Metade dos aliados abandona Marina e ruma para Aécio.

A candidata do PSB à Presidência, Marina Silva, deve perder ou abrir mão de cerca de metade dos palanques estaduais que tinham sido articulados por seu antecessor no posto, Eduardo Campos. O ex-governador de Pernambuco, que morreu em um acidente aéreo, havia negociado apoios em todos os Estados. Dos 27 acordos fechados por ele, ao menos 14 devem naufragar com a substituição da candidatura. Nesses locais, ou as alianças foram fechadas contra a vontade de Marina --que defendia candidatura própria--ou são protagonizadas por políticos que atuam em campo completamente diverso ao da ex-senadora. 

Há ainda o risco de a campanha ficar esquálida em colégios eleitorais importantes, com a defecção de puxadores de votos que desistiram de disputar cargos após a morte de Campos. Foi o que ocorreu em Minas Gerais, onde o candidato a governador do PSB, Tarcísio Delgado, não alcança dois dígitos. Os pessebistas, então, apostavam na candidatura de Alexandre Kalil, presidente do Atlético Mineiro, para assegurar uma boa bancada de deputados federais, e, por consequência, divulgar a candidatura presidencial. Mas ele desistiu de concorrer. "Nada neste partido [PSB] me interessa. O que me interessava caiu de avião", disse, ao explicar a decisão. 

HERANÇA
Adversários de Marina esperam herdar parte do capital político que está se afastando da ex-senadora. O PSDB, por exemplo, acredita que "naturalmente" deve haver uma aproximação maior entre seu candidato, Aécio Neves (MG), e candidatos de Estados como Mato Grosso do Sul, Alagoas e Santa Catarina. 

Neste último, Campos havia costurado um acordo para que Paulo Bauer (PSDB) mantivesse um palanque duplo, indicando o candidato a senador da coligação, Paulo Bornhausen (PSB). O pessebista tem dito que a coligação continuará ajudando Marina. Ele foi a uma das reuniões que o partido fez em Brasília que decidiu o futuro da campanha presidencial --mas ficou do lado de fora da sala onde foram tomadas as resoluções. 

Há ainda dificuldades ideológicas no alinhamento de Marina com candidatos defendidos por Campos no resto do país. No Mato Grosso do Sul, Nelson Trad Filho (PMDB) havia feito um acordo com Eduardo Campos, que indicou a candidata a vice na chapa do peemedebista. Muito ligado ao agronegócio, Nelson Trad encontra resistência entre os marineiros, e, por sua vez, teme a resistência de seus aliados e financiadores a Marina.

A escolha do novo vice de Marina, Beto Albuquerque, deputado gaúcho com trânsito entre os ruralistas, foi vista como uma tentativa da ex-senadora de facilitar o contato com esse grupo ou ao menos reduzir a antipatia do setor à sua candidatura.(Folha de São Paulo)

7 comentários

Problemas politicos ` a parte, Aecio tem que falar linguagem do povao; no's que tanto debochamos do lules, dilmes, pois esse e' o jeito que o povao entende- outros exemplos:- preco ta' subindo e nao caristia;
so' bolsa nao adianta, pois de nada adianta a bolsa e levar 5 anos pra fazer uma cirurgia; temos que dar os 2;
reduzir 30% da violencia; nao e' assim ae'cio; VAMOS ACABAR COM A ONDA DE CRIMES..; o povo nao sabe o que e' 30% de 100!;
12 anos e o psdb nao ``entendeu como o povo entende``; e se exagerar nas propostas, nao e' isso que o pt vem fazendo ha' anos e tem funcionado? deixou de funcionar menos porque a dilma nao caiu na simpatia da massa como o CHEFE; essa e' a grande verdade.

Reply

permita-me discordar copm a visão que o beto Albuquerque possui trânsito com o meio rural. esse cara sempre teve i´deias socialistas, sempre foi contra o agronegócio e sempre, eu disse SEMPRE, esteve aliado aos petistas. inclusive participava dos governos petistas quando houve invasões, destruições de propriedades, inclusive de laboratórios experimentais.

Reply

É, mas a impressão que eu tenho, pelo menos aqui no RJ é de que NÃO HAVERÁ ELEIÇÃO PARA PRESIDENTE.

Os candidatos a deputado e senador NÃO ESTÃO COLOCANDO OS NOMES DOS "PRESIDENCIAVEIS " em seus cartazes.Os do pt a gente até sabe o motivo, mas e os os outros?

Reply

Coronel,
metade abandona e a outra metade está em cima do muro. Estou doido que chegue a eleição para desmascarar de vez esses institutos de pesquisas comprados. Quero ver a Santa do Pau Oco ter vinte milhões de votos. Quero ver a Anta ter os 42% que eles dizem.

Reply

Perfeito anônimo das 8:20. O Aécio não precisa mais conquistar os votos dos esclarecidos , agora ele tem de ir para cima do povo na linguagem deles e oferecendo benesses.

Reply

Que ela continue sendo essa 'flor' de pessoa e vá lascando tudo em nome da embolorada ideologia dos comunas ultrapassados. E que o país volte para os brasileiros, porque de cuba-venezuelanos estou até aqui!!!!!!!

Reply

Graças a Deus! Vamos salvar o Brasil das garras dos radicais. Eu agradeço a todos pela iniciativa.

Reply