Marina substitui Campos. PSB fica com vaga de vice. Lula e o PT saem derrotados.

Durante todo o dia de ontem, Lula e o PT tentaram dar o beijo da morte na candidatura do PSB. Não conseguiram. Marina levará a eleição para o segundo turno.

O PSB superou as divergências internas e selou acordo para lançar Marina Silva à Presidência da República no lugar de Eduardo Campos. Ela concordou com a inversão da chapa e deverá ser anunciada oficialmente na próxima quarta-feira (20). O novo presidente do PSB, Roberto Amaral, era visto como último entrave ao acerto. Sob forte pressão de correligionários, ele se convenceu a apoiar Marina, que disputou o Planalto em 2010 pelo PV. 

O PSB agora discutirá a indicação do novo vice na chapa presidencial. O deputado gaúcho Beto Albuquerque, hoje candidato ao Senado, é o mais cotado para a vaga. "A candidatura de Marina contempla nosso projeto. Será uma solução de continuidade. O PSB indicará o novo vice", disse Amaral à Folha.

Depois de uma reunião com Marina, o coordenador da Rede Sustentabilidade, Bazileu Margarido, confirmou à reportagem que ela aceita disputar a Presidência. "Com o OK do PSB, ela está à disposição para ser a candidata", disse.

Por respeito à memória de Campos, o anúncio oficial da nova chapa só deverá ser feito três dias depois do enterro, programado para o domingo (17), em reunião da executiva nacional do PSB. A negociação se acelerou após Marina receber apoio público da família do ex-governador de Pernambuco. Segundo aliados, ela se sentiu revigorada ao conversar com a viúva Renata Campos, que a incentivou a concorrer. 

Ex-ministro da Ciência e Tecnologia no governo Lula e considerado próximo ao PT, Roberto Amaral visitou Marina na tarde desta sexta (15). Com seu aval, começou a consultar os governadores do PSB sobre a inversão da chapa. Ele quer dar caráter coletivo à decisão e agora buscará entendimento sobre o vice até a reunião da executiva. "Vou fazer um trabalho de afunilamento. O ideal é chegar com dois nomes. Ou um", disse. 

Além de Albuquerque, que se aproximou de Marina desde que ela aderiu à candidatura de Campos, são vistos como alternativas o deputado Júlio Delgado (PSB-MG), o ex-deputado Maurício Rands (PSB-PE) e Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE), ex-ministro da Integração Nacional no governo Dilma Rousseff. 

Marina sinalizou ao PSB que respeitará as duas principais exigências do partido: respeitar os acordos regionais fechados à sua revelia, em Estados como Rio e São Paulo, e incorporar o discurso desenvolvimentista. A ex-senadora disse a pessoas próximas que pretende conduzir a campanha da mesma forma que Campos a conduziria, atuando como líder de uma coligação, e não apenas da Rede, o futuro partido que ela quer criar. 

Embora tenha se recusado a falar publicamente sobre política, em respeito ao luto pelo ex-governador, repetiu a aliados que era preciso manter o projeto da chapa. Ela disse que o PSB foi generoso ao abrigar a Rede em 2013, quando a Justiça Eleitoral negou registro ao partido, e agora é a hora de retribuir.(Folha de São Paulo)

8 comentários

Repito meu comentário do post anterior: "O PT, na pessoa do Lula, representa a miséria moral, ideológica e política brasileira. Se ele substituir a Dilma, será derrotado não tenho dúvida; como é um malandro escolado, não entra em fria. Ele sabe onde enfia o pé!"

Reply

Conheci os pais do Sr Basileu Margarido, eram amigos de meus pais e viveram em São Carlos.
Até o fim de sua vida ele visitava eram pessoas de ALTO NÍVEL DE INTEGRIDADE E EDUCAÇÃO, difícil que o filho não tenha seguido o exemplo.

Nunca foram esquerdistas.

Com Marina ele ( neto ) vau evitar que a MARINA CAGUE COMO A DILMA.

A sonhática não tem projeto de poder e NÃO TERÁ CONGRESSO ALIADO e precisará ter um "primeiro ministro" informal, político da oposição mais verdes o que podaria suas ambições mais delirantes.

O PT APOIARIA ELA COM RESTRIÇÕES e poderia exigir uma PEC que coloque o REGIME PARLAMENTARISTA como uma condição "sine qua non", o mesmo o PSDB e PMDB, o que garantiria a vitória FOLGADA DA PEC DO REGIME PARLAMENTARISTA.

Reply

Marina nao poderá reinventar a roda nessa hora...

vai ter que cumprir as diretrizes traçadas por Campos...

alem do compromisso ético e moral, tem o compromisso politico de só estar participando da eleição por causa de Campos, que cedeu para ela um espaço na chapa e de quebra uma boa estrutura partidaria, ja que ela nem partido formalmente tem...

ela jamais esperava por essa...

se for eleita, governará com a sombra de Campos por todo o tempo e sera cobrada por isso...

já a canalhada petralha, well, essa se fu... mesmo.

a governanta pode começar a limpar as gavetas...

e poder vir Barba, o que for, essa eles nao levam...

Reply

De onde surgiu essa mania desses nojentos beijaram a mao??? Coisa mais ridicula e de gente atrasada.

Foto nojenta. Alias onde aparece a cara desse rato do PT tenho vontade de vomitar.

Reply

Marina é petista enrustida, portanto ela vai tirar voto de Dilma sim.Agora quanto ao Aécio eu acho que ele vai herdar boa parte dos votos de Eduardo Campos porque ambos trabalham na mesma linhagem política.Portanto não há dúvida de que a maior prejudicada nesta história é Dilma e o PT.

Reply

Coronel

Marina Silva é diferente do falecido Eduardo Campos

Eduardo Campos teve coragem para dizer no Jornal Nacional ao ser entrevistado que o PT entregará o País pior do que recebeu

Eduardo Campos foi realmente oposição,sabia que o PT é enganação

Queria dividir o País em quatro
Queria a todo custo implantar o Comunismo no Brasil

Eduardo Campos sabia muito mas do PT e teve coragem para enfrentar

A Misteriosa morte,de Eduardo Campos,Marina Silva não o tendo acompanhado na Comitiva sendo que estava em Campanha

E derrepente de Vice passa para Candidata a Presidência da Republica

em breve a Nação saberá o que realmente aconteceu na Aeronave que transportava Eduardo Campos e sua Comitiva

Porque o avião derrepente tinha bola de fogo

O Brasil não suporta mas o Crime Organizado,verdadeiro Cartel da Máfia,

guru75

Reply

MARINA SILVA nao eh EDUARDO CAMPOS! fizeram uma uniao de conveniencia................

Reply

Vão votar na sonhática? Ah ha ha.

Segundo turno PT x PT e eu peço para descer do Brasil.

Eu desisto!

Reply