Lewandowski, o ministro amigo da família de Lula, ameaça melar o Mensalão.

Inconformado ao saber que o relator da ação do mensalão, Joaquim Barbosa, votaria em blocos, o ministro Ricardo Lewandowski ameaçou abandonar a revisão do caso, segundo a Folha apurou. Isso inviabilizaria a continuidade do julgamento no STF (Supremo Tribunal Federal). No início da noite de ontem, porém, ele anunciou que seguirá a metodologia do colega, mesmo acreditando que a forma escolhida "ofende o devido processo legal". 

A polêmica está na forma como irão votar os ministros. Barbosa defendeu o modelo usado quando a corte abriu a ação penal: fatiando o julgamento em base nos itens da denúncia. Depois de ler e dar seu voto para determinadas pessoas e grupos, vota o revisor Lewandowski e, em seguida, cada ministro até esgotar o capítulo. Assim, é possível que algumas sentenças saiam já na semana que vem. Ontem, por exemplo, Barbosa votou apenas na questão do envolvimento do ex-presidente da Câmara, João Paulo Cunha (PT), com Marcos Valério e seus sócios. 

Lewandowski discordou de Barbosa dizendo que essa forma seria um pré-julgamento e sinalizava concordância do relator com a denúncia. Citando o regimento, Lewandowski queria ouvir todo o voto do relator e só depois dar seu voto réu por réu. Disse que ficou meses estudando o processo e seu voto tinha uma sequência lógica. Por isso, não queria fatiá-lo. Convencido pelos colegas Marco Aurélio Mello e Celso de Mello, ele cedeu ao final da sessão, depois de protagonizar um bate-boca com Barbosa, e o presidente do tribunal, Carlos Ayres Britto.

A ameaça de deixar a função de revisor ocorreu minutos antes de começar os trabalhos, no cafezinho, quando Carlos Ayres Britto chamou Lewandowski e Barbosa para conversarem sobre a formatação do voto. Ao ser informado do fatiamento, Lewandowski ficou inconformado. Barbosa disse que nos últimos seis anos nunca foi procurado pelo colega para tratar do assunto. Ouviu que a recíproca era verdadeira. Foi diante desse impasse que o revisor disse que não "tinha mais condição" de seguir com a revisão. 

Se o Supremo substituísse o revisor agora, o julgamento ficaria comprometido para este ano e o ministro Cezar Peluso, prestes a se aposentar, não daria seu voto. Diante da ameaça, Britto respondeu que a intenção do colega era a de não permitir que a análise fosse feita agora. Ele relatou que Lewandowski o procurou duas vezes no semestre passado pedindo que o julgamento não fosse marcado neste ano. Oficialmente, o Supremo nega. 

Lewandowski reagiu. Disse que nunca disse isso. Segundo relatos, afirmou que foi "exposto" por Britto e estaria "fragilizado". O embate entre os dois não é de hoje. No fim de 2011, Barbosa afirmou que seu trabalho estava pronto, passando a responsabilidade para Lewandowski. Desde então, Lewandowski passou a reclamar da pressão. No fim do semestre passado, Britto enviou um ofício citando uma data limite para a conclusão do voto revisor, o que o contrariou ainda mais.(Folha de São Paulo)

16 comentários

Coronel,

Pau mandado do Lulla!!! Vergonha!!!!

JulioK

Reply

Cel,

É vergonhosa e acintosa a ação do tal Lewandowski.
Não tenho dúvidas, é o pior STF de todos os tempos, pior que esse, só o que a ANTA pretende formar.

Reply

Cel,

É vergonhosa e acintosa a ação do tal Lewandowski.
Não tenho dúvidas, é o pior STF de todos os tempos, pior que esse, só o que a ANTA pretende formar.

Reply

Ele nunca escondeu que é gandula do Lula. Leva a bola para o lado da cumpanheirada.
O STF sabia, assim como a sociedade toda, que esse cínico, o do 'bilau doce' e mais 2 ou 3, vieram para adefesa dos mensaleiros.
Os que se dizem corretos dentro no STF, deviam ter mantido um esquema que impedisse essa vergonha dentro da Corte.
Fizeram cara de paisagem quando deviam atuar com eficiência, agora é que aparece as consequências pela incompetência de 10 anos desses urubus togados.

Reply

É o Ministro Joaquim Barbosa não é fácil não. Sabedor do clamor público e conhecendo a posição de alguns ministros, que só estão preocupados em salvar os amigos, ele fatiou o processo, obrigando a todos mostrarem as suas faces réu por réu. Certamente assim fica mais dificil a absolvição em bloco que muitos estavam imaginando, pois a reação popular pressionará cada ministro a cada votação, talvez porisso o desespero do dr. Lewandowski.

Reply

Levandogranaewiski é um asqueroso serviçal da famiglia do apedeuta Don Lulleone, cuja nomeação dependeu das comadres e compadres de SBC. Sua presença mais que diminui, desonra o Supremo.
É o apadrinhado torto, que ganhou a toga nas beberagens e malandragens lúlicas no restaurante dos Demarchi, se achando capaz de dar lição de Direito a Beccaria.

Reply

Não há como cair nessa balela de descer o pau no STF.
É isso que os mensaleiros querem há sete anos.
Quem deve ficar preocupado é quem cometeu ilegalidades.
O STF é um dos mais importantes Poderes da República.
Tem de ser, principalmente, para quem está sendo julgado e para quem apóia os réus.
Os réus tiveram todo o direito de defesa durante sete anos. Sete anos.
Os cidadãos só têm a ganhar com a independência e lisura e força do STF.

Reply
lulla vá tomar no SUS! mod

A dívida a ser paga com o ApeDELTA é muito grande senhores...

Não é só o cargo com que foi premiado o preferido da D. Galega - A muda, nos mesmos moldes da CORRUPTA E PERDULÁRIA CORTE PORTUGUESA que se instalou nessas terras em 1808 e nos legou essas práticas.

Além das DEZENAS de "aspones" que produzem os quilométricos textos lidos por Vsa. EXCRESCÊNCIA, tem a "imunidade irresponsável" que permite ao juiz, por exemplo, a se ausentar da corte a seu bel prazer e sob os pretextos mais irrelevantes, mesmo estando em curso o MAIOR JULGAMENTO DE CRIMINOSOS DA HISTÓRIA DO BRASIL.

...Ainda tem os "por fora" que compram suas "VENAIS consciências" nas sentenças por elles propaladas que lhes rendem verdadeiras fortunas - TODAS DEVIDAMENTE ACERTADAS NOS CONVESCOTES BRASILIENSES onde juizes, criminosos e seus "adevogados" se divertem à valer em "romanas" confraternizações onde não faltam, garotas de programa, bebida à vontade, "paus de açúcar" - Que está na última moda em Brasília - e sabe-se lá mais o que ...

... Que o diga a cafetina Jeany Mary Corner (que faria "Maria Machadão" parecer uma colegial) que foi totalmente "blindada" e escondida pela PTralhada quando estourou escandalo da República do Ribeirão e derrubou o PTralha antonio paloci do Min. da Fazenda no "desgoverno" do ApeDELTA.

O retorno é líquido e certo, e vale MUUUUUUUITO a pena!

Afinal sai tudo "DE GRAÇA" e quem paga a conta de toda essa farra somos nós, "OS ACOMODADOS".

Reply

quem nao trabalha nao recebe - faltou ao dever corta-se o ponto e ponto final. esse lewandoòstia é mesmo um ignóbil...


deolhonostf

Reply

Espero que o País não se envergonhe ainda mais.

Reply

Dá vontade de vomitar. Estamos nas mãos de uma turma de conspiradores que tem como objetivo dinheiro e poder. Não existe respeito, não existe vergonha na cara, não existe dignidade, não existe honestidade, não existe clemência. Como dizia meu pai, o apetite deste pessoal por poder e dinheiro é maior do que o de Cocoroca por merda. Pra quem não sabe, Cocoroca é aquele bichinho que vemos nas praias comendo nos montes de lixo e de animais mortos. Eu tenho mais consideração pelas Cocorocas, que ao menos tem uma função de limpeza e reciclagem na cadeia alimentar. Já certos juízes do Supremo.......

Reply

Terminado o seu exaustivo voto (o qual TODOS já conhecem); o Exmo Sr Ministro Lewandowsky poderia virar um "traque" e sair de fininho, poupando-nos daquela carantonha de pau que assistimos a cada sessão do julgamento do MENSALÃO!

Reply

>>

Lewandowski é, disparado e sem a menor sombra de dúvida, o melhor advogado de defesa dos mensaleiros.

<<

Reply

Coronel, não é só o tal Lewandowski,o menino de recados do patrão Lula no STJ que tenta arrastar para 2013 o veredito do MENSALÃO,tbe o ministro Marco Aurélio de Mello,primo do safado do Collor,tenta de todas as formas tumultuar o julgamento,veja a coluna de Reinaldo Azevedo de hoje.

Reply

MELANDOWSKI!!!!

Reply

As instituições estão mesmo se desmoronando. O PT apodreceu tudo.Senado, Câmara, Petrobrás, Casa Civil, OAB, UNE, Tribunais, ONGs, Base Alienada. Este Lewandowisky tão comprometido com Dona Marisa tem de pagar a prenda.

Reply