Justiça Militar reage contra mentiras do relatório da Comissão da Verdade.

O STM (Superior Tribunal Militar) divulgou nota em que critica o relatório final da Comissão Nacional da Verdade e diz que o documento chegou a conceitos "inverídicos, injustos e equivocados" sobre a atuação do órgão do Judiciário durante a ditadura militar (1964-1985). 

Divulgado na quarta-feira (10), ao relatório diz que a Justiça Militar "consolidou-se (...) como verdadeiro arauto da ditadura (...); colaborou ativamente para a institucionalização das punições políticas" e "omitiu-se diante das graves violações de direitos humanos denunciadas por presos políticos, seus familiares e advogados". 

Para o STM, a atuação da corte respeitou os direitos humanos e garantiu a ampla defesa dos acusados. "O Poder Judiciário só age quando acionado e a Justiça Militar da União, à época dos fatos, assegurou os princípios garantistas e os direitos humanos", diz a nota. 

O STM ainda destaca que a corte sempre atuou com independência e cita processo que reformulou sentença condenatória do líder comunista Luís Carlos Prestes (1898-1990) e concedeu habeas corpus a presos, permitindo que o STF (Supremo Tribunal Federal) fizesse o mesmo em processos futuros."A Justiça Militar sempre edificou exemplos de independência, coragem, imparcialidade e isenção ao julgar, conforme espelham decisões memoráveis". 

Na nota ainda é dito que diversos advogados de renome que atuaram no período da ditadura evidenciaram espírito democrático e respeito à dignidade humana da Corte. Cita, nominalmente, Sobral Pinto, Heleno Fragoso, Evaristo de Moraes e Técio Lins e Silva. Por fim, alega que as conclusões da comissão não estão em acordo com a realidade. "Entende-se, como inverídicos, injustos e equivocados, os conceitos contidos no relatório a respeito da Justiça Militar da União". 

A comissão não comentou as críticas do STM.(Folha de São Paulo)

9 comentários

Coronel,

o RA postou a lista dos mortos pela esquerdalha nojenta. As pessoas precisam saber da verdade.

Essa maldita Comissão da InVerdade chegou ao cúmulo de construir um site indicado pelo Porcão Garboso para ser usado como material didático para os professores de nossas crianças!!!

Leiam e repassem:

http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/os-mortos-sem-sepultura-historica-da-comissao-da-farsa-1-os-assassinados-pelas-esquerdas-antes-do-ai-5/

http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/os-mortos-sem-sepultura-historica-da-comissao-da-farsa-2-muitas-das-vitimas-eram-pessoas-comuns-so-tiveram-a-ma-sorte-de-cruzar-com-um-esquerdista/

http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/os-mortos-sem-sepultura-historica-da-comissao-da-farsa-3-ou-a-impressionante-covardia-de-carlos-lamarca/

http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/os-mortos-sem-sepultura-historica-da-comissao-da-farsa-4-o-alto-grau-de-letalidade-daqueles-humanistas/

Lembremos que o mais assustador é o silêncio dos bons!!!!

Flor Lilás

Reply

Esse relatório é tão ridículo,como seus autores.Os crimes cometidos pelos terrorista não ficaram impunes.

Túlio Xavier

Reply

o negocio não é Comissão da Verdade mas "Começão da verdade"? Os comunas querem na verdade uma super pensão para extorquirem os brasileiros trabalhadores!

Reply

Então os militares estão vivos?
Imaginamos que tinham sido mortos pelo marketing comunista.

Reply

De nariz empinado Dilma terror e sua gangue do PT desafiam os militares, os humilhando nacionalmente e internacionalmente.

É hora de cassar terroristas, aqui não quetemos estados islamicos, foro, bolivarianos, chavistas.

Reajam nobres das forças armadas.

Só temos vocês para nos defender.

Reply

Nem poderia comentar. Um bando de ineptos, incompetentes, parciais, a serviço da desconstrução do país, movidos por ressentimento, ódio e despeito.
Que as páginas desse relatório sejam transformadas em papel higiênico. E olhe lá! Vai é sujar, em vez de limpar.

Cavalaria Ligeira

Reply

Ridículos. LIXO. Vocês perderam.Comunismo jamais..

Reply

Túlio Xavier: não ficaram ou não ficarão impunes?

Reply

Porque essa comissão da verdade não da a mesma ênfase na roubalheira que esta acontecendo neste exato momento? Será que é porque eles estão metidos nisso?

Reply