Fácil, a culpa é do marqueteiro.

Não adianta o Fernando Henrique Cardoso vir reclamar do protagonismo cada vez maior dos marqueteiros nas campanhas eleitorais. A queixa, vinda de um intelectual, de um acadêmico, de um estudioso, é de deixar qualquer um estupefato. Os marqueteiros têm e continuarão tendo importância decisiva em eleições, muito além dos discursos em palanques e das entrevistas no jornal. Ninguém mais vai a comício e, infelizmente, a maioria dos brasileiros ainda usa jornal para atividades muito menos nobres do que se informar. Vivemos a era do marketing na política e, sem ele, é impossível vencer uma eleição.

É que culpar o marqueteiro é muito fácil, é o que está mais próximo e mais exposto. Um marqueteiro pode ser culpado por várias coisas: um programa ruim, um jingle babaca e até mesmo por uma estrutura como a montada pelo famoso Gonzáles do Serra, que ainda usava as velhas câmeras beta para externas contra as várias e moderníssimas câmeras Red One 4K usadas pelo também famoso Patinhas da Dilma, que filmam com resolução de cinema e que com lentes e outros aparatos custam R$ 500 mil cada uma. O resultado no vídeo era a palidez do Serra, as suas olheiras fundas, a sua careca brilhando. Enquanto isso, Dilma pareceia uma diva hollywoodiana. Imagens de helicóptero na campanha de Serra somente apareceram no meio do segundo turno, enquanto na campanha da Dilma elas faziam parte de todos os momentos do programa eleitoral. Faltou dinheiro? Está na cara que faltou e isto prejudica, em muito, qualquer estratégia de marketing, ainda mais no tiro curto de uma campanha eleitoral.

Se na forma a coisa foi muito mal concebida, seja por falta de estrutura, seja por falta de novas idéias de um marqueteiro envolvido em duas campanhas ao mesmo tempo, ambas duríssimas (não esquecer que Gonzáles elegeu Serra governador em 2006, perdendo com Alckmin, da mesma forma que venceu com Alckmin e perdeu com Serra em 2010), o que a Oposição ofereceu em termos de conteúdo a ser vendido foi um velho cavaleiro solitário, que passou todo o primeiro turno escondido pelos seus aliados, todos em busca dos seus próprios espaços, mostrando ao eleitor uma total desconexão entre a campanha presidencial e as campanhas regionais. Todos os governadores da situação tinham orgulho da sua candidata. Todos os governadores da oposição tinham vergonha do seu. Por isso, a Oposição, a começar por FHC, não podem vir a público dizer que Serra teve vergonha de mostrar a história do PSDB. O PSDB, sim, teve vergonha de mostrar o seu candidato a presidente para o eleitor. Em cálculo rápido, no primeiro turno, Dilma deve ter tido, além de 40% a mais de exposição direta na TV, mais 50% do tempo de governadores, senadores e deputados da sua base, que usaram e abusaram de depoimentos da própria candidata, sem contar o reforço de Lula. Queiram ou não os políticos, freqüência e exposição na TV são fundamentais para vender desde sabonete até ex-terroristas.

Voltemos ao marqueteiro. O que podemos cobrar é pouco, basicamente três coisas: não mostrou o passado de Dilma Rousseff, não defendeu o governo de FHC e não usou todo o potencial do vice, Indio da Costa. Vamos por partes. Não mostrou o passado da petista no que se refere à luta armada, mas expôs a sua pífia trajetória como gestora desde o Rio Grande do Sul até o PAC, além de ligá-la o tempo inteiro com  a corrupção da Casa Civil. Não defendeu o governo FHC até determinado momento, mas este erro vem desde 2002, continuou em 2006 e é culpa do partido, jamais do marqueteiro. Os tucanos é que sempre tiveram medo de fazer esta defesa e, covardemente, agora querem jogar a responsabilidade nas costas de um profissional que, para exercer o seu trabalho, precisa de informações e de afirmações conclusivas. Quando é que o PSDB promoveu simpósios,seminários, ciclos de palestras para defender o seu legado? O próprio FHC, que deveria ter corrido o país fazendo isso, que teve oito anos para defender o seu legado, preferiu ações internacionais para manter o seu merecido prestígio e jamais foi a Serra Talhada conversar com universitários de uma pequena faculdade. Por fim, aí sim um grande pecado, Indio da Costa não foi usado como deveria, para rejuvenescer a chapa, para correr o Brasil mostrando filas em hospitais e apontando os problemas, entre outras coisas. Resta saber se não houve veto interno, antes de jogar a culpa sobre o famoso Gonzáles.

A verdade é que a Oposição fez contra si no primeiro turno quando, na maioria dos estados, além de esconder José Serra, trabalhou contra ele, não poderia ser consertado por nenhum marqueteiro. Como é que Antonio Anastasia, que pregou ao lado de Aécio Neves o voto Dilmasia por toda Minas Gerais, poderia chegar naquele mesmo prefeitinho e dizer: meu amigo, agora é Serra! E como é que aquele prefeitinho poderia chegar nos seus eleitores e dizer: esqueçam a Dilma, agora é Serra. O mesmo ocorreu no Pernambuco de Sérgio Guerra, no Ceará de Tasso Jereissatti e no Amazonas de Arthur Virgílio. Voltemos ao marketing. Só existe uma propaganda mais poderosa do que a mídia em TV: a propaganda boca a boca, o boato, o pé de orelha. Não adianta dizer na TV que o produto é ótimo se, lá no armazém do fim do mundo, o próprio revendedor afirma para o cliente: não compra esse, leva esse aqui que é melhor. Coloquem no lugar do armazém a prefeitura, no lugar do revendedor um prefeito. E tirem suas próprias conclusões.

O marqueteiro do Serra enfrentou um concorrente extremamente poderoso. Bem avaliado. Bem vendido. Com um orçamento imenso. Com uma distribuição composta, por exemplo, por 14 milhões de famílias que recebem, todo o mês, um cachê para votar no governo. Agora vamos a um ponto: o que os tucanos tinham para mostrar nos últimos quatro anos? O que eles fizeram de útil para o país? Qual mudança de impacto que propuseram? Lembro de duas: o fim da CPMF e a Ficha Limpa. Só que não foram iniciativas dos tucanos. As duas medidas têm as digitais do DEM. Por isso, a campanha de Serra ficou com a cara de campanha para governador de São Paulo ou de prefeito da capital. O marqueteiro do Serra pode ser criticado pela estética, mas jamais pelo conteúdo. O conteúdo não é dele. O conteúdo é dos políticos. E não venham com balelas de que Aécio seria melhor do que Serra. O que ficou provado é que não se trata de candidato. Se trata de "presente" versus "passado". O Brasil presente do Lula elegeu um poste chamado Dilma. Elegeria um poste chamado Tiririca. O Brasil do passado do PSDB não elegeu um poste chamado Serra e não elegeria um poste chamado Aécio.

Não se trata de perdoar o marqueteiro do Serra. Aquela foto do Lula. Aquela favela de estúdio. As cenas de arquivo. A verdade é que Serra é um bom produto no atacado, mas o partido mostrou-se uma belíssima porcaria no varejo. Sem estrutura. Sem unidade. Sem treinamento de vendas. Sem rede de distribuição. Há 15 anos que a inflação não existe. Ou seja, milhões e milhões de jovens eleitores nem sabem o que isto significa. Este continua sendo o grande discurso do PSDB. Cá entre nós, se você fosse um marqueteiro e pudesse escolher entre vender FHC ou Lula, o que você escolheria? E o que você acha que o povão compraria? Não sejamos amadores. Cada programa de TV tem pesquisas qualitativas. Cada dia há uma pesquisa de tracking. Os marqueteiros sabem se acertaram ou erraram, em minutos. O problema é saber que o outro lado está acertando o tempo todo e que, do seu lado, não há nada que seja decisivo. O PSDB não resiste a uma matriz swot (procurem no google). Sua missão venceu e a sua visão é caquética. É um partido sem metas e objetivos claros. Já está falando em 2014. Deveria, neste momento, reunir os seus governadores e montar uma estratégia para 2012, para eleger o maior número de prefeitos nos seus estados. Quem é o candidato do partido para a Prefeitura de São Paulo? Ninguém sabe. No entanto, já estão lançando Aécio 2014. Que, aliás, já deve ter o seu candidato para a prefeitura de Belo Horizonte. Possivelmente, em aliança com o PT. É, a culpa é do marqueteiro. Do próximo, que vai chegar em 2014 sem ter nada a dizer, nada a  mostrar e nada a oferecer, a não ser o tal "legado do PSDB", como defende Fernando Henrique Cardoso, com os olhos voltados para o passado.

96 comentários

ótimo texto, coronel. está aí um ponto que poucos se lembram nesse momento de apontar culpados;a campanha estupendamente milionária de dilma hussein.a campanha dela, pela primeira vez na história, declarou ao tse que sobraram 20 milhões de reais no cofre da campanha. todos sabemos que qualquer campanha no brasil termina no vermelho, mas não a dela. há vários motivos para essa chuva de dinheiro do lado de lá:a pressão em cima dos empresários,em o assalto aos cofres das estatais(não é à toa que a candidata defendia estas como se fossem a salvação da pátria) e, especialmente, as pesquisas eleitorais. estas últimas só servem para secar a fonte daqueles que aparecem mal na foto e inflar as arrecadações de quem as lidera. montenegro, dilmaboy e os outros devem estar com a vida ganha pelo resto dos seus dias a partir dessa eleição.

Reply

Acabei de fazer uma pesquisa através do divulga 2010, e olha o que consegui ver nas urnas de Minas gerais:

região Sul de Minas: Serra ganhou disparado.(região ligada ao estado de São Paulo).

Belo Horizonte: Serra ganhou, apertado.

Região Norte de Minas: Serra perdeu feio.(Região ligado a Bahia e Nordeste, pobre).

região de Juiz de Fora: Serra perdeu com muitos votos atrás. (região ligada ao Rio de Janeiro)

O Sul de Minas é a região que mais se desenvolve no Estado.
Está explicado?

por JF

Reply

Hoje na Jovem Pan, comentários de Carlos Chagas quer aliados reclamaram que deveriam ter tido prévias no PSDB, como Aécio Neves. Houve má vontade e desunião durante a campanha, desunido o partido. Pelos votos de Minas Gerais, pode ter sido traido por não ter tido prévias internas tucanas. Agora é tarde, por que não reclamaram antes?

Reply

IMAGEM É TUDO (marketing é tudo)!

As próximas campanhas do PSDB tem que ser repensadas.

Enquanto um partido faz campanha para PRESIDENTE DA REPÚBLICA, o outro faz para PREFEITURA DE SÃO PAULO.

Reply

Parabéns Coronel, você acertou na "lata". Corretíssima a sua observação. Vender um produto com ótimo conteúdo e sem rótulo é realmente muito dfícil ou impossível.

Reply

off topic:

ainda sobre a história do est do rio de janeiro ser inteiramente dilmista:

A candidata petista Dilma Rousseff é uma mulher de sorte. Além de ter recebido o apoio incondicional de Lula, o presidente mais popular da história deste país, ela não precisou vir ao Centro-Norte Fluminense durante a campanha e tampouco ter a preferência do eleitorado regional para se vencer a sucessão presidencial no domingo, 31. Até porque, se dependesse dos votos de Nova Friburgo, terra onde nasceu sua mãe, Dilma Jana, e dos municípios vizinhos, certamente Dilma teria amargado uma estrondosa derrota eleitoral. Isto porque dos 12 municípios da região, ela só conseguiu vencer o seu adversário José Serra em apenas quatro (Cachoeiras de Macacu, Carmo, Macuco e Trajano de Morais). Nos demais, inclusive em Nova Friburgo, o mais votado foi o candidato tucano, derrotado no segundo turno.
Em termos de votos válidos nos 12 municípios da região, Dilma obteve exatos 100.038, contra 115.872 de Serra. Se for levado em consideração o universo friburguense, a diferença numérica foi maior em favor do tucano: nas três Zonas Eleitorais friburguenses, a petista conquistou apenas 41.460 votos (40,66%), enquanto o tucano teve a preferência de 60.498 eleitores (59,87%). No primeiro turno, Serra já havia vencido com 41.269 votos (39,02%) contra 31.733 votos (30%) de Dilma. A leitura eleitoral entre o primeiro e segundo turno foi uma evidente migração da maioria dos votos de Marina (PV), terceira colocada em 3 de outubro com 29% dos votos válidos, para José Serra, no segundo turno.

Reply
Barão de Itaúna mod

A campanha da noiva do Chuck foi milionária porque não houve uma oposição forte, corajosa, mas sim uma oposição acovardada, subserviente ao maligno.
Não gosto do FHC porque ele ajudou a "regar" a planta do mal, foi "inocente' em achar que a planta do mal não iria querer tomar todo o jardim.
O pífio rendimento no Rio de Janeiro é devido ao péssimo DESgoverno do Velho Barreiro, que enricou um filho que, agora, mora em Nova York, e outro, incompetente, para o TCERJ. Vendeu de maneira escancarada, e de forma indevida, bens do Estado do Rio de Janeiro.
Vergonhosamente, vários políticos de projeção no Estado, do PSDB, tinham que beijar a mão do Velho Barreiro, mesmo agora moribundo.
O DEMRJ tem que se fortalecer como partido de oposição, especialmente contra o DESgovernador Cabral, que já demonstrou que não quer serguir a vida política, mas sim criar sua empresa de comunicação.
O Indio é de uma nova geração com coragem, garra, geração esta que o Rio precisa, e o Brasil precisará em 2014.
Não percam a fé. Michel Temer está sentindo na pele, a merda que o PMDB fez. Será um mero coadjuvante, mesmo o seu partido venha a fazer o que mais gosta, mas duvido que o PT deixará fazer.
Temos que mater a unidade da tropa através do Coturno Noturno do nosso bravo Coronel, a quem agradeço, mais uma vez, por ter criado este espaço.

Reply

Serra não foi mal na disputa não!

vejam o mapinha colorido do resultado das eleições!

ele eh uma dor de cabeça para os petistas, eles sabem ler as linhas que estão se aproximando, la no horizonte...

a parte azul que se mata de trabalhar para pagar imposto, foi toda de Serra, ficou toda azul...

o problema eh que tem mais mamador nesse pais do que trabalhador...

o petismo criou um pais de mamadores!

geração de "emprego" (risos) em cargos públicos não serve pra nada, pois não produzem um único palito de fósforos, apenas burocracia que serve a corrupcao...

deixem um órgão publico desses viver do que "produz"...

não terá dinheiro para pagar salários dois meses seguidos...

Reply

Vender um candidato de oposição é mais fácil que vender um de situação. Mas não fomos oposição.O programa da Dilma ( péssimo produto ) tinha uma embalagem luxuosa. O programa do Serra ( ótimo produto ) tinha uma péssima embalagem. Se Lula tivesse sido o candidato, infelizmente, perderíamos no primeiro turno, com 70% Lula a 30% para os demais candidatos somados, porque o programa da Marina também foi muito ruim. No segundo turno, a população esclarecida começou a discutir valores, futuro, democracia. A eleição tinha cheiro de virada na primeira semana. Porém o programa resolveu voltar a mostrar as obras do Serra e as obras da PAC Dilma. Parecíamos que estávamos num país nórdico, tudo perfeito. Serra estagnou e somente no Debate da Globo, quando pessoas indecisas mostraram os problemas reais ( esgoto,segurança, filas em hospitais, informalidade, ... ) a campanha de Serra ganhou folego.
Conclusão: a diferença, se analisarmos foi mínima, de 12 milhões ( apenas 6 milhões de votos que ficaram do lado de lá ), mas tivemos mais de 25 milhões de abstenções, público que não foi estimulado a votar. O Brasil foi claramente dividido, por isso acho que Dilm vai ser a volta triunfal da oposiçaõ, porque queimará com Lula, esperem e verão. Pitta x Maluf deu a pista do que irá acontecer.

Reply
Annibal Figueiredo mod

Coronel,

Faça um mea culpa e reconheça que os institutos de pesquisa acertaram o resultado do segundo turno.

Você, igual em 2006, não foi bom analista de pesquisas. Você se deixa influenciar por suas preferências eleitorais.

Reply

Coronel
Seu texto é brilhante. O que PSDB e DEM precisam é de união para montar uma oposição construtiva, uma oposição que apresente alternativas à pólítica governamental.

Reply

Coronel, vou te pedir um favor, não precisa publicar esse comentário, mas vamos colocar a cabeça no lugar. É hora de unir a militância que está mais forte do que nunca.
O Aécio Neves ganharia a eleição se tivesse sido o candidato, votei no Serra e sempre votarei, mas vamos ser realistas, era a vez de Aécio meu amigo!
Até meu querido FHC, que adoro, que foi o melhor presidente do Brasil, acha o mesmo.
Por que o Serra escondeu FHC?
Por que o Serra contratou o incompetente Gonzelez, que fez programa de marketing para eleição de prefeito?
Por que o Serra não defendeu a história do PSDB?
Por que Serra deixa FHC (quem eu amo, e milhões de brasileiros tambem amam) escondido????
Por que Serra não consegue ser um lider que une o partido?
Por que Serra não foi mais humilde e abriu caminho para uma previa democratica dentro do partido?
Essas são as perguntas que devemos fazer, com a cabeça tranquila e sem crucificar ninguem. Aportar os erros e vencer em 2014, se tiver que ser o Aécio estarei com ele, se tiver que ser um poste, estarei com o poste, contra o partido dos corruptos.
por JF

Reply

É impressão minha, ou o Coronel estava mais otimista antes do dia da bruxa?

Reply

sou seu leitor há algum tempo. considero o seu melhor post até agora. parabéns.

Reply

Bom dia,

Li apenas a metade do artigo para ver o que penso escrito em longas colunas.
A campanha da oposição pecou nos dois aspectos: conteúdo e forma.

Faltou conteúdo direcionado ao leitor a ser conquistado. Ninguém quer lista de números. Mas temos que mostrar que o Brasil é hoje o que é graças aos últimos governos (de Itamar até 2000).

Porém, muito mais do que conteúdo, faltou forma. Sempre votei pela modernidade (Itamar, FHC). Mas achei os programas da campanha de Serra na TV simplesmente humilhantes de tão ruim que eram. Qdo os via só dizia uma coisa para mim mesmo: não querem ganhar...

Os meios técnicos existem para serem usados por quem sabe e sabe tirar proveito deles. A começar pela própria internet, apenas para citar um meio que tem custo ridículo.

Quanto à questão de Índio da Costa ou qualquer outro, liderança e prestígio não caem do céu. Faça ele por onde que os terá. Os políticos que querem vencer, têm que saber fazer política. (Para o bem do povo!)

Reply

Cel

O que eu acho gozado é ninguém comentar os erros do DEM no Rio de Janeiro, onde a familia Maia mandava e desmandava por anos.

Cesar Maia, prefeito blogeiro, além de não conseguir se eleger para senador ficou muito atrás do segundo colocado. Hoje se ele se candidatar a Prefeito ou Senador vai perder novamente.

Isto é uma demonstração que a cidade não foi bem administrada nos últimos dois mandatos da familia Maia.

Foi por isto que Dilma teve uma votação expressiva na cidade e estado do Rio de Janeiro.

Átila

Reply

Acho que FHC não criticou o uso de marqueteiro mas sim o fato de que o marketing se sobrepôs à política.

Reply

POR QUE NAO TE CALAS FHC.

Reply
WWW.MEUARARIPE.BLOGSPOT.COM mod

Partido que não compra pelo menos uma câmera de 500 mil para fazer imagens do candidato, estando no governo de São Paulo, precisa trocar de tesoureiro e de postura.
Essa desculpa eu não aceito. Prefito acreditar que não tinham gente para operar a câmera. Que lástima: aqui em Araripina conheço um moleque que aprendia em 6 horas.

Reply

as pessoas estão esquecendo de quem realmente deu um exemplo nessa campanha...

pra mim foi Alckmin...

esqueceu toda a historia da eleição passada, da falta de apoio de Serra, do isolamento em que foi deixado e se empenhou bastante na campanha de Serra...

natural que o empenho tenha se dado mais no segundo turno, ele tinha que eleger a si próprio no primeiro turno, ora bolas...

mas Alckmin parece ter reconhecido que forçou um pouco sua candidatura na eleição passada e passou a ajudar Serra de forma inquestionável...

pra mim ele foi o grande exemplo do que devemos seguir agora...

estou quase implorando, vamos nos unir, por favor!

Serra, Aecio, Alckmin, não sei quem sera o candidato, mas vamos no UNIR para arrancar os petistas do poder!

não eh tarefa fácil para um exercito inteiro, imagine para um exercito fragmentado em duas ou três frentes, eh muito mais dificil...

Reply

OFF TOPIC

ESSE TEXTO É PARA PETRALHADA QUE NÃO GOSTA DO MILITAR


http://obomcombate.blogspot.com/2009/08/militares-nunca-mais-millor-fernandes.html

A IMPORTÃNCIA DO GOVERNO MILITAR

Reply

peguei no Estadão

O ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci, um dos principais coordenadores da campanha, será reabilitado no novo governo do PT e terá papel de destaque.

Será que ele tambem sera indenizado?

Será que o Delúbio também?

Reply

A campanha da dillma era muito mais rica porque eles tem muito dinheiro vindo da corrupção. Além disso, ela contou com todo o apoio da máquina pública, em especial em seus comícios. Não se consegue entender porque o PSDB não reclamou, aceitou todas as irregularidades. O excelente Índio não foi aproveitado: jovem, muito inteligen te, muito bem informado, corajoso. Daria um excelente vice-presidente.
Temos que construir uma oposição forte e unida. Nem que seja para eleger o aécio em 2014.

Reply

Na realidade sobrou medo na campanha. Medo de desconstruir uma mentira, que até os petistas temiam não colar. Colou. E agora os petistas continuam com medo de como a Dilma vai segurar a onda. E o PSDB fica ia lambendo feridas. Ou saem dessa ou perde outra vez em 2012.

Reply

Coronel, tendo como Marketing um curso de pós, permita-me um comentário:
Ganha quem tem mais dinheiro, pode-se errar mais e corrigir mais.
Quem tem menos dinheiro só ganha em caso de erro do adversário.
O resto é balela.
Não interessa a estratégia que voce tenha, pois com mais dinheiro pode-se até "roubar" suas idéias.
Você com menos, só ganha nos erros dos adversários.
E rezando para que não sejam corrigidos.
Embora o PT tenha cometido o erro da prepotência, faltou ai um ataque neste ponto fraco.
Como técnicos de futebol, parece que hoje em dia todos entendem de Marketing.
Infelizmente, como os técnicos é uma grande falácia.
Qualquer dúvida posso esclarecer, basta pedir meu email.

Reply

Coronel,
Muito bom!
O problema nasce no FHC que nutre certa "simpatia" ao PT, tanto que não fez nada em 2002 para barrar o Lulla.
O PSDB esta em crise existencial. Por isso é que esta desunido e sem liderança.
Se o PSDB quiser ficar como social-democrata, vai continuar na poeira do PT por séculos!!
Acho que uma fusão com o DEM é inevitável, acompanhado de uma guinada a centro-direita. TEM MILHÕES de votos esperando isto.
JulioK
JulioK

Reply

A cada hora que passa mais me convenço que foi bom Serra não ter sido eleito. A reação que ele e seu governo enfrentariam seria raivosa, incontrolável e destruidora. Tendo a seu dispor o sindicalismo, aparelhamento da máquina governamental e das instituições e DINHEIRO, muito dinheiro de todas as origens, massacrariam e destruiriam Serra e o PSDB sem dó nem piedade em pouco tempo.

Deus escreve certo por linhas tortas, elles se auto destruirão, haverá uma verdadeira CARNIFICINA na luta pelo poder, luta inclusive luta INTERNA no PT. Lulla continuará dando as cartas? Zé Dirceu já proclamou que a vez agora é do PT, não de Lulla. Dilma aceitará, agora que foi eleita pelo POVO, a ser submissa e manipulada? Será que não vai dar o "soco na mesa"? E Temer e o PMDB? Aceitarão continuar como meros figurantes no governo? Duvido! O PMDB é por natureza um partido fisiologista, corrupto e vai querer parte considerável do espólio Brasil.

Aguardem, vem cenas de sangue por aí.

E não se esqueçam, Dilma é Lulla. Tudo que acontecerá de ruim - será muita coisa - no governo Dilma tem ser jogado nas costas de Lulla. Há previsões de que o Brasil passará por grandes dificuldades na sua economia a partir de 2011 e essa bomba poderia estourar na mão de Serra/PSDB. Aí, amigos, o PSDB já era, não existiria mais oposição no país, só o caudilho Lulla.

Reply

Coronel, oposição se faz o tempo todo e não só em época de campanha, como tem feito o PSDB.

Os TUCANOS deixaram o PT chegar aonde chegou por pura leniência ou indolência... vai saber!

Aquilo tá mais prá CÂMARA DE LORDES do que um partido! Nunca existiu unidade e sempre vigorou o cada um por si.

Mesmo os que trabalharam um pouco, como Beto Richa, foi muito pouco perto do que a situação exigia. Durante sua campanha prá governador fez muito pouca alusão ao Serra...

Todos os candidatos a Deputado dos partidos coligados do PSBD deixaram em aberto o espaço para o candidato a presidente.

Tbém concordo que Sergio Guerra foi extremamente omisso! Não só com o concorrente (que deitou e rolou) como com os próprios integrantes do PSDB, que, na maioria do tempo, agiram como se a eleição presidencial fosse assunto só do candidato e não do partido!

Por fim, enquanto os petistas usam tudo e todos ao seu alcance para se promover e fortalecer seus candidatos, os tucanos dão tiros no próprio pé - como fez o governador de SP/Goldmam ao criticar o pronunciamento do PAPA que favorecia a candidatura tucana...

Se a cada vez que um petista contasse uma mentira sobre o governo FHC, aparecesse um tucano prá desmascará-lo, pode apostar que essa dita popularidade do lula seria bem outra...

Reply

Por falar em Rio de Janeiro, as cobranças já começaram... Na campanha de 2006, Lula prometeu mundos e fundos para o Sérgio Cabral e deu-lhe uma banana. Agora, com a tal história dos royalties do pre-sal (que o Rio vai ver por um binóculo, assim como SP) ele já cobrou do Lula a promessa de VETAR a emenda do IBSEN PINHEIRO. Vamos acompanhar o desenrolar desse capítulo sórdico? Quem viver verá: o Sérgio Cabral ficar chupando o seu dedão, ou melhor, o Lula fazer com ele (de verdade) o que o hacker ptralha fez na página do Serra. EU NÃO POSSO FAZER NADA... E vc, Sérgio Cabral, vai fazer O QUÊ?

Reply

De todo modo, FHC também está correto em descer um pouco o sarrafo. Mas não está totalmente correto na defesa do legado. Teria de defendê-lo, sim, nos rincões do País. E teria muita gente para ajudar nisso. Mas não fugiu da luta. Agiu da forma que lhe foi possível.

Reply

Não se esqueçam de um detalhe: o Lula prometeu que, antes de sair do governo, vai tomar todas as decisões "desagradáveis", ou seja, (pra mim) isso significa que ELE VAI SOLTAR O CESARE BATTISTI e criar uma confusão com os italianos... A propósito de italianos: alguém leu alguma coisa a respeito de alguma mensagem vinda do Berlusconi (parabenizando a Dilma)? Eu não li nadica de nada até agora. Se bem que ontem eu ainda estava em choque e fechada pra balanço. Ainda assim li que vieram mensagens do OBAMA, do Sarkozy, etc... etc... etc... Mas do Berlusconi, niente!

Reply
WWW.MEUARARIPE.BLOGSPOT.COM mod

Eu resumo da sequinte forma:
O PSDB é o Ibis Futebol Clube que achou Pelé para atacar.
O Pelé do PSDB é Serra.
O Ibis de Pernambuco é o PSDB.
Quando Sérgio Guerra foi escolhido para presidir o PSDB quase cai de costa com o susto. Achei que estavam decididos a fazer uma liquidação. Serra é tão forte, que não deixou isso acontecer e, sozinho, tendo que refazer escritos do marqueteiro, quase vence a eleição. Lembrem-se que Serra estava bem à frente nas pesquisas no início do ano. Era Serra quem vencia, não o PSDB.
Pois bem: Acham de colocar justamente Sérgio Guerra para acabar com a festa.
Esse cara é um crápula. Conheço-o de perto. De almoço; de jangares; de conversar com as lideranças locais que dia´logam com ele. Guerra sé ensina a trair; a se arrumar; a vender dificuldades para pegar em dinheiro. Sua falsa modéstia de quem "entende" de formar alianças é puro embuste. Esconde sua mal formação; seu mau caráter.
Para quem não sabe, as lideranças que encostam emSérgio Guerra o fazem com um único intuito: encontrar um comprador, um novo chefe político.
Ele vendeu um conterrâneo meu para Eduardo da Fonte, um lobista do ministério das cidades que ficou rico e deputado. Explico: ele ensinou tanto esse meu conterrâneo a se vender cda vez mais caro, que não suportou mais pedir desconto e não levar. Vendeu por inteiro. Até para Dilma.
Não houve sequer credencial de fiscal no inteirior do Estado. Gritei aqui várias vezes. O cara que ele indicou para cordenar a campanha em Pernambuco, não fala sequer com o porteiro do prédio que mora, de tão chato.
Ganha-se assim?

Reply

Coronel, entendo que o PSDB começou a pecar desde a sua fundação. Os paulistas com intenções políticas fortes (Montoro, FHC. Covas e outros) se viram ameaçados pela supremacia de Orestes Quércia, que por sua popularidade projetava um domínio muito grande do PMDB paulista. Incomodados os citados procuraram políticos regionais de certo prestígio (sempre local, pois o nacional era dos paulistas), pelo Brasil e fundaram o PSDB. Se arvoraram de donos da ética, moral e honestidade, como o PT fazia. mas da mesma forma quando chegaram ao poder a história mostrou que não era bem assim. Tentaram emplacar o Montoro, não conseguiram, tentaram emplacar o Covas não conseguiram e apenas obtiveram exito com o FHC, pois a situação era favorável e com grande ajuda do Itamar Franco. Continuaram se achando donos do partido, tanto que impuseram o Alckim e agora pela segunda vez o Serra. E o resto? Bem o resto que corra atrás. Entendo que o partido cada vez mais se regionaliza em São Paulo e não tem hoje nenhum grande líder nacional que os conduza a uma tomada de poder. A grande verdade é que por intenção do Lula o Brasil foi dividido em nós contra eles e os contra (nós) somos 46% do eleitorado. O que fazer em 2014, difícil, pois teriamos que torcer contra, para que aqueles que votam com o bolso por conta de uma conjectura externa desfavorável tenham dificuldades futuras e projetar desde já uma nova liderança que consiga mexer com a cabeça do povo brasileiro de todas as camadas. Afirmo isto com convicção, pois a maioria das pessoas que eu conheço, inclusive eu, votou no Serra não por ser fã de carteirinha do tucanato, mas por ser contra o Lula e sua camarilha. Ah sou paulista, paulistano residente na cidade de São Paulo há muitos anos.

Reply

Caro Coronel: Todos erraram, nosso partido está um balaio de gatos...

Reply

Coronel, volto a dizer aqui o Serra foi um herói, brigou sozinho, não considero que ele tenha sido derrotado. Agora venhamos e convenhamos, seu partido não o apoiou 100%, seus aliados idem, vira e mexe saiam com declarações cretinas, principalmente, Cesar Maia, Roberto Jefferson e até o Fernando Henrique, a surpresa foi a fidelidade do Alckimin e do Indio da Costa, esses dois foram tão heróis quanto o Serra. Lutamos também, mas eu mesma quando ia pedir voto para o Serra tinha que argumentar muito diante de tantas mentiras que o PT inventava, tinha que convencer de que o que falavam era mentira, era muito difícil, as instituições se calaram diante de tanto erros cometidos contra a lei eleitoral, a imprensa massacrou o Serra e o seu partido, o nosso presidente que graças a Deus será ex, logo logo e rezo para que eu não diga aquela frase "eu era feliz e não sabia", cometeu inúmeras arbitrariedades e nada foi feito pelas instituições e pela imprensa, o máximo eram notinhas e comentários, se até a Marina que "poderia se dizer uma pessoa correta", deixou a desejar no que concerne a posições e convicções. PÔ não dá para ganhar assim, quando se está lutando e o adversário joga areia nos seus olhos a chance de ele nos nocautear é imensa, eu não me arrependo de ter votado no SERRA, pelo contrário admiro muito mais sua coragem, força e determinação. O povo escolheu, só nos resta torcer para que tudo de certo, o tempo vai dizer, mas ao contrário do que Lula disse na minha oponião o Serra saiu dessa eleição maior do que entrou.

Reply

tô na área
Faltou para esta turma INCORPORAR O ESPÍRITO DO ENÉAS!!!!
Enéas tinha MARQUETEIRO?.

fui...

Reply
WWW.MEUARARIPE.BLOGSPOT.COM mod

Coronel, eu fui boicotado.
Quero que saia aqui o que falei sobre FHC. Ele precisa saber. Ou, pelo menos, o partido precisa saber, para entender que perde no Nordeste por culpa dele e não de Serra.
Para entender que Lula não é Deus porque é filho daqui. Sarney e Collor também são nordestino e ambos são satanizados.
A questão é: quem entende de fome e coisa simples e quem vem falar em livro de filosofia em casa que não tem pão.

Reply
WWW.MEUARARIPE.BLOGSPOT.COM mod

Continuo censurado no que disse sobre FHC, coronel.
Ele é o problema.
Antes que você diga aqui que fui duro com um velhinho, quero que fique claro que velhino que merece respeito é aquele que evita confusão e não gera intrigas. Se ele é intelectual, que vá defender suas teses vendendo livros. Pois livro só compra quem sabe ler e quem gosta do autor.
Voto é outro departamento.

Outra coisa: temo que na próxima, tenhamos que conviver com esse mesmo velhino caducando e sendo usado pelo PT para dizer merda o tempo todo e jogar o que não serve no ventilador. Temo muito que só tenhamos chance de vencer quando FHC morrer.

Reply

Coronel. Tirou daqui ó. Falou por mim e por muita gente deste Brasilzão.

Reply

coronel,
tentemos entender a linha do aécio, que vai vir por ai. fingir diálogo com todos e meter o porrete no pt por trás. roubar a cena para si mesmo.por fim, destruir dilma nas urnas.
eu também adoraria que aécio e outros líderes soltassem o verbo contra o pt todos os dias, mas a pancadaria diária gera revides do outro lado, que no momento é maior. tem de saber o momento de bater de frente e o momento de enganar as ratazanas. cabe a nós, militantes, bater todos os dias sem dó nem piedade na corja e no desastre que será esse governo da moça inflável.
lula apostou nos ataques à oposição e veja o que conseguiu: mesmo tendo quase 90% de aprovação, 44 milhões de brasileiros ficaram ao nosso lado. aécio precisa enganar o pt, só assim vamos destruí-los.

Reply

Perfeita a análise feita. O PSDB e as opisições precisam se reciclar!! O legado de FHC já faz parte de um passado distante. Passar 08 anos sem apresentar nada de impactante para o País e querer vencer esses marginais que ei estão é querer demais... Mesmo assim quase conseguimos.... Mais em razão da militância do bem, com blogs como este do que por mérito do PSDB, que fique bem claro.... Serra foi rifado por seus pseudos aliados que só apareceram no 2º Turno. E com desunião é melhor nem tentar outra vez. É hora de fazer um mea culpa e resugir das cinzas... A tendência é que seja dobrado o número de inssatisfeitos com os ladrões Petralhas...

Reply

“A agressividade dos tucanos à companheira Dilma Rousseff é uma coisa que eu imaginava que já tivesse terminado na política brasileira. Fui candidato cinco vezes, perdi três, e vocês nunca me viram com a agressividade dessa campanha”.

Lula, que chamou José Sarney de “ladrão” em 1988, Fernando Collor de “corrupto” em 1989, Fernando Henrique Cardoso de “estelionatário eleitoral” em 1994 e 1988, José Serra de “capacho” em 2002, Geraldo Alckmin de “oportunista” em 2006 e José Serra de “mentiroso” em 2010.

Copiado do blog de Augusto Nunes.

Com uma informação dessas mais o tripé do governo FHC, qualquer marketeiro de segunda classe destruiría Dilma. Quem decidiu o que no PSDB?

Mago

Reply

Coronel,
estou sempre de prontidão. Como sempre suas análises corretas e objetivas. Quem derrotou Serra foi o próprio PSDB. Este partido sempre foi, na sua maioria, composto de adesistas e políticos que só querem se eleger, não importando qual métodos use. Há muito, no site do Reinaldo, venho postando: Quem tem Sérgio Guerra como presidente; Artur Virgílio; Tasso Jereissatti e Aécio Silvério Neves, nunca ganhará as eleições. Estes, podemos dizer, são piores que a petralhada. Os petistas são visíveis, os traidores, são dissimulados.

Reply

É possível entrar com uma ação para anular a eleição da Dilma, por uso da máquina pública.
O Lula transgrediu vários artigos da Lei Eleitoral em vigor, principalmente este:
Lei 9.504/97, art. 73:
São proibidas aos agentes públicos, servidores ou não, as seguintes condutas tendentes a afetar a igualdade de oportunidade entre candidatos nos pleitos eleitorais:
inciso III: ceder servidor público (...) ou usar de seus serviços, para comitês de campanha eleitoral de candidato (...)
§ 1o.: reputa-se agente público, (...) quem exerce, (...), por eleição, (...) mandato, cargo, emprego ou função nos órgãos ou entidades da Administração Pública direta, (...).
O Lula transgrediu vários incisos desse artigo, dentre os quais: inciso I (uso do avião presidencial);
inciso VI, alínea a (transferência de recursos do Tesouro Nacional para o BNDES para a capitalização da Petrobrás);
inciso VI, alínea b: propaganda dos projetos do Governo Federal (todos), principalmente do PRE-SAL;
inciso VI, alínea c: Lula fazendo pronunciamentos a torto e a direito na TV, principalmente inaugurando obras;
ETC... ETC... ETC...
Ou alguém faz alguma coisa rápido, ou vamos ver se repetir, aqui no Brasil, o que está acontecendo na Venezuela.
Quando os bons se calam, o MAL toma conta de tudo.
A discussão está lançada aqui no blog.

Reply

Coronel, me perdoe. Você pode ter sua opinião, eu a respeito mas... esse Gonzales só pode ser PETISTA!!!

Ganhar para governador em São Paulo é molezinha. O estado está bem, todos antecessores fizeram bons governos...

Agora, comandar uma campanhar fraca e acanhada como ele comandou para presidente, é tão petista quanto querer Aécie Neves na lideraça da oposição.

Reply

Grande Coronel! TA!!!

Reply

Cel

O maior culpado do PT chegar onde chegou é do FHC.

Vejamos seu pensamento quando do mensalão:

"Eu não estou aqui para ver o PT se arrebentar. O Brasil precisa de partidos que tenham uma certa história, e o PT tem."
Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente
2005

Átila

Reply

Fantástica análise.
O momento é de união. Começar a pensar em prefeituras, se organizar para fazer uma boa oposição, com voz firme, sem lero lero. Botando a boca no trombone e o dedo nas feridas.
Bravo coronel. Bravo texto.
Perfeito

Reply

Coronel,

Sei que pode ser pretencioso, mas fiz este vídeo tendo como inspiração você, Reinaldo Azevedo e o Augusto Nunes.

Abraço!

http://www.youtube.com/watch?v=5ZpIgTGwuLI

Reply

Concordo plenamente amigo!!! No meu estado, Mato Grosso do Sul em nenhum momento eu vi os pretendentes ao cargo de deputado estadual e deputado federal pedirem voto para o Serra, nem mesmo a senadora Marisa Serrano que inclusive foi cotada a ser lançada como vice, pedir voto para ele, então na aliança, bom nem vou falar porque morro de vergonha...
na verdade amigo esses votos foram os votos dos simpatizantes e aqueles que queriam uma mudança no País!!!

Reply
Barão de Itaúna mod

Concordo com o que o Sergio Accioly disse acima. Quem viver verá. Eles vão se destruir nas entranhas, na luta pelo poder e pelo $$.
E vamos manter a unidade, cobrar da oposição séria. Cobrar do DEM, do PSDB, do PPS do Roberto Freire.

Reply

Coronel

Apesar de tucano, acho que o partido não tem indole para oposição.Tem uma visão eleitoral que não se coaduna com a realidade. É cedo pra dizer que o Aecio será rejeitado pelo que há de mais consistente em termos eleitorais do partido. Um coisa é certa, o partido tem que começar a bater no Lula e mostrar o mais facil de ser entendido pela população. A corrupção de seu governo

Reply

Coronel, este eh sem sombra de duvida o melhor texto que o senhor jah escreveu.

Em minha modestissima opiniao, este tambem eh o melhor diagnostico dos problemas passados e os desafios vindouros para a oposicao. Certamente melhor do que a analise de FHC.

Reply

Resposta de uma paulistana ao paulistano anônimo: o Covas não se candidatou em 1989 (e seria eleito) porque já estava com câncer. Tanto que acompanhamos o seu sofrimento e, no meio do segundo mandato, sua morte, quando assumiu o Alckmin. E mais uma coisa: o PSDB foi criado porque o sr. ORESTES QUÉRCIA já estava dentando e rolando com o dinheiro do BANESPA para eleger o FLEURY. Depois disso, nunca mais se ouviu falar no Quércia que, candidato ao Senado nestas eleições, precisou se afastar por conta de um câncer. Alguém tem dúvidas de que existe a mão de Deus atrás de tudo e de todos? O Lula e a Dilma podem se preparar... Deus não dorme de touca e não vive pra cima e pra baixo de AEROLULA. Aviões caem, câncer reaparece, prepotência também. Ninguém finge por muito tempo SER QUEM NÃO É. A Dilma logo vai mostrar sua cara, quem ela é de verdade. E já começou, chutando o coitado do Suplicy e a Ideli, na sua pagelança em Brasília, retirou o Zé Bigorna, etc... E eu vou assistir de camarote a queda de todos eles. Dos males (PT), o menor (PMDB), diz o ditado. Vamos aguardar pra ver o que Deus está preparando pra essa turma, que, aliás, não acredita em Deus...

Reply

Só para lembrar: Aécio Neves traidor do Brasil nunca terá o meu voto.

E, FHC, sinto muito, mas você deveria saber o tempo todo que o PT não é um partido normal e democrático, que joga limpo. Não deveria ter poupado Lula em 2005. O PSDB é brando com essa gente desde sempre e agora vem reclamar do marketeiro? Apapqp.

Reply

AÉCIO na oposição? Como? Se no segundo mandato do Lulalá ele se bandeou pro lado dele... E logo após a divulgação do resultado o "Tia Anastácia" já disse que não vê nada de mais em se aproximar da Dilma. Fomos enganados pelo AÉCIO. É melhor que ele mude pra o PMDB de uma vez ou o PSDB vai engolir outra derrota em 2014, caso insista em lançar esse traíra candidato a Presidente. Duvido que algum paulista/paulistano vote nele. Vou começar a campanha contra desde já. E quem quiser que se habilite. Em 2014, GERALDO ALCKMIN pra Presidente e SERRA pra Governador, por 8 anos, DEIXANDO O ESTADO LINDO, MARAVILHOSO e, principalmente, impedindo que o MERCADANTE se aproxime de nós, seja na PREFEITURA que no GOVERNO DO ESTADO.

Reply

Não tem como aceitar as criticas do FHC, quando ele mesmo falou em 2005, no auge do mensalão que era melhor que o Lula saísse nas urnas, evitando assim o impeachment. Teriam que ter expulsado o Eduardo Azeredo e partido com tudo pra cima do governo. O proprio PSDB trava a propaganda politica. E por falar em embalagem, toda vez que eu via o Sergio Guerra na televisão me dava arrepios. Ele passa uma imagem de cinismo, é uma pessoa que você olha e desconfia.

Reply

A oposicão brasileira deve reinventar-se, afim de parar de cometer repetidamente os mesmo erros. O maior problema do PSDB, por exemplo, é o ego hipertrofiado de seus principais integrantes. Em 2001, FHC se recusou a fazer seu sucessor e não apoiou a candidatura de Serra. Não creio que suas acões tenham sido pautadas pelo despendimento democrático… Muito provavelmente assim o fez porque apostava no desastre que seria o governo petista de Lula (e seria mesmo, caso Lula tivesse se atido às posicões dogmáticas do PT em matéria econômica). Depois do mandato desastroso, FHC poderia voltar tranquilamente ao poder nos bracos do povo, que ainda se mostraria grato pelos frutos do Plano Real. Mas Lula foi mas esperto e o resto é história.
Resultado, igualmente, de um cálculo político equivocado, Serra tampouco apoiou Alckmin, e agora Aécio repete a história ao deixar Serra pendurado na broxa em Minas. Lula, agora, vive no melhor dos mundos: se o Governo Dilma for bem sucedido, será mérito todo seu; se for mal, iniciará desde cedo uma campanha de oposicão a sua criatura sob a desculpa que foi, uma vez mais, traído!!! O mesmo acontecerá caso Dilma tome gosto pelo trono presidencial e não queira passar a tocha a Lula em 2014. Quem viver verá. Ou seja, ou a nossa oposicão realmente se una, deixe de lado as falsas desavensas criadas pelos egos hiperinflados e crie um projeto alternativo de poder, ou continuará alijada do poder por pelo menos mais 12 anos.

Reply

Quem escolheu o marqueteiro: Serra. Quem não viu o desastre que foi a campanha? Serra! Quem perdendo pontos em todas as pesquisa realizadas -TODAS, não cresceu em nenhuma - nada fez para mudar? O marqueteiro? Mas, que escolheu: Serra!
Podemos dizer e explicar o que aconteceu, mas não podemos jamais tirar de Serra a responsabilidade mais estes 4(?) anos de PT.
Quem foi um banana no debates? Quem perdeu todas as chances dada pela mula? Quem deixou-se comparar Paulo Preto - a vítima seria Serra - com Erenice: a vítima todo o povo brasileiro. Quem na 1ª pergunta do 1º debate para Dilma repetiu a pergunta anterior que ela tinha gaguejado, tanto que ela começo assim: quero agradecer ao candidato Serra pela oportunidade para melhor esclarecer...?
Não perdoarei jamais Serra pelo mal que causou à democracia brasileira, perdendo para um poste porque nunca mostrou que brigava com poste. Até o socorro do Papa ele desperdiçou TOTALMENTE. Não usou para nada

Reply

A campanha estava perdida no começo da batalha e Serra e companhia erraram muito pra quem só teria chances se acertasse todas.

Lula elegeria Dilma, da mesma forma que Quércia elegeu Fleury e Maluf o desconhecido contador Pitta.

O PSDB tinha que acertar tudo e contar com alguns erros do PT, que vieram na forma de dossiê, Erenice, Cardeal, destempero e aborto.

O PT não esperava por nada disso, mas aonteceu, da mesma forma que Serra e o PSDB também tiveram seus percalços. Acontece.

Aécio vai TER que ser nosso candidato em 2014 e só pessoas completamente sem visão acreditam que ele não seria eleito no lugar da Dilma se o Serra não tivesse batido o pé.

Minas o teria eleito, São Paulo o teria eleito e no Rio a diferença seria mínima; perdemos por que o PSDB ainda se vê como partido paulista e Minas não aceita isso.

Perdemos por que Minas nos deu um fodam-se.

Qualquer avaliação seria sobre essas eleições tem que passar pela total falta de importância que temas como dossiês e corrupção tem para a população; o segundo país em furto em lojas do mundo não se importa muito com gerentes ladrões, por que se colocando lá, vê que também furtaria.

Qualquer análise seria teria que levar em consideração a falta de oposição ao governo Lula nesses 8 anos.

Qualquer analise seria teria que levar em consideração o caso do rolinho de durex em Campo Grande, por que fazer tomografia por causa de um rolinho é muito pro saco de qualquer um.

Qualquer analise seria teria que levar em consideração as dezenas de oportunidades que Serra deixou passar nos debates, simplesmente por que não parecia ligado.

Qualquer analise seria teria que ir fundo na forma como Serra tentou levar toda a pelega, se distanciando de todos, querendo parecer próximo a Lula, falando em saúde, saúde e saúde e abandonando anseios e companheiros pela estrada.

Vi a campanha do Serra perdida e só duas ou três vezes encontrei nela o espirito que vi no discurso no Palácio dos Bandeirantes e no programa em que discursa o Hino Nacional.

Torci por ele. Torci pelo Brasil. Torço pelo PSDB. Torço pelo Aécio.

Ficamos com 60% do PIB nacional em 2010; vamos crescer e vamos levar em 2014.

Para os sem alento deixo aqui a frase do meu sogro de 80 anos; Lula tem que colher o que plantou e só com a eleição de Dilma isso seria possível.

Eles tem 4 anos pela frente. Vamos ver o pré-sal da Petrobrás, as contas públicas, a Copa, o trem bala, o PNDH3, as invasões e depois conversamos

Reply

A campanha estava perdida no começo da batalha e Serra e companhia erraram muito pra quem só teria chances se acertasse todas.

Lula elegeria Dilma, da mesma forma que Quércia elegeu Fleury e Maluf o desconhecido contador Pitta.

O PSDB tinha que acertar tudo e contar com alguns erros do PT, que vieram na forma de dossiê, Erenice, Cardeal, destempero e aborto.

O PT não esperava por nada disso, mas aonteceu, da mesma forma que Serra e o PSDB também tiveram seus percalços. Acontece.

Aécio vai TER que ser nosso candidato em 2014 e só pessoas completamente sem visão acreditam que ele não seria eleito no lugar da Dilma se o Serra não tivesse batido o pé.

Minas o teria eleito, São Paulo o teria eleito e no Rio a diferença seria mínima; perdemos por que o PSDB ainda se vê como partido paulista e Minas não aceita isso.

Perdemos por que Minas nos deu um fodam-se.

Qualquer avaliação seria sobre essas eleições tem que passar pela total falta de importância que temas como dossiês e corrupção tem para a população; o segundo país em furto em lojas do mundo não se importa muito com gerentes ladrões, por que se colocando lá, vê que também furtaria.

Qualquer análise seria teria que levar em consideração a falta de oposição ao governo Lula nesses 8 anos.

Qualquer analise seria teria que levar em consideração o caso do rolinho de durex em Campo Grande, por que fazer tomografia por causa de um rolinho é muito pro saco de qualquer um.

Qualquer analise seria teria que levar em consideração as dezenas de oportunidades que Serra deixou passar nos debates, simplesmente por que não parecia ligado.

Qualquer analise seria teria que ir fundo na forma como Serra tentou levar toda a pelega, se distanciando de todos, querendo parecer próximo a Lula, falando em saúde, saúde e saúde e abandonando anseios e companheiros pela estrada.

Vi a campanha do Serra perdida e só duas ou três vezes encontrei nela o espirito que vi no discurso no Palácio dos Bandeirantes e no programa em que discursa o Hino Nacional.

Torci por ele. Torci pelo Brasil. Torço pelo PSDB. Torço pelo Aécio.

Ficamos com 60% do PIB nacional em 2010; vamos crescer e vamos levar em 2014.

Para os sem alento deixo aqui a frase do meu sogro de 80 anos; Lula tem que colher o que plantou e só com a eleição de Dilma isso seria possível.

Eles tem 4 anos pela frente. Vamos ver o pré-sal da Petrobrás, as contas públicas, a Copa, o trem bala, o PNDH3, as invasões e depois conversamos

Reply

A verdade é que Aécio Neves trabalhou contra o Serra por baixo dos panos. Aécio, através de jornalistas aliados, soltou manchetes e mais manchetes contra Serra.
Aécio e os petralhas são bastante próximos, tanto que ambos compraram o IBOPE.
No brasil, as pesquisas tendenciosas do IBOPE sempre jogavam petistas para cima e tucanos para baixo. A única exceção foi Minas.

Reply

Eles tem 4 anos pela frente. Vamos ver o pré-sal da Petrobrás, as contas públicas, a Copa, o trem bala, o PNDH3, as invasões e depois conversamos.

Reply

Coronel, gostei bastante desse texto.

Tenho algumas pequenas discordâncias, mas concordo no principal.

Não se pode exigir do marqueteiro uma estratégia melhor do que os partidos da coligação tinham. Mas isso é passado, página virada, tem que usar a experiência para fazer diferente dessa vez.

Para já, o que precisa é de jogo de equipe. O PSDB elegeu 7 governadores, o DEM outros 2. Esses caras vão se conversar ou não? Como será o relacionamento com o governo federal? Quais os planos para atuação no Congresso? Quais os planos para 2012?

A eleição já foi, agora é trabalhar.

Reply

"Quem semeia vento, colhe tempestades". O erro desde o princípio foi excluir a classe miserável da participação do processo político, hoje, essa parte mostra seus poderes nas urnas. Ao fixar o olhar em uma única parcela da sociedade, quer seja a Av Paulista, a classe rica, a Maçonaria, ou qualquer outra parcela exclusiva da sociedade irá sempre contribuir para o que aconteceu em 2010. Isto, também, me faz relembrar o acontecimento da revolta da chibata. Sim, é o mesmo acontecimento, porém em tempo e espaço diferente. Mas, a negação da minoria, no caso, o Marinheiro, NEGRO, o oficial, branco. Quando o Marinheiro revoltasse contra o castigo é bandido. Que lástima, colocamos uma mulher a tecer a bandeira da República, a qual representa a Pátria, porém, as instituições públicas amotinadas pelo mais profundo desejos de extermínio do seu próprio povo. Ainda, falta-nos a figura de uma liderança que seja capaz de organizar o Estado Brasileiro e, de fato, erradicar ou quase erradicar a linha da pobreza, pois, esta só é mantida pelo desejo CHIBATA. Mas, mesmo assim, ainda há esperança, pois, mesmo no cativeiro do Egito, da Babilónia, os Judeus foram libertos por ação de Deus. É, não por instituições humanas, que sempre são levianas em suas ações. E nossa história mostra momentos onde tínhamos a oportunidade de desenvolver-nos, porém, o desejo CHIBATA não permitiu prosperar, como o foi em 64, 86, é mesmo, na era FHC, sim FHC foi um marco. Talvez uma revolução, pois, muda completamente o modelo de presidente. Só não fez herdeiro, pelo único fato de ter olhado profundamente para a questão dos miseráveis. Que Serra até tentou, porém, já era tarde, Salário mínimo de R$ 600,00. Só resta agora, esperar por 2014, é que os estados de PSDB e PT sejam mais democráticos, o que é difícil para ambos. Pois, hoje, são ás únicas forças políticas do Brasil.

Reply

Coronel

Porque Guaribas , a terra do Fome Zero nunca foi a TV ?
Porque não se mostrou o que foi a inflação nos gov.Sarney e Collor ?
Porque não se perguntou qual seria o plano de Lula para acabar com a inflação quando disputou com Collor ?
Porque nunca se usou vídeos mostrando a " metamorfose " Lula?
Porque nunca se mostrou as diferentes opiniões da Dilma sobre o mesmo assunto ?
Porque nunca se contestou os números mostrados sobre a economia brasileira?

Reply

Opa! Opa! Opa!
Agora vamos ficar com raiva de nós mesmos e expondo feridas aos petralhas??? Conseguimos um feito e tanto. TODO MUNDO sabia das dificuldades para derrubar essa turma espúria do PT, plantada no poder e blindada com as mais variadas formas. Puxa, gente!! Elles ficaram 8 anos somente fazendo marketing com o dinheiro público, tanto que endeusaram Lulla e fizeram de uma terrorista , uma heroína, além de, naturalmente, distribuirem as "bolsinhas". Acham que seria simples pegar um "velho Serra e um mocinho bonito"(na opinião delles)e tudo estaria resolvido??? Estão sabendo que não. DESCONSTRUIR O MITO, eis a questão. Quem vinha fazendo isso nesses oito anos??? Muito poucas almas desgarradas. Vozes solitárias que não tinham impacto sobre o povão. Querem saber??? Acho, até, que fomos longe demais. E se isso aconteceu é porque fizemos um bom trabalho: o povo "esperto" ou "desperto" que se mobilizou com a sua própria mídia. E o bom de tudo, ou o melhor de tudo: mais da metade da população não atura mais esse estado de coisas. Elles estão vendo isso e vão se blindar de novo(estão com a faca e o queijo na mão- o poder e o dinheiro-).Mas,agora,nós já sabemos que o nosso queijo e a nossa faca tem mais poder. O lado do bem está mais forte(em número e em conscientização).Esse dado é inegável. Elles vão dizer diferente, pois tem como fazê-lo. Mas, NÓS SABEMOS que elles não resistem mais aos nossos argumentos(que não são essa choradeira).Nós não pertencemos ao partido do Índio nem do Serra, nem dos seus apoiadores. Nós pertencemos ao partido do Brasil e sabemos que temos, como dever cívico, de defender nossa Pátria desse partido totalitarista e corrupto que se instalou no poder. E mais, sabemos dos fins a que elles se propõem. Acham que foi a toa que até o Papa interferiu? A COISA É SÉRIA, gente. E é “essa coisa séria”que todos devem enxergar. O Farol tem que ser pra isso Coronel. A eleição já acabou e ela é circunstancial. E nós, nós não podemos nos perder em coisas circunstanciais. Essa é a munição que elles querem pra matar o nosso tempo. E o nosso tempo é ouro, e o trabalho, pela Pátria, é perene. Ninguém aqui vai ensinar partido a se organizar para ganhar eleição. Ou vai? Nosso trabalho é outro: tratar da nossa organização popular. Só assim, os partidos vão nos respeitar. De outra forma, apenas estaremos fornecendo lenha para o bate-boca que os mantém acesos. Não é esse o chumbo que temos de dar para a petralhada. Cadê a organização? O povo está esperando e muitos já pedindo. Olha, Coronel, o peso da sua liderança, a importância que seu blog conquistou. “Somos responsáveis por aqueles que cativamos”. Mãos a obra, portanto. Estamos esperando.

Reply

Embora os conceitos políticos de esquerda e direita estejam superados mundo afora, no Brasil, atrasados que somos, pelo menos 50 anos em relação ao mundo cívico (não estou dizendo civilizado!),eles ainda precisam ser utilizados.
Daí, a necessidade de organizar-se a "direita" na política brasileira, entendendo como tal aqueles que acreditam nos valores e princípios educacionais, familiares, sociais e nacionais, em que o trabalho, a união de classes produtivas e operantes se dê através da superposição aos esquerdistas mamantes, eternos vagabundos pendurados em tetas estatais, sugando e vilipendiando a Nação.
Dilma, e seu bando, tem que ser os últimos ocupantes de "esquerda" do Planalto, visto serem já sabidamente incompetentes para gerir a coisa pública.
Ou alguém ainda acredita que o Babalorixá de Banânia sabe como administrar um País? (muitos risos...).
Àqueles que desejem aprender como enfrentar os parasitas de esquerda, sujiro lerem o discurso de posse de Sarkozy, e acompanharem a luta que ele tem empreendido para devolver à França um mínimo futuro viável. Lá também, fruto dos esquerdistas de 68, ninguém mais quer trabalhar, os beberrões de sempre continuam dependurados nos que trabalham e produzem.
Vamos aproveitar que o Incapaz Mor dividiu o Brasil, e mostrar do que os "azuis" são capazes: além de determos 56% do PIB, também vamos começar a exigir a administração destes recursos, e isto só se consegue, assumindo a condução dos destinos da Nação.
O JN transformou Mãe Dilma em heroína; acredite quem quiser. Cabe a nós, que não nos deixamos enrolar, reconstrur o Brasil, sem bichos marinhos esquisitos, parasitários, e maínhas madrastas.
FORA DILMA, FORA PT!

Reply

Concordo com o Anônimo de todo dia (10:01hs). O FHC criticou o marketing político e não o marketeiro.

A campanha toda, de ambas partes, foi da profundidade de um pires... Muita imagem bacana, gestos dirigidos, movimentação de palco lembrando a linguagem cinematográfica mas com conteúdo medíocre.

Hoje em dia para ser político não precisa ter idéias ou um mínimo de oratória. Basta ter muito "ensaio" e ser bem "dirigido".

O povão gosta é de imagens, pensar dá muito trabalho.

Quanto à articulação política o PSDB foi um desastre, para variar. Desde o enrosco para se definir o vice até a orientação da campanha. Com estes incompetentes como oposição o PT vai durar mil anos no poder. Pobre Brasil.

Reply

JK não viu a tabela ao mencionar Sul de Minas.

Reply

Para o anônimo das 10:47:
Achei seu vídeo fantástico. Pensava em fazer algo semelhante, mas não sei lidar com as ferramentas..rsss Já arquivei e estou repassando para todos os meus contatos. Obrigado pelo belo trabalho.

Reply

Caro Coronel,
Li todos os comentários de seus leitores, entre os quais eu me incluo. Gostei do brilhante comentário do Barao de Itauna (09:41) e quase morri de rir com o Apapqp da .::paula::. (10:54).
Resumo: "TUDO FARINHA DO MESMO SACO".

Reply

ÓTIMO COMENTARIO, CORONEL! NA MINHA OPINIÃO DENTRE MUITAS CITADAS UMA DAS PRINCIPAIS QUE O PSBD DEVERIA FAZER SERIA: TENTAR ELEGER O MÁXIMO DE PREFEITO EM TODO PAÍS. ACREDITO QUE ESSA AÇÃO FUNCIONARIA MUITO BEM ATÉ NO NORDESTE, VISTO QUE A MENCIONADA REGIÃO SE TORNOU CELEIRO PETISTA. OS PREFEITOS SEM DUVIDAS FORAM BRAÇOS FORTES NA CONTINUIDADE DO PT.

Reply

Caro Coronel
Todas estas análises servem para detectar onde e desde quando a oposição errou.
Parece que muitos já sabiam destes erros há muito tempo.
Resumo: Dispersão da oposição,daí a distração.
O que faltou?
União,vigília constante e cobrança imediata.
Nunca se teve tanta falcatrua descarada para a oposição descascar,mas foi tanto acinte que no fundo ficamos chocados e inertes.
Foi como colocar o sapo na água fria e ir esquentando lentamente,o sapo não se dá conta e morre cozido.
Neste período eleitoral então,escândalos diários mas aí já era tarde,morremos cozidos lentamente.
Não esqueçam de que por muito menos o collor foi "impichado".
Claro que podemos e devemos desabafar,mas só isto não resolve.
Depois de passada a raiva,temos que nos unir e não deixar passar nada em brancas nuvens.
Não vamos cair na armadilha de implosão geral da oposição,isto só beneficia o outro lado,o lado das trevas.
Se não houvesse o racumin do Coronel,tenham certeza de que o deboche da ratalhada seria implacável aqui mesmo.
Por falar nisto,ultimamente está cheio de ratos disfarçados por aqui.
O que interesa agora é começar do começo,elegendo prefeitos e vereadores.
Prefiro o Índio ou alguém de sangue novo,falta muito tempo ainda para 2014 mas não podemos perder um minuto.
Alô cariocas do bem: votem em Índio!
Índio! Índio! Índio!
Índio já!!

Reply

Ótimo texto, sinceramente me preocupei ontem com sua ausencia, viciado que estou pensei por um momento que vc teria perdido o ímpeto, que nada!!! voltou melhor do que antes, que o PSDB leia esta sua análise, lúcida e perfeita, estamos aqui, parabens pelo texto, seu blog e o do Reinaldo Azevedo estão entre os meus favoritos.

Reply

Coronel, a grande verdade é que precisamos nos reinventar. O PSDB paulista morreu faz muito tempo com lideranças velhas e arcaicas e no resto do Brasil então... . Os eleitos fizeram por conta de seu prestigio popular ou por bom serviços executados. Cade a renovação em São Paulo. Desde que chegou ao poder por aqui são só o André Montoro, o Mário Covas/Alckmin, e o José Serra, incluindo o FHC para presidente é um grande campeonato de egos. A grande renovação saiu da cartola do José Serra e se chamou Gilberto Kassab, que nem do PSDB é, caso contrário estariamos nas mãos da Marta Suplicy até agora. É hora de se reciclar, criar novos líderes e os atuais se afastarem e pararem de sufocar os futuros pretendentes. Ao comentarista SMMZ, você deveria saber que a maior bandidagem que ocorreu no governo FHC foi a intervenção no BANESPA, um banco sadio, que atendia milhões de paulistas sem nunca ter deixado um caixa sem um centavo só. A dívida se existia era com o governo e não falta de solidez. Fizeram uma intervenção política, para abrir as portas ao partido deles junto ao eleitorado, tanto que o Santander comprou um banco sadio sem qualquer dívida, ao contrário de outros. Quanto ao Covas ele foi candidato em 1989 e perdeu do Collor e do Lula (apenda a história política do Brasil). Voltou ganhou do Maluf no 2° turno em 1994, governou o primeiro ano, se elegeu de novo e ai faleceu vitima do cancer e abriu as portas ao seu pupilo Geraldo Alckmin, que em 2006, sob a alegação que seria o momento do Mário Covas, deu um rasta pé em todos e se candidatou a presidente e levou uma surra do Lula, abandonado que foi pelo unido PSDB, inclusive pelo trio FHC/José Serra/ Aécio Neves. Quanto ao Orestes Quércia, apesar de todos os defeitos que teve como político ele ao menos teve a ombridade de se declarar impedido de continuar a campanha por conta de um cancer e este seu gesto foi decisivo na eleição do Aloisio Nunes.

Reply

Coronel, estou aproveitando esse espaço para expressar o meu lamento. Obrigada!

Gostaria que fossem publicadas minhas palavras que refletem uma profunda tristeza , em um país, ainda democrático. Hoje, muitas pessoas estarão felizes porque acreditam, sinceramente, que sua escolha foi acertada. A escolha das Bolsas Esmola, PACs que não saem do papel, o engodo do Pré Sal, que somente serviu como terrorismo eleitoral, porque sua extração é onerosa e de longuíssimo prazo e terá um único dono o PT. Estou profundamente triste porque a DEMOCRACIA FOI DERROTADA, mais uma vez. Nestas eleições o que vi foi a manipulação do sistema, imposição de opinião, desrespeito as leis, as instituições. Calaram nossas vozes quando, através de uma pessoa pública, “obrigou-se” a votar no seu candidato/a. Manipularam a mente das pessoas com dossiês falsos, quebra de sigilo. Nada foi feito, aqui a lei não existe. Amarraram nossas mãos com a corrupção que permanece e permanecerá durante não sei quanto tempo. Tiraram nossa liberdade dando lugar a frases de violência, instigando o ódio e induzindo a população. Vale tudo para não perder o poder! 56,1% do povo crê que está feliz pensando, realmente, que irá receber alguma coisa –tiveram 8 anos para realizá-las mais ao contrario vimos mensalões, aloprados, ocupação da máquina por companheiros para roubo do dinheiro público etc - Por que farão agora? Eu estou profundamente triste porque sei que nada mudará. Os roubos continuarão, a corrupção seguirá... Eu, terei que seguir trabalhando, e muito, para ter alguma coisa, para pagar os impostos exorbitantes que se convertem no sustento dessa massa corrupta, de estes que dizem nos representar mais nada fazem por nós. Jamais ganharei um milésimo do que eles subtraem de milhares de pessoas que trabalham honestamente para engordar suas contas particulares em alguma ilha fiscal. Estou profundamente triste porque para ser presidente não precisa ser honesto, não precisa escolaridade, não precisa haver realizado nada em benéfico de quem representa ou ter um Curriculum Vitae. Mais você, cidadão comum ,sim o necessita, para conseguir um emprego onde terá que se submeter a regras e leis se quiser mantê-lo. Estou profundamente triste porque nestes meses escutei coisas como: para que lei, todos roubam, é melhor não mexer em time que... Esse é o reflexo de um povo acomodado, um país que jamais alcançará a posição que já deveria ter alcançado no mundo há muito tempo porque o povo não sabe lutar, não sabe exigir porque lhe falta inteligência política, porém sabe receber, fica feliz com esmolas (palavras do próprio presidente quando queria se eleger em 2002). Sinto-me sô, mataram minha alma quando foi eleita a corrupção, a falta de ética, o despreparo, a bandidagem, o passado, a mediocridade política. Esse é o começo do fim, do fim da nossa liberdade! Estou de luto, porque se o povo é a cara de seu representante, então tudo está perdido!

Reply

Coronel,

Não sei de quem foi a "culpa". Há quem culpe o próprio Serra, que teria se fechado com González, não ouvindo o resto do partido e por isto não ter sido acompanhado no primeiro turno. Há quem ponha a "culpa" nos outros tucanos, principalmente em Aécio, pr não terem se empenhado na campanha presidencial como deveriam.

Não sei quem tem mais razão. O que sei é que a oposição não pode mais ser representada pelo PSDB, mesmo porque é um partido de centro-esquerda, posição que não encontra mais espaço na realidade latino-americana. Daí as hesitações, a rendição ao "politicamente correto", o medo de ser tachado de "direitista", de "reacionário", de bater duro nos priminhos petistas.

O DEM é outro que vinha se rendendo ao esquerdismo cultural. Espero que o resultado destas eleições tenha mostrado que há uma larga parcela do eleitorado à direita de tudo isso, sentindo-se órfã de uma representação autêntica de oposição ao esquerdismo que se quer hegemônico e que não terá futuro se não lhe der ouvidos e persistir nessa estratégia ridícula de mimetizar as posições da esquerda.

Do contrário, sempre será difícil uma reversão do quadro que aí está.

Se o DEM, em sua maioria, tiver juízo e se assumir como um partido de centro-direita e direita, terá algum futuro. Quanto ao PSDB, acho que é um caso perdido como partido de oposição ao PT e aliados.

A oposição precisa se desvincular do PSDB.

Saudações.

Reply

Bom dia coronel concordo com vc em gênero, número e grau.
Não adianta nada dizer que o Lula usou e enalteceu o que não fez, pois o que ele disse ter feito existe e se ele não fez alguém fez. Era preciso ter dito QUEM fez, QUANDO fez, COMO fez e como está hoje o que foi feito. Esta é a razão pela qual eu computo, de certa forma, alguma culpa a Fernando Henrique não teve “tempo”, vontade política ou amor, suficiente, à democracia para dizer aos brasileiros, em especial àqueles que elegeram Dilma, que não assistem entrevistas da Veja, não lêem jornais ou revistas especializadas e muito menos têm acesso à internet "QUE FOI ELE QUEM FEZ E NÃO O LULA". Deixou o "outro" ficar com os créditos. Em entrevista a Veja, disse que os brasileiros não conhecem os seus oito anos de governo. Disse ainda que seus pares no PSDB e DEM também não conhecem seus feitos e, é de se supor que se ninguém sabe ninguém viu e nem ouviu o que o PSDB fez em oito anos como é que o marqueteiro poderia saber.
Disseram durante a campanha que Dilma é comunista, ex-terrorista, abortista e outros "istas” mais. Estas são coisa que "quase" todo mundo sabe, só não sabem, os que a elegeram. Que pena o GRANDE TRUNFO não pode ser utilizado. A "OPOSIÇÃO" teve sei lá quantos anos para ler e meditar sobre a "capivara" da Dilma, hoje trancafiada em cofre do STM, mas não se interessou. Apesar disso, neste ponto, concordo que o marqueteiro errou, pois, mesmo sem aquelas informações bombásticas, existe farto material que mostram suas atividades terroristas, seus conluios com outros grupos revolucionários de esquerda, com o “Socialismo Bolivariano” de Chávez, a “Industrialização” e exportação para o Brasil da coca de Morales, o comunismo cubano dos Castro, as reuniões do “Fórum de São Paulo” fundado pelo Fidel e Lula das quais os PTralhas participam ativamente e muitas outras. Porém, essas informações não chegaram ao destino, ou seja, aqueles que elegeram Dilma.
Em minha humilde opinião, dado que não sou nenhum especialista em política, penso que o Brasil só será um Pais verdadeiramente democrático quando a sociedade brasileira, por inteiro, entender que: quem manda neste País somos NÓS E NÃO OS POLITICOS; são os impostos que pagamos que custeiam os salários e mordomias dos políticos; que os políticos são eleitos para TRABALHAR, PELO POVO E PARA O POVO, elaborando leis que sejam de NOSSO INTERESSE e que melhorem NOSSAS VIDAS.
Outro fator, a meu ver, preponderante nesta derrota foi o pouco caso dado pelos políticos de oposição a todos os escândalos e roubalheiras havidas nos últimos anos, protagonizados ou patrocinados por aqueles que se utilizaram do poder em benefício próprio. Como disse os Tiriricas: vocês sabem o que faz um político? Eu também não, mas me elejam que vou descobrir e lhes conto. É óbvio ululante que os congressistas sabiam ou pelo menos desconfiavam de todas as maracutaias, mas como têm, na sua maioria, rabos de palha, não gostam de brincar com fogo. Agora estão todos procurando desculpas para o ocorrido. Cuidado Coronel! É bem provável dizerem, em coro, que o Coronel e o Reinaldo não escreveram em seus blogs aquilo que deveriam ter escrito e, por isso, perdemos as eleições. Já passou da hora dos políticos entenderem que POLÍTICA NÃO É PROFISSÃO! Ninguém È POLÍTICO, todos “ESTÃO” POLITICOS e podem deixar de “ESTAR” pela simples vontade de quem os paga. São, na realidade, meros SERVIDORES PÚBLICOS contratados, e remunerados pelo povo através das urnas. Finalmente, como disse Serra, POLITICOS SÃO ELEITOS PARA SERVIR A SOCIEDADE E A NAÇÃO E NÃO PARA SE SERVIREM DELAS. Eu ousaria dizer mais, que esta frase serve, também, aos MINISTROS, FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS, JUIZES, PROMOTORES, DESEMBARGADORES, JUIZES MILITARES, enfim, todos aqueles que são pagos com o dinheiro de nossos impostos que provem de nosso árduo trabalho.

Reply

Coronel,

Meu olhar se volta para o DEM. Que não cometa os erros do PSDB. De plano, uma sugestão: Índio da Costa para presidente! O filho de César Maia, infelizmente, não correspondeu às expectativas de Jorge Bornhausen. Já o filho do Alemão tem dado um show. Enquanto Paulo faria a articulação parlamentar, a Índio caberia forjar a militância liberal e democrática. Quer ver por onde? Todos os partidos contam com um instituto. Sempre é um cabide de emprego que não vale nada. O deputado fluminense tem tudo para sacudir a poeira e, no mínimo, na presidência do Instituto do DEM, aglutinar a inteligência e, como eu disse, forjar a militância liberal e democrática Brasil afora (melhor: adentro, hehehe).

Abração

Reply

Excelente análise.Põe tudo bastante claro.Parabens.

Reply

Grande! Falou e disse! E, cá entre nós, se Serra fosse leviano a ponto de entregar a direção da campanha a um marqueteiro, jamais mereceria ser votado para presidente da República.

Reply

Eu concordo com quase tudo que foi escrito. Mas, de meu ponto de vista, não sendo Serra... Beto Richa sim aparece como uma força.

Concordo com você que Dillma foi vendida muito bem aqui no nordeste. Na realidade, a campanha por aqui foi até atípica, pelo menos em Aracaju. Nem antes, nem durante, nem depois se viu grandes manifestações para um candidato ou outro (faixas na rua, nos carros, etc).

Eu só chamo atenção para o fato de que tem muito gente dizendo que não houve prévia e blá blá blá. Estamos esquecendo que Dillma também foi enfiada guela abaixo dos petistas. E elles, ao contrário do PSDB/Aécio, encamparam a criatura. Como diz o ditado, "se não tu vai tu mesmo". Depois da escolha de Serra, o PSDB ficou se debatendo contra, fizeram beicinho e aí já era.

Concordo com FHC, o escolhido para 2014 deve ser anunciado imediatamente depois de 2012. Também concordo com você e já até falei disso em outro post. É preciso intensificar aquele mapinha azul. Os governos da oposição eleitos tem que fazer tudo para que seus estados continuem bem ou que melhorem... bastante no caso de Alagoas (Teotonio Vilela, o ridiculo e pior governador que AL teve, é do PSDB). Temos que centrar forças nas campanhas municipais em 2 anos e fortalecer a oposição país a fora.

Reply

Perfeito Coronel. A verdade é que o PSDB, em termos de unidade, tem funcionado mais como um PMDB, cada diretório regional cuidando da sua vida. Agora é corrigir os erros do passado e planejar para não repetir os mesmos erros no futuro. (parece brincadeira, mas ainda estão insistindo nos mesmos erros. vide PSDB-MG).

Uma outra questão urgente é aproveitar o momento. O PSDB há 25 anos não tinha militantes. Agora, o Serra conseguiu, graças à sua biografia limpa, unir os brasileiros que têm vergonha na cara e não engolem farsas ou se vendem facilmente. O que o PSDB vai fazer com essa militância reuninda, principalmente na internet? Vai deixar que o calor da campanha se dissipe e perder o momento???

Eu, no lugar da direção dos partidos de oposição, tentaria planejar 2012 e materia a militância viva. Colocaria Serra e o Índio a percorrer o Brasil para tratar dos problemas que esses 44 milhões de brasileiros querem resolver: a recuperação das instituições, o retorno da ética na administração pública, o fim das mentiras oficiais... Coletar assinaturas deles para forçar uma reforma política, por exemplo. Do jeito que está, continuaremos a ver os políticos falando que a reforma é necessária, mas se negando a abrir mão de seus benefícios.

Reply

Caro Coronel: Para o Psdb só tem uma caminho, é a saída do Serra e do Aécio, o Serra não dá vez para ninguem, e o Aécio, não precisamos fazer comentários, o resto é chover no molhado.

Reply

Coronel,

A oposição deve ser comandada pelo DEM. O PSDB demonstrou não estar à altura dessa tarefa histórica.

Que se trabalhe o nome de Índio da Costa, Kátia Abreu ou Paulo Bonhauser para 2014.

PSDB é tiro no pé.

Reply

Desculpe Coronel, mas FHC está certo, os "marqueteiros" são sim responsáveis pela baixa qualidade, pelas opções de fazerem "campanhas fáceis" (fofoca difamação, criar tipos a partir do nada, fazer o "marron da lama e do escândalo)
Marketing não é o "equipamento super moderno de última geração e o helicoptero a jato". Marketing é idéia e criação, linha de direção.
E voce ainda não percebeu:
Desde que voltamos a eleger presidente, Dilma é a segunda pessoa que é eleita a partir da construção marqueteira de imagem embalagem em cima de uma desconhecida. O primeiro foi Collor, produto totalmente de marketing, do nada surgiu um tal que era "caçador de marajás", autoritário, firme, convicto, defendendo os descamisados desdentados. E também com um bom caixa de campanha, PCFarias, pra dar certo o marketing sempre precisa de um PCFAriasDelubio.
Marqueteiros com poder demais, como a coisa mais importante da campanha, destroem o conteúdo, banalizam e tudo é promoção e oportunismo.
Prefiro a coisa séria, o marqueteiro é só pra complementar, tem que ser menos importante. Porque são perigosos elegem Hitler se ele estiver pagando e garantindo vida boas a eles.

Reply

Ótimo texto. Confesso que já estava ficando irritado com gente criticando a atuação do Serra, o marqueteiro... Falta estrutura no PSDB. Durante os últimos anos mal houve oposição, a oposição estava existindo sem motivo, sem nada pra mostrar, com vergonha, sem apoio. E, para piorar, ninguém queria mostrar o Serra. Os 44% foram um ótimo resultado. Ele conseguiu isso enfrentando todo tipo de problemas nessa eleição.

Também estou ficando irritado com essa briga para impor o nome do Aécio para 2014 sem esperar nem um pouco para ver como a situação vai estar. Acho que não é hora de uma região tentar impor um candidato à outra dividindo o que o Serra teve tanto trabalho para tentar unir. Se for para ficar criticando o José Serra por erros que ele não cometeu, o Aécio pode até ter meu voto pelo fato de ele ser da oposição, mas o defenderei com a mesma determinação com que ele ajudou na campanha do Serra.

Mas, em geral, sou à favor de Serra ser candidato... Aécio poderia ser o vice, se quisesse.

PS: Concordo com o que o Anônimo (2 de novembro de 2010 13:37) disse.

P.PS: Acho que seria o caso da oposição pedir calma aos militantes e às regionais. Enquanto a gente está se degladiando para escolher o candidato de 2014 e ficamos atacando os possíveis candidatos, perdemos força e desrespeitando os 44 milhões de votos.

Reply

Excelente texto.
Faz tempo que não aparece alguém que saiba escrever e expor suas idéias como o Coronel.
Um abraço,

Marcos

Reply

coronel,sou nova por aquí,mas já se tornou um hábito.Parabéns pela lucidez e eu vou aprendendo ...é sabido,que por volta de 1961,na campanha presidencial do John Kennedy,o rapaz bonito/carismático do leste,iria enfrentar o mais velho,rabugento,de origem pobre,e do interior,Nixon.Kennedy levou a melhor,embora mais tarde Nixon seria eleito.Isto tudo é história,mas SEMPRE nos ensina.Kennedy contava com o dinheiro da família,e muita coisa contra:era católico,jovem demais,e sem experiencia.Nixon deixava o pessoal da campanha maluco:ele suava demais em frente as cameras!terrível!Kennedy levou.Isto foi em 1961 e ainda é válido!
1)O PSDB não fez oposição ferrenha este tempo todo.Efetiva.
2)O Serra atrapalhou a ele mesmo qdo.foi sem jogo de cintura,e deu as regras dentro do partido,ou seja,ele fez com que o partido se adequasse a ele!
3)Aécio!eu ainda não estou 100% convencida dos bastidores da campanha.Tenho indícios de que ele está muito interessado nele mesmo,e que ele não quis mesmo a vice presidencia!Nos custou os votos de Minas.Ou o contrario:Aécio presidente,Serra vice? Cê ve,aquí é jogo duro! São Paulo estaria com Serra,de qualquer maneira,mas ele não aceitaria!
4)campanha na TV: por que não romperam contrato com o marqueteiro,assim que viram o super hollywood da oponente?
5)Rusga,briga,entre FHC e Serra???????? esconde,não mostra,não fala...é brincadeira,né?
6)REFORMULAÇÃO JÁ! será? será que o Sérgio Guerra vai aceitar mudanças? e pensem em nível nacional,os PSDB de cada região...É preciso reciclar,renovar,porque o inimigo joga muuuuuuuiiiiiito duro:(precisa enumerar?mão no dinheiro das estatais,mentira,bolsa família,exploraçaõ muito hábil do ser brasileiro:pouco le,não confronta informações,não gosta de política,...)
Para mim,hoje é o dia 2,da oposiçaõ ferrenha contra este estado de coisas.Aliás o vídeo anterior diz do sentimento de todos nós!Quero um PSDB bem mais pronto para vencer,para colocar sorriso nos nossos lábios outra vez,esperança,e sentir que este país NÃO É SÓ daqueles que gostam do "jeitinho brasileiro"

Reply

Discordo Coronel, tem mais coisa que o marqueteiro ou quem comanda a campanha esqueceu, e o MST? E o PNDH3? Isto também não apareceu em propaganda, é culpa do marqueteiro ou do Serra?

Reply

Fernando Henrique Cardoso disse ao Financial Times, sentado em seu "pub" predileto em Higienópolis, que Dilma venceria no primeiro turno. A declaração foi repetida em todos osos jornais tupiniquins. Enquanto isso, quem não queria o PT de forma alguma se esforçava ao máximo para conseguir mais um voto, mais isso e mais aquilo. Precisa dizer mais? Serra demorou demorou e demorou para assumir que seu adversário era Lula, não Dilma. Lula que colou na candidata até a exaustão. E mais, Serra demorou demorou e demorou para perceber que São Paulo não era o Brasil. Os votos a serem conquistados estavam fora do seu estado natal. Certo, ele estava acuado. Certo, ele estava sozinho.
Mas ele tinha milhões de eleitores a sua espera. Foi só acenar que eles começaram a vir. E talvez com maior acertos no primeiro turno, elegessemos Serra. Mas quem merece a cacicada do PSDB? Outra, Dilma foi a Walt Street garantir que Palocci seria o ministro da fazenda. Até Marina foi a Walt Street. E Serra, pq não foi?

Reply

ouso discordar parcialmente do senhor. sobre as falhas no marketing, não ache que essas falhas foram por burrice, ingenuidade ou competência.
Na realidade essas falhas são fruto da censura que já está instaurada.

Quando o ÍNDIO DA COSTA falou das ligações do pt com as farc, TODOS do psdb falaram que não é bem assim, o vice foi infeliz, bla bla bla....

perceba que em momento algum a campanha dele falou nisso. falou em alianças com ahmadinejad. em evo morales. em fidel castro. em hugo chavez. em comunismo. em porra nenhuma.

eles certamente são proibidos de falar sobre isso.

o Jornal da Globo news me deixou de cara no chão.

2 horas depois da confirmação de dilma roussef, a comunista, como presidentA da piada, a globo mostrou vários vídeos de dilma com sua postura típica, durona, reclamando, falando que nem um macho. Mostrou sua família na bulgária. mostrou dilma falando que no seu conceito, invariavelmente um governo deve ser de esquerda.

Tais informações só eram veiculadas através do youtube. Na globo e em lugar nenhum houve nenhuma menção sobre isso em momento algum.

então afirmo com certeza:
a censura já está em andamento.

todos foram proibidos de falar acerca de algumas coisas que pudessem não agradar ao Partido dos Sindicalistas encostados.

Se o jogo é sujo, deveríamos jogar sujo.

Reply

QUEM TOMAVA CONTA DO COMITÊ DO SERRA PERTO DO FLAMBOYANT, EM GOIÂNIA, ERA O ORIUNDO DO PV. TINHA MAIS GENTE ELEITOR DA DILMA NO NINHO TUCANO. NEM PRA ENTREGAR MEUS FOLHETINS ESSE PESSOAL SERVIRIA.

A OPOSIÇÃO EM GOIÁS NÃO TEM ALMA. TEMOS QUE LHE DAR COMPONENTES INTELECTUAIS E EMOCIONAIS APROPRIADOS PARA FUTURAS BATALHAS DESSE GUERRA ETERNA QUE É A POLÍTICA.

Reply

Coronel concordo com a avaliação de que culpar o marqueteiro é o caminho mais fácil.

Mas ainda não vi ninguém fazer o grande mea-culpa.

Perdemos por que o PSDB-Democratas não teve um programa para apresentar.

E a continuar assim, perderemos outra vez em 2014.

Além disso não deve se desprezar a traição mineira que me deixou perplexa.

Dizem que o Silvério dos Reis quer chefiar o PSDB. Com que roupa?

Reply