Papuda: mensaleiros do PT têm privilégios e tratam demais presos "como lixo".

Os condenados no julgamento do mensalão que estão presos há quase dois meses no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, comem melhor e não se misturam com os demais apenados, tomam banho de sol o dia inteiro e são mais bem tratados pelos carcereiros. Essa é a versão que corre na cadeia entre os detentos, que apelidaram os colegas ilustres de "petistas", apesar de apenas dois dos oito condenados do esquema que estão na Papuda serem do PT.

Os comentários que correm de boca em boca foram relatados à Folha por um apenado que obteve liberdade condicional na semana passada e que pede anonimato. Segundo a direção da Papuda, a situação não é assim. O presídio diz que as quentinhas servidas às 11h30 e às 17h são todas iguais, com arroz, feijão, salada e carne. Mas os presos do mensalão, de fato, têm rotina diferenciada, com o objetivo de evitar contato com os demais --por razões de segurança.

Presos na mesma cela do CIR (Centro Integrado de Reabilitação), de regime semiaberto, o ex-ministro José Dirceu, o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, o ex-tesoureiro do PL (hoje PR) Jacinto Lamas e os ex-deputados Valdemar Costa Neto (PR-SP) e Carlos Rodrigues (PR-RJ) estão em ala destinada a ex-policiais.

Já os presos do regime fechado, o publicitário Marcos Valério Fernandes de Souza e seus ex-sócios Cristiano Paz e Ramon Hollerbach, estão em celas individuais. Valério fica no pavilhão de segurança máxima, chamado de "seguro", onde ficam estupradores e presos cujo contato com os demais pode ser perigoso.

O dia na Papuda começa às 6h, quando todos devem estar de pé para o "confere", quando carcereiros verificam as condições dos presos. Às 7h, o café da manhã --pão com manteiga e café com leite-- é servido na cela. Dirceu e os companheiros complementam a refeição com frutas, biscoitos e sucos comprados na cantina. Semanalmente, familiares podem levar até R$ 125 aos presos.

Às 9h, começa o banho de sol, mas o horário varia para cada ala. Nesse ponto, a rotina dos "petistas" é diferente da dos 12 mil presos da Papuda --1.600 deles no CIR. Os condenados do mensalão esperam um dos sete pátios do CIR vagar para ter o banho de sol exclusivo. Todos usam o uniforme da cadeia, com roupas brancas.

O contato com os outros presos é raro. A mulher de um deles relatou à Folha que seu marido, que trabalha como eletricista dentro da Papuda, uma vez foi à cela de Dirceu e tentou puxar assunto, mas não foi correspondido. "Eles acham que a gente é lixo", disse o preso recém-solto, que afirma só tê-los visto nas poucas vezes que passou em frente à cela deles.

Enquanto aguardam decisão da Justiça sobre pedido para trabalhar fora do presídio, passam o tempo lendo. Os condenados que estão no CIR também têm uma TV dentro da cela, regalia geralmente concedida só aos detentos que trabalham. Eles costumam assistir e comentar o noticiário. O aparelho é desligado às 22h --exceção ocorreu no Réveillon, quando passaram da meia-noite.

Dirceu e Delúbio começaram um curso à distância de direito constitucional e estudam juntos entre o almoço e o jantar. No regime fechado, os condenados do mensalão levam uma vida mais árdua. Valério não tem TV e vê sua luz ser apagada às 21h. Já Paz se queixa de eventualmente ficar sem banho de sol. (Folha de São Paulo)

12 comentários

Salve.
Pouff... Isso até parece trecho do Arquipélago Gulag, contando que no tempo dos czares os presos comuns reclamavam dos privilégios concedidos aos presos "políticos"... e olha que a principal prática destes era o assassinato de autoridades e reacionários e não o mero assalto aos cofres públicos.
Felizmente Stálin corrigiria esse desvio e os presos políticos soviéticos... de anarquistas a velhos-crentes... é que viriam a reclamar do privilégio concedido aos presos comuns de espoliá-los e humilha-los.
A História se repete... Deus queira que como farsa.

Reply

Por falar nesta turma de mau caráter, aproveito para fazer uma pergunta ao STF: Por que joão paulo cunha ainda não se juntou aos demais?

Reply

Devem estar sonhando com Pedrinhas, não como pesadelo, mas objeto de desejo, para começarem a degola generalizada, esses abutres da sociedade brasileira.

Reply

pô, Cel, mas nessa eu estou com os mensaleiros...

nao tem povo mais chato que o brasileiro pra ficar puxando intimidade com quem nao conhece...

e se o cara nao da bola, acontece isso ai, ficam ofendidos...

moro no exterior e ja passei por isso...

um sujeito que nunca vi nada vida me pegou falando português com a minha esposa dentro de uma loja e me abordou como se amigo dele eu fosse...

os caras ja vao perguntando onde tu moras, onde tu trabalhas...

nao respondi nada...

nao tem condições, tem um pessoal que não conhece os limites do bom senso...

Reply

Cel, coturneiros, olha o belo artigo do Aluizio Amorim de hoje. Que maravilha!

Vou fazer um comentário a respeito do que ele fala.
O que me deixa indignada é que, estes jornalistas marxista, não agem espontaneamente, agem sim de acordo com os interesses pessoais. E, em nome do dinheiro, desafiam até a lógica.
Não podemos esquecer o caso da Ombudsman da Folha que atacou o Reinaldo Azevedo. ELA QUE ATACA, ELE É QUE É ROTTWEILER. Outro caso é o do ministro Joaquim Barbosa. Tentaram colar a pecha de um homem mau, traidor. Se fazer uma análise, o ministro é que foi traído quando eles agiram com absoluta má-fé, planejando usá-lo em sua condição de negro, para levar vantagens no caso do mensalão. Tudo planejado, calculado friamente. O ministro na condição de guardião da lei, desempenhou sua função de maneira brilhante.
Pode?
Que fenômeno é este? Ignorância ou psicopatia?

E eu deixo um recado para estes robôs palhaços, que só irão abrir os olhos, no dia que tiverem que provar que não são culpados de uma determinada acusação. Bando de militontos, interesseiros, retardados.

Reply

Coronel,

Cantina dentro de presídio?? só no Brasil!!

JulioK

Reply

Lixo são elles.

Reply

O Anônimo das 8,53 de hoje tem razão! Minha experiência também mostra que nossos conterrâneos podem mesmo ser muito incovenientes. Mas, deixando isso de lado, o preso anônimo, em liberdade provisória, também tem razão. Os petistas acham mesmo que eles são lixo. Achariam a mesma coisa ainda que não fossem presidiários. Basta ver como o pt e seus partidos alugados (e aqui é imperativo mencionar o desprezível aliado petista no Maranhão como hors concours)tratam os cidadãos que tem a infelicidade de ser por eles governados.

Reply

Coronel, sou um petista roxo, igual o saco do Collor. Tenho pena do nosso herói, principalmente do Zé Dirceu, e como me "arrumaram" um empregão no Governo com alto salário, gostaria de retribuir esta prebenda, porque sei que ele gosta muito de um bom vinho francês, aquele tal de Romanée Conti. É muito caro, uns 25.000,00 a garrafa e o preferido dele, mas como estou ganhando muito bem e trabalhando muito pouco entendo que vale a pena brindá-los. Será que o Diretor vai permitir?

Reply

Enquanto isso...Genoíno...em prisão domiciliar, com boa saúde...está recebendo doações da companheirada para tentar quitar a multa com a justiça. Essa corja não tem jeito mesmo.
(meire)

Reply

Dirceu, Delúbio e outros na mesma cela permite que eles fiquem elucubrando como roubar a gente.

Reply

uma coisa tinha que conscientizar os presos da papuda. muitos estão lá devido a pessoas como os mensaleiros. ou seja , os corruptos que a muito estupram o país. dinheiro que foi roubado do erário publico e por consequencia não aplicado as bases de crescimento pessoal do cidadão..TEM QUE CONSCIENTIZAR OS OUTROS PRESOS DESSE FATO.

Reply