Dilma assina a Lei da Intransparência Pública. Gastos em viagens presidenciais estão sob sigilo de Estado.

Está causando mal-estar entre integrantes do governo a decisão do gabinete da Presidência de determinar que todas as comunicações relativas a viagens presidenciais sejam classificadas como "reservadas". Isso significa que elas terão de ser mantidas sob sigilo até o final do mandato da presidente Dilma Rousseff, em 2014, ou, em caso de reeleição, até 2018. Na semana passada, os postos do Itamaraty no exterior receberam uma circular telegráfica pedindo para manter sob sigilo até as mensagens administrativas --isso inclui todas as comunicações relacionadas às viagens, desde número e preço de quartos de hotéis até pautas de reuniões. A determinação foi noticiada pelo portal iG na semana passada.

A ordem teria partido diretamente do chefe de gabinete da presidente Dilma Rousseff, Giles Azevedo, para o alto escalão do Itamaraty, segundo apurou a Folha. Os gastos da Presidência em viagens têm despertado críticas. Reportagem da Folha de 21 de março deste ano revelou que o governo brasileiro desembolsou € 125.990 (R$ 324 mil) com hospedagem e salas de apoio e reunião para a comitiva de Dilma Rousseff em Roma durante a missa inaugural do papa Francisco. O gasto teria sido menor se Dilma tivesse optado pela residência oficial.

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência nega que a determinação vá tornar sigilosos os gastos da presidente ou do vice Michel Temer. "O valor total dos gastos com hospedagem das viagens internacionais já foi e continua a ser divulgado, pois esta informação não afeta a segurança." Mas, segundo o Itamaraty, gastos em viagens vão se tornar, sim, sigilosos. "(Serão reservados) todos os documentos relacionados a visitas da Presidenta e do Vice-Presidente, pois não há como transformar em reservado em um documento apenas o nome do hotel, deixando ostensivas informações sobre aluguel de equipamentos", disse a assessoria do Itamaraty.

Segundo o ministério, a reclassificação dos documentos está sendo realizada como parte da adaptação à Lei de Acesso à Informação. "Com a maior facilidade para o acesso aos expedientes internos do ministério, analisou-se que seria necessário reclassificar documentos que possam pôr em risco a segurança da presidente e do vice-presidente." "Não há razão para os gastos da presidente em viagens serem sigilosos, eles não são risco à segurança", diz uma pessoa ligada ao processo.

A medida inclui documentos relativos a viagens desde 2011. Segundo o Itamaraty, há retroatividade porque as providências nas viagens presidenciais são parecidas, o que poderia afetar a segurança. "Há o risco de usar a questão da segurança de forma muito generalizada para tornar documentos sigilosos", diz Camila Asano, coordenadora de Política Externa na ONG Conectas. "A Lei de Acesso à Informação supõe que o ônus de explicar a necessidade de sigilo fica com o órgão público." A Presidência diz que a determinação sobre as viagens foi uma exigência da lei e não uma decisão do gabinete.(Folha de São Paulo)

9 comentários


É lógico que ela tem que esconder, o Velhaco bêbado anda usando o Cartão Corporativo da Anta mundo afora, se divulgassem todo o Brasil ficaria indignado, logo, fica em segredo de estado e, os manés continuam pagando alegremente a bandalheira.

De uma coisa podemos ter certeza, se a presidência estivesse agindo corretamente, não precisaria esconder.

Reply

O perigo maior, o grande, mas grande mesmo, assalto aos nossos bolsos(fonte dos cofres estatais), nem são as viagens propriamente ditas, mas os motivos e as consequências delas.As negociatas, os arranjos, os comprometimentos, as doações, os perdões de dívidas, enfim tudo o que consolida a tomada da nossa vida, à mão desarmada e com os sorrisos das fotos oficiais a tentar amenizar o que se passa realmente, debaixo das assinaturas oficiais . É o nosso sequestro pessoal e de gerações futuras em nome da sacanagem dos "representantes" do povo, daquellllles que receberam procuração em branco através do convencimento dos ignorantes pelas campanhas eleitorais, também a peso de ouro, e pelas quais os contribuintes pagam direta e indiretamente.
Transparência de gastos de viagens acabam sendo uma insignificância se comparados aos nocivos danos que nascem dessas visitas oficiais e suas contratações, cujas vantagens somente são percebidas pelos signatários contratantes, invariavelmente alegres posando para as fotos.
Têm sempre excelentes motivo$$$ para a invariavel alegria demonstrada em largos sorrisos!!!

Reply

Sei... sigilo, reservados, segurança nacional...

Tal e qual os gastos com cartões corporativos, que incluem despesas desde linha de pesca até comida de cachorros!

Se querem esconder é porque só tem malfeitos aí.


VERGONHA, VERGONHA, VERGONHA!


Chris/SP

Reply

Querem esconder até isso ? Daqui a pouco não saberemos nem e quando e com quem nem QUANTO se gastou com mais nada, afinal a roubalheira impera.

E OS CART~ES CORPORATIVOS, o apedeuta devolveu ou continua usando agora no nome do poste ?

Reply

Corona, olha eu aqui de novo!

São fatos iguais a este que me fazem dizer todos os dias aos meus netos:

Vivemos hoje no Brasil na mais cruel, cínica e safada ditadura nazipetista!!!!!

IMPECHMENT NA GORDA!!!!!!!!!!!!!!

Reply

Cel
A Anta nem disfarça mais a roubalheira. Não tenho dúvida de que o Apedeuta continua a utilizar o cartão corporativo, ou seja, continuamos sustentando esse vagabundo. O elemento não põe a mão no bolso por nada deste mundo. É o maior parasita de que se tem notícia.
Esther

Reply

Coronel,


que nojo dessa corja que está no poder...

Não vejo a hora que nossas FFAAs retomem o Brasil
e o devolva aos brasileiros.

Heloisa Helena declaou que Lula é um gangster! Capo di tutti capi!
E a Dilmá é co-adjuvante em tudo. TUDO!

INSUPORTÁVEL

CHEGA

BASTA

Flor Lilás

Reply

O que é feito de acordo com a Lei não precisa ser escondido. Se a Dilma esconde as despesas de viagem é porque está querendo esconder ilegalidades, traduzindo: quer esconder seus crimes.

Escancara Dilma, escancara! mostra que não tem nada a temer.

Se de fato fosse escancarado esses 10 anos de desgoverno do PT, o mundo (não só o Brasil) teria uma síncope, tamanho devem ser os crimes praticados e ainda sob suspeito sigilo!

Reply

Somos vítimas de um povo omisso e bêbado. Homens e mulheres, anestesiados pela mídia com futebol, carnaval e programas de auditório com caráter "emburrecedor".
Somente as FFAA podem salvar o país de se tornar um covil de marginais e oportunistas, prostitutas, bêbados, drogados e assassinos. Tenho medo do futuro deste país.

Reply