PF encerra inquérito do Rosegate em prazo recorde.

A Polícia Federal entregou ontem à Justiça o relatório final da Operação Porto Seguro, que apura tráfico de influência e venda de pareceres de órgãos do governo. A entrega encerra a investigação da PF. O caso provocou repercussão porque envolve Rosemary Noronha. Ela foi indicada em 2005 pelo então presidente Lula para a chefia de gabinete da Presidência em São Paulo e mantida por Dilma Rousseff. Também foram investigados diretores de agências da reguladoras da União.
 
O superintendente da PF em São Paulo, Roberto Troncon Filho, havia previsto há uma semana que o relatório final só ficaria pronto entre o final de janeiro e o início de fevereiro. Para este ano, segundo Troncon, só haveria um relatório parcial. O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, havia previsto um prazo menor ao depor no Congresso na última quarta-feira: de até 20 dias. O prazo legal para a entrega do relatório final é de 15 dias quando há réus presos, o caso da Porto Seguro.
 
É a primeira vez desde 2003 que a PF em São Paulo conclui o relatório final no prazo de duas semanas em operações dessa complexidade. O inquérito da operação, aberto em março de 2011, tem cerca de 4.000 páginas. Normalmente, o delegado pede mais prazo para analisar o material recolhido. Na Porto Seguro, houve buscas no escritório e na casa de 18 investigados no dia 23. Não houve tempo de analisar o material apreendido, segundo a Folha apurou. A análise pode resultar no pedido de novos inquéritos.
 
O delegado Ricardo Hiroshi, titular da investigação, disse a advogados dos investigados que finalizaria o relatório ontem por pressão da juíza federal Adriana Freisleben de Zanetti. A juíza disse à Folha, por e-mail, que pediu a entrega "porque hoje [ontem] vence o prazo legal". Questionada se houve pressão política para a conclusão, ela afirmou: "O juiz jamais se sujeita a pressão, seja lá de onde vier". Cinco advogados ouvidos sob condição de anonimato consideram o prazo inusual. O delegado pode pedir no relatório final a abertura de novos inquéritos. O procuradora Suzana Fairbanks também pode pedir novas apurações.
 
A PF não quis se manifestar sobre as razões do prazo. Policiais ouvidos pela Folha dizem que já havia provas suficientes para caracterizar os crimes dos investigados. A entrega rápida do relatório segue uma estratégia, segundo esses policias: a de obter uma decisão judicial célere em vez de ampliar o leque da investigação. Em operações recentes, como a que prendeu Carlos Cachoeira, a PF entregou o relatório em 15 dias e pediu a abertura de mais inquéritos. O inquérito foi encerrado um dia após o advogado Celso Vilardi ter pedido para apurar se houve quebra de sigilo em e-mails pessoais de Rose. Ele acha que houve invasão de privacidade.(Folha de São Paulo)

10 comentários

Sr Coronel:


Acredito que fui profético:
No 7-12-12 no post temer em baixa fiz o seguinte comentário

Anônimo disse...

Sr Coronel:


Quem será que estava atrás da operação Porto Seguro?
"Fui apunhalado pelas costas" quem será que apunhalou?
A operação Porto Seguro está em perigo,não queria estar na pele dos delegados e agentes envolvidos no caso.
O apedeuta acusou o golpe,sabe que poderá ser seu fim,dai.....
Saudações

Sr Coronel,não sou profético e nem tenho o dom de previsão.
O problema é que o Brasil está ficando muito previsível,muito vulgar muito furreco.

Saudações

Reply

Coronel,

Que gracinha da PF!!

Baixou as calcinhas para o Lulla&PT??

JulioK

Reply

Deve estar bem mal feito.

Tree

Reply

Coronel
Será que precisaram entregar logo para não correrem o risco de as gravações do Mollusco vazarem e eles serem forçados a incluí-las no inquérito?
Em outras palavras, a PF continua PT.

Reply

É estranho, muito estranho, um inquérito ser concluído, assim, tão rápido!?

Reply

Conformado? Há, há há...e eu sou uma Hiena.

Enquanto o malandro de nove dedos rola nos melhores hotéis pela Europa, o intelectual que levou a rasteira do anlfa e ficou com o pincel na mão está conformado.

Lula deve estar gargalhando, saber que mais uma vez o intelectual, ele detesta letrados, que levou um baile dele. Nem em sonho trocaria seu lugar pela anta chamada Dirceu.

A liberdade é impagável.


Reply

Quem sempre analisou as informações eram aqueles servidores vagabundos, bagunceiros,chantagistas e com salários estratoféricos que estavam em greve "de barriga cheia",que NÃO TEM salário nem atribuição legal para realizar esse serviço e NÃO estão fazendo.
Quem tem salário e atribuiçao para isso são os poderosos delegados federais,que no entanto nao tem conhecimento nem capacidade para tanto.O resultado está aí, relatório em tempo recorde, análise porca que vai livrar a cara de criminosos.
Era o que o governo e a imprensa que o apoiou CONTRA os pleitos dos policiais federais queriam.
Não venha reclamar agora, VC contribuiu para isso,essa é a "policia" que voces merecem,e a que a sociedade vai ter até que venha a devida valorização daqueles profissionais.

Reply

Defender a privacidade das pessoas faz parte.
Porém, invadiram bens públicos e se locupletaram de bens públicos.
Invadir e tratar bens públicos como se fossem privados, pode?
Logicamente não.

Reply

Só pode ter sido para ajudar a gang ...
Novas pressóes virão.
Deixa o hómi viajar fazendo de conta que está tranquilo.
Pode ser até que fique, dependendo das promessas ouvidas em resposta ao que foi pedido, quecertamente já ouviu. Um pouco acima...
Vamos ver agora o próximo round.

Reply

MO da Stasi botocuda.

Reply