Aécio: PT odeia a classe média.

Artigo publicado na Folha de São Paulo, hoje, intitulado "Classe média":

Se os partidos brasileiros, sem exceção, saem politicamente abalados do saudável vendaval de passeatas no país, um deles certamente se ressente mais: o PT.A presença maciça da classe média no movimento de protesto coloca em xeque, com mais ênfase, as contradições do partido. Pressionado a oferecer respostas ao país, o governo federal improvisou uma constituinte restrita, rapidamente abandonada, e busca, por meio da proposta de um plebiscito de complexa elaboração, aprovar uma agenda que interessa muito mais ao PT do que ao Brasil.
 
Assim, o governo federal patrocina manobras que visam tirar o foco das legítimas reivindicações apresentadas pela população, oferecendo justamente mais daquilo de que os brasileiros demonstram estar fartos: desrespeito.
 
No recente evento dos dez anos do PT, a filósofa petista Marilena Chaui afirmou, sob aplausos, que odiava a classe média. E explicou: "A classe média é estupidez. É o que tem de reacionário, conservador, ignorante, petulante, arrogante, terrorista. É uma abominação política, porque ela é fascista, uma abominação ética, porque ela é violenta, e é uma abominação cognitiva, porque ela é ignorante". O leitor ficou chocado? O vídeo está no YouTube. Juntando-se essa fala raivosa e os protestos nas ruas, a conclusão é inevitável: o PT não gosta da classe média e por ela parece estar sendo correspondido na rejeição.
 

 
Os jovens questionam a forma tradicional de fazer política quando gritam: "O povo unido governa sem partido". A grande maioria deles nada tem de fascistas ou reacionários. Estão apenas expressando suas compreensíveis frustrações. Os manifestantes se insurgem contra os aproveitadores que viraram políticos, políticos que se elegeram governantes, governantes que se esbaldaram na corrupção, corrupção que impede a melhoria do transporte, da saúde e da educação. Uma ciranda como no poema de Drummond cujo nome é "Quadrilha", muito a propósito.
 
Um bom contraponto à intolerância de Marilena Chaui é um texto do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, de 2011. Nele, foi enfatizada a necessidade de maior diálogo com a classe média: "O caminho não se constrói apenas por partidos políticos, nem se limita ao jogo institucional. Ele brota também da sociedade, de seus blogs, tuítes, redes sociais, da mídia, das organizações da sociedade civil, enfim, é um processo coletivo. Não existe só uma oposição, a da arena institucional; existem vários focos de oposição, nas várias dimensões da sociedade".
 
Com 82 anos de idade, Fernando Henrique com certeza faria bonito na avenida Paulista, na Rio Branco ou na Afonso Pena dos dias de hoje.

26 comentários

O Partido do Pode Tudo volta finalmente para seu velho reduto de 30% de fanáticos.
O resto já sabe que o objetivo deles é acabar com as famílias e transformar todos dependentes do Estado.
Devagar o Brasil vai acordando para os desmandos dos petralhas.

Reply

O PT quer acabar agora com o poder político das grandes empresas, notadamente das empreeteiras. Será que vai conseguir?

Reply

Este senhor que aparece aí, no início do vídeo, é o professor midiático Marco Antonio Villa, da UFSCar. Bate ponto nos debates da Veja e contraponto como comentarista no Jornal (progressista) da Cultura.

É um profissional respeitado, tido como conservador, democrático, antipetralha.

Semana passada, foi entrevistado por Jô Soares, em dois blocos. Falou sobre os últimos acontecimentos nacionais, política e manifestações. No entanto, a vergonha alheia foi imensa.

Por duas vezes, seguidamente, Jô Soares o interpelou sobre a Comissão de Direitos Humanos da Câmara, dizendo que é um acinte ela ser presidida por um pastor evangélico como Feliciano, cura-gay e por aí vai. Sabemos como pensam os esquerdistas.

Por duas vezes, o entrevistado saiu pela tangente, tergiversou e ficou visivelmente constrangido com esse assunto.

Podia ter dado uma aula de democracia e de estado de direito mas arregou covardemente. Preferiu jogar sua reputação no lixo do que de enfrentar a reação daquele gordo veado de esquerda.

Podia ter dito que a esquerda não representa os direitos humanos em lugar nenhum e isso é um tabu, que Feliciano representa democraticamente parcela expressiva do povo e manifestações contrárias são preconceito contra os evangélicos, e que cura-gay é uma mentira dos ativistas contra a liberdade profissional.

Lamentável. Este senhor, de fala mais rápida que de português, mostrou o quanto a voz da oposição é refém da esquerda e do politicamente correto mesmo com as recentes manifestações das ruas.







Reply

A Esquerda odeia a classe média ou qualquer um que tenha educação pro que é mais difícil de manipular.

Reply

Que isto vá para o horário eleitoral, com direito à apresentação da fala histérica da Chauí sob aplausos orgasmático da patuléia petista.

Reply

Qualquer pessoa minimamente informada sabe que, no âmbito social, a classe média sempre foi e será o amortecedor de choque entre "ricos" e "pobres". Infelizmente, essas mentes analfabetas funcionais não sabem nem sequer interpretar obras sociológicas históricas, de um contexto de outrora. É um ódio plantado dentro de um partido, para benefício dos mesmos de sempre. E todos sabem quem são, menos os incautos, que não enxergam algo além de uma ideologia furada que faz água.

Reply

Cel, não se deve esquecer que o PT governa para o PT e base alugada e não para o povo.

Reply

O PT foi criado para manipular os 30% do povo brasileiro que é da classe C, D e E. O PSDB foi criado para manipular a classe C, B e A. O PMDB foi criado para manipular o legislativo e estatais. E a mídia foi criada para manipular a opinião pública. O problema é que a farsa durou 30 anos, 3 décadas é tempo demais e o povo não viu mudanças. Sem contar que com os escândalos do Cachoeira e Mensalão foi provado que todos os partidos são iguais e ficou um tanto exposto a mentira toda.

Reply

>>

Essa mesma classe média, abandonada, enganada e espoliada pelas esquerdas, forçaram o movimento de 1964, que levou a queda do então mediocre presidente, Jango Goulart, tutelado por Leonel Brizola, um baderneiro que era na época, quem realmente governava o país.

<<

Reply

Ainda bem que o povo acordou, porém falta aquele resíduo de ignorantes fáceis de ser enganados e que Lula/PT sempre usou como massa de manobra para seus intentos maquiavélicos. O pr´prio Lula no passado já disse que prefere esses ignorantes:

"Em 14/7/2009
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse em Maceió que é mais fácil cuidar dos pobres do que dos ricos no Brasil. "Não tem coisa mais fácil do que cuidar de pobre, no Brasil. Com dez reais, o pobre se contenta; rico não, por mais que você libere, quer sempre mais, nunca se conforma", afirmou o presidente em seu discurso, durante a inauguração de obras de urbanização da orla das praias de Ponta Verde e Jatiúca".

Reply

Coronel, segundo a velha e asquerosa bruxa a classe média é FASCISTA. Seguindo por essa linha de raciocínio não há no mundo inteiro PARTIDO mais classe média do que o PT!

Reply

Em qualquer lugar do mundo , por onde passou, o comunismo, ou o nome que se dê a estes baderneiros, começa lambendo o saco dos ricos, perseguindo a classe média, seduzindo os pobres. Termina promovendo riqueza para seus líderes, transformando a classe média em pobre, e abandonando os pobres que se tornaram miseráveis e dependentes do sistema.
Por isto, o comunismo foi extinto nos lugares civilizados, e ressurgiu na América Latina.

Reply

O video da Chaui, espinafrando a classe média, tem que ir para as propagandas dos partidos de oposição. A mulher estava histerica. Esqueceu que é uma funcionaria publica e que suas belas roupas e plasticas sao pagas pela classe média. Somos a classe média que sustenta o Brasil, que trabalha e que estuda duro. Temos que ser respeitados. O PT esqueceu de nós. E não adianta comprar resultado de futebol que nao me vendo por uma copinha qq. Pão e circo não é para mim.

Reply

Muitos ainda reclamam da "falta de oposição" se isso ai que o Aécio faz não é oposição, eu não sei mais o que é. Aécio faz duras críticas ao PT e numa linguagem de fácil compreensão, só não vê a oposição quem não quer.
E esta Marilena é digna de pena,uma boçal.

Reply

E nós da classe média odiamos o PT . Se perguntarem para nós jovens de 16 à 25 verão que se depender de nós o PT já era!

Reply

O sentimento é recíproco. Eu também odeio o PT.

Reply

E dá-lhe Gramsci...em doses cavalares..."acuse os outros dos seus próprios erros..."

Reply

Esta senhora precisa passar num posto de saúde canina para renovar e tomar a sua vacina. Como ela vomita, que a classe média tem ódio? Só o fato de se generalizar, já está dando a entender, que ela deve ser descendente do cavalo de Nero. Não tenho outra opção para uma avaliação sobre esse monte de asneiras vomitadas. Até porque a boca fala o que está no coração. E no dessa coisa, parece mais um monte de fel com estrume. Santo Deus. Era melhor ficar calada, pois até os loucos são reputados por sábios, quando se calam.

Reply

COOPTAR a classe média é possível, basta libertando-a das amarras.

Ao contrário desta SAFADA, que estava fazendo discurso para ouvintes cegos e surdos, TIREM O GESSO DA CLASSE MÉDIA e se perpetuarão no poder.

O QUER a classe POBRE é assumir espaço na MÉDIA.

A CLASSE MÉDIA quer se manter trabalhando mediante a livre iniciativa, liberta para empreender.

FAZER CONCURSOS PÚBLICOS não corresponde a livre iniciativa, ao contrário, serão mais e mais usando do trabalho dos outros.

Hoje trabalhamos SEIS MESES para sustentar a máquina pública e, se sobrar, investimos na infraestrutura.

Saudações do Extremo Sul.


Reply

Como confiar num partido no qual votamos por ser de oposição e que, após a eleição passa para a situação?
Como podemos confiar numa oposição que permanece inerte.
Aconteceu comigo. É revoltante.
Muitos partidos não têm ideologia, negociam apoio, nada mais.


Tree

Reply

Estes comunistas petistas que são tudo isto,eles gostam de viver na luxuria explorando para isto a classe média que tanto odeiam.Vejam como vivem se esbaldando em dinheiro os socialistas do PT, aliás dinheiro oriundo dos cofres públicos.

Reply

CEL,

Eu acho que a Dona Marilene Chauí como filósofa não serve nem para ser o papel higiênico da privada do Olavo de Carvalho.

Índio Tonto/SP

Reply

Ela é a Dercy Gonçalves da esquerda jurássica. Está gagá e inconveniente.

Reply

"291 reais = classe média " só se for na cabeça torpe e esquizoide dos petistas !
Odeio o PT ! malditos petralhas!

Gabriel-DF

Reply

Coturneiro de 1 de julho de 2013 10:52


a sua foi uma das melhores definições de comunismo e comunistas que já vi na vida!

Flor Lilás

Reply

Completamente louca.Esta atrazada mais de um século.Precisa ser internada.

Reply