MEC mandou aprovar até receita de bolo na redação do ENEM para não sofrer ações judiciais. Ordem foi para aumentar nota.


Arrependidas de terem participado das correções do Enem, duas professoras gaúchas decidiram romper o contrato de sigilo para revelar bastidores da prova. Pedindo anonimato, uma delas detalhou nesta quarta-feira a ZH (jornal Zero Hora), por telefone, como teriam recebido orientações para fazer "vista grossa" aos erros encontrados. Professora de língua portuguesa há 12 anos, diz que a ordem é para "aprovar o maior número de pessoas":
 
Zero Hora – Que orientação vocês receberam para as correções das redações?
Avaliadora – Recebemos uma formação, fizemos exercícios pelos quais fomos avaliadas, tudo via online. Isso partiu da Universidade de Brasília. Foram seis, sete semanas de atividades, para os 8 mil avaliadores. No dia 14 de novembro, tivemos uma reunião em que foram repassadas as verdadeiras orientações. Fomos orientados a esquecer tudo o que se sabe, tudo o que se aprendeu, tudo o que se fez na formação. Deveríamos considerar a ideia de que é para aprovar o maior número de pessoas. Eu e a outra colega tentamos desistir, mas nosso grupo já estava um pouco defasado. Como já tínhamos nos comprometido, ficamos.
 
ZH – A senhora pensou em desistir ao ouvir as orientações?
Avaliadora – Sim, porque eu questionei o que eu estaria fazendo ali. Qual o meu papel de especialista em linguística de texto, de professora de língua portuguesa, de pesquisadora da área, se teria de fazer vista grossa e considerar uma série de absurdos?
 
ZH – Que tipo de coisas falaram que se deveria fazer vista grossa?
Avaliadora – Por exemplo, num texto, se aparecesse a palavra imigração ou imigrante, que era o tema, eu não poderia anular. Eu deveria pelo menos dar um ponto. Se ele escrevesse uma receita de bolo, mas pusesse imigração em algum momento, eu teria de considerar, não poderia anular. Outra coisa que eu fiquei muito chocada: se aparecesse um texto como poesia, ou narrativa, mas que tivesse a ver com o tema, e que se eu sentisse que em algum momento ele estava defendendo de alguma forma o ponto de vista dele, não poderia anular também, teria que dar um. A grosso modo, a orientação era essa: não anulem, só em último caso. A forma como fazem a seleção dos professores também é questionável. É tudo indicação. Ninguém te pede diploma.
 
ZH – Não se exige comprovação de formação dos professores?
Avaliadora – Não. Não existe.
 
ZH – Se alguém fingir que é professor pode ser avaliador?
Avaliadora – Pode. Se ninguém pede documentação... A inclusão parte de convites. Acho que funciona por ligações políticas. Essas pessoas são convidadas a ocupar esses cargos mais elevados e vão convidando pessoas que conhecem. Quem me convidou sabe que sou formada em Letras e faço correção há mais de 10 anos... mas será que isso ocorre no Brasil inteiro?
 
ZH – Eles chegaram a dizer explicitamente que era para evitar dar nota baixa?
Avaliadora – Sim. Que era para evitar, porque nos anos anteriores eles receberam inúmeros recursos, que tiveram que responder na Justiça, e que isso onera a União. O tiro saiu pela culatra. Me arrependo até de ter participado. Financeiramente não vale a pena. Pagam R$ 1,90 por redação, tu tens uma meta diária de cem redações (3 mil redações por mês)... para quem trabalha e gosta de fazer um trabalho qualificado é bem complicado.
 
ZH – O processo é uma enganação?
Avaliadora – Sim. É um enganar... até o candidato, em relação a suas condições. Me considero enganada. Recebi formação, manual que estudei, e numa reunião me dizem para esquecer tudo isso.

29 comentários

Universidade pública estadual desmonta sua equipe experiente de correção de redação para aderir ao SISU. Pela troca, recebe verbas federais.Preenche todas as vagas, a qq custo.Faz bonito no filme de desmonte do ensino superior no Brasil. Liberou geral. Culpa dos docentes universitários que se calam e que se vendem.

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o petismo quer numeros!

esta destruindo o Brasil para poder apresentar números de alunos formados e "encanudados"....

tudo para depois bater no peito e dizer que contra números e fatos nao ha argumentos...

o ENEM eh uma maquiagem pura, assim com a promoção automática...

para que os indicadores nao fiquem abaixo dos de muitos países miseráveis, o petismo resolveu turbina-los através de maquiagem...

ao menos o arrependimento das duas professoras pode ser um sinal de que as pessoas cansaram da ajudar essa farsa chamada petismo...

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'Elles' estão fazendo de tudo para fortalecer os pangarés socialistas das suas trincheiras, para transformá-los feras, a fim de conseguir finalizar o projeto de implantação da ditadura petista.
Com certeza o terapeuta será um comunista dos antigamente deles, que fará a lavagem cerebral necessária para transformar todos os militontos em 'zé caroço'.

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"Pagam R$ 1,90 por redação, tu tens uma meta diária de cem redações (3 mil redações por mês)... para quem trabalha e gosta de fazer um trabalho qualificado é bem complicado."

ahahaah...falei!

capaz que quem ganha por prova "corrigida" irá ler todas aquelas merdas escritas pelos aspirantes a analfabetos diplomados...

eh ler o "cabeçário" (segundo o gênio Fernando Haddad), o final do texto e esta feita a correção...

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Coronel,

Viva a "izquerda"!!!!

JulioK

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Pelo rigor extremado dos 'corretores' nos anos anteriores, que ensejaram várias ações judiciais e com razão, acho mais correta esta atitude anotada este ano, pois quem chegou ao nível escolar de participar do exame do ENEM não vai mais aprender o que deixou para trás. Infelizmente o governo e não só os do PT (em SP no 1º governo Mário Covas foi implatada uma medida que era proibido reprovar, que com algumas pequenas restrições perdura até hoje) estão criando uma geração imensa de analfabetos. Pobre Brasil.

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Os alunos foram bem criativos, no meio do texto inseriram receita de miojo e outro o hino de time de futebol, e receberam 560 e 500 pontos respectivamente. Antes tivessem escrito uma receita de como se prepara nhoque, aí teriam recebido nota 1000!, como disse RA.

É a desmoralização do ensino!

E o MEC justificou esta pouca vergonha dizendo que os alunos respeitaram os direitos humanos. É o fim da picada!


Chris/SP



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O país é falso, os aeroportos são falsos, as estradas ( em sua maioria ) são falsas, e por aí vai.
O Brasil afastou-se da cultura de ter qualidade, querem apenas quantidade, para melhor estatísticas e falarem que governam bem.
Em breve o castelo de cartas vai cair, questão de tempo.

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Sr Coronel:

Vivemos tempos de opressão,tempos de corrupção.
Vivemos tempos de mediocridade ampla geral e irrestrita.
Vivemos tempos onde não há projetos a não ser projetos corruptos para enganar bobos,onde a oposição não tem projeto O projeto da oposição é somente dizer que é contra o que está aí.
Vivemos tempos onde a opressão é feita todos os dias pelas autoridades,municipais,estaduais ou federais.
Quanto mais imbecis melhor é mais fácil dominar
Vivemos a opressão da ignorância.
Saudações

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Alkguma novidade? É o pt em sua ação de destruiçào do país.

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Coronel,

VERGONHA!
VERGONHA!
VERGONHA!

Estão destruindo o Brasil!

ABRA OS OLHOS BRASIL!


Flor Lilás

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E além disso, veio informe do MEC de que os professores das federais teriam que dar um jeito de aprovar o maior número possível de estudantes!

Depois não fiquem espantados quando prédios começarem a cair a torto e a direito por serem mal projetados e mais pessoas comecem a morrer por erro médico.

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Tenho 3º ano de economia, não me formei porque comecei a viajar para o exterior, atendendo às necessidades de meu trabalho. As vezes, no total chegava a ficar até 6 meses por ano fora do Brasil.
Minha formação escolar primária e secundária foi excelente, e não me saí mal quando na faculdade. Alem é claro da vivência adquirida pelas minhas viagens , leituras e habitos culturais. Ainda assim, quando me submeti a processos seletivos para cargos gerenciais e técnicos, fui muitas vezes descartado de primeira porque não tinha um diploma universitário. Em nenhum momento foi discutida minha competência, meu conhecimento da função, meus cursos de especialização ou minha adequação. Uma lástima que persiste até hoje. Tive o desprazer de conviver com analfabetos funcionais que tinham obviamente um diploma, arrogantes e desrespeitosos, que faziam comentários do tipo: Nossa você fala dificil; é para aparecer? Em sua proverbial ignorância, acreditavam que alguem fala e escreve corretamente para aparecer, Nem de longe cogitavam que esta era uma capacidade adquirida pelo hábito de estudar e dar valor ao conhecimento, a possibilidade de expressar corretamente raciocínios elaborados e complexos. Me lembro que as vezes que mudei de emprego, sempre foi por indicação de pessoas que conheciam minha capacidade, e portanto sabiam que eu atenderia com sobras as demandas de minha função. Ainda assim, muitas vezes eu me deparava com um RH perplexo se perguntando como me colocaria na função para a qual eu era mais que habilitado (o mais habilitado), mas não tinha um diploma universitário. Não sou a favor de que pessoas deixem de frequentar um curso superior, mas tenho certeza que os critérios de seleção e classificação dos profissionais não são adequados, a qualidade das entidades de ensino é simplesmente um horror. No resumo, profissionalmente comandei equipes de mais de 250 pessoas, entre universitários com mais de um diploma e quase peôes; visitei 18 países exercendo funções profissionais, aprendi três idiomas alem do português e tenho noções básicas de mais uns tantos. Em reuniões de trabalho pessoas viviam me perguntando onde me formei e quais especializações eu tinha. Ficavam espantadas quando dizia que não completei o curso de economia. Hoje ficamos espantados de ver que determinadas pessoas "terminaram" um curso universitário. Mas isto é só um desabafo pelo que tenho visto de falta de respeito aos verdadeiros profissionais em comparação aos pífios diplomas que se pode obter facilmente. Tenho 62 anos, ainda trabalho e se puder, pretendo ir até aos 75. O tipo de formação que tive foi todo ele em escolas públicas; hoje já é difícil de encontrar até nas melhores escolas pagas. O que fazia a diferença, era o padrão correto e severo das escolas, a qualidade dos professores e do currículo e a base de educação recebida em casa. Hoje em dia não poderia ser diferente o que vemos no ENEM, quando temos pessoas absolutamente sem compromisso com a educação formal, exercendo a Presidência da República, ou então pessoas que tentam passar a idéia de que têm pós graduações ou mestrados, para vender uma ilusão de que são competentes. Estes critérios do ENEM, fazem jus á qualidade intelectual e moral das pessoas que hoje conduzem o processo. Pobre Brasil.

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Depois do pobre que vira classe média sem sair da pobreza, o Brasil Maravilha inventou o ex-miserável que continua paupérrimo. Vai acabar inventando o mendigo magnata. E O UNIVERSITÁRIO ANALFABETO...

BRASIL DO FUTURO???

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Quem me dera uma MargarethThatcher nessa merda de país!

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Quem dera uma Margareth Thatcher nessa merda de país .....

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e onde esta o MP para investigar essa denuncia!!!!?!?!?!?!?!?!?

onde?!?!??!

tomara que haja uma chuva de acoes judiciais contra o MEC...

sabe-se la quantos ja foram prejudicados por essas correções bizarras!

voce faz um redação correta e o analfabeto ao lado acaba ganhando a mesma nota que a sua!

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Mas é este o objetivo do governo.
Incentivar a ignorância, desvalorizar o mérito e fazer da educação algo irrelevante.
O que seria do PT se a maioria da população brasileira fosse capaz de interpretar o que lê?

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"Vivemos tempos de mediocridade ampla, geral e irrestrita." Você disse tudo...é extremamente lamentável a situação que vivemos neste país...

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Coronel.

Isso é apenas a ponta do iceberg.

Existem coisas mais graves.

Professores e tutores de cursos a distância de Pedagogia – que forma as futuras professoras -, cursos esses ministrados pelas Universidades Federais nos últimos cinco anos, são devidamente orientados para que NÃO REPROVEM NINGUÉM, mesmo verificando que as futuras “professoras” assimilaram quase nada dos conteúdos das disciplinas, que elas não sabem escrever, não sabem desenvolver um raciocínio lógico, que cometem erros graves de ortografia e de concordância etc.

E elas estão sendo formadas em massa.

O vestibular para esse curso é mais fácil que o ENEM.

A finalidade, creio eu, é aumentar as estatísticas governamentais do PT com relação ao número de formados em curso superior e ao número de professores existentes, e tudo isso a baixo custo.

Tenho pena das futuras “professoras” e de seus futuros alunos…

Isso sim é enganação...

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Paulistano Estressado mod


É o brasil(minúsculo mesmo) petista,é o brasil cubano,é o brasil lulista,é o fim do Brasil !!!!

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ENEM - quem diria e as universidades aproveitando essa "porcaria" como vestibular. Meritocracia no lixo. Esse é o PT.

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General Maximus Decimus Meridius mod

Coronel

Uma frase diz tudo:

Esta é a maneira PeTista de gerir o BRasil.

General Maximus Decimus Meridius

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tenho nojo de ser brasileiro nestas horas. eita governo vagabundo! eu votei nesta praga de pt! mas desde as eleições passadas passei a nunca mais votar nesta mazela.

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ENEM – MERCADANTE TENTA UM TRUQUE NOVO PARA ENGANAR OS INCAUTOS. OU SERIA “INCALTOS”, VOÇA INSELENSA?

(...)

O resultado é esse que estamos vendo, ano após ano. São inúmeros os países que saíram do atraso — não da linha da miséria dos R$ 70… — tendo a educação como um dos instrumentos da grande virada. Não foi o único, é certo. Na atual batida, é evidente que isso não acontecerá com o Brasil. Há dez anos no poder, o PT se ocupa em produzir números vistosos para sair exibindo por aí. São monumentalidades ocas. Pior: estão sendo criadas amarras que nos roubam também o futuro.

http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/enem-mercadante-tenta-um-truque-novo-para-enganar-os-incautos-ou-seria-incalto-voca-inselensa/


Aos petralhas não interessa usar a educação como instrumento de virada. Não estão nem aí com meritocracia. Quanto mais analfabetos existirem, melhor para eles. Eles querem é o voto-cabresto.


Chris/SP

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CEl,

Então, quem era o ministro da educação e cultura? Haddad não teve competência para dirigir o Ministério da Educação. Foi eleito prefeito da cidade de São Paulo pela maioria dos imigrantes que aqui residem e quer continuar fazendo aqui as mesmas merdas que fazia no MEC.

Em pouco mais de dois meses de mandato já está sendo veículado na mídia seu desejo de implantar o Kit Gay na cidade. O que se pode esperar de um governo dessa categoria? O que se pode esperar de um bando de vermelhos que estão afundando o país?

Os incautos que votaram nele que levem agora o tal Kit Gay para casa.

Enquanto a CHINA importa professores americanos e europeus e cria escolas e institutos de pesquisas de alto nível para preparar os seus compatriotas para enfrentar a concorrência cada vez maior em um mundo super competitivo, tecnológico, e disputado, o Brasil dos PeTralhas, o MEC dos PeTralhas, envia bolsistas além mar, mal preparados, sem saber falar uma língua estrangeira sequer.

Quando retornarem, isto é, se retornarem, terão deixado milhões de dólares do contribuinte lá fora e aqui dentro haverá a mesma mediocridade de sempre: faltando escolas de nível, faltando centros de pesquisa, etc. Quiçá aprendam alguma coisa lá fora, quem garante? Qual foi a vantagem?

Fora PT, fora corrupção, fora incompetência.

Índio Tonto/SP

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CEL,

Apoio integralmente o posicionamento do internauta Danir, 12:19 h. Infelizmente Danir, estamos naufrangando na questão educacional, moral e cultural.

Abraço.

Índio Tonto/SP

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A essência do PI não é a meritocracia e muito menos a competência. Puro marketing e poder eterno para a camarilha. Daqui a pouco teremos "miliça" nas ruas como na Venezuela do Deus II

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A mais pura verdade de um país, onde ver apenas corrupção.Apesar do numero de notas baixa com todo este processo Teremos,entender que a mal avaliação do candidato levara a mal formação do futuro profissional.
A verdade em questão esta nas metas,a parte que o verdadeiro objetivo não e mais nas competencias do candidato e sim em numeros.
Huhn,Tharsus

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