Lavanderia José Dirceu: aceitamos todos os tipos de sujeira.

"A lavanderia foi pensada por José Dirceu, Delúbio Soares e José Genoino", acusa o delegado Luiz Flávio Zampronha, da Polícia Federal, investigador do mensalão. Para Zampronha foi um erro da Procuradoria-Geral da República não ter denunciado por lavagem de dinheiro o ex-ministro-chefe da Casa Civil no governo Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-tesoureiro e o ex-presidente do PT. O delegado avalia que a denúncia contra Dirceu por corrupção ativa "é forçada". Ele prevê que, se o Supremo Tribunal Federal pautar o julgamento do mensalão exclusivamente pelo critério técnico, o ex-ministro poderá ser absolvido de corrupção ativa.

O que foi o mensalão?
O PT assumiu o governo (em 2003) e precisava financiar a máquina. Existem vários pagamentos que a gente mostra (no inquérito do mensalão), inclusive nas eleições municipais. O Marcos Valério foi adotado por um núcleo do PT.

Qual o grau de envolvimento do ex-ministro?
O Dirceu precisava de uma estrutura de lavar dinheiro. O enquadramento correto do Dirceu, do Delúbio e do Genoino, na denúncia, era por lavagem. A lavanderia foi pensada por eles. O PT se viu na necessidade de criar um sistema financeiro. Era para caixa 2 e pagamentos (de parlamentares). Eles estavam planejando se perpetuar (no poder).

Dirceu foi denunciado por quadrilha e corrupção ativa.
Corrupção é forçada. Tem mais prova de lavagem do que da corrupção. Dirceu tinha o domínio, o Delúbio tinha. Eles não tinham que responder por lavagem? O crime de quadrilha é desdenhado. Na PF, quando a gente lê "fulano foi denunciado por quadrilha", a gente acha engraçado. É para não acontecer nada. Foi uma denúncia para a galera. A situação fica capenga. Se for um julgamento técnico não tem (condenação de Dirceu por corrupção ativa).

Precisa do ato de ofício para condenação?
O STF terá de decidir se o simples repasse já configura o ilícito ou se seria necessária a prova da venda. O ato de ofício estaria subentendido (se o STF decidir que a simples entrega do dinheiro configura corrupção). Seria uma revolução, divisor de águas. O mensalão foi uma etapa do esquema, foi o "dá um dinheiro para esse povo (os deputados)". O Dirceu e o Delúbio sabiam a origem do dinheiro. No mensalão mineiro o ciclo se fechou, os empréstimos foram pagos. No mensalão do PT, o ciclo não se fechou. O mensalão do PT tem empréstimo do BMG quitado com dinheiro da Visanet. Era fonte de recursos públicos.

Encontrou resistência?
Tive dificuldade. A concepção de lavagem de dinheiro do Ministério Público Federal foi limitada. É muita soberba do MPF. No começo tive a impressão de que foi bobeada do Antonio Fernando (ex-procurador geral, autor da denúncia). Produzimos as provas. (Estadão)

9 comentários

Coronel,

Alckmin já estuda se aliar a Kassab e colocá-lo como vice governador em 2014

Os antis não vão gostar nada, nada. hahahah

http://blogs.estadao.com.br/julia-duailibi/reeditando-2008/

Reply

OFF

Quando um Ministro do Supremo diz o que não deve. O título de RA já é auto-explicativo, mas vale a leitura do texto.

MARCO AURÉLIO PASSOU A EXERCER PAPEL NEFASTO PARA A REPUTAÇÃO DO SUPREMO E SE DEDICA DIARIAMENTE A UMA ESPÉCIE DE DIFAMAÇÃO DE SEUS PARES. O DECORO E A COMPOSTURA LHE PEDEM QUE PARE, A MENOS QUE QUEIRA SER CONFUNDIDO COM UM CUMPRIDOR DE TAREFAS EXTRACURRICULARES. ELE ESTÁ ATUANDO PARA ATRASAR O JULGAMENTO!
(...)
Chega, ministro Marco Aurélio! É preciso saber quando já se foi longe demais! E o senhor já foi! Hora de se comportar como um juiz — até porque nunca houve a hora de não se comportar. Até tomando um Chicabon!

http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/marco-aurelio-passou-a-exercer-papel-nefasto-para-a-reputacao-do-supremo-e-se-dedica-diariamente-a-uma-especie-de-difamacao-de-seus-pares-o-decoro-e-a-compostura-lhe-pedem-que-pare-a-menos-que-queri/


Chris/SP

Reply

Coronel, veja a última postagem do blog do Procurador Manoel Pastana: http://www.manoelpastana.com.br/index.php/noticias/511-mensalao-o-que-poucos-sabem-e-o-brasil-deveria-saber.html

Reply

Zé Dirceu e sua vagabundalha vermelha são a própria SUJEIRA, ora pois!!!

Reply

Será que esse julgamento vai acabar mesmo em pizza?!
Não posso acreditar... é o fim!

Reply

Lavanderia Jay Di...

pra ficar mais chique...

Reply

Coronel,
só discordo da "lavandaria". Ele não limpa nada, só suja mais ainda.

Reply

O que conta é o que está nos autos ou não?

Se está lá no papel falando da investigação sobre a lavanderia, denunciado ou não, Zé das Hostias tem que responder pela lavanderia.

Só faltava essa agora! Ou a prova testemunhal não vale mais. Se for assim, é bom avisar ao povo que pode beber a vontade porque se for pego me blitz, mesmo tendo testemunhas da cara de bebado, ele será inocentado caso não faça o teste do bafômetro (ou já é assim e eu não sei?).

Reply

Coronel,
Onde estão os comentários sobre o julgamento do mensalão? Amarelaram?
Nada sobre a decisão de hoje no supremo? Vamos lá, nos traga algum alento pra meter o pau nos petralhas.

Reply