Criada hoje CPI na Câmara para abrir a caixa-preta da Funai e do Incra na demarcação de terras indígenas.


Ontem uma comissão especial da Câmara dos Deputados aprovou  proposta de emenda à Constituição (PEC) que transfere do governo federal para o Congresso Nacional a competência para fazer a demarcação de terras indígenas. O texto segue agora para o plenário da Câmara, onde terá de ser aprovado em dois turnos para depois seguir para o Senado

Atualmente, o Ministério da Justiça edita decretos de demarcação a partir de estudos antropológicos feitos pela Fundação Nacional do Índio (Funai). Pelo texto aprovado na comissão, caberá agora ao Congresso aprovar eventuais propostas de demarcação enviadas pelo Executivo. O parecer do relator, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), foi aprovado por 21 votos.

Um dos trechos da proposta prevê indenização da União aos fazendeiros que tiverem propriedades absorvidas por áreas demarcadas como terra indígena. Atualmente, a Constituição Federal considera que as terras indígenas pertencem à União e, por isso, não há indenização a quem perde a posse do território quando a demarcação é homologada. Para tentar manter a terra, proprietários de fazendas recorrem à Justiça.

Para completar., hoje foi aprovada uma CPI (clique na imagem) para investigar os exageros da Funai e do Incra na demarcação de terras indígenas. Vamos abrir a caixa preta dos ongueiros e antropólogos que enchem as burras de dinheiro internacional para defender "índios".

12 comentários

Aliás, porque índio precisa de tanta terra?

Reply

Mais uma CPI... com a base governista alugada que temos, o fim deve ser o mesmo da CPI da Petrobras... apenas mais dinheiro público jogado fora.

Reply


Mais uma PIZZA no congresso! CPI dos índios!!!! E eles nem ficam vermelhos de armar mais palhaçada.

Estamos no século 21, o planeta e a humanidade evolui desde que Cabral descobriu o Brasil, tudo mudou e está completamente diferente. Assim como todo ser humano, esses índios também devem acompanhar a evolução da humanidade. Já usam iphone, adidas, precisam de atendimento médico porque curandeiro não cura ninguém, então que não aceitem mais ser massa de manobra de branco quadrilheiro. Não têm tecnologia, nunca serão sozinhos, precisam dos brancos para saber aproveitar e fazer a terra ser bem aproveitadas, então é preciso acabar com esse teatro de preservar terra pra índio. Eles nunca aproveitarão pra nada.
Os índios norte americanos hoje respeitam sua descendência indígena (assim como o branco respeita a sua), mas são pessoas civilizadas.

Reply

Fique atento coronel pois o mesmo golpe vem sendo aplicado com relação às ditas terras quilombolas. Aí também tem laudos fraudados por gente ligada aos petralhismo.

Reply

Finalmente essa farra das nossas riquezas que estão sendo entregues de mão beijada à oligarquia global, será desmascarada....a CPI do CIMI em MS vai ajudar a corroborar muita coisa.

Reply

Indio precisa de muita terra para perambular.

Reply

Nossa mais uma caixa preta do desgoverno petralha. Indio quer apito senão pau vai comer...

Brasil um país de tolos.

Reply

Tarda mais nao falha. Tem que ser mostrado para todos, os esquemas de indios e governantes para se apropriar de terras para exploracao escusa e espulsar produtores de suas terras. A grande midia arregada da grande destaque a esses inimputaveis fajutos falastroes.Viva banania a terra da corrupcao.

Reply

Cada enxadada, uma minhoca.Se houver seriedade nessa CPI, muitos interesses poderão ser desvendados,Religião, ONGs,outros Organismos Internacionais,Laboratórios,madereiros,Indios não brasileiros, Traficantes de animais etc..Como diz o dito popular,Indio nãoquer pipoca, indio quer popica..

Reply

Abrir CPI para dar pra petista bandido coordenar, ser relator, ..... é amarrar cachorro com linguiça. Se criar essa CPI é preciso IMPEDIR que petista participe. O criminoso, o protagonista do crime é quem vai julgar a CPI? Brincadeira que já encheu o saco, não tem mais graça e está todo mundo com o saco na lua, pronto para acabar com essa pouca vergonha.

Reply

Gostaria que também houvesse uma CPI Ambiental. Há muito abuso de poder nesse meio. Cada diretor ambiental que entra, responsável pelos setores regionais, desdiz o que o anterior disse e assim vai virando uma bola de neve. Se o primeiro aprova um projeto de plantio de mil mudas, por exemplo, o próximo exige duas mil e isso só se descobre com oficial de justiça batendo à porta. Para se ter uma ideia, fui multada em 2002, tive que parar de produzir a terra para produzir mato. Hoje, depois da mata formada, um novo diretor pede suavemente a "remoção", só para não dizer "corte" das árvores formadas por outras, pois as existentes não satisfazem. Tudo indica que não sou mais dona da terra, pois estou à serviço do meio ambiente, com meu sacrifício e dinheiro, mesmo depois do código florestal ter mudado e que visa a sustentabilidade em pequenas propriedades. Tudo mentira, na prática, é um terrorismo. Por favor, homens de bem, considerem tudo isso, para que eu e minha família possamos viver em paz um dia. Haveria mais a falar, mas sinto-me só na multidão.

Reply

Outra para nos matar de vergonha?Tenho cara de otário!Lembrarei das palhaçadas na eleição!Sem-vergonhas!!!

Reply