Marina Silva e os alimentos transgênicos.

Em 11 de março de 2002, Marina Silva, senadora ainda pelo PT do Acre, fez um longo discurso atacando os alimentos transgênicos. Clique aqui para ler na íntegra. O que mais surpreende é que em assunto que envolvia tanta tecnologia de ponta e tanta pesquisa pura, a senadora encerrou a sua manifestação buscando na Bíblia as justificativas para a não liberação do plantio de sementes geneticamente modificadas, que, 12 anos depois, colocam o Brasil como o segundo produtor mundial do mundo e um dos grandes responsáveis pela segurança alimentar do planeta. Leiam com atenção:

Sr. Presidente, concluo meu raciocínio fazendo uma breve reflexão sobre o brilhante artigo de Eduardo Galeano, que, ao dizer que a natureza está fora de nós, afirma que em seus dez mandamentos Deus se esqueceu de mencionar a natureza. 

Dentre as leis que nos enviou do Monte Sinai, o Senhor deveria ter acrescentado algo assim: Honrarás a natureza de que fazes parte. Se Galeano tivesse lido o Pentateuco mais atentamente, teria percebido que não se trata de desatenção de Deus em relação ao meio ambiente. Mentalmente, quando li esse texto, consegui lembrar-me de, pelo menos, cinco referências bíblicas em que Deus é altamente zeloso com o meio ambiente.

Em Gênesis 21,33, o próprio Patriarca Abraão, com mais de 80 anos, resolve plantar um bosque. Quem planta um bosque com quase 100 anos está pensando nas gerações futuras, que têm direito a um ambiente saudável. Era esse o significado simbólico do texto. 

No Êxodo 22,6, há determinação explícita no sentido de que quando alguém atear fogo a uma floresta ou bosque deverá pagar tudo aquilo que queimou. Talvez essa regra seja mais rigorosa do que as do Ibama. 

Com relação aos transgênicos, o livro Levíticos 22,9 expressa claramente que não se deve profanar a semente da vinha e que cada uma deve ser pura segundo a sua espécie.

Tendo em vista o lado espiritual, esse raciocínio não convence. Todavia, considero fundamentais os argumentos elencados, principalmente o de que as empresas se floreiam de verde para vender os seus venenos com uma cosmética melhor para o povo. O argumento de que essa medida servirá para combater a pobreza e a fome não procede, porque dois bilhões de seres humanos continuam passando fome e mais de um bilhão vivem abaixo da linha da pobreza e não sabem sequer o que comerão durante o dia.

Se colocássemos em prática um único mandamento, que é “amar a Deus sobre todas as coisas e o próximo como a si mesmo”, não faríamos o que fazemos com a natureza nem com o homem. Preservaríamos a natureza, porque sem ela não podemos reproduzir a vida. Ela é o nosso Jardim do Éden.

Mas esse é um discurso para outra oportunidade. Apenas ressalto que o Congresso Nacional não pode embarcar nessa “canoa furada”, acreditando que aprovar sem nenhum cuidado a liberação dos transgênicos é dar uma grande contribuição ao desenvolvimento econômico, à ciência, ao combate à fome e à pobreza.

Essa medida pode ser adequada ao lucro imediato de meia dúzia de pessoas que gostariam muito dessa consequência, talvez sacrificando, como sempre digo, recursos de milhares de anos em prol dos lucros de apenas cinco ou dez anos.

7 comentários

Mais uma sugestao para o Pt aproveitar no programa eleitoral,como ja fez com as sugestoes do R.Azevedo.Mostrar que Marina e uma fanatica religiosa,"otima" ideia.Enquanto isto Dilma deita e rola,inclusive com melhoria da avaliaçao do governo.Concluindo,se infelizmente nosso candidato Aecio nao chegar lá,finalmente teremos a venezuelizaçao do Brasil,para deleite de Lula,Franklin Martins,blogs sujos,etc,..

Reply


"uma breve reflexão sobre o brilhante artigo de Eduardo Galeano"

puts... esse galeano escreveu a única bíblia por qual rezam os esquedinhas, o maldito "as veias abertas da america latina".

Com o detalhe que ele mesmo já renegou a porcaria... mas os esquerdinhas ainda não. Eita povo atrasado.

Reply

Parodiando Osmarina Silva:

"Apenas ressalto que o Povo Brasileiro não pode embarcar nessa 'canoa furada' do marinismo, acreditando que votar pela emoção, sem pensar e nenhum cuidado em relação à sonhática Marina Silva, é dar um grande passo atrás e jamais dar uma contribuição ao desenvolvimento econômico, à ciência, ao combate à fome e à pobreza neste País. Tenho dito."

Reply

Indio Tonto/SP - 10:10


Fui no link indicado (Alerta Total) e li a reportagem de José Ori Dolvin Dantas, Coronel do Exército na reserva (especialista em terrorismo e atentados terroristas)

Isto realmente dá o que pensar!

Hoje saiu reportagem na folha que até o doleiro (operação lava jato) está envolvido nesta questão de empréstimo do avião.

Temos de tirar esta corja do poder, mas também não podemos deixar que outra do mesmo naipe se aproprie.

Por isso VOTO AÉCIO 45!


Chris 45/SP

Reply

CEL,


Chris, é isso mesmo só nos restou o melhor e o mais bem preparado candidato entre todos, Aécio Neves, futuro presidente.

Quarenta e cincoooo !

Abraço,

Índio Tonto/SP

Reply

CEL,

Em tempo, estão comentando que o artigo do Alerta Total, inclusive postado por mim acima, sobre a queda do avião do Eduardo Campos não tem procedencia firme pois que foi enviado a varias pessoas por e-mail e o autor não localizado ??? Seria contra-informação, informação ou desininformação. Sei lá! Dizem que bruxas existem...

Índio Tonto/SP

Reply

Srs... estava assistindo agora à noite na TV Senado uma entrevista com dois pesquisadores ligados a área agrícola e tal, quando um deles afirmou que a produção brasileira de grãos não aumentou com a introdução dos transgênicos. Num primeiro momento fiquei sem entender porque, como morador do Paraná (por muitos anos o maior produtor nacional) há anos acompanho esses dados. De repente a câmara move para o lado e eis que surge a razão: Stedile - boneco comunista invasor de propriedade alheia - começa destilar seu veneno contra o agronegócio. Já entendi.. esses são aqueles "debates com a sociedade" a que o governo de Brasília se refere, e que são o mote para a introdução dos grupos populares de pressão, na verdade militantes comunistas, verdadeiros sovietes à la Hugo Chaves que, graças a uns poucos e heroicos parlamentares, foram barrados de serem enfiados goela abaixo da população através do PNDH.

Reply