o que não tem, sabe que depois a dívida lhe será perdoada.
Nós, os idiotas, pagamos a conta independente se é mensaleiro, ex-guerrilheiro, prisioneiro...

Brasil, teu futuro é investir em capim.

Reply

Cel
Se perguntarem aos petralhas especialmente para a Anta/Lula o que é planejamento responderão: "quem é este senhor? quero conhecê-lo.
Esther

Reply

Quando acabar o papel higiênico, quem sabe este povo acorda. Veja o que acontece na sede do bolivarianismo:
http://www.clarin.com/mundo/Tropas-ejercito-fabrica-higienico-Venezuela_0_997700341.html

Reply

Não espere nada em planejamento a longo prazo do PT.
Eles só tem uma prioridade : Vencer as eleições de 2014.
Sabe como é , planejar para 2025 não dá foto bacana para ser usada no horário político.
Sergio Russo

Reply

cel,

é o retrato de um governo ladrão, corrupto, que soh pensa em perpetuar no poder.

Reply


Circulando na internet :

"Eu tinha certeza que Dilma tinha feito

os cabeças movimento passe livre,

ela só vive de golpes e que o vandalismo era o PT no meio.

<<<<<<<<<<<>>>>>>>>>>>

Noticia Urgente e Importante, vazada secretamente:

Governo convocou a cúpula do setor de inteligência da policia

junto com cientistas políticos

para acabar de vez com as manifestações, e tomaram algumas medidas:

1* Corromperam os cabeças do movimento passe livre: até já deram entrevistas
dizendo que encerraram as manifestações e não deverão voltar.

2* Membros de segurança do governo foram contratados

para praticar vandalismo extremos nas ruas,

quebrando, depredando e incendiando tudo

que encontrar pela frente.

(para que fique a imagem que

todos são vândalos,

não revolucionários que estão lutando pelo país).

3* Convocaram a mídia somente para dar foco a esses vandalismos

para que as pessoas de bem sintam medo de sair as ruas

e aumentar ainda mais o número de manifestantes,

evitar falar das reivindicações e aos poucos parar de falar dos protestos

(isso já está acontecendo).

4* Começaram a gravar e colocar no ar inúmeros comerciais

mostrando tudo que o governo federal e estadual

estão "supostamente" investindo nas cidades e no país.

Portanto, repasse essas informações a pessoas

que não tem acesso ao facebook amigos, vizinhos e familiares.

O inimigo "governo" lançou todas e únicas armas contra nós,

se não repassarmos, será o fim da nossa luta,

aí eles irão roubar ainda mais,

pois saberão que podem manipular o povo que não tem força.


Vamos virar o jogo e lutar por um país melhor."






“Tudo que se quer é possível, desde que DEUS permita!”

Eu já sabia, o sinistro gilbertinho avisou que o bicho ia pegar em 2013.




.

Reply

Pois é, de nada adianta nós comentaristas ficarmos aqui repetindo verdades que incriminam, descredenciam e impedem o PT de continuar govenando o Pais, pois a exemplo do STF as insituições, sem excessão, têm como membros decisórios petistas corruptos. Não me venham dizer que os 5 votos contra os embargos infringentes são isentos. Eles apenas ficaram do lado enganador, no conchavo feito entre eles, para livrar os FDP (como eles) que roubaram nosso dinheiro na compra de votos do mensalão. Se houvesse alguem de fato honesto nessa casa de prostituição que apelidam de STF, teria sido capaz de fazer valer a Lei e não os buracos forjados nela, para aplicar as desculpas vergonhosas que livraram a cara dos bandidos.

Reply

Vai ser difícil nos livrar do PT quando 25% da população vive do bolsa voto e quase 5% vive na miséria total. O resto trabalha e paga altos impostos para sustentar todo este povo. Fora PT! Fora Dilma!

Reply

CEL,

Partilho a opinião do anônimo das 15:10 h, foi tudo uma grande orquestração, um grande teatro.

Índio Tonto/SP

Reply