Relator pede condenação dos primeiros mensaleiros da sofisticada organização criminosa do PT.

Relator do processo do mensalão, o ministro Joaquim Barbosa disse nesta quinta-feira (16) que "estão caracterizados" os crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro do deputado João Paulo Cunha (PT-SP) e de corrupção ativa do publicitário Marcos Valério e de seus ex-sócios Cristiano Paz e Ramon Hollerbarch. Barbosa começou seu voto discorrendo sobre as acusações de desvios de dinheiro da Câmara dos Deputados, pela SMP&B, agencia de Valério. "Ao meu ver, estão caracterizados os crimes de corrupção ativa a Valério, Paz e Hollerbach e corrupção passiva atribuída a João Paulo Cunha", disse Barbosa, que ainda não concluiu seu voto.
Ministro Joaquim Barbosa iniciou seu voto sobre o processo do mensalão por acusações contra João Paulo Cunha
Cunha é denunciado por corrupção passiva, peculato e lavagem de dinheiro. Valério, Hollerbach e Paz respondem por formação de quadrilha, corrupção ativa, peculato, evasão de divisas e lavagem de dinheiro. Na avaliação de Barbosa, Cunha atuou para favorecer Valério na época em que era presidente da Câmara e abrindo uma licitação desnecessária para a contratação de uma empresa de publicidade.

O relator questionou as versões apresentadas por Cunha para ter recebido R$ 50 mil do valerioduto. Ele lembrou que, inicialmente, o deputado disse ao Conselho de Ética da Câmara que sua mulher e sua secretária foram ao Banco Rural para resolver pendências de uma cobrança de TV por assinatura e só depois apresentou a versão de que o recurso teria sido do PT para pesquisa de marketing. "Não havia dúvidas que o dinheiro não era do PT nem de Delúbio Soares, mas que vinham das agências de Valério. As provas conduzem ao entendimento que o réu sabia da origem dos R$ 50 mil e aceitou a vantagem indevida", disse o relator. (Folha Poder)

11 comentários

estou de cara eh com o comportamento do do cara que leva o wisky e do primo do Collor...

a coisa esta escancarada demais...

se o primo do Collor quiser ainda salvar alguma reputação perante a sociedade, deve ir devagar com o andor...

já o do wiksy, acho que quem acompanha o julgamento já sacou qual eh a dele...

esse nao me parece ter nada a perder e pode enfiar o pé na jaca sem problemas...

Reply

Provavelmente, daqui a menos de 40 dis teremos o veredito de caso tremendo para toda á nação brasileira.

Reply

E o tal do Marcos Coimbra, dono da Vox-Populi?

Mago

Reply

Coronel, o título correto deve ser: "Relator condena..."
Quem "pede" condenação é o PGR.

Reply

Coronel, ele não pede a condenação, ele condena.

Reply

O vaga vai sair ileso, o que dará margem para ele esbravejar até a milésima geração. É uma pena, tinha que ser o 1º a ver o sol nascer quadrado.

Reply

O vaga vai sair ileso, o que dará margem para ele esbravejar até a milésima geração. É uma pena, tinha que ser o 1º a ver o sol nascer quadrado.

Reply

Cel.
Dê uma olhadinha neste texto do RA:

As coisas asquerosas que andavam sumidas do noticiário

Ao ler o seu voto, o ministro Joaquim Barbosa lembra passagens absolutamente asquerosas sobre a vida pública do país — algumas delas remetendo a supostos pensadores que andam por aí. O ministro acaba de citar a pesquisa encomendada por João Paulo Cunha ao Instituto Vox Populi. Oficialmente, o objetivo era avaliar a imagem que os brasileiros tinham da Câmara. Sei… Uma das perguntas buscava saber se os brasileiros associavam José Dirceu ao escândalo Waldomiro Diniz; outra, o que os brasileiros pensavam de… João Paulo Cunha!

Digam: está ou não caracterizado o interesse público aí?

O Vox Populi é aquele instituto de propriedade do sedizente sociólogo Marcos Coimbra. Três dias antes das eleições de 2010, com invejável precisão técnica, previa uma vitória de Dilma no primeiro turno com quase 20 pontos de diferença… Há dias, circulou por aí um artigo de Coimbra fazendo pouco caso sobre o repúdio da sociedade ao mensalão.

Dá para entender por quê.

Por Reinaldo Azevedo


Chris/SP

Reply

Tinha que condenar os primeiros, segundos, terceiros e até as gerações futuras... just in case.

Reply

O Relator é Juiz do STF, portanto, além de relatar o processo, também vota. E o que ele fêz foi votar pela condenação. Quem pediu a condenação foi a PGR.

Reply

Coronel,

O final de semana vai ser quente para muita "gente"!!!

JulioK

Reply