Pesquisa: sexta é pra valer.

As pesquisas têm errado e muito. Mas, nas últimas duas eleições para a prefeitura paulistana, verdade seja dita, o Datafolha acertou em cheio no segundo turno, na pesquisa feita quando faltavam dois dias para o pleito. Abaixo, seguem os dados do Datafolha e os resultados nas urnas.
 
30 de outubro de 2004
 
SERRA - 54% dos votos válidos na pesquisa - 54,86% nas urnas
MARTA - 46% dos votos válidos - 45,14% nas urnas
 
25 de outubro de 2008
 
KASSAB - 60% dos votos válidos na pesquisa - 60,72% nas urnas
MARTA - 40% dos votos válidos - 39,28% nas urnas
 
No próximo dia 27, como faz, tradicionalmente, o Datafolha estará publicando a última pesquisa antes da eleição. Como se vê acima, o debate da Globo não afetou as previsões do instituto, porque havia uma diferença significativa. É esperar para ver e depois conferir.

A título de curiosidade: o Ibope registrou os mesmíssimos resultados que o Datafolha, nas últimas pesquisas antes da eleição, tanto em 2004 quanto em 2008.

34 comentários

Ou seja, anti-PT sempre com 1 ponto a mais e o PT com um ponto a menos.

Reply

Coronel, as enquetes da Datafolha e Ibofe mostram uma subida de Serra e a estabilidade dos votos em Haddad.
Vendo a ascenção muitos indecisos tendem a entrar para a nova onda e os 10% não decididos firmemente, pois o Rattat subiu rápido de 30 para 50% e a metade podem reverter a decisão, seira algo como 47% Serra a 45% do PT e URNA NÃO TEM MARGEM DE ERRO.
Eventual governo Haddad não terá governabilidade própria e precisa do apoio de oposicionistas, uma situação propícia a novo mensalão.

Reply

AGURDANDO ANSIOSA A PESQUISA DE SEXTA , CORONEL AINDA TENHO ESPERANÇA QUE SÃO PAULO NÃO VAI ENTREGAR ESTA GRANDE METRÓPOLIS NAS MÃOS DESTA QUADRILHA . PAULISTANOS O BRASIL CONFIA EM VCS ATÉEEEEEEE DOMINGO.

Reply

Agora é bem diferente, muita coisa está em jogo, eu tenho fé que no sábado Serra vai aparecer nas pesquisa com 5% há mais e ratat 5% há menos, para mim Serra na margem de erro é semprepra cima e Rattat é baixo, e os indecisos vai migrar pra Serra no último segundo na hora de votar.

Reply

Essas pequisas estão muito confusas, nessa eleição apareceu até o eleitor conservador no primeiro turno, agora esse mesmo eleitor conservador de uma pra outra vão votar no liberal Rattat, ninguém muda assim derente seus valores.


Agora também eles vem com essa que Serra deu um subidinha graças ao pessoal que votaram nulos e brancos no primeiro truno, e agora se decidiram por ele, que história mal contada é essa, só acredito vendo!!

Reply

Estadão e FuLLiA já noticiam que SERRA recuperou o VOTO dos EVANGÉLICOS, (17% do RUSSOMANO) +(4% do CHALITA), mais os 32% dele..
Amanhã: SERRA 53,33%

SERRA aparecerá com 40% dos VOTOS

BarbariHADDAD com 35%

NULOS & BRANCOS 9%

ABSENTEÍSMO 16%

Reply

Colocado desse jeito, a vaca já foi pro brejo. Não há esperança para o Serra? Mesmo assim continuo acreditando.

Reply

OFF
E ISTO JÁ ERA ESPERADO!!!!

PT VAI RASGAR ESTATUTO PARA PROTEGER MENSALEIROS

Regras preveem expulsão de condenados por "práticas administrativas ilícitas" ou "crime infamante". Mas ninguém quer punir Dirceu e seus comparsas
O PT vai ignorar o próprio estatuto para proteger os quatro integrantes do partido condenados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no processo do mensalão.

José Dirceu, José Genoino, Delúbio Soares e João Paulo Cunha, considerados culpados pela Corte, enquadram-se no dispositivo do regimento petista que prevê pena de expulsão para quem sofre condenações judiciais. Mas seguirão militando na legenda.
(...)
http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/pt-vai-rasgar-estatuto-para-proteger-mensaleiros


Chris/SP

Reply

Dizem que o tracking da campanha do PT está dando Serra na frente, com 1,8%. A conferir, domingo.

Reply

CHAVEZ AGORA CENSURA TAMBÉM OS LIVROS E SÓ PERMITE LITERATURA COMUNISTA NA VENEZUELA.
Hugurilla Chaves está transformando a Venezuela em nova Coréia no Norte.
Artigo aqui: http://aluizioamorim.blogspot.com.br/

Reply

O nível de erro do DataBolha/Ibope aumentou muito este ano, não acredito mais nem na boca de urna deles.

Reply

Porém, temos que considerar que os tempos são outros. Aposto que no primeiro turno nestas eleições não tivemos nenhuma diferença crassa como tivemos neste ano. Tenho certeza.

Reply

Puxa pra cá, estica pra lá, fazem de tudo para não se convencerem do óbvio: Zé Serra tem mais de 50% de rejeição e, portanto, está literalmente derrotado.

Reply

TEMOS QUE LEVAR EM CONTA QUE ESSE ANO O PT DEVE TER DESEMBOLSADO O CAMINHAO DE DINHEIRO PRAS DUAS PESQUISAS,ATE LULA DEVE TER BOTADO DO BOLSO,PQ AGORA ELE TA RICO NEH

Reply

O Datafolha mostra Haddad com 49% das intenções de voto, e Serra com 34%. Segundo o Ibope, o candidato da coligação Para Mudar e Renovar São Paulo (PT, PCdoB, PSB e PP) tem 49%, contra 36% do representante do tucanato. Observem que a soma da porcentagem do candidato do PT dá exatamente o numero do PT: 4+9="13"...Agora usem os numeros do Serra de varias maneiras, 34 e 36: 3+4+6="13"...3*3+4="13"...Coincidência ou um sinal para "alguém"?????rsrsrsrsrsrsrsrs

Reply

ibope e datafolha nao tem pesquisa para sexta. ambas os institutos divulgarao pesquisa apenas no sábado. o ibope ainda tem o boca de urna no domingo.

Reply

Eu penso o seguinte a respeitodessas pesquisas -propagandas;Todos os formadores de "opinião" contrários a tais influências negativas sobre o processo democrático eleitoral - MANIFESTAR DESAPROVAÇÃO Á FORMA COMO É PRATICADA - COM O FIRME OBJETIVO DE INFLUÊNCIAR O ELEITORADO!. jdean

Reply

Em 2004, a diferença pelo IBOPE era 8 pontos, nas urnas deu 9.72.

Em 2008, a diferença pelo IBOPE era 20 pontos, nas urnas deu 21.44.

Ou seja, Serra tem dois pontos a mais do que propalam.

Reply

Segundo o blog Pitacos, de 2 jornalistas tucanos de SP, afirma que:
Repetimos mais uma vez que este é um blog opinativo, de análise a quente da conjuntura. Não é um instrumento de emulação ideológica ou de mobilização política.

Nesse sentido, temos de enfrentar a realidade tal como ela é, ou melhor, tal como achamos que ela é.

A pesquisa do Datafolha, divulgada ontem, tem credibilidade. Ela pode não ter fotografado exatos 100% da conjuntura, mas, sem dúvida, captou um quadro muitíssimo desfavorável ao candidato tucano em São Paulo.

Abertas as urnas, poderá haver discrepância de números, para mais ou para menos, em relação a José Serra. Todavia, a diferença é muito grande para que o instituto paulista não tenha captado o que ocorre na cabeça e no coração do eleitorado até ontem, quarta-feira.

Não é a hora de contribuir com análises do porquê chegamos até aqui, em desvantagem. No pós-abertura das urnas, os dados estarão completos e irrefutáveis e então estará instalado o momento das discussões maiores, seja qual for o resultado da vontade soberana do eleitorado.

Haddad tem uma frente eleitoral que pode ser considerada confortável. Vem herdando a maioria dos votos de Russomanno e de Chalita e têm a preferência do eleitorado indeciso, sempre segundo o Datafolha. Serra continua com um índice de rejeição estratosférico, de 52%.

Nesse contexto, não há como esmurrar a realidade das intenções de voto. Haddad é o grande favorito para ganhar as eleições de São Paulo.

Essa constatação indica que o resultado já está dado?

É evidente que ainda há alguma chance de reversão do quadro eleitoral de São Paulo, em favor de José Serra. Ele começa a recuperar seu eleitorado histórico, pode avançar sobre os indecisos e também, em particular, sobre os eleitores que votaram nulo, branco ou que simplesmente não votaram.

No entanto, tão-somente se houver um movimento espetacular do eleitorado em direção à candidatura tucana é que poderá haver a virada. E a virada só será viável se Serra, além de reconquistar seu eleitorado cativo e de atrair os indecisos, retirar votos de Haddad. Concretamente será preciso fazer com que sua intenção de votos decresça e seja inferior aos atuais 49% que detém.

Não nos somamos àqueles que acham que Haddad passou do ponto da agressividade a José Serra, ontem, no debate do SBT/UOL, porque sabia que sua margem de vantagem sobre Serra estaria se estreitando expressivamente. O candidato petista, a nosso ver, errou na estratégia para o confronto, seja por obra e graça do seu marqueteiro ou por suas individualidades. Analisaremos esta questão em um próximo post.

Para os apoiadores de Serra o momento não é o de baixar a guarda.

A conquista de voto a voto pode contribuir para uma difícil virada ou para a demarcação de território.

Cada um de nós pode contribuir em nosso círculo de relacionamento ou mesmo no eleitorado em geral.

Há comentários neste blog que têm conteúdo importante, quanto ao mérito da disputa eleitoral, seja na desconstrução das estratégias e mentiras da campanha adversária, seja na explicitação do que há de melhor na campanha de José Serra. Deveriam ter publicidade, nas áreas de influência dos nossos comentaristas.

Há meios e modos para darmos as derradeiras contribuições à campanha.

O favoritismo para o outro não pode nos levar a não manter as mangas arregaçadas.



Escrito por pitacos às 15h59

Reply

CPI das Pesquisas terá assinaturas suficientes na próxima semana






http://colunas.revistaepoca.globo.com/felipepatury/2012/10/25/cpi-das-pesquisas-tera-assinaturas-suficientes-na-proxima-semana/ …

Reply

Cara como vc sabe? vc n está inventando pois sou idosa e espero pela eleição do Serra

Reply

A grande verdade é que o contrato dos institutos com o PT acabou na última pesquisa. Se ajudou ou não, agora não é mais problema deles. Certamente virão números surpreendentemente inesperados, para ambos os lados na última pesquisa, pois os burros não souberam combinar nem no percentual a dar ao Haddad (ambos 49%). Outra coisa esquisita é a subida magistral da rejeição do Serra no Datafolha. Sei que é dificil, mas nenhum dos dois acertou a posição do Serra no 1º turno. Vamos acreditar e votar 45 domingo.

Reply

petralha 16:30

CALA A BOCA!



Chris/SP

Reply

Podem falar o que quiser, pesquisas e petralhas, que aqui infestam o espaço:

SIGO ACREDITANDO NO SERRA 45!


Hoje consegui mais 3 votos para ele, de pessoal indeciso.


Chris/SP

Reply

Como paulistano e eleitor do José Serra torço para a vitória dele, mas verdade seja dita, a vitória do Haddad não será um bicho de sete cabeças e ajudará em muito o Geraldo Alckmin em 2014, pois, haverá um parâmetro para comparação entre a incomPeTência e a realização.Quanto a roubar duvido pois depois que o STF fez no caso mensalão duvido que alguém tenha coragem de praticar ilícito. Vai valer a velha máxima: "Quem roubou, roubou, quem não roubou não rouba mais. Vamos Serra

Reply

Se entrar o Serra é o governo normal.
Se der zebra, o Rattat não terá força para governar e o "parlamentarismo" a nível municipal estará implantado.
RATTAT TERÁ QUE GOVERNAR COM O PLANO DE GOVERNO DO SERRA, não terá força e nem mesmo autonomia, os petralhas não poderão dividir a cidade em lotes de secretarias para petalhas e sim uma administração técnica e o sapo barbudo não verá o petralhismo no poder, o PT sim mas compartilhando o poder com partidos aliados e aliança obrigatória com o bloco do Serra, isto evitará um dia 21-12-12 na cidade, o Rattat será só um prefeito fraco e Russomano ou o Michel Temer entram no cargo e a bruxa do planalto consegue outro vice para a campanha de 2014, acho que o SAPO BARBUDO SERÁ CANDIDATO e a Dilma candidata por outro partido e ganhe do sapo porque um de outro partido pega a segunda vaga, será um rei "russomano"II . kkkkkkkkkk

Reply

Serra vai virar!

Reply

Caro Coronel: Especulando acho que o Serra tem na faixa de 39 a 43% e o ruinddad no máximo 46%.

Reply

Está otimo esta "escuridão" oferecida aos petralhas , por aqui. NINGUEM , NEM O CORONEL , COMENTA COISA ALGUMA SOBRE TRACKING E IDEIAS,CRITICAS E SUGESTÕES PARA O SERRA POR AQUI. A PETRALHADA POR AQUI NÃO ENCONTRARÁ INFORMAÇÕES...MUITO BOM !

Reply

Transcrevo parte de matéria do jornal Estado de SP de hoje. Não há uma contradição? Afirma que Serra recuperou o voto dos evangélicos porque parou de falar no Kit-gay (aliás, ele mesmo não falou). Penso o contrário, se os evangélicos voltaram é porque o pastor Silas Malafaia falou sobre o Kit-gay. Estranho, será que começam a preparar terreno para dizer que os evangélicos resolveram votar em Serra às vésperas das eleições?
25.outubro.2012 01:32:35
Serra recupera evangélicos e volta a cenário pré “kit-gay”
José Serra (PSDB) recuperou os eleitores evangélicos que havia perdido na semana passada. Ele cresceu 10 pontos nesse segmento do eleitorado em apenas sete dias: foi de 28% para 38%. Com isso o tucano voltou ao patamar que tinha na primeira pesquisa do segundo turno entre esses eleitores e, por consequência, no total do eleitorado. Ou seja, Serra não tirou eleitores de Fernando Haddad (PT), só reconquistou os que perdera.
Essa movimentação da intenção de voto dos evangélicos está ligada à campanha contra o “kit anti-homofobia” que um aliado de Serra, o pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus, dirigiu a Haddad. Ao que tudo indica, os eleitores não gostaram de ver religião misturada com política e reagiram contra Serra, declarando voto em branco ou nulo na semana passada. Agora que o assunto saiu de pauta, eles voltaram ao ninho tucano.
(...)
http://blogs.estadao.com.br/vox-publica/2012/10/25/serra-recupera-evangelicos-e-volta-a-cenario-pre-kit-gay/

Reply

Eu não consigo entender porque Serra teria rejeição tão grande.

Só porque saiu da Prefeitura para ganhar o Governo de São Paulo? Não foi eleito?

Kassab não foi eleito em seguida?

Por esse motivos a população de São Paulo vai optar por um incompetente, uma pessoa que administrou o MEC de maneira desastrosa, um pau mandado do partido mensaleiro?

Isso não faz o menor sentido.

O Brasil precisa muito da derrota do PT em São Paulo.

Reply

Bem, o que não falta aqui é matemático e cético. Isso quando as pesquisas são contra. Mas tudo bem, vale a torcida. Quem sabe uma defumação na varanda ajude. Ou uma galinha preta na esquina. Vai saber....

Reply

Por falar em “espalhar boatos”, hoje, finalmente, após décadas de vida, deparei-me com um entrevistador (?) do Ibope (será?). Jeitão de PTralha, até o cordão do crachá era vermeeeeelho! Pegou uma vizinha – uma senhorinha – desprevenida para entrevistar. Como eu estava esperando minha carona pro trabalho, não ouvi tudo, só a seguinte pergunta: “Poderia responder a uma pesquisa do Ibope sobre O NOVO PROJETO DO GOVERNADOR ALCKMIN?” Olha Reinaldo, espero mesmo que o Governador Geraldo Alckmin tenha contratado (?) o Ibope (?)para pesquisar o que os cidadãos paulistas acham do “seu novo projeto”… Caso contrário, a PTralhada começou o trabalho de difamação do Governo de São Paulo. Não vejo a hora de encontrar essa vizinha para saber os detalhes da “entrevista”!
(PUBLICADO ORIGINALMENTE NA ÁREA DE COMENTÁRIOS DO BLOG DO REINALDO AZEVEDO)

Reply