Aécio lança plano para transformar o Nordeste.

Aécio Neves lança, neste sábado (23/08), o Plano Nordeste Forte, que tem como objetivo encontrar soluções de desenvolvimento econômico sustentável, reduzir desigualdades e promover a integração regional a partir de suas próprias vocações e potencialidades. Em 44 ações, o Plano é dividido em sete eixos: Infraestrutura e Competitividade; Semiárido; Combate à Pobreza; Qualidade de Vida; Segurança Pública; Educação, Ciência e Tecnologia; e Juventude. O Nordeste Forte ressalta sempre a necessidade de planejamento para todas as ações desenvolvidas – em curto, médio e longo prazo – o aumento de recursos destinados para a região, além de seu desenvolvimento econômico. 

Infraestrutura e Competitividade
Na área de infraestrutura, o Nordeste Forte conta com oito ações principais, entre elas a conclusão da Ferrovia Transnordestina, a expansão da malha ferroviária da região e a conclusão da Ferrovia Oeste-Leste, melhorias e duplicação de BRs em toda a região, e investimentos em energia e na infraestrutura turística.

Semiárido
Neste o eixo, o plano se compromete com a elevação da renda per capita, do IDEB e do IDH da região semiárida às médias da região Nordeste em uma década. As seis ações previstas incluem a implantação do Programa Decenal de Desenvolvimento do Semiárido, em parceria com os Estados e com elaboração de orçamentos plurianuais. Também há o compromisso com a conclusão da Transposição do São Francisco, além da revitalização do Velho Chico e a recuperação de sua foz.
Integrar mananciais com ampliações por poços e cisternas, revitalizar pequenas barragens e investir no financiamento de projetos para captação e armazenamento da água das chuvas também são citados.

Combate à Pobreza
Aécio se compromete com a garantia da renda per capita mínima de U$ 1,25 por dia para as famílias nordestinas, conforme as metas do milênio, mantendo o Bolsa Família e o transformando em política de Estado e combatendo outras precariedades das famílias de mais baixa renda. Outro objetivo da candidatura de Aécio Neves é fazer com que a renda média domiciliar per capita nordestina chegue ao menos em 70% da média nacional em dez anos.

Qualidade de Vida
Para melhorar os índices de mortalidade infantil e materna e a desnutrição, entre outros, o Programa Saúde da Família será universalizado na região. Os gastos com saúde na região serão ampliados, assim como os serviços de saneamento. As políticas para as mulheres serão reforçadas, o programa Minha Casa, Minha Vida ampliado e haverá uma reforma urbana das médias e grandes cidades, com foco na mobilidade.

Segurança Pública
Reduzir em 30% as taxas de homicídio no Nordeste é o compromisso de Aécio com os nordestinos para os próximos anos na área de segurança pública. Para isso, o déficit do sistema prisional será combatido de forma especial na região, que contará com investimentos acima da média nacional.
A Política Nacional de Segurança Pública a ser desenvolvida pelo já anunciado Ministério da Segurança Pública e Justiça terá um braço específico na região, que terá um Centro Regional de Inteligência.

Educação, Ciência e Tecnologia
Haverá a redução do percentual de pessoas sem instrução. Haverá incentivo à ampliação do percentual de professores com formação superior e o transporte escolar merecerá atenção especial do governo Aécio Neves. Um ousado programa de ciência contará com núcleos de ciência e tecnologia guiando soluções tecnológicas associadas às vocações regionais de cada microrregião.
As Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs) serão potencializadas, seguindo as vocações locais e promovendo oportunidades de investimentos públicos e privados em infraestrutura, capital intelectual, ciência, tecnologia e inovação.

Juventude
Na área de Juventude, o compromisso de Aécio é com a ampliação de oportunidades de educação e emprego para os jovens nordestinos. Será implantado o Programa Poupança Jovem Brasil, no qual o estudante do ensino médio recebe em uma conta o valor de R$ 1 mil a cada ano do ensino médio, podendo sacar o valor ao final dos três anos com o objetivo de ampliar as oportunidades no ensino superior ou no início da carreira profissional, a exemplo do programa criado por Aécio durante seu governo em Minas Gerais. O Prouni, o Fies e o Ciência Sem Fronteiras também serão mantido e ampliados, com especial atenção Nordeste.

12 comentários

Coronel, sou do sul e moro no nordeste.
Isso aqui é uma m****, não serve para nada, gente burra e atrasada.
Vai ser difícil.

Reply

Grande Aécio, grande plano, tem tudo para dar certo, e tirar de vez o nordeste da exploração da pobreza.

Reply

Meu voto é tucano desde 1994, ano do Plano Real. Em 1989 foi de Fernando Collor. Em 2014 é de Aécio Neves, mas tenho de estar preparado para votar em Marina Silva se for ela a escolhida para enfrentar Dilma no segundo turno.

Reply

Olhem a aposta do Diogo Mainardi no twitter: "No segundo turno, Marina está dez pontos à frente de Dilma. Quer apostar?"

Reply

Coronel

Sinceramente acho esse um dos piores caminhos, qual seja ficar fazendo malabarismo para inventar programas que a população de antemão sabe que não passam de tentativas ilusionistas.promessas de campanha.Ninguém alimenta qualquer expectativa com isso.
O que o postulante candidato precisa assegurar é que vai se esforçar para que todos tenham acesso ao saneamento básico,a um transporte decente , ir e vir ao trabalho sem sobressaltos.Se fizer isso o eleitor já se dá por satisfeito.

Reply

CORONEL

Notou que a campanha da Dilma , diante das críticas e gozações, deixou de lado aquela idéia de jerico de mostrar que ela é pessoa normal, comum.Não sei de onde tiraram essa idéia, mas sob certo aspecto até que está certo,pelo que faz e diz é preciso provar que ela é normal.

Reply

A primeira diferença notável nas campanhas é que enquanto Aécio,Campos e agora Marina vão às ruas, A DILMA CONTINUA EM EVENTOS FECHADOS, NA REDOMA. Cairia muito bem aquela música do Rappa, que fez sucesso na copa :VEM PRÁ RUA .
"vem prá rua , porque a rua é a maior arquibancada do Brasil"
"ALO,AECIO PAGUE O CARA,OS DIREITOS AUTORAIS" MAS TRAGA O CARA.MUDE O JINGLE.

Reply

Aécio estará no segundo turno, gente! Vamos lá!

Reply

calma,paciencia,VAI dar certo.

Reply

O Nordeste tem de amadurecer politicamente. Atualmente nada mais é do que um curral eleitoral do PT, mantido a custa de bolsas famílias, corruptas e mal administradas. A proposta de Aécio é de trazer a região ao nível do sul e sudeste, centro oeste. Liberte-se, Nordeste, vocês merecem, a natureza aí é linda e o povo simpático, comunicativo. Vamos resgatar o Nordeste. Vocês são importantes para o Brasil.

Reply

Eu sou do Nordeste, mas é por causa de gente preconceituosa como esse primeiro comentário aí que o Aecio derrapa nas pesquisas. Os petistas pegam essas idiotices e espalham, ai depois vocês vem reclamar. Seu Coronel poderia fazer o favor de não liberar esse tipo de coisa, ou começo a pensar que ele pensa da mesma forma. Sobre o NE, a maioria tem o cabresto do PT mesmo, mas não é culpa das pessoas, são pobres com pouca instrução, que se tornam reféns de qualquer boato onde gente mal intencionada faz questão de espalhar. Ainda assim, existe muita gente consciente aqui também.

Reply

Sou nordestina e meu voto é em Aécio com certeza!Mas temo que ele não esteja no segundo turno, porque ter como opções Dilma e Marina...argh, meu estômago revira só de imaginar.
Mas temos que ter fé, se Deus quiser tudo vai dar certo, de qualquer jeito há de chegar o dia em que essa quadrilha asquerosa que já fez e faz tanto mal ao país e ainda ajuda a arruinar outros, vão tombar feio e voltar para o buraco sujo de onde nunca devia ter saído.

Reply