O conluio vergonhoso de Lula com empreiteiras. Dilma profere a palavra preferida do PT nestes casos: "ilação".

Na única viagem internacional em que o ex-presidente Lula foi designado representante oficial do governo Dilma Rousseff, o petista pôs entre os membros da delegação um diretor da Odebrecht.Como a Folha revelou anteontem, a relação de Lula com empreiteiras é próxima: elas pagaram quase a metade de suas viagens internacionais como ex-presidente.

O pedido para a inclusão do diretor da construtora na delegação foi feito em 2011, na viagem de Lula para Malabo, capital da Guiné Equatorial, para participar da Assembleia da União Africana. Ele causou estranhamento no Itamaraty, que cobrou informações da assessoria do ex-presidente -que era chefe da delegação brasileira. Lula já havia visitado a Guiné Equatorial como presidente em julho de 2010.

No país há quatro empresas brasileiras com grande atuação: ARG, Andrade Gutierrez, Queiroz Galvão e OAS. A Odebrecht entrou na Guiné Equatorial após a visita de Lula, sendo favorita para obras na parte continental, onde está sendo construída uma capital administrativa. Em telegrama de 27 de junho de 2011, a embaixada brasileira em Malabo informou ter solicitado informações à assessoria de Lula sobre Alexandrino Alencar, que integraria a comitiva.

Alencar é diretor da Odebrecht e não estava na lista oficial enviada ao Itamaraty. Seu nome apareceu "em mensagem recente enviada a esta embaixada por aquela assessoria [de Lula]", informou Francisco Chaves do Nascimento Filho, encarregado de negócios da embaixada. Hoje Alencar é o responsável pelo Desenvolvimento de Negócios da Odebrecht. A relação dele com Lula é antiga. No livro "Mais Louco do Bando", Andrés Sanchez, ex-presidente do Corinthians, relata uma viagem em 2009 que Alencar fez a Brasília junto com Emílio Odebrecht, presidente do conselho de administração da empresa.

Na ocasião, diz o livro, Lula comentou que os representantes da Odebrecht "podiam dar uma mão" para o Corinthians construir seu estádio. Em resposta, segundo Sanchez, Odebrecht prometeu tratar o assunto "com muito carinho". Hoje a empresa é a responsável pela obra.

Dilma Rousseff saiu em defesa de Lula após a Folha revelar que quase metade de suas viagens ao exterior foi paga por empreiteiras desde que ele saiu do cargo. "Eu me recuso a entrar nesse tipo de ilação sobre o presidente Lula. O presidente Lula tem o respeito de todos os Chefes de Estado da África e deu grande contribuição ao país nessa área."A fala da presidente foi publicada ontem pelo "O Estado de S. Paulo" e confirmada pela assessoria do Planalto. (Folha de São Paulo)

17 comentários

..... SEM ESQUECER das diversas representações diplomáticas (abertura de facilidades para as amigas empreiteiraas) implantadas em países onde os financiamentos do BNDS pagariam obras de grande vulto...

Reply

O meu comentário é: "Tá tudo dominado!" Não é Boris?

Reply

Ninguém crticou mais os empresários do que o sapo barbudo. Ninguém se serviu mais do empresariado do que elle e sua turma. Nas greves do ABC , a camarilha cobrava resgate das empresas para encerrar a paralização retornar ao trabalho!

Reply

eh a brasileirada progressista boazinha explorando a Africa em forma de "investimentos"...

sei...

Reply

"tem o respeito de todos os Chefes de Estado da África"

chefes de estado?

a maioria eh formada por ditadores e tiranos...

Reply

Dona Dilma, não é ilação não, é acusação mesmo !
Ora, mais uma ingênua, que nada viu, nada sabe, não faz nem idéia ?
Acham que todo mundo é palhaço e bobo ?

Reply

Pago meus impostos direitinho, porque Brasil através do BNDS adora ajudar os póbrix da Africa com os quais temos uma dívida histórica...

Reply

Nossa! que vocabulário extenso que ella tem... chega a ser um espanto!

Reply

Tudo isso faz parte do 'grande projeto socialista do pt'. São quase como Robin Hood, tiram dos ricos para patrocinar os 'pobres' candidatos deles.

Reply

cel,

Isso tudo é para fazer caixa para a campanha do ano que vem. E como está vislumbrando uma eleição difícil, os petralhas irão despejar muito dinheiro na campanha, comprando todo mundo. Se preparem oposição.

Reply

COINCIDÊNCIAS NÃO EXISTEM! OU: AS PALESTRAS DE LULA NA AFRICA!
Inteligência militar revela que Rose era a “mulher invisível” que negociava diamantes africanos na Europa
http://www.alertatotal.net/2012/12/inteligencia-militar-revela-que-rose.html

Reply

Coronel
O Gilberto Carvalho deve ter tentado, algum dia, explicar ao Lula o que é "ilação" e ele vivia "gastando" o termo a torto e a direito, a proposito de tudo e de nada. Agora temos a co-presidenta inaugurando um novo ciclo de "ilações". Haja saco.
Mas vamos ao que interessa.
A senhora presidente não deveria se recusar a prestar explicações a respeito das relações do seu (dela) chefe com as empreiteiras. A menos, é claro, que essas relações e essas andanças do seu superior por terras d'África levando a tiracolo altos executivos dessas empresas, ao mesmo tempo em que delas recebes polpudos honorários por suas palestras e seus conselhos para salvar o Mundo, não possam ser explicadas ao distinto público. Que é o mais provável.
O Brasil é grande, imenso, na sua extensão territorial, nas suas riquezas,nas suas potencialidades e na maioria da sua gente. Mas é pequeno, pobre, mesquinho, rastaquera e publiqueta das mais ordinárias, na sua política e nessa gentinha incompetente, corrupta e burra que nos governa, a começar pelos dois presidentes, ele e ela, seguidos de todos os vários escalões do "pudê" executivo e mais por todos os elementos atocaiados das duas casas do legislativo, ressalvadas a exceções de praxe.
Mudanças pra melhor? Virão, sim, certamente. Mas é coisa que vai levar algo como duas ou treis gerações pra que possamos começar a nos ver livres dessa "coisa" que aí está. E quem viver o suficiente, verá.
Abraço

Reply

Ilação é a pqp.

Reply

Aparentemente não há irregularidade nesses favorecimentos por parte das empreiteiras, mas que é esquisito é, dá margem a se pensar em tudo.
Ficaria melhor se todas essas empreiteiras colocassem o Lula como sócio, aí não haveria margem para dúvidas.
Reflexão: diga-me com quem andas e direi quem és, empreiteiro Lula não é, fazendo caridade para os empreiteiros muito menos então...
ah está ajudando o Brasil de graça. então tá.

Reply

de acordo com os petralhas, apos deixar a presidencia Lula seria:

01.Chefão da ONU

02.Chefão do Banco Mundial

03.Chefão do Vaticano

04.Chefão de Deus e por ai vai...

agora não passa de um lobistazinho mequetrefe metido em negociatas com países africanos comandados por ditadores e facínoras para beneficiar o sujeito que se diz ser o mais rico do pais...

que triste fim, hein petralhada?

Reply

Coronel,

Dona Dilma-dois-neurônios adora falar palavras difíceis para impressionar:

tergiversar
ilação

Assim ela finge que é inteligente, tenta minimizar sua falta de coerência e articulação normal de pensamentos!

Para quem não sabe:
Dicionário Michaelis
ilação
i.la.ção
sf (lat illatione) Inferência, conclusão, dedução.

Mais do que claro a corruPTela ajudando o bandido-mor.

Flor Lilás

Reply

Tem que defender uai! Afinal se as embaixadas tem que servir o bebum da Rosemary,é porque ela deixa,né não?

Reply