"Mais Médicos" está na média do PMP (Padrão de Mentira Petista): apenas 10% do prometido foi cumprido.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou ontem que 1.618 médicos se inscreveram na primeira etapa do programa Mais Médicos para atuar em áreas de alta carência de profissionais de saúde. O número deverá preencher apenas 10,5% das 15.400 vagas abertas pelo programa para atender à demanda dos municípios. Os médicos inscritos nesta primeira fase deverão atuar em 579 municípios, um número bem abaixo das 3.511 prefeituras que pediram ao ministério mais profissionais.
 
Diante dos baixos números, o ministério deverá abrir uma nova etapa de inscrições a partir da próxima segunda-feira, dia 19. Padilha reafirmou também que vai intensificar as negociações para firmar parcerias com governo e organizações não governamentais de outros países para ampliar a oferta de médicos estrangeiros no país.
 
- Nós queremos (firmar as parcerias) o mais rápido possível. Hoje não temos respostas - disse Padilha ao fazer um balanço do programa.
 
Cuba já ofereceu seis mil médicos para atuar em cooperação no Brasil. Padilha disse que já conversou sobre o assunto com os governos de Portugal e Espanha e com a Organização Pan-Americana de Saúde. Mas ainda não há qualquer parceria definida. A intenção do governo é selecionar para essas parcerias médicos que já tenham experiência em atuação em áreas vulneráveis, alvo prioritário do programa federal.
 
O ministro está preocupado também com 703 municípios que, mesmo inscritos no programa, não apareceram em qualquer das indicações de preferência dos médicos inscritos até o momento. Nas fichas de inscrição, os médicos poderiam indicar até seis diferentes cidades onde gostariam de atuar. A maioria dos municípios ignorados está em regiões de alta pobreza na Bahia, no Maranhão, no Piauí e no Amazonas.
 
O balanço divulgado pelo ministério mostra ainda que a propalada invasão de médicos estrangeiros, sobretudo cubanos, não aconteceu. Entre os 1.618 inscritos, 358 são estrangeiros, e 160, brasileiros formados em outros países. Pela lista oficial, 141 médicos foram diplomados na Argentina; 100, na Espanha; 45, em Portugal; 42, na Venezuela; e 26, no México. Há também médicos mexicanos, russos, italianos, americanos e alemães.
 
Segundo o ministério, os médicos devem chegar ao país ainda este mês e, depois de uma preparação de três semanas, deverão começar a trabalhar no início de outubro. A liberação para o trabalho depende ainda da regularização dos documentos pessoais e da avaliação dos médicos que será conduzida por universidades brasileiras. Os médicos vão receber R$ 10 mil líquidos. (O Globo)

7 comentários

O "mais médicos" não vai ser solução porque com certeza virão para cá médicos sem vivência interessados em aprender e adquirir experiência e não em praticar a medicina com capacidade.
E para ser bem franco, de porcarias o Brasil já está cheio, haja vista o atendimento de PÉSSIMA qualidade feito pelos médicos credenciados hoje na rede pública. Total desleixo, descaso e mal atendimento. Os convênios, com a desculpa de serem mal pagos, são tão ruins e até piores do que a qualidade das UBS. Em caso de extrema necessidade poderia se recorrer a um médico particular, mas quem teria o valor que esses tais particulares cobram? Consultas a 500 mil, 800 mil, .... um abuso. Portanto um brasileiro doente pode pegar o terço e rezar, para chegar bem na fita lá com São Pedro, porque não haverá escapatória.
É preciso atendimento de qualidade. A solução certa é passar os açougueiros que hoje atendem a rede pública e os convênios por um "REVALIDA" bem rigoroso, exigir eficiência e qualidade de atendimento e um relatório de desempenho para contar o que fez com o doente.
UMA COISA É CERTA, trazer mais médicos pagarés de fora não vai resolver nada, basta as porcarias que já temos aqui.

Reply

Pra qualquer um a quem restem dois neurônios e um pingo de vergonha na cara, é de rolar de rir o tom de seriedade com que a ex-grande imprensa trata mais essa farsa petralha, como se ninguém soubesse que o objetivo real é encher o país de cubanos a serviço da ditadura comunista que esmaga aquele país e que o PT e seus capangas sonham (e só trabalham para) implantar por aqui. É o retrato dos jornais (e TVs) do Brasil de hoje: os petistas adoram xingá-los, e quanto mais os ofendem e ameaçam mais eles se rebaixam a dar ar de seriedade às manobras da quadrilha - desinformação é isso, esconder e/ou mentir fingindo, com cara de santo, que está informando. Trabalho sujo pro partido, disfarçado de isenção. Aí, quando afinal o governo fechar o acordo com a ditadura cubana, vão anunciar como grande novidade. Vai brincando, Globo, vai brincando...

Reply

Coronel,

"A liberação para o trabalho depende ainda da regularização dos documentos pessoais e da avaliação dos médicos que será conduzida por universidades brasileiras."

Isso é uma mentira deslavada! Amigos que trabalham em universidades me contaram que os tais médicos não passarão por avaliações. O tal "preparo" é para "ensinar" como funciona o SUS! É a burocracia que será o foco do tal "treinamento".

Se os pacientes não entendem o que os médicos explicam em português, imaginem se entenderão outras línguas!! E nem se fala mais da péssima qualidade dessa camarilha petista que não fez vestibular, não será submetida ao REVALIDA e implantará a guerrilha comunista nos rincões mais afastados do país.

Esse maldito Padilha é um ser nefasto, comunista até a raiz e faz parte do time que quer a todo custo financiar Cuba e tornar o Brasil uma ditadura cubano-bolivariana.

Confesso que já nem penso no "direito" desses cubanos... O que me preocupa é a nossa população nas mãos de açougueiros!

PAULISTAS! Abram os olhos!
SE NÃO ACABARMOS COM AS URNAS ELETRÔNICAS SEU PRÓXIMO GOVERNADOR SERÁ O PADILHA!

Flor Lilás

Reply

Imaginem o tipo de médico alemão disposto a vir para o Brasil !
Ou é muito fraco ou então está pensando em sexo livre, não tem outra explicação.

Reply

Coronel,

um P.S. aos gritos desesperados...


SE NÃO ACABARMOS COM AS URNAS ELETRÔNICAS SEU PRÓXIMO GOVERNADOR SERÁ O PADILHA!

E O PRÓXIMO GOVERNADOR DO PARANÁ SERÁ A GLEISI-DITADORA-ARROGANTE-BARBIE!!!!

Flor Lilás

Reply

Quem são os médios cubanos? Bolsonaro responde.

http://www.youtube.com/watch?v=jjwHEwTogSg

Reply

Cel
Assino embaixo do que disse a Flor Lilás, acrescentando que os "novos" médicos não terão como trabalhar por falta de infra-estrutura. O sonho dos que vierem logo acabará diante da dura realidade. O PT faz tudo ao contrário, já que não cuida da infra estrutura e chama médicos que não terão condição de clinicar. A incompetência desse partido é gritante. Qualquer criança de 5 anos consegue enxergar.
Esther

Reply