Sensus confirma Datafolha com rigoroso empate técnico entre Aécio e Dilma no segundo turno. E diferença no primeiro turno cai para 10%.

Clique na imagem para ampliar.

A realização da Copa no Brasil e a vergonhosa eliminação de nossa Seleção no Mundial de futebol não tiveram, até aqui, nenhuma influência sobre a corrida presidencial. É isso o que indica a pesquisa ISTOÉ/Sensus realizada entre sábado 12 e terça-feira 15. O levantamento efetuado em 136 cidades de 14 Estados mostra que no último mês os principais candidatos à Presidência da República foram incapazes de sensibilizar os eleitores. 

As intenções de voto em Dilma Rousseff (PT), Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB) tiveram pequena variação negativa , dentro da margem de erro da pesquisa (mais ou menos 2,2%). “Até agora podemos afirmar que o eleitor brasileiro se coloca de forma bastante madura e parece ter separado muito bem a política do futebol”, diz Ricardo Guedes Ferreira Pinto, diretor do Sensus. “Nem o governo nem a oposição conseguiram faturar politicamente com a Copa.”

Para o comando da campanha pela reeleição de Dilma Rousseff, o resultado da pesquisa, embora mantenha a tendência de queda da presidenta, deverá ser visto como positivo. Até a tarde da quinta-feira 17, muitos dos líderes petistas acreditavam que o mau humor provocado pelo desempenho bisonho de nossa Seleção se traduziria em uma perda acentuada nas intenções de voto da presidenta e sustentavam que as vaias contra Dilma ouvidas no jogo final da Copa deveriam contaminar as pesquisas eleitorais.

A oposição, por sua vez, também tende a fazer uma leitura positiva dos números mostrados pela enquete ISTOÉ/Sensus. Na última semana, entre os tucanos e no QG da campanha do PSB havia a expectativa de que o fato de o Brasil ter conseguido organizar uma Copa elogiada em todo o mundo e a ausência de grandes manifestações durante o campeonato mundial pudessem momentaneamente refletir uma maior aceitação da presidenta. Os números mostram que não foi isso o que ocorreu.

Embora não tenha aumentado a intenção de voto em Aécio ou Campos, a pesquisa revela que 50,9% dos eleitores reprovam a atuação de Dilma Rousseff à frente do governo federal e 64,9% avaliam sua gestão como regular ou negativa. “Esses números são preocupantes para quem busca a reeleição”, afirma Guedes. De acordo com o diretor do Sensus, “é muito difícil que um governante com menos de 35% de avaliação positiva consiga se reeleger”.

A pesquisa revela que apenas 32,4% dos eleitores avaliam o governo de Dilma de forma positiva, um número 2,2% menor do que o apontado pelo levantamento realizado no início de junho. A análise conjunta desses dados permite concluir que, apesar de a Copa ter sido um sucesso, não houve alteração na avaliação que o eleitor faz do governo. “As pessoas estão convencidas de que a Copa deu certo por outros fatores que não a ação do governo”, diz Guedes.

03.jpg
A pesquisa realizada com dois mil eleitores também mostrou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem boas razões ao insistir em convocar o PT para tentar ganhar a eleição ainda no primeiro turno. Segundo o levantamento ISTOÉ/Sensus, a presidenta Dilma Rousseff e o senador Aécio Neves (PSDB-MG), os dois líderes na disputa presidencial, estariam tecnicamente empatados caso disputassem hoje o segundo turno. Nessa situação, de acordo com a pesquisa, Dilma teria 36,3% dos votos e Aécio, 36,2%.

É a primeira vez que os dois principais candidatos aparecem empatados em um possível segundo turno. Em abril, a diferença a favor de Dilma era de 6,7% e, em junho, de 5,1%. Também com relação ao socialista Eduardo Campos, a diferença a favor da presidenta em um suposto segundo turno vem caindo. Era 14,3% em abril, passou para 10,6% em junho e agora está em 7,8%. “Esse é o resultado mais visível da rejeição que sofre a presidenta e seu partido”, diz um dos líderes da campanha de Campos em São Paulo. “Quando os programas de tevê começarem, a tendência é a de que a presidenta também comece a cair já no primeiro turno.”


Hoje, segundo a pesquisa ISTOÉ/Sensus, 42,4% dos eleitores rejeitam a possibilidade de votar na presidenta. “É natural que o candidato mais conhecido tenha também mais rejeição, mas não conheço casos de candidaturas que tenham obtido sucesso com mais de 40% de rejeição”, afirma Guedes. Se a eleição fosse hoje, segundo a pesquisa, haveria segundo turno. Dilma teria 31,6% dos votos e seus adversários somariam 32,4%.
06.jpg

27 comentários

Já arredondaram 0,1%. O revelado no Jornal da Band foi 36,2 a 36,2. Absoluto empate.

Reply

Coronel,
o velhaco e a anta estão desesperados. Não tem cachaça que acalme o coisa ruim.

Reply

Confirmam, antes de mais nada, a idiotia de uma população acéfala, que vê seu dinheiro minguar devido ao péssimo governo desses comunistas e ainda assim vota nelles!!!

Reply

Coronel!!!!

18 milhões de acessos!
Estou aqui há alguns milhões...

Sigamos juntos para a vitória da liberdade!
PARA O ALTO E AVANTE!

Parabéns grande guerreiro verde e amarelo,

abraço fraterno,
Flor Lilás

Reply

o "mais medicos" (arre) e o bolsa familia = privatizaçao nas eleiçoes desde 2002! vai virar carimbo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!te cuida Aecio, linguagem clara p os bolsistas de toda especie...........

Reply

Coronel,

não me canso de ouvir esta música!!
Deliciosa!

DESVAIRADA QUEDA!
É O FIM DA AVENTURA PETISTA NA TERRA!
É O FINAL PRA VALER DESTA PESTE!!!

Flor Lilás

Reply

Por essa pesquisa, e mesmo pelo Datafolha, Dilma já perdeu a eleição. A rejeição dela é tamanha, que qualquer candidato que for ao segundo turno vence. E a super-exposição dela na campanha eleitoral só vai piorar. Campanha não reverte rejeição, ela apenas ajuda os desconhecidos.

Reply

36.3 X 36.2 ?

Essa é A MELHOR NOTÍCIA eleitoral do ano até agora !!!!!

Agora estou convencido. Estamos sim no rumo da vitória. Basta que a campanha de Aécio continue forte.

Reply

Internamente, o PT está se batendo uns contra os outros, cada qual acusando-se mutuamente de erros, mas não dão conta que além de incompetentes, corruptos desviadores de dinheiro nosso para sustentar Fidel castro nos deixa á mingua, pastando!
Os comunista não amam a pátria, só os interesses globalistas do partido, nada mais!

Reply

Quanto lero-lero da parte de quem faz estas pesquisas. Não conseguem esconder a realidade das ruas.

A figura que fala pelo Sensus trata a governanta por "presidenta". Quanta servilidade...

A realidade que esses caras não admitem é que - Essa mulher vai conseguir perder a reeleição, para nossa sorte e sorte do Brasil!!

Aos pouquinhos as pessoas vão revelando seu voto. Eu pergunto aos pesquisadores do Sensus, do Datafolha, etc etc: Como pode ter um segundo turno empatado e no primeiro turno ter uma diferença de 15 pontos?

Falem a verdade pesquisadores - a mulé tá num buraco tão fundo que nem o cachaceiro-mór vai conseguir tirar ella desse buraco.

Sds

Reply

POBRE PETRALHAS!!!

Reply

Esses números do 2º turno são ótimos, mas me preocupa muito o não crescimento do Aécio no 1º turno, pois isto é muito ruim. No 2º turno o eleitor oportunista vota sempre no que está em 1º lugar e pode vencer. O Aécio tem que reagir na primeira fase da eleição.

Reply

12 anos no poder, uma incompetencia a toda prova, corrupção desmedida, os comunistas não têm patriotismo, por isso Dilma vai construir porto em Cuba e outros países outras obras com nosso dinheiro, enquanto nós ficamos à míngua com tantos problemas, que vão se agravando sempre enquanto o país vai perdendo a competitividade no mercado internacional.
Eles querem é destruir o país, isso sim!

Reply

eu vou fazer um alambiqui só pro LULA,kkkkkkkk

Reply

Cel,propaganda facil e gratuita ,não me canso de ouvir esta música!!
Deliciosa!

DESVAIRADA QUEDA!
É O FIM DA AVENTURA PETISTA NA TERRA!
É O FINAL PRA VALER DESTA PESTE!!!

Flor Lilás , já coloquei no meu celular como ringtone,vamos pedir a todos,que apoiam o Aércio,para divulgar nos TTs,faceboock,e vamos que vamos Aŕcio Presidente,Alckimin governador,Serra senador,para deputados federal e estadual,PSDB e seus coligados em sua cidades, Ella

Reply

Mais algumas arruaças em São Paulo, e a rejeição aos petralhas passa de quase 50% para 60% ,70% .

O pôvo brasileiro gosta de ordem e progresso.

Reply

Dilma quem a conhece não a compra

Reply

Cel, a quadrilha de marginais e pilantras pseudocomunistas estão sentindo o cheiro fedorento da derrota.
Tem petista imbecil e oligofrenico escrevendo que não vai haver segundo turno.Só se for Aécio Presidente no primeiro turno.KKKK

Reply

Vamos ver o que os maluquetes progressistas alegarão agora.
Lilyane

Reply

Vamos seguir trabalhando. Pesquisa não é eleição ganha. É preciso converter AINDA MAIS essa rejeição da Governanta a Aécio.

Esse país não suportará mais 4 anos de petralhismo. Caíremos, sem retorno, no comunismo.

Reply

Mais passinho a frente, é isso ai Aécio, vamos firme adiante. A briga será grande, pois os petralhas estão com os bolsos cheios, e serão traiçoeiros, serão capaz de tudo para não entregar o poder.

Reply

Está chegando a hora deles trocarem a anta pelo barba, para que o Aécio possa vencê-lo no primeiro turno.

Reply

>>

Os Postes de Lulla

O poste que Lulla colocou no Planalto tem de 35 a 47% de rejeição, conforme a região do país e a rejeição está aumentando a cada dia.

O poste que Lulla colocou na prefeitura de São Paulo, alcança fantásticos 47% de desaprovação pela população da capital paulista.

Desconfiados e assustados com os postes de Lulla, o poste que o dono do PT está tentando colocar no governo de São Paulo empacou nos 4% de intenções de votos entre os eleitores.

A petezada deve estar de cabelo em pé e a oposição esperta irá, com certeza, chamar a atenção para o fato nestas eleições.

Lulla é pé frio: os candidatos petralhas indicados por ele não conseguem emplacar. O candidato petralha que pensa em gravar vídeos de mãos dadas e lambendo as bolas do pinguço petista para divulgar no horário eleitoral devem pensar duas vezes antes de se exporem ao risco fatal.

<<

Reply

Coronel acabei de ver a sabatina do Aécio e fiquei pensando,já imaginou ele e Dilma em um debate no segundo turno?Coitada da Dilma...

Reply

CORONEL, PRÁ NÃO DEIXAR ESFRIAR, HEI DILMA VTNC, VAI PRÁ CUBA QUE PARTIU, SOME DAQUI TRASTE DO INFERNO. AH SIM E LEVA JUNTO O LUIZ PINGÁCIO, VÃO OS OS DOIS PRÁ PQP...VAI SER MUITA ALEGRIA JUNTA......E TOME 7 X 1 TAMBÉM NAS URNAS ...Ô TREM BÃO !!!!!!!

Reply

EU JÁ DISSE HÁ MESES E FUI O PRIMEIRO A COLOCAR NO COTURNO.

Fui chamado até de petralha e de sonhador por coturneiros, sou um sonhador sim mas de futuro melhor e uma década sem o PT perto do poder.

AÉCIO VAI LEVAR NO PRIMEIRO TURNO COM 51% o número cabalístico do Lula e PT.

Se eu for mais gozador eu coloco 51,5151% de votos para o Aécio e 24 % para o Eduardo Campos.

Dilma fica com 20% e pequenos ficam com 2,859% votos não brancos e a eleição atrairá muitos que iam para a praia lamentar o quarto mandato do PT mas agora desistem e isto aumenta o índice de Aécio e baixa o de Dilma/Campos pois o universo de votos é maior, mesmo que não percam votos a Aécio.

Dilma vai perder 10% pelo EFEITO MANADA.

Reply

Coronel,

O pastor Silas Malafaia desancou o governo do SANTO PADROEIRO DA MENTIRA e da CORRUPÇÃO neste vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=ECUXcCoyy9U

Sem obras para mostrar, o GOVERNO BOLIVARIANO DO PT vai ter que recorrer ao PHOTOSHOP para terminar suas obras sem fim: vai fazer a transposição do São Francisco no photoshop, etc, etc

Reply