PSDB aciona envolvidos na fraude da CPI da Petrobras. Petistas podem ser cassados por quebra de decoro parlamentar.

Link permanente da imagem incorporada
O coordenador jurídico nacional da coligação Muda Brasil, deputado Carlos Sampaio (SP), anunciou no início da tarde a apresentação, nesta segunda-feira (4), de duas representações junto ao Ministério Público com base nos fatos noticiados pela revista “Veja” neste final de semana.
 
Na Procuradoria-Geral da República (PGR), os representados são os senadores Delcídio Amaral (PT-MS) e José Pimentel (PT-CE), que amanhã também serão denunciados no Conselho de Ética do Senado Federal por quebra de decoro parlamentar.
 
Na Procuradoria da República do Distrito Federal, a representação será contra Sérgio Gabrielli (ex-presidente da Petrobrás), Graça Foster (atual presidente) e contra os servidores Paulo Argenta (Secretaria de Relações Institucionais), Marcos Rogério de Souza e Carlos Hetzel (ambos do Senado Federal), além de Nestor Cerveró (ex-diretor da Petrobrás). A mesma ação será feita junto aos órgãos disciplinares da Secretaria de Relações Institucionais, da Petrobrás e do Senado Federal, contra os servidores públicos envolvidos.
 
Nas representações se requer a abertura de investigação para a prática dos seguintes crimes:
- Advocacia Administrativa (art. 321 do Código Penal) em razão da defesa de interesses particulares por funcionários públicos, contra o próprio interesse do órgão público ao qual estavam veiculados, lembrando que no conceito de funcionário público do Código Penal estão incluídos os parlamentares envolvidos.
 
- Crime de falso testemunho nas suas duas modalidades – art. 342 do Código Penal (por possivelmente as testemunhas terem falseado a verdade) e art. 343 do Código Penal (possível oferecimento de vantagem para que as testemunhas falseassem a verdade – neste último caso, a possível vantagem é a própria defesa das testemunhas).
 
- Violação de sigilo funcional (art. 325 do Código Penal), pois algumas das informações que os senadores possuíam através da CPMI estão sob sigilo.
 
Carlos Sampaio anunciou ainda que também está sendo apresentada representação na Procuradoria da República do Distrito Federal para apuração da prática de improbidade administrativa por todos os suspeitos citados, pois seus atos afrontam os princípios da administração pública – notadamente o dever de honestidade e lealdade para com a administração.
 
“As investigações sobre os atos de improbidade merecem especial atenção do Ministério Público para apurar a participação de todos os envolvidos, pois a maior beneficiária da trama denunciada é, em última instância, a presidente Dilma Rousseff”, concluiu Sampaio.

16 comentários

Coronel, acho que o PT extrapolou nesse caso. É um escárnio da República e da Democracia.

Reply


CORONEL, NÃO CABE AQUI UM PEDIDO DE

CASSAÇÃO DA STELLA DENTUÇA CARABINA

????? ELLA FALAR QUE NÃO SABE DE

NADA, TAMBÉM NÃO RESOLVE NADA, NÉ

???

Reply

Coronel,
infelizmente essa corja é protegida pelos seus pares. A canalha ainda é maioria na casa do espanto.

Reply

tem que cassar todos os envolvidos...

conselho de ética já pra essa gente!

Reply

Tem que pagar caro!

Aécio Presidente!

Reply

E ainda vão cometer mais crimes para encobrir os anteriores. Coisa de bandidos mesmo.

Reply

EU DUVIDO. TUDO BLÁ,BLÁ,BLÁ... ISSO AI É MOTIVO DE IMPEACHMENT, crime de responsabilidade.
Isso mostra que já esta tudo dominado.

Reply

Parabens PSDB, parabens Aécio, paragens a todos que trabalham nessa empreitada. O Brasil agradece esse esforço em cortar as azar desses abutres do PT e sua base de bandidos aliados. Corruptos, sem caráter, indignos de ocupar um cargo público. Precisam ser severamente punidos. Ou se acaba com essa quadrilha do governo, ou o Brasil definhará de vez, depois desses 12 anos de crimes contra o Brasil, iniciados em 2003 com Lula se locupletando no governo. com sua corja de de desavergonhados.

Reply

Veja só, Coronel: ONDE, NO MUNDO, os advogados de um empresa estatal são colocados para defender seus gerentes meliantes (Graça, Gabrielli, Cerveró e assim por diante), em vez de defenderem os interesses da empresa?

Pois, na Petêroubrás, foram. Li isso ontem no jornal O Globo.

Chocante. Vale ressaltar que, se os coitados dos advogados não obedecem às ordens, sem dúvida seriam estripados vivos ou demitidos. Tipo ou dá ou desce. Que situação lamentável.

Mariana

Reply

Coronel

A situação é grave,trata se de uma quadrilha onde o objetivo era favorecer seus integrantes

Parlamentares envolvidos buscando argumentos para justificar suas ações as quais são injustificáveis
houve quebra de decoro parlamentar

O Ministério Publico já deveria ter pedido afastamento imediato de todos Parlamentares envolvidos,

guru75

Reply

Coronel

A situação é grave,trata se de uma quadrilha onde o objetivo era favorecer seus integrantes

Parlamentares envolvidos buscando argumentos para justificar suas ações as quais são injustificáveis
houve quebra de decoro parlamentar

O Ministério Publico já deveria ter pedido afastamento imediato de todos Parlamentares envolvidos,

guru75

Reply

novos inquilinos da Papuda à vista!

Reply

Só dá bandido e vendidos! Um dia nos livraremos dessa cambada?

Reply

Esperamos resultados porque estamos cansados, de saco cheio de hen hen hen. Os petralhas quebram o país e não quer pagar pelos seus roubos.

Reply

conselho de "etica",no Brasil????????????? tah bom....

Reply

Coronel,

o pT monta o circo, mas os palhaços somos nós.

Flor Lilás

Reply