Eduardo Campos foi favorecido pelo propinoduto da Petrobras, segundo delação premiada de ex-diretor da Petrobras.

Preso em março pela Polícia Federal, sob a acusação de participar de um mega esquema de lavagem de dinheiro comandado pelo doleiro Alberto Youssef, o ex-diretor de Abastecimento e Refino da Petrobras Paulo Roberto Costa aceitou recentemente os termos de um acordo de delação premiada – e começou a falar.

No prédio da PF em Curitiba, ele vem sendo interrogado por delegados e procuradores. Os depoimentos são registrados em vídeo — na metade da semana passada, já havia pelo menos 42 horas de gravação. Paulo Roberto acusa uma verdadeira constelação de participar do esquema de corrupção.

Entre eles estão os presidentes da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), além do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão (PMDB-MA). Do Senado,  Ciro Nogueira (PI), presidente nacional do PP, e Romero Jucá (PMDB-RR), o eterno líder de qualquer governo. Já no grupo de deputados figuram o petista Cândido Vaccarezza (SP) e João Pizzolatti (SC), um dos mais ativos integrantes da bancada do PP na casa. 

O ex-ministro das Cidades e ex-deputado Mario Negromonte, também do PP, é outro citado por Paulo Roberto como destinatário da propina. Da lista de três “governadores” citados pelo ex-diretor, todos os políticos são de estados onde a Petrobras tem grandes projetos em curso: Sérgio Cabral (PMDB), ex-governador do Rio, Roseana Sarney (PMDB), atual governadora do Maranhão, e Eduardo Campos (PSB), ex-governador de Pernambuco e ex-candidato à Presidência da República morto no mês passado em um acidente aéreo.

Paulo Roberto também esmiúça a lógica que predominava na assinatura dos contratos bilionários da Petrobras – admitindo, pela primeira vez, que as empreiteiras contratadas pela companhia tinham, obrigatoriamente, que contribuir para um caixa paralelo cujo destino final eram partidos e políticos de diferentes partidos da base aliada do governo.

Sobre o PT, ele afirmou que o operador encarregado de fazer a ponte com o esquema era o tesoureiro nacional do partido, João Vaccari Neto, cujo nome já havia aparecidao nas investigações como personagem de negócios suspeitos do doleiro Alberto Youssef.

A revista Veja, que faz a denúncia, ainda não chegou às bancas.

49 comentários

Divulguem!

Aécio aceita o desafio e dá respostas curtas ao G1 sobre diferentes questões.
As incógnitas Dilma e Marina fogem:

BEM-VINDO À VERDADE E À COERÊNCIA

Aécio Neves respondeu a diversas perguntas elaboradas pelo G1, usando apenas 140 caracteres (ou um tweet). Ele falou sobre o controle da inflação, gastos públicos, a relação com o Congresso, a nomeação de ministros do STF, política externa e muitos outros temas. Não fugiu de nenhuma resposta. Suas principais concorrentes não aceitaram responder às mesmas questões. Uma provavelmente não tem o que mostrar e a outra pode ter ficado com receio de mudar de ideia entre uma resposta e outra. #MudaBrasil

Veja as respostas de Aécio: http://glo.bo/1vYR2V7
E a falta de respostas das outras candidatas: http://glo.bo/1kacxNa e http://glo.bo/1tzRdFI



Gambá

Reply

Então, todo esse negócio de "precisa aumentar a gasolina", "precisa aumentar a gasolina", "precisa aumentar a gasolina"... era só pra aumentar a propina!

Sempre achei estranho, porque a gasolina não é exatamente de graça no Brasil...

Reply

Coronel e Coturneiros,

precisamos desratizar - descupinizar o Congresso Nacional e a Câmara dos Deputados!
Desratizar os governos e prefeituras!

NÃO VOTE NO PT NEM NO PMDB NEM NA BANCADA ALIADA!!
Não votem no PSB - PARTIDO SOCIALISTA BRASILEIRO!

ACORDA BRASIL!

Estão dominando nossa Pátria.
Querem o COMUNISMO para nós e se locupletam nos dinheiros roubados e desviados!
Acabaram com a nossa Petrobrás!!
Aécio tem razão! A Petrobrás saiu das páginas econômicas para as páginas policiais!

Vamos eleger pessoas boas ligadas ao PSDB para criar uma bancada forte. Do DEM e do Solidariedade.

Eu sempre votei na pessoa, desde que fosse digna, e não no partido. Desta vez não! Tem que cuidar com o partido também!

Flor Lilás

Reply

Posso falar, quem vazou essa lista foi o próprio governo, porque o PT já estava com a eleição perdida, portanto, não tinha nada a perder. Quem são os mais afetados pela lista? O PMDB e Eduardo Campos. Eu já sabia que o governador era o Eduardo Campos, porque o PT já o ameçava coma refinaria Abreu e Lima na CPI da Petrobrás. Resumindo, eles derrubam vários aliados que eles não gostam e derrubam a imagem do Eduardo Campos, levando a Marina pra lama.

Reply

Nova política.

Reply
O FLAGELO DOS PETRALHAS mod

VAMOS AO ATAQUE. TOQUE AVANÇAR CAVALARIA. Precisamos dar uma chacualhada pra valer no Alckmin, no Beto Richa e outros no muro a entrarem de vez na campanha do Aécio. O MOMENTO É AGORA, QUESTÃO DE SOBREVIVÊNCIA ELEITORAL PARA FUTURAS CAMPANHAS DESTES ACOVARDADOS. PRA CIMA AÉCIO. Já sentimos que os votos,ops, os ventos, começam novamente a soprar ao nosso favor.
Ao ataque. Vamos mostrar as mentiras, incongruências, falcatruas e manipulações da duas sirigaitas: a jararaca Osmarina e a cascavel Dilmarossa. Os escândalos das duas etão escancarados por todo o canto e por toda a mídia. AÉCIO: FERRO NAS BONECAS SEM DÓ NEM COMPAIXÃO. O EX SANTO EDUARDO IGUAL AOS PERTRALHAS, QUE NA VERDADE ELE SEMPRE FOI, FOI MINISTRO DELES TAL QUAL A MARINA ESTÁ ENFIADO ATÉ O PESCOÇO, CHEGANDO NA BOCA MESMO NESTE MAGAESCÂNDADLO DA PETRORROBÁS DO LULA/DILMA/LOBÃO. ARRIBA AÉCIO. FERRE AS BONECAS SIRIGAIATAS! COMEÇOU O DESMANCHE E DEGELO DA RUSSOMARINA. A DILMAROSSA DE MUITO TEMPO JÁ LIQUIDADA!

Reply

Coronel.
O Brasil tinha que parar, fechar uma semana para "balanço"...., Ser expurgado, dedetizado. oxigenado, clorofilado ser reinventado, ser sacudido em todas sua instituições, ser "pensado" da forma mais simples e realista possível. Somente assim poderia ir ao encontro do seu futuro grandioso.

Reply

Fico horrorizada com essas noticias, pago religiosamente meus impostos,sinto me otária, enquanto essa gente deita e rola no dinheiro publico e nada acontece... Só uma revolução , isso é uma grande injustiça! Sou idosa,mas se eu fosse jovem, acho que surtaria e pegaria uma metralhadora e sairia mandando bala nessa gente inescrupulosa.

Reply

O papiro da corrupção:

http://www.quidnovi.com.br/mino/detalhe.asp?c=2864

Reply

Petrolão, mensalão, corrupção...ão...ão...ão! Que nojo...Argh!

Reply

J R Arruda seria eleito governador do DF. Brasileiro não abriu olho pro mal que político corrupto faz ao país. Essas denuncias não terão impacto nas eleições - é a atual média de padrão moral do brasileiro.

Reply
O FLAGELO DOS PETRALHAS. mod

SUPIMPA! GENIAL A FALA DO AÉCIO na 37 Expointer de Esteio (RS): Dilma PT 1 e Marina PT 2. Irmãs siamesas na política brasileira. De e merece ser divulgaDo no Programa Eleitoral do Aécio. Na MOOCA! Percorrendo os jornais de hoje e a blogosfera e mesmo na esgotosfera petralha e osmarineira constatamos que as campanhas das irmãs siamesas, PT 1 e PT 2 estão em polvorosa, aterrorizadas em pânico mesmo: A PETROGATE pegou as duas de saias curtas e justas, de CALÇOÇAS MESMO! VAI SOPRAR VIRAÇÃO! AÉCIO RUMO AO SEGUNDO TURNO, quem sobreviver verá!

Reply

Será necessária uma grande ampliação na Papuda.

A PF precisa ficar atenta com o cara sem dedo, ele tem passaporte italiano.

Reply

quero saber se o Aécio vai ter coragem de bater no "amigo morto" ? na TVEJA vi uma definição muito boa: "Aécio está numa luta de judô, com regras e cheio de respeitos milenares, já as outras candidatas estão numa luta de rua, onde vale tudo".

Reply
O FLAGELO DOS PETRALHAS mod

A PIADA DO SÉCULO: Russomarina ao ser questionada por jornalistas, hoje, a respeito do envolvimento do ex-santo Eduardo e de políticos do PSB no PETROGATE respondeu a la LULA/DILMA: AINDA NÃO LI NADA, NADINHA, NADICA DE NADA SOBRE A MATÉRIA. EIS AÍ A NOVA/VELHÍSSIMA/MANJADÍSSIMA RESPOSTA PETRALHA, DADA PELA MARINA. O TAL PT 1 E PT 2, IKRMÃS SIAMESAS, MEU REI!

Reply

CEL,


Notícia ficticia: Correm rumores em Brasília que o estoque de medicamentos para CAGANEIRA das fármacias locais se esgotou ontem por volta das 19:00 h.

Índio Tonto/SP

Reply

Coronel, caros colegas coturneiros,
Será gente? Será que agora vai acontecer alguma coisa de bom? Será que isso vai mudar os rumos dessa eleição e não vai ser maquiado, esquecido, como foi em 2006? Ninguém sabia, ninguém viu? Como disse o colega das 8:49, precisava fechar prá balanço!!!
Aécio 45
Aécio Presidente

Reply

Eu estou de saco cheio do Brasil. De saco cheio desse povo medíocre e sem caráter que continua votando no PT e suas alianças imundas a despeito de toda corrupção. O povinho brasileiro merece o destino que lhes aguarda.

Reply

O Vaccari Neto, expoente das finanças do PT, ganhou muitos pontos para ser indicado para uma
vaga no STF.

Reply

-É preciso colocar a lista completa na rede, para que ninguém escape.

Reply

E o ALCAGUETE, o X9, o SANTO PADROEIRO da MENTIRA e da CORRUPCAO .... deve ter sido o PAI DO PETROLAO ....mas vai escapar novamente

Reply

Lembram-se que Eduardo Campos foi arrolado como testemunha ???
E que seu depoimento foi evitado???

Reply

Com elucidação e feitos públicos os nomes dos envolvidos no novo escândalo - agora denominado PETROLÃO - como estão chamando O IRMÃO MAIOR DO MENSALÃO - haverá uma intensa renovação na Câmara e Senado e os PeTistas devem saborear a maior derrota da historia, também nas bases de aluguel PP/PMDB, sendo mais atingido - tomara que sim - o famoso comparsa do PT, o partido de aluguel, o PMDB.
AECIO VEM AÍ, e Marina é Dilma, são o mesmo fumo; a disputa entre elas deveria ser uma farsa, uma "BRIGA DE ARAQUE" do PT com o PSB, montagem das brabas para tirarem os votos do Aécio e o liquidarem no 1º turno, pois se ganhasse Dilma ou Marina que ficou quase 30 anos no PT, estariam em casa, e essa disse que quereria Lula como seu conselheiro!
A COISA TÁ PRO 45, AECIO!
As origens de Marina é vermelha desde o berço, pois se ajuntou aos comunistas em seu Estado do Acre ainda jovem, o PCR e depois esse partidinho comunista foi assimilado pelo PT, depois em sequencia se ajuntou ao PT - dispensa comentários - e por quase trinta anos ficou lá e nunca deu um pio sequer contra todas suas trapaças do PT, ao contrario, o que fizerem está feito!
Outra igual porcaria!

Reply

Este novo fato pode ter o mesmo impacto da queda do jato do E.Campos.Se bem explorado pode causar nova reviravolta.
Espero e acredito que a equipe do Aécio saiba explorar a denúncia.

Reply

O candidato que prometer construir PRESÍDIOS ganha no primeiro turno..
Vai votar na esquerda ? Se vai é desdentado.

Reply
O FLAGELOS DOS PETRALHAS mod

ATENÇÃO CAMPANHA DO AÉCIO, PRINCIPALMENTE A DO CANDIDATO E DO SEU MARQUETEIRO: TUDO TUDO NAS MÃOS DE VOCÊS PARA VIRAR E GANHAR A ELEIÇÃO. QUEREM MAIS O QUE? A PETROGATE, ROBROBRÁS CAIU DOS CÉUS. MÃOS A OBRA. PENSEM, ESTUDEM E PLANEJEM TUDO DIREITINHO SEM AFOBAÇÕES. NÃO FALHEM. E LEMBREM AOS BRASILEIUROS A TODO MOMENTO: RUSSOMARIMA E DILMAROSSA FORMAM TIPO IRMÃS SIAMESAS O PT 1 E PT 2. TÁ SOPRANDO VIRAÇÃO!

Reply

Essas noticias certamente farão os impostos serem reduzidos drasticamente, tendo ficado inequivocamente provado para o que servem. Ou vai sobrar muito dinheiro e novamente a tentação sera grande...

Reply

CORONEL

Com essa denúncia envolvendo o E.CAMPOS como beneficiário desse esquema na Petrobrás a nebulosa questão da compra do jato Cessna vai ficando clara.Tudo dinheiro de corrupção .Imagine o que não rola na Refinaria Abreu e Lima.
VAI DAR MERDA!!!

Reply

Coronel,

a Maria do Rosário da lista vermelha é a "Maria do Rosário" da Dilma, que o Bolsonaro tanto "ama"?

Vicentinho está lá também!

Flor Lilás

Reply

Renan Calheiros na lista?

não pode, deve ser mentira, né?

reincidente é pouco...

mas o Brasil esta mais preocupado em esculachar sem parar e por completo, ate não restar mais nada, aquela tal gremista cujo caso era para ser resolvido pela Justiça...

enquanto isso a caravana dos corruptos passa faceira, a todo vapor, bem ao lado da brasileirada abobalhada que se distrai facilmente com qualquer coisa que lhe acenem diante dos olhos...

Reply

Marina Alien o 8o. Passageiro: PSB é o hospedeiro.

Reply

Ohh povinho...

Colocou um ladrão da pior espécie no Poder há 12 anos e ainda não consegue enxergar que este malfeitor descarado é a fonte de toda a merda que rola em nosso Pais.
Regina Duarte sempre será minha musa...enxergou o quê pouca gente viu....além de linda é sábia.

Reply

É amigo, o céu de brigadeiro dos petralhas, escureceu o clima mudou...este seria o caos que o vidente do Paraná se referiu, afinal o "Jatinho foi caído" para evitar o tal arrolamento como testemunho do Eduardo.

Aécio -45 - para Presidente Brasil!

Reply

Isso tem O DEDO SUJO DE LULA!!! Nenhuma denúncia contra a ANTA!!!

Reply

O pior é que AINDA tem gente que acredita na honestidade da santinha do pau oco. Eita povinho "inocente"!

Reply

Essa é a nova política de Marina Silva, a beata da floresta.

Reply

Aécio tem que explorar o MÁXIMO esse fato, aí está a saída ou melhor a chegada no Palácio do Planalto.
Muda de marqueteiro, faça qualquer coisa, e risquem o pt do Brasil, levando com brinde a Beata, Marina Silva.
Acoooooooooooorrrdaaaaaa PSDB!

Reply

CORONEL,Não podemos é esquecer que a MARINA TARTARUGA SEM CASCO, também fazia, faz e sempre vai fazer parte da quadrilha do PT. Ela nunca se desvinculou do PT. Pau nesta safada também!!!!!

OS CARAS:

Reply

Aécio vive falando bem de Eduardo Campos. Quero vê-lo agora, vai falar ou vai continuar sendo mineiro?

Reply

A correria vai ser grande neste fim de semana na busca de da revista Veja... Por sorte eu sou assinante... !!!!

Reply

CORONEL, O ratão Paulo Roberto Costa ao falar SALVOU SUA VIDA, porque??
Porque se ele for suicidado na cadeia ou for assassinado ou morrer de falso acidente ou um "dimenor" matá-lo por "ordem do PT e PCC", os esclarecidos que ainda votam em Dilma e outros que são marinistas VÃO FALAR AO ZÉ-POVINHO que a Dilma roubou a Petrobrás e que "o DEDO DURO que entregou o PT todo está morto", isto é BOMBA NUCLEAR PARA A CAMPANHA DA DILMA que cai até entre os humildes pois o Aécio poderá dizer que com o desastre financeiro da empresa NÃO TERÁ A DILMA DINHEIRO PARA CONTINUAR PAGANDO O BOLSA-FAMÍLIA E DIMINUIRÃO OS FINANCIAMENTOS PARA O MINHA CASA MINHA VIDA, ficam só os que já estão o que na prática o extingue.

AÉCIO NÃO PODE VIRAR TRAÉCIO e renunciar à candidatura antes do primeiro turno. O PRÓPRIO FERNANDO HENRIQUE CARDOSO se precisasse iria ao Aécio e pediria a renúncia para ele ser o presidente e Aécio o vice, MUITOS DO POVO VOTARIAM OUTRA VEZ NO FERNANDO HENRIQUE CARDOSO e daria gás à POLARIZAÇÃO TOTAL ENTRE O REI 51 e FHC que murcharia a Marina em dias.

QUEM JÁ DERROTOU 2 VEZES O TATUZINHO a Dilma será café pequeno para ele.

**** A TROCA DE AÉCIO POR FHC se for decidida pelo partido É A ÚNICA QUE É ACEITÁVEL e nenhuma outra, por medo.

ABAIXO O TATUZINHO e MARINA SÓ SE DILMA E ELA FOSSEM AO SEGUNDO TURNO E A POSTE OFICIAL ( DILMA ) estivesse na frente, acima da margem de empate estatístico, mesmo no empate eu não arriscaria e votaria Marina pois ela NÃO CONTROLA A MÁQUINA DE ROUBAR e não terá maioria no congresso, ela teria que governar IGUAL O AÉCIO IRIA GOVERNAR, O PSDB E ALIADOS, INCLUSO O PSB ( O EDUARDO CAMPOS PREVIA O APOIO DO VENCIDO AO VENCEDOR ). Marina não poderá sair um milímetro do programa conjunto PSB-PSDB que já existe mas ainda é secreto, os dois partidos devem ter a cópia do programa e um cartório de registro de documentos a terceira, o original.

Reply

Já comprei a revista Veja e já distribui cópia do MAIOR PROPINODUTO a várias pessoas.

Este assunto tem de ser espalhado de boca em boca feito um rastilho de pólvora. Até o PT ir pelos ares!

FORA PETRALHAS!


Isto sim é razão para IMPEACHMENT!



Chris 45/SP

Reply

Isso vai dar em uma enorme pizza. A maioria tem foro privilegiado. Quem pode condenar essa petralhada, que é o STF está todo vendido.
então vamos apostar como vai dar em nada

Reply

Coronel,
quando chegar no BNDES o roubo da PTbras será fichinha.

Reply

ANONIMO 17:21

Se estiver tudo dominado, então nós iremos para a RUA !!!

Não podemos permitir que esta corja continue no poder!

Neste caso convocaremos as FORÇAS ARMADAS!



Chris 45/SP

Reply

APOIO TOTAL PARA CHRIS 45/SP às 19:02

Nada a acrescentar.

Reply

O BNDES acho que chega no TRI LHOES!!!!!mensalao mi,petrobras bi e bndes TRI, com certeza!!!!

Reply

Estes malditos merecem pena de morte por crime hediondo de lesa pátria e homícidio doloso do povo brasileiro!
Não há bem.que dure a vida inteira e Nem Mal que nunca se acabe!!
Fora petralhas !!
Aécio 45!!

Reply

Já não duvido mais que o queda do avião tenha sido acidente.

Reply