Operação PEC 37. Ou quem disse que a Polícia Federal não investiga corrupção?

Em resposta ao movimento dos procuradores do Ministério Público Federal contra a PEC 37, por eles denominada de PEC da Impunidade, a Polícia Federal chutou várias portas até então indevassáveis de Brasilia. Veja a notícia abaixo:
 
A Polícia Federal (PF) apreendeu nesta sexta-feira, 23, 18 malotes de documentos em seis órgãos públicos que foram alvo das diligências da Operação Porto Seguro. Entre os órgãos devassados estão a Agência Nacional de Águas (ANA), onde atua desde 2010 o diretor Paulo Rodrigues Vieira, indicado para integrar o colegiado do órgão pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Apontado como cabeça do esquema de compra de pareceres técnicos sobre negócios milionários no governo, Vieira foi recolhido à carceragem da PF após prestar depoimento por mais de duas horas.
 
O diretor foi preso em sua residência, em Brasília, pouco depois das 6 horas da manhã desta sexta e não ofereceu resistência. A defesa informou que pediu acesso aos autos do inquérito para poder se posicionar. Os demais órgãos públicos que sofreram buscas foram o Ministério da Educação (MEC), a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, Advocacia-Geral da União (AGU) e a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).
 
Na capital federal, onde a PF cumpriu três mandados de prisão e duas conduções forçadas, foram feitas buscas em 18 endereços. Foram apreendidos discos rígidos de computador, mídias digitais e documentos, que passarão por análise técnica. Foram apreendidos também dois veículos, entre os quais um Land Rover. Também foram cumpridos 26 mandados de busca no Estado de São Paulo, nas cidades de Dracena, Cruzeiro e Santos, além da capital paulista.
 
Segundo o delegado Roberto Troncon, superintendente regional da PF em São Paulo, a investigação teve início em março de 2011, quando um servidor do TCU procurou a PF para denunciar o esquema que consistia na compra de pareceres técnicos de diversos órgãos públicos, como a Anac, a Ana a Antaq. Tais pareceres técnicos serviam para favorecer empresas que mantinham algum tipo de contrato com órgãos públicos e que, de alguma forma, dependiam dessa documentação.
 
O servidor do TCU que denunciou o caso à PF contou que foi procurado por um empresário que lhe ofereceu R$ 300 mil por um parecer. Ele aceitou parte do dinheiro, R$ 100 mil, mas depois se arrependeu, devolveu o dinheiro e delatou o caso à PF. Troncon disse que a investigação logo constatou que não se tratava de um caso isolado. "Constatamos que havia um grupo que contava com dois servidores de agências reguladoras. Este grupo prestava serviços para empresários que tinham interesse em agilizar processos mediante pagamento e favorecimento dos servidores públicos, até mesmo a elaboração de pareceres técnicos sob medidas, contratos para favorecerem interesses privados", declarou o superintendente.
 
No total, foram indiciadas 18 pessoas pelo esquema, entre servidores, empresários e advogados, acusados de corrupção ativa, corrupção passiva, violação de sigilo funcional, falsidade ideológica, falsificação de documento particular e tráfico de influência. A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), embora investigada, não foi alvo de buscas, conforme havia sido informado inicialmente por fontes policiais. (Estadão)

9 comentários

A degradação é absoluta.

Leiam o texto do médico psiquiátra
Dr.Marcelo Caixeta

“A velhacaria, a viadagem e a putaria invadiram a casa da família brasileira”

http://www.dm.com.br/texto/67917

Reply

Cel
Vamos ver se a investigação vai adiante. A PF começa com estardalhaço e não conclui nada. Aguardemos, pois!
Esther

Reply

Lula transformou esse país no maior antro de corrupção da história.

Reply


Tudo que não presta, toda perversão tem o dedo do que não tem um dedo.

Reply

Sempre valerá a pena repetir: o grande mentiroso implantou no Brasil a corrupção institucionalizada. A História o destacará como aquele que dividiu o País entre "nóis e eles".
Não acredito que será fácil reconstruir o que este doutor causador de horrores destruiu.
Depende das escolhas que a sociedade fará. Entretanto, pelo referendo à corrupção dado pelo povo da capital paulista nas últimas eleições, as esperanças estão abaladas. Haja PF e Joaquins para sustentarem alguma expectativa mais promissora.

Reply

“A velhacaria, a viadagem e a putaria invadiram a casa da família brasileira” kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Reply

Sabe quando a PF vai investigar a presidência? Quando um procurador (membro do MP) mandar. Sabe quando um delegado da PC vai investigar um governador? Quando um promotor (membro do MP) mandar. Comemorar a tirada do MP da jogada? Com as polícias (PF, PC e PM) subordinadas aos executivos? Tiro no pé!

Reply

Tem algo de errado nessa investida da PF, principalmente no Escritório da Presidência da República em São Paulo.
Alguma conexão com a provável indicação do AGU, o PeTralha ADAMS, para uma vaga no STF, em detrimento da indicação tida como certa do "socialismo ou morte" Ministro da Justiça CARDOZO?
Este ficou queimado para o STF depois da declaração que preferiria morrer a ir preso em uma penitenciária brasileira.
Nada é por acaso, gente. Ainda mais em se tratando de PeTralhas.

Pilcha Nova.

Reply

E pensar que Sodoma e Gomorra foram destruídas por bem menos... eheheheheheh!

Essa putaria vai se transferir para SP com força total! Será que o paulista já aprendeu ao longo desse último mês ou vai incorrer no mesmo padilherro em 2014????

kkkkkkkkkk Petista e corrupção são sinônimos! Gêmeos siamêses!

A PF e o TCU são o calo no pé da petralhada em BSB. Vamos esperar para ver o que eles vão arrumar contra envolvidos na operação para deslegitimá-la?

Agora, vamos combinar viu! A PF mostrou uma bravura do caramba... invadir o gabinete da Presidência, ainda que em SP, mas ministérios importantes?

Quero ver quanto tempo a Desgovernanta vai levar para exonerar alguém envolvido na operação por algum motivo abjeto?

Reply