Evo Morales proibiu Ministro da Defesa do Brasil de decolar e revistou avião da FAB. Onde está a indignação do Lula?

Em 2002, em pleno pânico com ataques terroristas que tinham derrubado as Torres Gêmeas, a segurança americana, em estado de alerta máximo, revistava qualquer cidadão que chegasse ao país, fosse ele comum, tripulante de avião ou até mesmo diplomata. Celso Lafer, ministro das Relações Exteriores de FHC, foi convidado a tirar os sapatos ao chegar aos EUA, para poder passar nos detectores de metais. O episódio foi fartamente explorado pelo Lula na sua suprema capacidade de destruir biografias. Assistam ao vídeo. Agora vejam o que aconteceu com Celso Amorim, ministro da Defesa do Brasil, humilhado pelos bolivianos. Onde está o boquirroto Lula?
 
Meses antes de expressar repúdio pela retenção e revista do avião de seu presidente na Europa, sob suspeita de que levava o ex-agente da CIA Edward Snowden, o governo boliviano reteve e revistou a aeronave que levaria o ministro da Defesa, Celso Amorim, de volta ao Brasil após uma visita à cidade de Santa Cruz de la Sierra, no ano passado. A busca, feita inclusive com cães farejadores, aconteceu em meio a suspeitas de que Amorim levava a bordo o senador de oposição Roger Pinto, que está refugiado há mais de um ano na Embaixada do Brasil em La Paz.
 
A informação, divulgada no último fim de semana pelo site "Diário do Poder", do jornalista Claudio Humberto, foi confirmada ao Valor por fontes do governo brasileiro. O incidente ocorreu em 3 de outubro do ano passado, segundo as fontes, quando Amorim visitou a Bolívia para a doação de dois helicópteros da Força Aérea Brasileira (FAB) ao país, para serem usados no combate ao narcotráfico.
 
Segundo as fontes do governo brasileiro, o Itamaraty emitiu uma nota de protesto pela vistoria do avião de Amorim. Uma das fontes afirma que, em resposta, os bolivianos "responderam com um pedido de desculpas". Outra fonte afirma que Amorim permitiu a revista do avião, que pertence à FAB. O incidente vinha sendo mantido em segredo pelos dois países.
 
Questionado pelo Valor, o Ministério da Defesa disse que não comentaria o assunto. Já o Ministério das Relações Exteriores disse que "a assessoria de imprensa não tem conhecimento dessa informação" [a vistoria do avião de Amorim e a nota de protesto]. Já o Ministério das Relações Exteriores da Bolívia "não confirma nem nega" o incidente.
 
A informação vem à tona poucos dias depois da indignação expressada por quase todos os países sul-americanos com a retenção do avião do presidente da Bolívia, Evo Morales, na Europa, no dia 3 de julho. Na ocasião, Itália, França, Espanha e Portugal fecharam seu espaço aéreo para o avião presidencial. Isso obrigou a aeronave a pousar na Áustria, onde ela foi revistada. O episódio ocorreu por conta da caçada promovida pelo governo americano a Snowden, que revelou no mês passado que o Wa-shington monitora dados de internet e telefonemas para "combater o terrorismo". Os países europeus negaram que o incidente tivesse relação com Snowden.
 
O caso gerou uma reunião de emergência da Unasul (União de Nações Sul-Americanas) e foi destaque da agenda da cúpula do Mercosul, na semana passada. Reunidos em Montevidéu, os presidentes de Brasil, Argentina, Uruguai e Venezuela decidiram convocar seus embaixadores nos quatro países europeus para consultas - uma medida diplomática que sinaliza um forte mal-estar entre os países, sem implicar rompimento das relações bilaterais.
 
O senador Roger Pinto chegou à embaixada brasileira em La Paz em 28 de maio do ano passado. Alvo de mais de 20 processos judiciais, ele diz sofrer perseguição política após ter denunciado o envolvimento de altas autoridades do governo boliviano com o narcotráfico. Pinto pediu e recebeu asilo político da presidente Dilma Rousseff, mas permanece na embaixada, pois Morales se recusa a conceder-lhe um salvo-conduto para que ele deixe o local sem ser preso.
 
Brasil e Bolívia formaram uma comissão bilateral em março para tentar uma solução, mas a embaixada está alijada do caso. Para Morales, o embaixador brasileiro em La Paz, Marcel Biato, passou "informações incorretas" a Dilma a respeito do senador. A ministra da Comunicação boliviana, Amanda Dávila, chegou a chamar Biato de "porta-voz da oposição".
 
O mal-estar levou à troca do embaixador, a pedido de La Paz, apurou o Valor. Biato deve ir para a Suécia. Ele já recebeu o "agrément" de Estocolmo, mas seu nome ainda tem que ser aprovado pelo Senado brasileiro. (Valor Econômico)

41 comentários

Quer dizer então que ele foi à Bolivia doar dois helicópteros para o combate ao narcotráfico. Para a Bolívia?

Reply

Coronel,
quando pensamos que este governo de canalhas já fez tudo de ruim que se possa imaginar, vem mais uma vergonha. É incrível que a capacidade de fazer besteira e lambanças não se esgota. Nossa oposição calada. Os otários que elegeram e reelegeram o velhaco e a anta II merecem.

Reply

Mais essa ? Quer dizer que o Brasil fez mais uma DOAÇÃO de 2 helicópteros da FÁB para a Bolívia ? Até quando pagaremos presentes para ditadores ?

Reply

Q imbecil,,,,

Reply

O lula se indigna com os USA porque não faz parte do Foro de São (URSAL)?

Reply

A maioria aqui não é tucana, só é anti-PT. Faça uma enquete: "Você vota no PSDB por gostar do partido ou só para tirar o PT do poder?"

Uma hora vai aparecer algum candidato de outro partido que não tenha vergonha de representar o eleitor mais à direita e o PSDB vai ficar falando sozinho, teimando em querer ser de esquerda como o PT.

torço pelo Serra em algum outro partido ou para que o PSD lance Kátia Abreu como candidata.

se não tiver nenhum desses, vai o Aécio mesmo.

Reply

Inóqua tentativa de chamar este cafageste sem dedo, à razão.

Ele não tem um pingo de moral, vergonha ou honra.
Debocha do povo brasileiro, kaga e anda pra oposição e para quem o critíca. Usa e usou a grana do povo a quem odeia, pra comprar todas as consciências à venda, seja críticos, oposições, jornalistas, e de quem mais puder. O dia em que abrirem esta caixa preta da imundície lulísta vai ter gente metendo tiro na própria cabeça.
Até lá o Brasil já estará mais quebrado do que a Grécia.

Reply

E as notícias que ele está na UTI desde sábado já foram confirmadas ?

Reply

começou a trairagem do Beto Richa
tomara que sejam vaiados juntos.


Painel Folha:
Carona; Na véspera de visita de Dilma, hoje, a Ponta Grossa, a agência de notícias do Paraná divulgou que Beto Richa (PSDB) e a presidente entregarão 1.400 unidades do Minha Casa, Minha Vida. No texto, o tucano diz que a entrega é uma parceria entre o Estado e o governo federal.

Reply

"Onde está o boquirroto Lula?"

Resp: no Sírio e Libanês com metástases do câncer e, o melhor, sem poder falar!

Reply

Muito natural, afinal a importância da Bolívia no mundo é muito maior do que os EUA, além do que imaginem se o exército boliviano resolve invadir o Brasil ?
Temos que ficar de 4 mesmo para esses poderosos bolivianos !

Reply

É livre a associação partidária, são livres as coligações, é livre a reeleição, indefinidas vêzes para o legislativo, existe até aposentadoria em todos os cargos políticos.

O "direito" de votar é OBRIGATÓRIO.

Reply

Onde está LULA???

Reply

Cumequié? Tomaram um pito da lhama de franja?

Reply

Cel

Lula e os Petistas não ficaram e não podem ficar indignados por que quando das negociações da Estatização das refinarias e outros ativos da Petrobras, pelo Evo Morales presidente Boliviano, só pode ter rolado muita grana e comissão. Tanto que financiou as campanhas do Lula de 2006 e da Anta de 2010.

Agora são chantageados pelo Cocalero, sabe como é bandidos com rabo preso com Cocaleros.

Átila

Reply

URSAL.GRANDE PODERIO, POLÍTICO,ECONÔMICO E PRINCIPALMENTE MILITAR.NÃO ME FAÇAM RIR,NO CONTEXTO MUNDIAL SÃO O COCO DO CAVALO DO BANDIDO.

Reply


Coronel, o texto abaixo foi retirado da área de comentários do Blog do RA e traz informações muito importantes vazadas por fonte militar.



"Burduna nelles !!!
-

16/07/2013 às 6:25

Email de um militar da FAB, de Florianópolis para o Pretinho Básico (Programa da rádio Atlântida FM) sobre a farra aérea brasileira, no dia 08/07/2013 às 18 hs.
(Começa às 45:56 min). Por motivos óbvios o nome do militar foi omitido.

“Estou acompanhando as notícias e os escândalos acerca do uso de aeronave da FAB para interesse particular de nossas autoridades. Pois bem, algumas coisas acontecem dentro dos órgãos militares e a imprensa não faz a menor idéia devido ao bloqueio das informações.

Estes vôos feitos pelo nosso “querido” Renan Calheiros não representa nem a ponta do iceberg do que acontece.

Gostaria que a população soubesse que existe em Brasília um esquadrão chamado GTE (Grupo de Transporte Especial), pois este esquadrão serve única e exclusivamente para o transporte de autoridades. Ele é composto por aeronaves de 1ª linha, todas com seu interior modificado, transformadas em VIP; ou seja, um avião que poderia levar 40 pessoas perde sua capacidade para poder levar 10 ou no máximo 15 pessoas.

Estes aviões voam normalmente com 3 ou 4 passageiros apenas.

Em Florianópolis todas, eu disse TODAS as sexta-feiras a nossa Ministra IDELI SALVATTI¹³ vem de Brasília para cá e volta no domingo à tarde utilizando uma dessas aeronaves. O pior é notar que normalmente ela chega sozinha ou no máximo com 2 ou 3 assessores, e, digo mais, seus vôos sempre saem de Brasília depois das 18:00 hs de sexta-feira.

Se ela está a trabalho, por que só sai de lá depois do horário do expediente?

Mas, meus amigos, a imprensa nunca vai conseguir cobrir um desembarque destes, pois tudo ocorre dentro dos pátios da Base Aérea e infelizmente eu e meus irmãos de farda assistimos o dinheiro do povo ser rasgado e queimado nas turbinas de um belo avião a jato.

Certa vez tive que viajar mais de 1000 km para fazer um curso pela FAB. Eu paguei minha passagem aérea e ao ser ressarcido recebi o valor referente a passagem de ônibus, pois minha patente não me dá o direito a transporte de avião.

Acho que minha farda deveria ser de bolinhas coloridas com nariz bem vermelhinho, pelo menos assim eu me sentiria mais confortável cumprindo meu dever pela Pátria Amada.”

Reply

CARO CORONA:

Por favor retire esse vídeo do ar , isso me da náuseas , ver esse estrume granindo e a mudinha na primeira fila é demais, desculpem vou vomitar.
FORA DILMANTA,LULLADÃO E INCOMpEtENTES, QUEREMOS UM BRASIL LIMPO.

Reply

Isso não é nada comparado à revista geral que o Mantega, Mercadante e outros levaram em pleno solo brasileiro pelos agentes de segurança americanos quando o Obama esteve aqui.

Reply


Dá-lhe Evo cocaleiro. Este verme (Amorim) merece.

Reply

As atitudes de mútua ajuda fazem parte do "código" de intensões entre os governos bolivarianos do Foro de SãoPaulo.
E Olavo de Carvalho diz que um dos grandes culpados pela corrupção é este foro.
Cuidado com os partidos políticos que pertencem a ele.


Tree

Reply

Foi dar, e tomou...

Reply

O verdadeiro (país) vira-lata latino americano. O governo brasileiro foi à Bolívia, doar dois helicópteros da FAB para o governo do cocaleiro Morales. Na saída, a paga: avião da FAB, com o Ministro da Defesa em seu interior, foi revistado minuciosamente, inclusive por tropas com cachorros, na busca de um refugiado exilado na embaixada brasileira. A presidenta, que jurou indignação ao mundo quando fecharam o espaço aéreo da Europa ao mesmo Morales, nada disse sobre o caso... É a maior humilhação imposta ao Brasil desde tempo imemoriais. Isto prova o óbvio, o desgoverno brasileiro não defende os interesses nacionais, professa a cartilha do Foro São Paulo onde parece ter papel secundário.

Reply

Então.

Porque não usamos a ENERGIA que colocamos nas palavras aqui no site e não vamos pra frente do FORO SÃO PAULO resolver as contas?

Reply

antes apenas tiravam os nossos sapatos para revista...

agora cagam na nossa cabeça praticamente todo os dias..

e são sempre uns bostas do quilate desse bolivariano cocaleiro ai...

Reply

Deveria ter derrubado o avião!! Este manequecas que foi serviçal do Idiota do Hugo CHavez é um zero a esquerda. Subserviente, capacho! Foi o pior Chanceler que o Brasil já teve em 500 anos!!

Reply


Onde está a notícia, isso sim.
Os grandes jornais e TVs não deram destaque a isso. Estão TODOS tentando salvar o governo do PT.
E não tenho ideia do porque.

Lilyane

Reply

Alexandre the Great,

Conforme publicação da revista Época, de uma ou duas semanas atrás, o médico do Lula negou estas notícias.


Tree

Reply

O molusco não é facil. Não gosto nem de ver a sua cara, muito menos de ouvir suas mentiras. Espero que ele um dia caia na rede montada para prende-lo e fazer com que devolva o nosso $$$. A dilmanta tem que cair antes que nos quebre de vez.

Reply

Há muito tempo que não vejo nenhuma notícia sobre a Transcocaleira. Já foi inaugurada?

Reply

Até para serem comunistas estes "noços" governantes são incompetentes, até os postes da Bolivia, Argentina, Venezuela e afins estão mijando na cachorrada..falei.... Jarjura




Reply

Amigos, Lula está em retiro, orando a pedido da afilhada Dilmavarpalmares. Ela foi convertida e, rapidamente, converteu o Dindo Lula. Afinal, depois do grupo de pastoras e do bispo Cravella, qualquer um se converte em alguma coisa. Pfui !

Reply

Cadê os protestos agora?

Reply

Alexandre, The Great:

Rezo pela manutenção da saúde delle.
Imagino que ser transformado em uma espécie de santo, "neste país", não é coisa difícil de acontecer.

Que viva além de 2014.

Nome Próprio

Reply

Pois é, então.
Que transformaram o ITAMARATY em um picadeiro contendo centenas de palhaços nós já sabemos, agora que não temos FORÇAS ARMADAS também.

Reply

Celso Amorim e Samuel Pinheiro são os dois tumores malignos da diplomacia brasileira que há anos parasitam nosso governo.

O maldito índio cocaleiro deveria, além de ter revistado o avião do escroque ministro da Defesa, ter feito uma colonoscopia com enema retal no fanfarrão para ver se o boliviano fanfarrão não estava escondido no reto do Celso Amorim.

Este canalha do Amorim merece cada humilhação que passou e outras mais

GENERAL AUGUSTO HELENO PRESIDENTE
KATIA ABREU VICE EM 2014

Reply

Anônimo - 12:08

Que disse:

"Então, porque não usamos a ENERGIA que colocamos nas palavras aqui no site e não vamos pra frente do FORO SÃO PAULO resolver as contas?"

É uma boa idéia! Como pode ser viabilizada????

Chris/SP


16 de julho de 2013 12:08

Reply

Estamos fugidos e mal pagos. Lula escafedeu-se ou desencarnou mesmo? Diante de cada vexame que nos envergonha tanto, o que faz a presidenta? Tem que dá as caras? É o fim da picada e caso pra dizer: pede pra sair, Dilma.

Reply

EU ACHEI ÓTIMO EXCELENTE E ACHO TAMBÉM QUE DEVERIA REVISTAR AS BAGAGENS DE SIGNATARIOS DO GOVERNO COMUNO-SOCIALISTA BRASILEIRO.

Reply

Anônimo disse...
Alexandre the Great,

E você acha coturneiro, que os médicos do Bufão Bêbado, que recebem em Euros, vão falar alguma coisa?

Tancredo já estava morto quando tiraram a foto junto com os médicos.

Reply

Lula e seus sócios no balcão de negócios em que transformaram esse país, falam grosso com os EUA (Lembram-se do filme "O Rato que ruge"?). Mas falam fininho, fininho com o índio de araque Evo, com a boca de caçapa Cristina e com opassarinho lá da Venezuela. Uma vergonha, esses eunucos!

Reply