PT desiste de manifesto a favor dos condenados pelo STF. Mas acha que crime de formação de quadrilha não é motivo "infamante" de expulsão.

Dividido, o PT desistiu de divulgar hoje um manifesto contra a atuação do Supremo Tribunal Federal (STF) no julgamento do mensalão. O texto, que atacaria a condenação de petistas como José Dirceu e José Genoino por corrupção ativa e formação de quadrilha, ficará para depois da definição das penas. "Temos uma avaliação crítica do julgamento e vamos fazê-la assim que ele for concluído", disse ontem o presidente do PT, Rui Falcão, a correspondentes estrangeiros. Conforme interlocutores, o mais recente cálculo, já discutido com Lula e a presidente Dilma Rousseff, é que não se pode transformar 2013 numa batalha campal contra o Supremo nem trazer para o colo do partido o ônus dessa mobilização. 

Essa ponderação não casa com a expectativa de aliados dos réus Dirceu e Genoino, que pretendem conflagrar a militância contra o tribunal. Nas últimas semanas, o PT já conteve ataques ao STF para não prejudicar seus candidatos nas eleições. A principal preocupação era evitar desgastes para Fernando Haddad em São Paulo. Agora, após a vitória do ex-ministro, petistas evitam expor o sentimento de revanche. O partido deve se solidarizar com os condenados atacando a "politização" do julgamento, mas não fará campanha permanente por eles. 

Eventuais iniciativas contra a decisão do STF, como campanhas por anistia ou recursos a cortes internacionais, não deverão ser lideradas pelo PT, e sim pelos réus. O deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP) pedirá que a Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara investigue o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, que sustentou a acusação aos petistas no julgamento. A instituição divulgou recentemente uma cartilha para crianças explicando o mensalão. "Ele queria interferir no processo eleitoral e isso não pode", diz o petista. Segundo um ministro petista, a ordem é agir com mais "cérebro" e menos "fígado".

Por ora, o único elemento capaz de reverter essa disposição seria a hipótese de o ex-presidente Lula virar alvo. Nesse caso, até mesmo a presidente Dilma tenderia a entrar no circuito para defender o antecessor."O PT não está em julgamento. Quem foi julgado foram alguns militantes do PT. Há uma tentativa de transformar o julgamento de pessoas em julgamento do partido", disse Falcão ontem. "Isso [o mensalão] nunca foi comprovado. Isso é uma narrativa que foi feita e não há comprovação material de compra de votos. Há suposições e ilações", afirmou. Ao falar sobre segurança pública, o presidente do PT repetiu a máxima de que no Brasil só vão presos "três Ps", vistos como "inimigos em potencial": pobres, pretos e prostitutas. "Agora acrescentaram outro P, que são os petistas", disse Falcão.

O dirigente disse anteontem a deputados que o artigo do estatuto do PT que prevê a expulsão de filiados que cometerem "crimes infamantes" não será usado contra os réus do mensalão. "Não se aplica a nenhum deles", disse. "Quem aplica o estatuto somos nós. E somos nós que interpretamos o estatuto."(Folha de São Paulo)

16 comentários



Mas lógico que não é, se fosse crime teriam que prender todos do PT, porque todo PT é uma quadrilha.
A prova dessa certeza é a maneira como eles se pronunciam, pensam igual e agem igual, são todos da mesma panela.

Reply

Mas é lógico que ninguém será expulso, estão todos "trabalhando" de acordo com a cartilha desse partido vermelho...

Reply

Minha gente ! Voces se esquecem que o PT é uma quadrilha, então formação de quadrilha é apenas um encontro de partidarios.

Reply

Na verdade não desistiram de nada, só estão aguardando a próxima VEJA, para saber o que Valério anda falando do poderoso chefão. Passarinho que come pedra sabe a CUT que tem.

Reply
a mão que embala o berço mod

Que fique claro para esta ave de rapina que não é PETISTA é PETRALHA.
Estes atos para ladrão é no máximo um pequeno desvio de conduta, ou como diria a governANTA um malfeito, haja tapete para encobrir as gatunagens.

Reply

Não satisfeito em possuir uma enorme lista de partidários envolvidos em todo o tipo de escândalos, o PT resolveu endossar todos os atos praticados por seus asseclas. Cagliostro

Reply

Coronel, desde os tempos idos, QUAL O PARTIDO POLÍTICO QUE NÃO É UMA QUADRILHA NO BRASIL? Um doce pra quem acertar.

Reply

Coronel,
todo crime praticado pelos petistas é motivo de elogio. Pelos petralha, é claro.

Reply

Puts! Esse cara é pior do que o senador suplício. Se acha um Entelequitual, com e 'grande".

Reply


Efeito Marcos Valério.

Lilyane

Reply

Bom,"crimes infamantes"são praticados quando se diverge do partido.É só fazer uma pesquisa :quem até agora foi expulso do pt era corrupto?
Respondam aí petralhas!

Reply

Ele quiz dizer "Quadrilha de S.João".São hilários.

Reply

Se a petralhada achasse que formaçào de quadrilha é infamante, teria que dissolver o partido.

Reply

Bandidos e ladróes têm a sua ética,e dela não se afastam.Ora, o que se vê entre os petralhas é o corporativismo--etico-bandido.Todos acobertam e protegem todos.

Reply

A desistencia do PT é porque internamente está deprimido, desgastado, falido moralmente, o conceito entre a população é muito baixo e atentar contra a massa que não conseguiram domesticar e enfurecida contra o PT não é boa ideia e para piorar o quadro depressivo, o pau geral na política foi um balde d'água gelada no Lula-PT. Tenho certeza se tivesse alcançado os objetivos eleitorais estariam urrando pelas esquinas e muito agressivos e quem sabe ameaçariam?
No fundo, o Lula estaria reticente, pensativo e amedrontado pela baixíssima aceitação do PT e as condenações aos mensaleiros...

Reply

No passado essa gente duente, justiçava us companheiros que divergissem da ideologia do roubo, sequestro, guerrilha e assassinato. Hoje, já filiados à nova Facção, ou SOC(Sofisticada Organização Criminoza) travestida de Partido Político, como foi delineado o "PT" pela PGR e 5TF, resta à essa melientancia sem caráter e sem vergonha na cara, desqualificar o óbvio, desqualificar o poder judiciário, politizando as condenações conquistadas por seus comparsas e cumpanheiros do crime, tal qual os eternos "inocentes" cumprindo "pena" no sistema carcerário brasileiro.

Vale lembrar, que depois de transitado em julgado, a briga da Facção Criminozzia PT, e sua Melientancia Delubilóide DaSilva, vai ser direto com a Polícia, seja ela CIVIL, MILITAR ou FEDERAL. Isto, Se o "PT" não começar à assassinar Policiais como o "PCC", já demarcando território nos presídios para o Chefão ZéDirceu..

Reply