Surgem provas que Dilma sabia das falcatruas da refinaria Abreu e Lima desde 2009. CGU "abafou", "engavetou"...

Documentos obtidos pelo GLOBO revelam que a presidente Dilma Rousseff foi informada em 2009 sobre “indícios de irregularidades graves” nas obras da refinaria Abreu e Lima, quando era ministra da Casa Civil. Na época, ela pediu para a Controladoria Geral da União (CGU) apurar o caso, mas o processo acabou arquivado sem punir ninguém. 

A CGU apenas requereu informações da Petrobras sobre os indícios de superfaturamento apontados em auditorias do Tribunal de Contas da União (TCU) e mandou o processo ao arquivo em janeiro de 2014, sem qualquer avanço. Outro processo havia sido arquivado pela CGU em 2012. Ontem, o Palácio do Planalto afirmou ao GLOBO que a CGU “acompanha” as deliberações do TCU e as providências adotadas pela Petrobras.

A CGU deu duas justificativas para arquivar o processo que tem como origem informações levadas a Dilma. A primeira foi o “avanço físico” das obras em Pernambuco, com 80% da refinaria construída até o dia do arquivamento. A outra foi uma nota informativa elaborada pela área técnica da CGU responsável por acompanhar os processos da Petrobras. 

Na nota, consta a informação de que a CGU tem apenas três servidores — “incluindo o chefe de divisão” — para planejar e executar ações de controle da Petrobras, da Agência Nacional de Petróleo (ANP) e da Secretaria de Petróleo do Ministério de Minas e Energia. Por isso, auditorias em obras como Abreu e Lima não recebem prioridade, diz a área técnica. O documento foi elaborado em 7 de janeiro de 2014. O arquivamento do processo ocorreu dois dias depois.

Em campanha pela reeleição, Dilma adotou o discurso de que precisa ter acesso às denúncias do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, preso no Paraná, para adotar medidas administrativas. Também costuma exaltar o trabalho da CGU, que passa por uma crise de desinvestimento e falta de pessoal, exposta pelo próprio ministro, Jorge Hage. O esquema de Costa passava por contratos de Abreu e Lima. Quando teve a oportunidade de investigar, o governo de Dilma em nada avançou.

SUSPEITA JÁ NA TERRAPLANAGEM
A suspeita de irregularidades graves informada à então ministra se referiam a um dos primeiros apontamentos feitos pelo TCU, ainda na fase de terraplanagem. O consórcio de empreiteiras responsável teria se beneficiado de um superfaturamento de R$ 59 milhões, segundo auditoria.

O TCU enviou ofícios tanto para o presidente da Comissão de Infraestrutura do Senado, senador Fernando Collor (PTB-AL), quanto para a ministra Dilma, em julho de 2009. Em agosto do mesmo ano, Collor enviou ofício a Dilma sobre o tema. No mês seguinte, a Casa Civil repassou o caso à CGU para a abertura de processo. O arquivamento ocorreu em janeiro de 2014. Com a polêmica sobre o voto favorável de Dilma à compra da refinaria de Pasadena, no Texas, e novas denúncias contra a estatal, a CGU desarquivou o caso em 15 de maio. Não se sabe qual encaminhamento foi dado desde então.

Outro processo sobre a refinaria teve tramitação semelhante na CGU. Em 2010, o então presidente da Comissão Mista de Orçamento, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), repassou ao governo informações sobre irregularidades apontadas pelo TCU. Dois anos depois, foi tudo ao arquivo. Assim como no outro caso, em maio último o processo foi desarquivado.

O órgão de controle da Presidência tem demorado a levar adiante investigações. No caso de Pasadena, a CGU abriu investigação em dezembro de 2012. Trocou correspondências com a Petrobras por seis meses, e o processo ficou parado até abril de 2014, quando foi apensado a um novo.

O Palácio do Planalto afirmou que a CGU tem investigações em andamento sobre a Petrobras. Em relação à refinaria de Pasadena, diz que o relatório está “em conclusão” e poderá resultar “na apuração de responsabilidades de agentes públicos e empresas”. Sobre Abreu e Lima, afirmou apenas que a CGU “acompanha as deliberações do TCU em relação às obras e as providências adotadas pela Petrobras”. O Planalto destacou que há investigações em andamento sobre a atuação da Petrobras em “diversas frentes”.

Em nota, a CGU informou que os processos que instaurou em 2009, 2012 e 2013 não eram auditorias. Os processos, segundo a CGU, foram abertos apenas para monitorar o atendimento pela Petrobras do que fora determinado pelo TCU. “Em razão da elaboração de novos acórdãos do tribunal em 2013, a CGU arquivou os processos de monitoramento anteriores (por estarem desatualizados) e autuou novos processos, incorporando o diagnóstico atualizado do TCU. Assim, não houve prejuízo para o trabalho de monitoramento feito pela CGU ou perda de continuidade no objeto pretendido”, diz a nota. (O Globo)

7 comentários

ainda fico pasma como tem gente que ainda da um voto pra essa mulher depois ficam reclamando quando naum conseguem ser bem atendidos em serviços publico os índices econômicos todos em negativos as contas do governo num fecham a mulher esta sendi um desatre total

Reply

ainda fico pasma como tem gente que ainda da um voto pra essa mulher depois ficam reclamando quando naum conseguem ser bem atendidos em serviços publico os índices econômicos todos em negativos as contas do governo num fecham a mulher esta sendi um desatre total

Reply

algum tempo atrás, não lembro onde, dilma vana foi questionada sobre isso e a ESPECIALISTA EM ENERGIA deu explicações e perguntava com ênfase: "vc sabe o que significa fazer terraplanagem para instalar equipamentos com mais de 5 toneladas ?" juro que EU não tenho a menor ideia QUAL SERIA A DIFERENÇA de terraplanagem para diferentes pesos de equipamentos. por acaso os equipamentos são largados sobre o solo, sem nenhuma estrutura ? por acaso, antes de se preparar uma usina desse porte, não é feito um estudo do solo ? na época, fiz comentários em algum blog sobre isso, mas o assunto morreu. esse sinal já foi dado há tempos! essa gentalha roubou muito! basta ver as campanhas eleitorais petralhas por todo brasil.

Reply

A SOC está morrendo de rir !

Com as instituições devidamente aparelhadas para facilitar os crimes e garantir a impunidade, devido a incompetência dessa merda de oposição que hibernou por 12 anos, divulgar crimes, encontrar provas, ..... é motivo de gargalhadas dos petralhas.

E daí que fica provado que a Dilma sabia do crime, isso não muda nada, ela continua no cargo, livre leve e solta usufruindo dos crimes que cometeu, e os companheiros morrendo de rir. PQP!

Reply

Olha, quando se fala em CGU, imagino um órgão cheio de servidores, com gente altamente qualificados, fazendo um trabalho de auditoria muito forte.
Agora três pessoas, para investigar todo o setor energético, é PaTético.

Marcelo F

Reply

A MONICA GORDA!

Reply

É claro que o Apedelta e sua ministra filhote de poste sabiam. Só a imprensa idiota desse país e os 30% que recebem bolsa família não estão nem aí pra esse fato.

Mais um crime cometido dentro do desmandato do Apedelta. A Petrobras, se Aécio ganhar, merecia sofrer uma auditoria e o próprio Aécio denunciar esses traíras da pátria.

Reply