Tem boi na linha do Metrô do Jacques Wagner.

Um consórcio --formado por duas empresas denunciadas sob acusação de fraude e formação de cartel na licitação da linha 1 do metrô de Salvador-- foi o único interessado na nova concorrência para terminar o trecho inicial, fazer a linha 2 e administrar o sistema por 30 anos.

A linha 1 está em obras há 13 anos e até hoje não opera. Desde 2000 somente foram construídos 6 km pelo consórcio Metrosal (Andrade Gutierrez, Camargo Corrêa e a Siemens, investigada por formação de cartel). A obra já consumiu R$ 1 bilhão, recebeu 20 aditivos contratuais e também está na mira do Tribunal de Contas da União.

A Andrade Gutierrez e a Camargo Corrêa --responsáveis pelas obras da linha 1-- formam com a Soares Penido o grupo CCR, único consórcio que entregou proposta para a licitação anteontem na Bolsa de Valores de São Paulo. Os investimentos previstos na obra são de R$ 3,6 bilhões em modelo de parceria público-privada (PPP). A maior fatia virá do governo federal. Serão construídos 12 km na linha 1 e 28 km na linha 2.

O edital ficou aberto por três meses. Consórcios liderados pela Queiroz Galvão, UTC Participações e Invepar (em parceria com Odebrecht) desistiram de participar.

Se houvesse disputa, quem apresentasse a oferta com menor necessidade de contrapartidas do Estado venceria a licitação. Como apenas um grupo se interessou pelo negócio, o valor apresentado pela CCR deverá ser declarado vencedor no pregão marcado para hoje na Bovespa. Em seguida, será agendada a data para a abertura do terceiro e último dos envelopes, com a qualificação jurídica e financeira. Caso não haja impugnações, o contrato será assinado.

O secretário da Casa Civil da Bahia, Rui Costa, principal nome do PT à sucessão do governador Jaques Wagner, minimizou a presença de um só consórcio: "Nossa exigência não é apenas para construir o metrô, mas ter experiência para operar o sistema e prestar um bom serviço". A CCR opera a linha 4 do metrô de São Paulo, a ponte Rio-Niterói, a via Dutra, o sistema Anhanguera-Bandeirantes e o trecho oeste do Rodoanel. (Folha de São Paulo)

7 comentários

Coronel,

...e tem boiada no Circo Libanês.
Genoíno ficou lá 1 mês e a conta beira 1 milhão.

http://ucho.info/genoino-recebe-alta-medica-e-contribuinte-brasileiro-deve-se-preparar-para-conta-de-ate-r-1-milhao

Nós, os idiotas sem a saúde no brasil, pagamos peso de ouro pela saúde de mensaleiro CONDENADO (!!) que já deveria estar na cadeia.

Vontade de deportar toda essa canalha para Cuba para serem tratados pelo sistema "exemplar" que o exmo-ministro-da-morte-vai-pra-casa-padilha anuncia com essa escória médica de Cuba.

Flor Lilás

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Coronel,

Obra grande, sem prazo para acabar, é "filé mignon" para corruptos!!

No gov. do PT, estão "lavando a égua".

JulioK

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Coronel,
o metrô de Salvador é igual ao Canal do São Francisco, não acaba nunca. Se acabar, acabará também um dos propinodutos.

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Com essa baderna que virou o Brasil e nossa justiça que não condena ladrões do erário público, tem boi na linha pra todo lado.

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Andrade e Camargo foram condenadas pelo TCU a terminar, graciosamente, as obras da linha 1. Agora ganharam através da CCR um contratão pra terminar a mesma obra (e ainda implantar a linha 2). Pode isso Arnaldo?

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Transparência JÁ(ou melhor, devassa) nas contas do Sirio Libanês!!

Ainda temos que pagar milhões de reais para salvar corruptos.

SE a Justiça realmente fosse imparcial este vagabundo já estaria preso e teria que ir para o SUS.

Tenho nojo!! QUanta covardia deste STJ manipulado!!

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Koukla,

na realidade tudo o que está ocorrendo dá nojo.
Insuportável.
Só por Deus mesmo...
Ou pelas Forças Armadas?

Abraço!
Flor Lilás

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