Folha de São Paulo reconhece que capa denunciada aqui favoreceu, sem razão, PT e Dilma.

Hoje a ombudsman da Folha de São Paulo, Vera Guimarães, confirma o post que fizemos no último dia 19, cuja reprodução está acima e o link está aqui. O nosso blog dizia:
A Folha de São Paulo dilmou de vez. No dia em que começa a propaganda eleitoral, a manchete de capa é esta aí que vocês estão vendo. Agora respondam: o que Lula tem a ver com a campanha eleitoral? De novo, é o jornal querendo assumir um protagonismo que não é seu. E trazendo Lula para a campanha até antes do PT. Mas não é só isso.

Vejam o que escreve Vera Guimarães: 

É furo: Lula vai apoiar Dilma na TV

Manchete da capa de terça (19): "Na TV, Lula prometerá um 2º governo Dilma melhor'". Na linha abaixo do título: "Petista pedirá voto sem medo' na presidente, em estreia de programa eleitoral".
Que outro enunciado poderia o PT pedir aos céus senão algo assim, estampado em quatro colunas na "Primeira Página" da Folha, exatamente no dia da estreia do horário eleitoral gratuito? 

Não por acaso, a reportagem foi replicada em site alinhado ao partido, que postou link para o conteúdo integral do texto no jornal. Certos estão os aliados em tirar proveito da generosidade inusual. 

Adiantar o conteúdo de um programa cuja divulgação era de grande interesse do partido não chega a ser furo relevante, mas o relato, inédito, tinha seu valor jornalístico.

O problema foi o destaque conferido a uma notícia do tipo que os jornalistas definimos como "o cachorro mordeu o homem". Traduzindo, um fato corriqueiro, esperado, que segue a ordem natural das coisas. A rigor, a manchete só deveria contemplar o inverso, o fato de "o homem morder o cachorro" --o que seria o caso, se Lula não fosse trabalhar para eleger sua candidata. "A manchete de hoje é falta de assunto?", perguntou um leitor. Era.
 
A Secretaria de Redação justificou o destaque afirmando que se tratava de uma apuração exclusiva da Sucursal em Brasília. "Conseguimos antecipar dois pontos [do programa de TV]: o uso do ex-presidente Lula mais uma vez como principal cabo eleitoral de Dilma, assim como ocorreu em 2010, e o mea-culpa petista de que as coisas não andaram muito bem neste atual mandato." 
 
Vamos combinar que nenhum dos dois valia o peso dado. O primeiro ponto é uma obviedade e o segundo, uma ilação. É preciso grande dose de boa vontade ou ingenuidade para crer que Lula estivesse criticando o governo da pupila ao dizer que um eventual segundo mandato dela será melhor que o primeiro. 

Mas a questão principal é que faltou equilíbrio na "Primeira Página". Se a maior novidade (!) do horário eleitoral vinha dos petistas, a edição poderia ter contrabalançado a exposição maior do partido dando destaque, na linha abaixo do título, aos outros candidatos. Não deu. PSDB e PSB só apareceram no último parágrafo da chamada.

Para evitar equívocos e acusações fáceis, enfatizo que meu ponto não é quem foi o beneficiado, mas o desequilíbrio noticioso. Na dúvida, sugiro o exercício inverso: e se a manchete fosse Fernando Henrique Cardoso prometendo que Aécio Neves fará um governo melhor?

14 comentários

Coronel, vc confundiu Vera Guimarães com Vera Magalhães. É essa segunda que era responsável pelo painel da folha, e que está licenciada.

Reply

Mas a Folha não é mesmo mais confiável, tendenciosa ao petralhismo que estampa sem pudor.

Reply

Coronel, o jornalismo da Folha sempre foi desonesto e francamente petista. É um reduto muito conhecido de comunistas, que protege e ampara os anseios do PT. Hoje em dia a utilidade desse faccioso jornal é apenas válida para forrar gaiolas e caixa de excrementos de gatos ...

Reply

Cel.
Tapa dado, nenhuma desculpa anula...

Reply

Será que são candidatos a Pasquim dos comunas?

Reply

O ÚNICO VEÍCULO DA IMPRENSA QUE APRESENTA AS IDÉIAS DE UM "GESTOR" CHAMADO AÉCIO OU DO SERRA OU DO ALCKMIN COMO REALMENTE DEVERIA FAZER, É A REVISTA VEJA.
A IMPRENSA DE SÃO PAULO É MARINA OU DILMA. ACREDITO QUE O PSDB NÃO MOLHA A MÃO DA IMPRENSA COMO OS OUTROS.

UM HOMEM CHEIO DE IDÉIAS PARA O BRASIL, ASSIM COMO FERNANDO HENRIQUE , SERRA, COVAS, ALCKMIN, ANTÔNIO BRITTO SÃO MALANDRAMENTE DEVORADOS PELA ESTUPIDEZ E IGNORÂNCIA DO POVO BRASILEIRO, O QUAL PREFERE OUVIR AS ARTIMANHAS PETRALHAS.
ESSA GERAÇÃO DE GESTORES IRÁ TERMINAR, FICARÃO OS VELHACOS.


DILMA, OLÍVIO, MARIA DO ROSÁRIO, MIGUEL ROSSETO, IVAR PAVAN, RONALDO ZULKE, JOÃO PEDRO STÉDILE, ELVINO BOHN GASS, MARCO MAIA, E MUITOS OUTROS SÃO ATORES PRINCIPAIS DA DESTRUIÇÃO DO NOME DE ANTÔNIO BRITTO COMO POLÍTICO NO RIO GRANDE DO SUL. O CARA FEZ UMA GESTÃO PRIMOROSA, COLOCOU O ESTADO NO EIXO DO CRESCIMENTO, MAS FICOU TÃO DECEPCIONADO QUE DEIXOU A POLÍTICA. O PT DO RS, DAQUELA ÉPOCA QUE HOJE É BASE DO GOVERNO FEDERAL FALIU O RS E HOJE DESTRÓI O BRASIL.

Reply

Tenho uma conhecida que trabalhou lá na Folha e me disse que quando aparecia matérias positivas a Serra ou PSDB era uma revolta só dos comunistas tarados de plantão. E sim infestada de petralhas. Nojo dessa raça maldita.



Maria Cristina SP

Reply

Coronel, eu e vários amigos suspendemos a assinatura deste jornal. lembro-me que antigamente dava-me prazer ler e FOLHA,hoje em dia, infelizmente, a Folha pratica um jornalismo de esgoto e claramente tendencioso ao PT
Uma pena!

Reply

SENTINELA, VERBO EM RISTE CONTRA A SENTINA PETRALHA! FALHA "folha, que minúscula!Quão minúscula se fez: um FOLHO DO PETRALHISMO!...Um folho do petralhismo de olho em cifrões pilhados!FALHA "FOLHA" FILHA ESPÚRIA. É falaz prima do Poste sem luz,( sem sombra de dúvidas)TANCHADO PELO PULHASTRO FILHO DO PAI DA MENTIRA, O "BARBAROSE" MOLESTO.FOLHA VERMELHA QUE CAI E UM VENTO PETRALHA LEVA. Quer ir de encontro aos milhares de eleitores, nós do bem? Quer mais minar a FAMÍLIA, "empetralhar-se" de vez? Una-se a Universal do Edir da vermelha Dilma, do partido caborteiro, malversador, mentideiro, malversador e o escambau!Cabe o consabido mote: "O COMUNISMO É ATEU"!Cristão de verdade e vida, a cruz por demonifúgio,não temo o petralha demo: QUERO É SABER QUEM COMBATO!Morro sem medo, lutando: FORA,PT, PARA SEMPRE!Vai para a cuba do demo!TUA PTOSE É COMPERTA, E COMPORTA EXECRAÇÃO, COM COBRANÇA DE CENTAVOS. SE É QUE OS LADRÕES ME ENTENDEM...

Reply

A Folha está com essa propaganda na TV querendo lavar a própria reputação dizendi que publica as divergências. Ô cacete! É 99% visão de mundo de esquerda! É 99% PT.

Reply

Coronel,
e esse jornaleco petista e comprado ainda tem o desplante de ligar para minha casa oferecendo assinatura. Não precisa pois o "governo" já o favorece além da conta, com nossos impostos.

Reply

De bem intencionados o inferno e o desgoverno petralha está cheio.

Reply

De bem intencionados o inferno e o desgoverno petralha está cheio.

Reply

A grita deve ter sido grande Perderam quantas assinaturas?

Reply