Pegaram a quadrilha da dentadura: crime eleitoral uniu Ministério do Desenvolvimento Social, Ministério da Saúde e Presidência da República.

A agricultora baiana que ganhou dentes novos na véspera de gravar programa eleitoral com a presidente Dilma Rousseff (PT) recebeu o benefício após um pedido direto do governo federal à Prefeitura de Paulo Afonso (BA). 

A prefeitura, do PDT, disse que Marinalva Gomes Filha, 46, conhecida como dona Nalvinha, recebeu atendimento numa unidade municipal de saúde odontológica, por solicitação do Ministério do Desenvolvimento Social. Dilma e o ex-presidente Lula foram à cidade do sertão baiano nesta quinta (21) para gravação de imagens para o horário eleitoral --a visita também constava da agenda oficial da petista, conforme a Folha revelou nesta sexta (22). 

"Essa demanda chegou da assessoria do ministério", disse à reportagem o secretário da Saúde, Alexei Vinícius. O contato, disse ele, foi feito na segunda (18), por telefone. Após o pedido, a prefeitura mandou buscar Nalvinha na zona rural da cidade e a levou para colocar a prótese. A prefeitura informou que a unidade recebe cerca de 20 pacientes por dia e que ninguém deixou de ser atendido para dar lugar à agricultora. 

Nalvinha também recebeu, na semana da visita de Dilma, uma ampliação de seu fogão à lenha. Responsável pelo programa de "fogões ecológicos", em convênio com o governo federal e o governo petista da Bahia, a ONG Agendha disse que a obra era necessária. "Não é porque a presidente vinha que íamos deixar de fazer", disse Valda Aroucha, fundadora da ONG e filiada ao PT desde 2011. A construção do fogão e de duas cisternas na casa da agricultora integram o convênio com a ONG, orçado em R$ 4 milhões e que prevê a construção de 756 estruturas hídricas, como cisternas e barragens, e dos fogões. 

O "fogão ecológico" foi desenvolvido pelo pesquisador Maurício Lins Aroucha, fundador da Agendha e filiado ao PT desde 2008. Para o especialista em direito eleitoral Silvio Salata, consultor da OAB, a campanha praticou conduta vedada pela legislação, ao "usar bens e serviços públicos em favor" da candidata. "Foi oferecido um benefício a uma eleitora que iria aparecer na propaganda eleitoral", disse. Para ele, a conduta, se comprovada, pode resultar em multa ou até cassação da candidatura. 

OUTRO LADO
 
O Ministério do Desenvolvimento Social informou, por e-mail, que identificou, em visita de equipe técnica que sempre antecede as visitas da presidente, a necessidade de atendimento odontológico para Nalvinha e que "avisou" a prefeitura --a pasta destacou o verbo em negrito. O ministério disse ainda que a agenda foi "mista, combinando atividades institucionais e eleitorais" e que Dilma fez "vistoria" da execução do programa Cisternas.

A visita durou cerca de uma hora. A imprensa não teve acesso à casa de Nalvinha durante o período. Questionada sobre o benefício à agricultora na quinta (21), a assessoria do Planalto havia dito apenas que o assunto competia à ONG. A prefeitura informou que continuará o tratamento até que Nalvinha coloque prótese definitiva. A atual, de acrílico, é provisória.(Folha de São Paulo)

16 comentários

Antigamente isso era caracterizado crime eleitoral, mas agora o estado que, no fundo são os cubanos, está acima da lei.

Reply

Coronel,

claro! Deram a dentadura para fingir que a pobrezinha está com a vida maravilhosa! Iriam mostrá-la desdentada? Não! Deporia contra esse governo maldito!

Aécio disse algo muito importante:
parar de gastar com o governo para gastar com o povo!

Chega de corrupção e desvios. Chega de dar dinheiro a ditaduras! O dinheiro é NOSSO! DO POVO!

Flor Lilás

Reply

A tal valda aroucha (essa gente nunca merece maiúsculas), fundadora da ong (idem), filiou-se ao pt em 2011 - depois de tudo que essa corja já tinha aprontado. Repetindo o Nelson Rodrigues que repetia Eça de Queiroz, o caso é de má-fé cínica ou obtusidade córnea? Lembra elio gaspari, que entrou para o pc nos anos 70, pouco depois da invasão da Tchecoslováquia.

Reply

Agenda mista, combinando atividades institucionais e eleitorais - eaê, advogados, promotores e juízes, isso pode? Como ficam os candidatos "sem-instituição"? E as noções elementares de justiça, decência, ética, decoro, democracia?

Reply

Os dentistas chamam esta protese
provisória de "perereca". Colicaram uma perereca na boca da dona Nalvinha, um quebra galho.

Reply

Na boa, é crime eleitoral que deve ser punido, isso ninguém duvida, mas este povo já fez tanto lixo, não é uma dentadura que vai fazer diferença... logicamente que deve ser apurado, mas para quem quebrou a PTbrás, está deixando o país com um ambiente de inflação alta, recessão e roubalheira sem fim, isto nunca vai lambuzar a imagem da Dona Coisa.

Reply

Tudo denunciado, comprovado, superfaturado e a Dona continua no cargo. Tal como a Graça Foster na Petrobras. Alô, MILITARES?!!!!!

Reply

Nossa!!! Agora elles já estão mostrando os dentes de vez - agora falsos...

Reply

isso já deu perda de mandato e cassação .mas como esta tudo dominado vai haver uma denuncia e vão dar um tv em cores pra ela pra mudar a versão dos fatos e dizer que se equivoco pois é analfabeta e o repórter que naum entendeu direto e sera arquivado a denuncia por falta de provas pois vivemos sobre o domínio de uma quadrilha nos três poderes

Reply

maquiando o povo e sua pobreza pra aparecer na tv e naum chocar o povo pois imagine ver um desdentada na tv morando em uma casa sem nem um fogão de lenha .. me diz o que isso vai mudar na vida dessa otaria ai um dente na boca e um fogão de lenha ela deveria pedir ela escola de qualidade pra seus filhos pra no futuro sairem da pobreza extrema que se encontram mas esse povo se satisfaz com qualquer esmola que dão achando que são seus heróis só porque derão algo que se pedera e ela vai precisar novamente desses dois bens lá na frente.. é o que o pt adora fazer dar esmola pra o povo ficar sempre dependente ..

Reply

Existe um abismo entre a grandeza da Graça de Passadena e a perereca de dona Nalvinha. Saudade de Joaquim Barbosa.

Reply

Cel
Quem é que disse que fogão a lenha é ecológico se provoca o desmatamento?
Esther

Reply

É provisório. E dois só, da frente (em cima ou em baixo, não deu pra saber, no jornal saiu só que eram dois).

Agora tiram dela e passam pra outro sair nas fotos, em próximas idas da malandrona presidanta a outros circos montados de campanha.

Que eu me lembre, antigamente dar pé de sapato ou dentadura ou outras bugigangas era crime eleitoral.

Mariana

Reply

Em um país com justiça eleitoral, a campanha da governanta deveria ser obrigada a esclarecer o embuste em seu horário eleitoral, pedindo desculpas, mas como temos Dias Toffoli...

Reply

O problema maior é que nada disso aparece na televisão. Apenas 26% dos brasileiros acessam a internet. Como o povão vai ficar sabendo das falcatruas de Dilma e Marina???

Reply

4 milhoes para 700 cisternas e fogões a lenha?
Pombas! Da quase 6000 reais pra cada conjunto desses!!!!!!
Vou acha em lojas caras, cisternas de polietileno de 5000 reais por menos de 2000 reais. Para uma solução local pode-se fazer ainda mais barato. Um fogão a lenha rustico desses não pode custar mais de 500 pra fazer.

Reply