Para Toffoli, que é ex-advogado do PT e ex-assessor de Zé Dirceu, formar quadrilha e corromper, roubando dinheiro público, merece penas mais leves.

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) José Antonio Dias Toffoli criticou ontem, em plenário, o tamanho das penas de prisão aplicadas aos condenados no processo do mensalão, dizendo que isso "combina com o período medieval". Para Toffoli, as multas e a recuperação de valores desviados surtem mais efeito "pedagógico" do que mandar para a cadeia. "A filosofia daquele que comete um delito está em debate na sociedade contemporânea há muito tempo. Esse parâmetro do julgamento, em 2012, não é o parâmetro da época de Torquemada [famoso inquisidor espanhol do século 15], da época da condenação fácil à fogueira." 

E concluiu: "Aqui o intuito final era financeiro, não era violência, não era atentar contra a democracia e contra o Estado Democrático de Direito porque eles são muito mais sólidos do que isso. O intuito era o vil metal. Que se pague então com o vil metal". A crítica do ministro ocorre na semana em que o tribunal definiu as penas dos núcleos político e financeiro do mensalão, condenando, por exemplo, o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu a 10 anos e 10 meses de prisão, além de multa no valor R$ 676 mil. 

A participação de Toffoli gerou polêmica antes do início do julgamento pelo fato de ele ter sido advogado do PT e assessor da Casa Civil no período em que Dirceu comandava a pasta (Toffoli votou pela absolvição do petista). O ministro também namora advogada que participou da defesa de um dos réus. Na sessão de ontem, Toffoli também questionou a razão de mandar para prisão a banqueira Kátia Rabelo, "uma ex-bailarina", condenada a mais de 16 anos por lavagem de dinheiro, gestão fraudulenta, evasão de divisas e quadrilha. 

E afirmou que os réus deste processo do mensalão são pessoas que "desde 2006 não têm condições de sair à rua", da mesma forma em que ministros e advogados "foram agredidos" por seus respectivos votos e defesas. O ministro não explicou a que casos se referia. O revisor do processo, Ricardo Lewandowski, que divergiu da maioria do STF ao votar pela absolvição de alguns réus, chegou a ser hostilizado por eleitores ao votar em outubro. Após a fala de Toffoli, o ministro Celso de Mello afirmou que as decisões do STF têm sido adequadas e razoáveis.(Folha de São Paulo)

28 comentários

Coronel,

Este "animal invertebrado" vai ficar mais de 20 anos no STF ou vai ser retirado de lá pelo Congresso???

JulioK

Reply

Até acredito que tenha ficado uns dias, durante férias, sem advogar para o partido e para o Zé.
Ah, se certos sigilos telefônicos fossem quebrados....

Reply



Eu gostaria de ver a cara do pulha do Toffoli e do Lewandowski quando estão no salão do aeroporto prestes a embarcar, naquele momento, sabem, que ficamos amontoados olhando para cara do outro.
Será que eles mantem a cabeça erguida ou fazem como aqueles que ficam olhando para o chão ou para o teto?

Como será a reação deles quando se encontram com eles mesmos ao fazer a barba e se olhar no espelho?

São dois capachos do velhaco ordinário, dois sujeitos sem personalidade, dois paus mandados.

Paus mandado do pior inútil que já existiu neçepaiz.

Reply

Parece que o título deste post está errado. Não me parece que ele seja ex.

Reply

Lamentavel...

Lamento profundamente morar em um país, onde um sujeito SEM MÉRITOS, e mesmo levando BOMBA em dois concursos para juiz de substituto de primeira instância, chega a ser ministro da suprema corte simplesmente por ter sido "adevogado" do partido do presidente da república.

Mais ainda, vomita imbecilidades e ignorancia jurídica, ao defender abertamente ladrões de dinheiro público onde pelo menos, deveria te-los julgado de forma isente e aplicado penas exemplares.
Era o que se esperava desse sujeito, é para isso que é régiamente pago com dinheiro público e possui hordas de aspones para escrever seus "votos".

Assim como seu "colega" o medíocre "adevogado" que atende pelo mínúsculo nome de lewandowisky - O CÍNICO - também alçado ao cargo de ministro sem qualquer mérito que não o de ter relações particulares de amizade com o ex-presidente, claramente, obstruiu, provocou, embargou, perturbou, e procrastinou o julgamento dos MENSALEIROS em todas as ocasiões que lhes pareceram oportunas e nas inoportunas também.

O ex-presidente é um semi-analfabeto um verdadeiro idiota da cabeça aos pés, mas ainda governa esse pobre país, dos bastidores dessa república de bananas, se é que se pode chamar de república um país que tem como seu representante um terrorista e assaltante de bancos.

Tavez esteja aí a razão das palavras desse sujeito venal que disse que APLICAR PENAS A LADRÕES não é "pedagógico" ... "pedagógico é recuperar o dinheiro roubado"...

... quem sabe para continuar a ser roubado pela mesma quadrilha...

Pensando melhor, não é de se admirar essa inversão de valores que culmina na verdadeira onda de terror que estamos vivenciando: Cidadãos acuados em suas casas, meios de transporte sendo incinerados, enquanto policiais são abatidos nas ruas como moscas...

Não me digam que tudo que estamos passando não é fruto do desgoverno que aí está, que aparelha e corrompe todas as instituições desde que chegou ao poder, que rouba dinheiro público e enriquece seus "cumpanhêros", que não pune e defende a impunidade, que abriga e prestigia e defende MENSALEIROS...

Reply

Ele está dizendo que o Dirceu fez tudo por dinheiro? Garoto de programna, então?

Reply

Será que Toffas assistiu a alguma aula sobre Lógica, mesmo no ensino médio?
Ninguém falou pra ele que o dinheiro desviado pelos corruptos seria destinado à Saúde (pessoas morrendo nos corredores de hospitais mal aparelhados), Transportes (milhares de brasileiros morrendo devido às más condições das estradas), etc.. Corruptos são assassinos indiretos! Devem pagar por seus crimes com TODO o rigor da lei! E se ele quiser mudar a lei, esta no lugar errado. Deve ir para o Legislativo criar as leis que ele deseja (se os outros parlamentares concordarem com ele, é claro).

Reply

De acordo com Tofoleto a pena de prisao nao eh legal e sim uma pena pecuniaria...ja...ja ele recomenda alguns
Pais nossos e umas Ave Marias e tah tudo resolvido.... Jarjura.

Reply

Ainda sobre a logica do Tofoleto se um assaltante roubar um banco, digamos um valor de uma milha ele deveria ser apenado em quinhentao e, pronto, ta livrinho da silva...Nao foi crime de sangue neh. O que sobrou tah livre ate do
IR. Legal a tese se pega to dentro. Jarjura

Reply

Toff esta dizendo que roubar grana publica eh praticamente nada, tendo em vista que nunca se recupera o dinheiro roubado mesmo...

pena alternativa eh engodo....

ninguém tem medo de pena alternativa...

ou eh cana ou nada feito...

acreditem, eh a possibilidade de ira a cana que faz com que muita gente segure seus instintos mais primitivos...

Reply

e a teoria dele eh curiosa, vai contra o que dizem os réus...

Toff disse que eles foram seduzidos pelo "vil metal", o que se pode deduzir que não se aguentaram em ver tanta grana e pegaram um pouco pra si...

já os mensaleiros dizem que não ficaram com nada, que tudo era coisa pra campanha eleitoral...

decidam-se...

ou bem foram seduzidos pela grana e pegaram algo pra si ou não estavam nem ai pra ela e só a usaram para comprar os outros...

Reply
César de Castro Silva mod

Coronel, avisa a esse senhor, que entrou na magistratura de paraquedas, que o dinheiro público desviado pelos seus constituintes corruptos poderia ter evitado mortes nas estradas, nos corredores dos hospitais, nas ruas sem policiamento, nas pesquisas científicas, enfim, o dinheiro roubados dos cofres públicos causa homícidios e mortes muito mais do que todos os assaltantes brasileiros juntos, por isso seus constituintes deveriam ser condenados a pena de morte ou prisão perpétua, certo?

Esse "ministro"(sic) e o luladowsky, se transformaram a vergonha da magistratura nacional e são um péssimo exemplo para os jovens que pretendem ingressar na carreira de juiz.

Reply

O Totoffoli, ontem no STF, com o seu discurso asqueroso, levou-o a rasgar a fantasia a favor do Zé Dirceu e mostrar-se por inteiro! Um escárnio ao bom senso! Um total falta de vergonha na cara!

RA fez um ótimo texto a respeito:

O Foucault mal lido de Dias Toffoli era só pretexto para protestar contra a eventual prisão de José Dirceu

http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/o-foucault-mal-lido-de-dias-toffoli-era-so-pretexto-para-protestar-contra-a-eventual-prisao-de-jose-dirceu/


Chris/SP

Reply

Mas não é escancarado o ´nigócio"? O Nepote,"bombado" 2X para substituto, dando um "cata" no STF.
E morrerei antes de ver essa pinóia aposentada.
Mereço!!
Fonebone

Reply

Mas meu coronel, o avestruzinho de capa continua sendo advogado da "cumpanherada."

Reply

Ladrão não pode roubar e gastar: tem que guardar e investir tudo para devolver em caso de condenação. Se não devolver (o que emprestou) vai preso. O Direito no Brasil tá virando uma piada.

Reply


Realmente mereceu penas mais leves pelo menos pelo critério do julgamento no Supremo.
Mas aprendemos pelo menos uma coisa com esse processo do Mensalão, que é o de que, quem tem mais responsabilidade paga menos e os paus mandados pagam a conta pelos dois o que bate com aquele dito popular que diz que "a corda só parte no lado mais fraco".

Pois é, pela escala, o maior responsável e a quem tudo interessava nem chegou a ser citado, os sub-chefes que também tinham grandes interesses no objeto das negociações, pegaram penas bem pequenas,e os seguintes que eram os que apenas manipularam o dinheiro e que foram denominados de núcleo financeiro e publicitário ( não sei o porque da separação tecnica de "publicitário", para mim seria tudo financeiro) foram os mais penalisados. Isto soa como aquilo que seria de como culpar mais a arma do que quem acionou o gatilho praticando o crime. E estava claro que o fim maior era o da corrupção de parlamentares do Congresso tanto que se alguém que participara das negociatas com o fim de viabilizar e propiciar a lavagem do dinheiro se alçou a um vôo maior, e se locupletou com o dinheiro que era parte integrante dos meios, é claro que é mais uma prova da ilicitude da ação praticada pelo grupo político que em tempo algum impossibilitou-os de se beneficiarem, pois se tratava é claro, de uma espécie de chantagem velada.

Desvirtuou-se, como se tudo não quisesse passar de um crime de apropriação indébita, e não o fim maior que induziu ao crime que foi a compra de consciencias no Poder Legislativo.

Mas de qualquer forma tiramos disto tudo o exemplo que ficará para sempre de que um dia por algum tempo tivemos um Judiciário que agiu conforme as espectativas daqueles que geraram as leis do País, ainda que essas mesmas leis sejam muito brandas, e portanto temos obrigação de continuar vigilantes para que nas próximas situações venhamos a ter atuações tão boas ou melhores que esta.

J.A.MELLOW

Reply

Cel,
Por causa de elmentos desta estirpe que o Brasil se ve assolado por bandidos comandando de dentro dos presidio, inscendios, mortes, o Brasil carece de homens serios este crapula deveria estar atras das grades pois faz parte desta quadrilha que comanda o Brasil.

Reply
Escudeiro da Verdade mod

As declarações do ministro Toffoli não condizem com a realidade.

perigo para a sociedade não é só bandido que porta arma de fogo nas mãos.

Autoridades com poder de ordenar despesas fazer mais estragas com uma caneta do que um assaltante com um fuzil nas mãos.

O fuzil tem limitações de transporte e sua munição esgota-se rápido, necessitando de recarga. A área de ação é limitada.

Caneta não. Pode desviar dinherio da Educação, Saúde, Transportes, Segurança Pública, Ações Sociais, enfim, o grau perversidade do delinquente de gravata é limite.

No Brasil dos Mensalões e Cuecões, mata-se mais coma caneta do que com o fuzil. Portanto, cadeia neles!!!

Reply

As penas impostas aos menbros da cúpula do PT, principalmente ao Zê Dirceu e ao Genoino, Foi realmente decpionante se comparadas a pena aplicada ao Marcos Valério e aos diretores do Banco Rural. Banqueiro, por natureza quer ganhar dinheiro, muito dinheiro. e para isso faz qualquer sacrifício. Agora, menbros do governo, principalmente do alto escalão como o Zê Dirceu, que participava e incentivava a corrupção e o desvio de dinheiro público, mereceria uma pena muitom maior. Deveria servir de exemplo, e a pena deveria ser cumprida INTEGRALMENTE em um presídio.
Outro erro do julgamento é estipular multas para esse tipo de condenação, uma fez que todo dinheiro usado no pagamento, vem também do dinheiro desviado, o que não foi pouco. Também, deveria os ministros decretarem o arresto dos bens dos condenados como resarcimentomdos recursos desviados do erário público.

Reply

.........lamentável!! em ser desprezível...
Patético!!

Reply

Esquece este FDP que ao desviar recursos públicos, você comete crime de sangue porque o dinheiro deixa de chegar em hospitais, merendas de escolas e creches, educação etc... VTNC DIAS TOFFOLI

Reply

PTofolli? Falemos sério !?!?!?!?

Reply

Ele so pode estar de sacanagem...!

Reply

Obelisco da Democracia
Os defensores por convicção, a mídia comprometida, os agentes do PT, Lula e seu séquito de salteadores larápios aloprados, que sobrevivem pendurados nas tetas da vaca Brasília, me assustam pela cretinice de suas éticas ao emitirem suas opiniões sobe a culpabilidade dos “criminosos do Mensalão”... É nojento ver a Suprema Corte de nossa Justiça, da qual esperamos o supremo julgamento de nossas mazelas, corrompida por Neolulopetistas.

Evestindo-se de toga, Ricardo Lewandowski e Dias Toffoli usurpam aquele poder para emitir opiniões pessoais em defesa de réus. E pior, fazem isso sabedores que deveriam ter se declarado impedidos de participar desse julgamento, por motivos que todos sabemos.

Ricardo Lewandowski e Dias Toffoli mentem, deslavados, sem um mínimo de pudor... ...Declaram-se vis sonâmbulos do poder, livram-se de qualquer pudor de suas matérias e almas; distos da verdade sem nenhum temor!... ...Ora! Mas vê-se claro que a verdade vale “vinténs” para o caráter de suas mentes? Penso que verdade, para eles, é, somente, antônimo de mentira, por isso, faltam com ela impunes, covardes, de demência insana ao faltar com essa, impune’mente!... ...Bem! Mas por que tudo isso... ...muito simples, porque são “criaturas” que portam o gene do “criador”, que:

Na volúpia de sua vil deslealdade,
Ainda grita aos seus adversários
Ostentando o brasão de seu reino
Como se fosse um dos templários!

Mas continua como “Luís brasileiro”,
Metamorfoseado nessa imagem breu,
Entre os espelhos de seu “Versailles”,
A blasfemar: “o Estado sou eu”!...

Nesses 15 de novembro de 2012, percebo, cristalinamente, nossa “Soberania”, obelisco da Democracia, escoando por entre os dedos e corações do Povo Brasileiro...


Delmar Fontoura

Reply

Se eu for escrever aqui tudo o que pensei desse "cara" ao ler o que li aqui, das duas uma: ou minha opinião (me recuso a usar post, porque isso é marca registrada petralha) não seria publicado ou eu seria presa.

"combina com o período medieval" - Pois é! Elle deveria lembrar que foi no período medieval que o povo mais pagou impostos a igreja e a governos e também onde ocorreu um grande desvio de dinheiro só rivalizado com o que vemos hoje. Qualquer bom historiador pode fazer isso.

Portanto, para um crime "medieval" como o da petralhada... a pena tem que ser igualmente medieval.

Alias, naquela época A QUILHOTINA não era muito utilizada??????????????????????

PS.: Fica explicado porque o "cara" não passou em dois concursos públicos.

Reply

O PT é o partido especializado em aparelhar a máquina estatal, para inflá-la de militantes e meliantes que doam 20% do que recebem de salário no Poder Público para o Poder Partidário. Por isso, trata-se de um golpe de puro cinismo político alegar que o Supremo Tribunal Federal é uma instituição partidarizada.

Reply

Então a pena para um assalto a banco tem que ser a devolução do dinheiro, já que o intuito era somente financeiro também.

Reply