Conselho Federal de Medicina representa na PGR contra vinda de médicos cubanos. Entre outras coisas, porque Cuba os submete a "condições de trabalho análogas à escravidão".

O Conselho Federal de Medicina (CFM) entrou, ontem, com uma representação na Procuradoria Geral da República (PGR) exigindo que os ministros da Educação, Aloizio Mercadante; da Saúde, Alexandre Padilha; e das Relações Exteriores, Antonio Patriota, expliquem a decisão de convocar médicos estrangeiros, principalmente de Cuba, para atuar no país sem a necessidade de validar o diploma. Recentemente, Patriota anunciou que o governo firmou um acordo para trazer 6 mil profissionais cubanos. Padilha e Mercadante, porém, frisam que o objetivo é atrair, prioritariamente, médicos de Portugal e da Espanha. Para o CFM, a decisão de isentar os médicos do exame para comprovar se o profissional está apto a atuar no país põe a saúde da população em risco.

O presidente do conselho, Roberto Luiz d’Ávila, acrescenta que, onde há missões semelhantes, como na Venezuela e na Bolívia, os médicos cubanos desertam e acusam esse países de conivência com as condições de trabalho, que consideram análogas à escravidão. “Essa é a primeira medida que estamos tomando, porque já estamos também preparando outras medidas judicias. Até mesmo uma ação direta de inconstitucionalidade (Adin) se, efetivamente, o governo federal insistir nessa sandice, nessa irresponsabilidade de trazer os médicos sem revalidação de diploma para atender o nosso povo”, frisa d’Ávila.

Na opinião dele, a falta de médicos disponíveis para algumas especialidades ou para atuar em regiões mais carentes do país é um problema estrutural, que tem origem na própria formação profissional, nos programas de residência e na falta de uma carreira de Estado que estimule a interiorização.

Ontem, o ministro da Saúde disse que o governo está disposto a esclarecer os fatos. “Esse debate tem que ser transparente”, disse. Padilha lembrou que ele e Mercadante já falaram sobre o tema no Congresso Nacional. “Estamos absolutamente abertos a fazer esse debate amplo e transparente com toda a população do país”, completou. O ministro também criticou a postura do presidente do CFM de chamar profissionais estrangeiros de pseudomédicos. “Um médico brasileiro que presta o exame nos Estados Unidos e não passa deve ser chamado de pseudomédico? Eu acho que não. Também acho que é arrogante chamar profissionais formados em outros países de pseudomédicos.”(Correio Braziliense)

25 comentários

Este ministro é um energúmeno, como todo o desgoverno.

Reply

No fundo, os petebas estão querendo ajudar os fracassados países onde o comunismo impera, para depois justificar suas intenções aqui. Apesar da carência na área, só deve ser aceito quem passar por um exame rigoroso, como de costume.

Reply

deem condições de trabalho para o nossos médicos, construindo hospitais e não acomodem o paciente num verdadeiro depósito de doentes - hoje espalhados nos corredores dos hospítais em letra minúscula. Se o governo federal não fosse tão perdulário - gasta mais de 11 milhões de Reais por mês de aluguel para acomodar este enxame de funcionários dos 39 ministérios.

Reply

Coronel,

É isto mesmo!!

STF no PT!!

JulioK

Reply

todos esses governantes são canalhas. aqueles que deveriam se manifestar, não se manifestam. estão mais interessados em se vender em troca de cargos públicos. POVO BRASILEIRO, O BRASIL ESTÁ ACABADO! VEJAM PORQUE EU QUERO UM PRESIENTE MILITAR. ESTES, APLICAM OS RECURSOS ONDE PRECISA REALMENTE SER APLICADO E NÃO DIVIDINDO ENTRE FAMILIARES E AMIGOS, ONDE ELES FICAM CADA VEZ MAIS RICOS E OS POBRES CADA VEZ MAIS POBRES.


Ao ouvir pela TV Globo as declarações emocionais de Lula, defendendo seu filho Fábio Luiz Lula da Silva, o Lulinha, por ter recebido R$ 5.200.000,00 (cinco milhões e duzentos mil reais) da Telemar, para tocar uma empresa de nome Gameport, Elio Gaspari se enojou e foi buscar no fundo do baú, em 1964, a reportagem que mostra a diferença de comportamento entre dois presidentes:
Em 1965, o marechal Castello Branco leu no jornal que um de seus irmãos, funcionário da Receita Federal, ganhara em cerimônia pública um automóvel Aero Willys. Era o agradecimento de sua classe pela ajuda que dera na elaboração de uma lei que organizava a carreira. Paulo Castello Branco, filho do presidente, costumava contar que o marechal telefonou para o irmão, dizendo-lhe que deveria devolver o carro. Ele argumentou que, se cada fiscal da Receita tivesse presenteado uma gravata, o valor seria muito maior. Castello interrompeu-o:
— Você não entendeu. Afastado do cargo você já está. Estamos decidindo agora se você vai preso ou não.

ISTO É QUE É GENTE DECENTE. COMO EU TE DESPREZO MENTIROSO, SAFADO, QUE VIVE DE APROVEITAR DOS POBRES (MENOS ESCLARECIDOS) E OS JOVENS (IMATUROS)

Reply

A vinda desses médicos cubanos ao Brasil serve a alguns fins: fazer doutrinação marxista e enaltecer a revolução cubana e, de passagem, enaltecer o governo brasileiro angariando votos para as eleições de 2014.

Reply

Tem um vídeo no you tube que mostra a doutrinação dos médicos Cubanos na Venezuela - vale a pena assistir , a propósito o PSF deles (programa saúde da família ) chamase ; BAIRRO ADENTRO :

http://youtu.be/Wip6D6eeCGQ

Reply

Comparar com o EUA! Quanto paralogismo!
Coronel, lembre a ele que nem mesmo médicos formados nas nossas Universidades/Faculdades estão conseguindo aprovação no Exame de Habilitação do CFM. Que dirá os formados em Cuba!
Como contribuição:
paralogismo
[Do gr. paralogismós, pelo lat. tard. paralogismu.]
Substantivo masculino.
1.Lóg. Raciocínio que não é válido. [Cf. sofisma.]

Reply
Mauro de Curitiba mod

Eu tenho achado um erro falar em médicos "cubanos" nesse caso. Isso porque sou contra a vinda de médicos cubanos, mas também sou contra à vinda de médicos brasileiros mandados à escola de medicina cubana pelos pressupostos ideológicos de pertencerem ao PT ou ao MST.
Esses, por serem brasileiros, claro, poderão retornar ao Brasil, mas exercer aqui sua medicina, só se forem aprovados no Revalida.
Outra tese petralha de doer é a de que o pagamento dos médicos cubanos seria feito diretamente ao governo de Cuba. É uma picaretagem inaceitável!
É uma forma disfarçada de prover financiamento à ditadura dos Castro.
Então, cada médico cubano custaria ao governo brasileiro cerca de 12 mil dólares? Enquanto as prefeituras brasileiras podem oferecer salários de R$ 9.000,00 aos médicos brasileiros??

Reply

CADA VEZ MAIS ESTOU CONVICTO QUE A CAPITAL DO BRASIL É HAVANA.

Reply

O governo do pt que convide médicos americanos, que não viriam por falta de condições de trabalho.
Coitados dos médicos cubanos, estes excluídoszzzz...

Reply

*************Faz assim: Universidades Federais deveriam mandar seus formando para o interior do estado servir nas áreas que o aluno se formou, Ex: medicina, farmácia, nutricionista, advogado ou outras que aqui não mencionei mas que também deveriam se enquadrar em suma iriam por três anos independente se é de outro estado ou país, formou? Está formado? A universidade o encaminha para aonde está faltando mão de obra recém formada para com isto retribuir o que se gastou com ele, e claro que teria um salário digno, alojamento e tudo mais que a lei manda, seria funcionário público estadual por três anos, gostou? Quer ficar? Criou raiz? Fica efetivado no local por mais 15 anos, depois está livre, quer ficar fica quer sair ou pedir transferência peça, quer se demitir? Demita-se.

Não precisamos de cubanos somos auto-suficientes.******************

Reply

POVO NA RUA JÁ!!!!!!!

Reply

Coronel,

que bom que o CFM se posicionou desta forma.
Tem que ser bem firme senão a canalha vai fazer isso mesmo.

NÃO PRECISAMOS DE MÉDICOS ESTRANGEIROS.

PRECISAMOS DE MELHORES CONDIÇÕES PARA OS MÉDICOS BRASILEIROS!

E os brasileiros que se formaram em Cuba e outros paisecos comunistóides tem que obrigatoriamente fazer a prova do CFM - REVALIDA!
Se não passar não pode exercer a medicina!

Tenho pensado na ideia do Coturneiro Mauro de Curitiba.
Boa ideia desde que haja condição adequada de trabalho com bom apoio logístico de enfermagem, laboratório, radiologia, enfim, métodos diagnósticos de boa qualidade e obviamente - salário e qualidade de vida!

De nada adiantará obrigar recém formados irem ao interior se não houver boa condição para trabalhar.

Outra coisa que deveria ser da lei:
TODO POLÍTICO E SUA FAMÍLIA, DO VEREADOR AO PRESIDENTE DA REPÚBLICA, OBRIGATORIAMENTE PRECISARIA SER TRATADO PELO SUS.
Que tal?
Garanto que melhorariam tudo rapidinho - padrão Sírio Libanês

Flor Lilás

Reply

Por que será que o Brasil faz tanto negócio com Cuba? País de regime ditatorial e decadente.

Reply

>>

Essa de "atrair" médicos de Portugal e Espanha é pra matar! A quem esses vigaristas querem enganar?

Será que um médico, que não tenha problemas mentais, sairia de um pais de primeiro mundo para clinicar num local onde não há nenhuma infraestrutura e ganhando pouco mais que um prato de comida?

Os caras são safados mesmo! A tal "importação" de médicos europeus jamais ocorrerá, mas para efeito de propaganda, serve para amenizar o impacto e justificar a vinda dos escravos cubanos.

Já ouvi até uma manchete no Jornal da manhã na Globo: "Governo diz que trará médicos de Portugal e Espanha". Estão, na realidade, enganado e preparando a cabeça da população para a importação de "médicos" cubanos.

Nâo tenha dúvida. Os objetivos desses pilantras é a importação e implantação de agitadores cubanos em nossas regiões mais pobres e mais atrasadas.

<<

Reply

Governo militar já! Chega de PT! Incompetentes! Tenho tanto ódio e ojeriza deste partido que não posso nem ver a cor vermelha. Dei todas as minhas roupas vermelhas e não saio com familiar que esteja vestindo esta cor. Odeio! Odeio!

Reply

Cel.
Por uma acaso, uma perguntinha: dionde é o medico padilha ou quadrilha.



Toloco.

Reply

eu desafio um vivente a citar um nome -só um - de um petralha : estudado, honesto e trabalhador!!

Reply

Gostei. "Nosso objetivo é a superação da pobreza, não a administração da pobreza".

Curto e grosso e na mosca.

Reply

Por que o governo quer trazer os médicos cubanos?

Não é por falta de médico... é porque elles vêm de um país comunista!!!
Quando é que vocês vão começar a perceber isso?!!!

Reply

o fim dos conselhos federais faz parte do programa de governo do petê.
os comunistas-fascistas não querem dividir o poder,

Reply



É essa merda que quer ser candidato ao governo de São Paulo?

Vade Retro Satanás.

Reply

Até que enfim uma medida concreta. Se esses comunistas cubanos e brasileiros vierem conforme proposto pelo governo, teremos 6.000 comunistas politizando o Brasil do interior. Se essa canalha vier, será a maior derrota da classe médica e o fracasso da medicina brasileira. Parabéns à classe médica e seus líderes.

Reply

Coronel,
com licença... tirei lá do O-Mascate e repasso na íntegra pois é importantíssimo

Flor Lilás


"Ainda os médicos CÚbanos.
Sr. ministro da saúde da República Bolivariana do Brasil!

Há uma semana a imprensa nacional anunciou que o seu governo vai contratar um exército de 6.000 "médicos" lá do museu de Fidel Castro. Inicialmente pensei tratar-se de uma piada de mau gosto mas, infelizmente, trata-se de uma verdade imoral como tudo parido por esse governo, porém real.
Na condição de médico e cidadão brasileiro, contribuinte e pagador de seu alto salário, tenho o direito constitucional de lhe exigir uma explicação técnica para tamanha aberração. Queremos uma explicação que não envolva ideologia e muito menos incompetência ou pragmatismo. Queremos a verdade absoluta e não a verdade do valor prático em função dessa política suja, que é a tônica desse governo do qual o Sr. faz parte. Saiba que a tolerância da sociedade organizada, após ver nos atuais homens públicos tamanha falta de caráter, está próxima do limite

A falta de ética e de moral somadas à incompetência administrativa reinante no país atingiu nível intolerável. A sociedade exige respeito aos regulamentos e às leis. Nós não somos a Venezuela, não somos a Bolívia, não somos o Equador, não somos Cuba e os senhores, inclua-se aí o desmoralizado Itamaraty, não conseguirão transformar o Brasil em nenhum desses chiqueiros.

Aproveito a oportunidade para solicitar do Conselho Federal de Medicina e dos Conselhos Regionais que comuniquem individualmente, através de mala direta, a todos os seus membros inscritos, uma posição oficial que esperamos seja de repúdio a essa imposição do Fórum de São Paulo, organização essa que tem com orador assíduo nosso venerável ministro da Justiça. Uma excrescência criada pelo exu de Garanhuns e a múmia do Caribe com a finalidade de articular a comunização do continente latino-americano.

E agora um segredo, só para os dirigentes dos nossos órgãos de classe. Que ninguém ouça: Cuba, na miséria quase que absoluta, com uma população menor do que a da cidade de São Paulo, não produziria médicos em série a ponto de exportar em menos de dois anos 1 mil para a Venezuela e 6 mil para o Brasil. Para refrescar a memória dos mais antigos e para os que desconhecem, segue um fato relevante no atual contexto: o Chile no governo de Salvador Allende também importou "médicos" da ilha, porém eles não usavam bisturi, usavam rifles.

Humberto de Luna Freire Filho - MÉDICO
CREMESP 35.196 - CREMERJ 26.078 "

Reply