FHC chama Dilma de mentirosa e burra.

Em artigo no Observador Político, Fernando Henrique ressalta a limitação de Dilma Rousseff em relação à economia. Leiam abaixo:

Agora vejo o motivo pelo qual a presidente Dilma Roussef não conseguiu obter grau de pós-graduação na Unicamp: ela entende pouco de economia. E mesmo de números. Disse no debate de ontem (26/8), na Band, que o Brasil “quebrou três vezes” no governo do PSDB. De onde tirou tal falsidade?

O Brasil estava em moratória desde o final do governo Sarney (será que é a isso que ela se refere quando diz “quebrado”). Desde quando assumi o ministério da Fazenda, no governo Itamar, começamos a refazer a credibilidade do país. Em outubro de 1993 assinamos uma renegociação da dívida externa e voltamos aos mercados internacionais. Fizemos em 1994 o Plano Real, sem apoio do FMI, e erguemos a economia. Começava o período de construção da estabilidade, que durou todo meu primeiro mandato, passando por crises bancárias, Proer, renegociação das dívidas dos estados e municípios etc.

No início do segundo mandato, depois das consequências da crise da Ásia (1997), da crise argentina e toda sorte de dificuldades externas e internas –graças a atos políticos irresponsáveis da oposição e à incompletude do ajuste fiscal – sofremos forte desvalorização cambial em janeiro de 1999, apesar de havermos assinado em 1998 um acordo de empréstimo com o FMI (será que é isso que a Presidente chama de “quebrar o país?). A inflação não voltou, apesar das apostas em contrário, e antes do fim do primeiro semestre de 1999 já havíamos recuperado condições de crescimento, tanto assim que em 2000 o PIB cresceu 4,7%.

Nova dificuldade financeira, a despeito das restrições na geração de energia, só ressurgiu no segundo semestre de 2002. Por que? Devido ao “efeito Lula”: os mercados financeiros mundiais e locais temiam que a pregação do PT fosse para valer. Sentimos o efeito inflacionário (os 12% a que a Presidente sempre se refere, que devem ser postos à conta do PT). Aí sim, recorremos ao FMI, mas com anuência expressa de Lula e para permitir que seu governo reagisse em 2003, como fez. Do empréstimo, 20% seriam para usar no resto de meu mandato e 80% no de Lula… Não houve interrupção do fluxo financeiro internacional, nem quebradeira alguma.

É mentira, portanto, que o governo do PSDB tenha quebrado o Brasil três vezes. Por essas e outras, o governo Dilma Roussef perdeu credibilidade: em vez de informar, faz propaganda falsa.

24 comentários

Boa FHC, tem que mandar bala mesmo. Falando nisso, ontem Boner e Poeta mandaram bala no bacalh, digo, Marina. Eu nem acreditei, melhorou um pouco meu conceito do JN. Ela levou tanto tiro de .50 que depois daquilo, se fosse em um país civilizado, ela já estaria derrotada nas urnas. Mas o que será que o brasileiro inferior comum idiota entendedor de futebol achou da entrevista de ontem no JN? Acorda, jumentada!!!!

Reply

Os petistas estão quebrando o Brasil e, só fazendo "m", coitadas das pessoas de boa fé que trabalham para sustentar este país.
Sabia que eu ouvi de uma pessoa estes dias, que não devemos votar no Aécio, e olha que eu sou eleitora dele...que devemos eleger ou a Dilma ou a Marina, porque em 2015 o Brasil vai afundar de vez...eu não tenho coragem de fazer isto, pois creio que vamos que tomar mais remédio amargo para curar as cacas que estes desgovernos (Lula e Dilma)que passaram pelo Brasil.
Valha-nos Deus!

Reply

FHC tem que desafiar a véia abilolada através da imprensa para um debate contra essa mentira deslavada.Esse assunto não pode continuar assim com esses irresponsáveis acusando pessoas de bem levianamente.

Reply

Assisti pelo G1 a entrevista da mocoronga no JN.

Acho que o avião que vitimou Eduardo Campos caiu na cabeça dela ontem. Acabou com sua pose! Bem feito!

Já já esta farsa não se sustentará mais.


FORA DILMA!
FORA MARINA!


AÉCIO NEVES PRESIDENTE!!!



Chris 45/SP

Reply

o armínio fraga, na TVEJA, já explicou exatamente sobre essa mentira, falta o Aécio atirar na cara da dilma no próximo debate !

Reply

Durante o Debate da Band, a anta falou que FHC quebrou o pais 3 vezes. Pena que o Aécio não pode lhe responder a respeito disso.

Tai porque é um poste!

Parabéns ao FHC, homem que é super lúcido aos 83 anos de idade!


Chris 45/SP

Reply

eis a razão porquê não se pode ser educado e polido com bandido, mitômano, corrupto e afins. eis a razão, porquê insistimos no ataque pesado do Aécio. aliás, tudo que foi falado contra o Aécio, colou ! foi a pista, foi o FMI, que o plano real trouxe desemprego, baixo salários, a privatização da petrobras (como se isso tivesse sido bom para o brasil).

Reply

Sou economista, garanto-lhes: o Plano Real foi algo de MILAGROSO! Foi o último e único tiro na inflação sem controle, na bandalheira que até então vigorava! Só por isso, FHC deveria ser lembrado como o maior Presidente da República que o Brasil já teve! Portanto, petistas de uma figa, incluindo Lula e Dilma: lavem a boca quando falarem do ESTADISTA FHC!!!!

Reply

Se fosse um país com gente instruida,essa mulher já estava fora há muito tempo. Gostei FHC , o negocio é mandar bala mesmo, nessa terrorista de meia tigela!

Reply

Não só o FHC tem que rebater a Dilma também, e principalmente, Aécio Neves. É ele o candidato à Presidente da República e como é do mesmo partido do FHC deveria dar essa explicação que o FHC fez a toda a população brasileira e desmontar a Dilma. Por isso digo: -Fala, Aécio!

Reply

Coronel,
enquanto o velhaco vive abusando de declarações, o FHC somente agora reage a altura. Deveria defender seu legado mostrando as mentiras e incompetência dessa corja há muito tempo. Demorou demais.

Reply

Mentira e embuste é o que não falta na trajetória petista. Essa desequilibrada "presidenta" diz que seu governo atravessa a maior crise de todos os tempos, referindo-se à crise dos sub-primes americana de 2008, que o Ogro de Garanhuns chamou de marolinha.O desnorteado chegou mesmo a oferecer ajuda ao Obama sugerindo a adoção do PROER.Isso deu-se em 2008 e os EUA já estão em rota de crescimento, nós afundando.

Reply

Pior é que na verdade a vagabunda só repete o que a PTralhada escroque, escrota e filha da PuTa faz ela defecar pela boca. Nem a própria vagabunda sabe o que está dizendo pois ela é só uma marionete do PúTrido PaTife PilanTra de 9 dedos, o verdadeiro câncer da sociedade brasileira !

Reply

mas também, o que esperar de uma vagabunda que assaltou, roubou, sequestrou e conspirou contra o Brasil e os brasileiros decentes ? No fundo esse poveco podre merece mesmo ter uma vagabunda dessa estirpe porque se fosse em país sério essa ameba escrota estaria presa ou morta, jamais recebendo indenizações e disputando eleições como fantoche do PúTrido PaTife PilanTra de 9 dedos e sua curríola de filhos de putas, meretrizes, cafetinas e prostitutas do partido-seita !

Morte ao PTralhismo !!!

Reply

Com essas declarações a anta adiposa vai ficar enfurecida.Vai rodopiar no terreiro feito cambona possuída e em transe.Mas vai ter que ficar calada, quando muito emitir uma notinha.

TODOS CONTRA DILMA.

Reply

CEL,

Dilma é mentirosa como também o Lula, seu criador, juntamente com Marina. Não sei se chamo-os de 3 MENTIROSOS ou de 3 PATETAS.

A nova Pateta da política, Marina da Silva, disse que quer acabar com a poparidade PT PSDB dos últimos 20 anos pelo fato dessa polaridade no poder não ter atendido os anseios da população, quer uma chamada "nova política".

Mas, como ela pertenceu por muito tempo aos quadros do PT, está confessando claramente sua incompetência e a do partido também. Ora, se a polaridade PT PSDB não funcionou, ela é que está a afirmar e com certeza não funcionou o lado do PT, 12 anos, pois que basta ver os notíciarios. Do lado do PSDB, FHC, 8 anos, é considerado um grande estadista dentro e fora do Brasil e não só mudou os rumos da econômia como deixou o Brasil nos trilhos para o PT, inclusive com dinheiro em caixa.

Pois bem, que Marina explique então de forma pelo menos razoável o que é essa "nova política" que está tentando vender pois estamos todos ansiosos para saber como funciona. Até agora só tegiversou o que significa conforme dicionários da língua portuguêsa: "Utilizar vários pretextos, subterfúgios, desculpas; fazer rodeios; evitar afirmações claras: vive a tergiversar, já que nunca diz nada claramente".

Como parâmetro, nos EUA existem dois partidos que polarizam a política local: Republicano e Democrata e pelo que me consta têm funcionado muito bem desde que os EUA existem. Não é à toa que a AMÉRICA está 100 anos na frente do Brasil, econômica, tecnológica, militarmente e culturamente. Mérito é mérito e isso não se nega e nem se discute.

Tergivesar é o que Marina sabe muito bem fazer. Eu quero saber se ela sabe governar?

Índio Tonto/SP

Reply

Como exigir que essa anta fale a verdade? Todos os governos petistas foram erigidos sobre a mentira. Mas crio que o povo gosta, pois a aprovação do governo continua alta levando em conta a nossa situação caótica.

Reply

Aécio tinha que colocar isso aí no seu horário político eleitoral, afinal o Zé Povinho não lê Observador e acha Dilma e Marina as boas do pedaço.

Reply

infelizmente o PSDB esta pagando agora - e já vem pagando ha duas eleições - o preço por ter se acovardado e não ter partido para cima dos petistas quando eles começaram o linchamento publico do legado da era FHC...

quem não reage, acaba com o carimbo na testa mesmo...

Reply

CEL,

Ops, muitos êrros em meu comentário anterior. Formas corretas: polaridade, tergiversou e tergiversar.

Índio Tonto/SP

Reply

ANONIMO (11:24)

Que disse:
"infelizmente o PSDB esta pagando agora - e já vem pagando ha duas eleições - o preço por ter se acovardado e não ter partido para cima dos petistas quando eles começaram o linchamento publico do legado da era FHC... quem não reage, acaba com o carimbo na testa mesmo..."


Você tem razão no que diz. O PSDB foi enxovalhado e demonizado pelo PT, mais especialmente por lula, durante 12 anos, e o PSDB fez ouvidos de mercador. Deveriam ter promovido o impeachment de lula em 2006, e não o fizeram.

Agora temos um trabalho hercúleo para convencer as pessoas a votarem no Aécio Neves. Espero termos sucesso nesta empreitada.


Chris 45/SP


Reply

Vale tudo nas eleições, vale tudo
na vida e vale tudo na escola da
Dilma. Quem é que disse que não
foi uma estudante "coladeira"?
Ela têm crédito para dizer que
não, assim como mentiu sobre ter
diploma que não tinha e outras trocentas lorotas?

Reply

Dilma,cobra comunista e mentirosa, tem motivos suficientes para acusar o PT na TV, então não deveria se importar com o PSDB, mas sim em corrigir os erros de seu partido, que formou um quadrilhão para assaltar o país (será que ela está louca e pensa que ainda estamos na ditadura e que tem que continuar assaltando?)
Cobra comunista, o PSDB errou, mas errou menos do que o PT, que tem escândalos de tudo que é jeito: mensalão com os principais caciques do PT envolvidos, que ao contrário do que vc diz quem denunciou e obrigou que fosse feita a apuração foi o Roberto Jeferson; roubo na Petrobrás (por falar nisso, cadê a desgraçada da Graça Foster, estará ela curtindo por aí?; desvio de verbas; dizem que o filho do Lula está sendo investigado pela polícia Federal pela compra de parte da Friboi e por compra de grandes áreas de terra no Pará (será que é por isso que o Lula está na dele, caladinho?)- claro que tudo isso e muito mais só aconteceu porque houve envolvimento do PT, com a sujeira sendo empurrada para debaixo do tapete (ao contrário do que vc diz) e concretada com mentiras.
Vc diz que 36 milhões de brasileiros passaram para a classe média, mas não vejo nada disso. O que escuto são reclamações de como o dinheiro não dá mais para nada.
Quanto ao bolsa-família, ao contrário do que vc diz foi mesmo iniciativa e mérito do PSDB, com D. Ruth à frente Só que nas mãos de vocês foi transformado em um programa eleitoreiro. Vc amedronta a população mais pobre dizendo que a bolsa-família vai acabar se vc não for eleita. Que covardia e falta de respeito para com o povo brasileiro - vc não sabe, mas nós, mesmo que vocês não queiram, pensamos e sabemos que na verdade vocês usaram o bolsa-família como um verniz, tentando cegar o povo, enquanto o PT praticava a maior roubalheira que já vimos até hoje.Sou a favor do bolsa-família, até mesmo porque como pobre que sou sei o que passei e passo, mas não quero que ela seja usada para camuflar os roubos de vocês, que dão migalhas para o povo enquanto assaltam a nação, deixando o país sem futuro.
Vou dar a fórmula certa: bolsa-família + escolas + cursos técnicos -,sendo tudo isso feito de forma verdadeira e não no faz-de-conta que está sendo feita. Com um país preparado para empregar os que estão entrando para o mercado de trabalho. Só que acho difícil o mercado de trabalho melhorar, pois os investidores estão correndo do Brasil depois dessa ladroagem toda.
Como um país pode crescer com tanta corrupção? claro que não vai crescer. Estamos sendo empurrados para um buraco sem fundo. O futuro só existe para vocês, pois quando o pior acontecer, irão para outro lugar curtir com o dinheiro lalado.
Vc só acusa o PSDB de mentiras, mas pior do que vocês até hoje não vi. Fico impressionada quando vejo a sua cara-de-pau de cobra comunista embalsamada acusar, acusar e acusar. Acuse a vocês mesmos (motivos para auto acusações não faltam), pois se o PSDB errou vocês tiveram bancada para puni-los, mas, ao contrário, ampliaram a corrupção e o roubo.
Não adianta, em você eu não voto, cobra comunista adepta do capitalismo selvagem, que os principais caciques praticou o mais cruel do capitalismo selvagem, que é roubar o povo e comprometerem não só o presente, mas também o futuro do Brasil.
Também tem uma outra coisa, vc diz que o Brasil não deu dinheiro a Cuba para construir porto, mas indiretamente deu sim, pois financiou a empresa brasileira que construiu o tal porto (isso tem que ser investigado. Será que essa empresa pagou propina a vocês?).
o povo na miséria, sem médicos e morrendo todos os dias nas filas dos hospitais (seria bom algumas imagens disso tornarem a ser mostradas na TV), sem leitos e remédios; as escolas sem professores, materiais didáticos, carteiras, etc; as estradas emburacadas e cheias de acidentes fatais; os aposentados com os salários achatados; a violência comendo a solto e todos os dias vitimando pessoas inocentes.

Reply

A cobra comunista quer re-enganar o povo de qualquer maneira e ser eleita. Com tantos escândalos nesses últimos 12 anos, até hoje não entendi porque tanto o Lula como a Dilma não sofreram impeachment, claro que suspeito que tem alguma coisa por trás disso.
Vamos listar alguns escândalos: mensalão, pasadena, petrobrás, financiamento para construção de um porto em Cuba sem que o povo soubesse de nada na época que começou, gastos de 33 bilhões para a copa no brasil, perdão das dívidas dos países pobres que deviam ao Brasil (esse perdão é escandaloso, pois o povo paga isso com a própria miséria).
Será que não seria o caso, depois desses escândalos todos, da ficha da Dilma não ser suja, assim como a ficha do Lula? Não consigo entender, motivos de sobra para isso há, já que a sujeirada começou no governo do Lula e continuou no da cobra comunista.
Só na boca dessa miserável o Brasil vai bem, pois para o nosso povo tudo está muito ruim: faltam hospitais (e os que tem estão caindo aos pedaços), médicos, enfermeiros, remédios, leitos, macas, etc; com as escolas acontecem as mesmas coisas; a violência assolou o país e a cobra comunista só agora começou a falar em combater a violência, mas quer combater da mesma forma que combateu até hoje, ou seja, nada vai fazer, já que não pensa em mexer no código penal, e o combate começa pelas leis. Não adianta unir as polícias, criar uma força nacional de segurança se a lei não for modificada. Acho que a cobra pensa que o povo concorda com essa impunidade toda que está aí, mas não concorda. As manifestações de junho de 2013 mostraram abertamente o descontentamento com a corrupção e a violência que assola o país, mas nossos políticos fingem que não enxergam isso e foi por isso que nessas últimas eleições houveram muitas abstenções, votos brancos e nulos, assim como houve alguma renovação.
Esse modelo que está aí não dá mais, ou mudam ou o povo não votará mais.
O que será que a cobra diz quando fala em novo governo? O que ela vai renovar? Será a violência, a roubalheira, a sujeira varrida para debaixo do tapete e concretada com mentiras?
Chega, não dá mais para continuar com essa quadrilha que cada vez mais piora o país.
No dia 26 tiraremos A cobra comunista de uma vez. Basta!

Reply