Ela consegue! Dilma estoura meta de inflação e país amarga taxa de 6,52%.

O IPCA de junho, índice oficial do país, ficou em 0,40% em junho, segundo dados divulgados nesta terça-feira (8) pelo IBGE. No acumulado em 12 meses, a inflação foi a 6,52%, rompendo o teto da meta para o ano, de 6,5%. A meta é de 4,5%, com dois pontos percentuais de variação para mais ou para menos.

A taxa acumulada em 12 meses é a maior desde janeiro deste ano, quando o choque dos alimentos elevou os preços para o consumidor. Analistas já esperavam que o índice batesse o teto e alguns não descartam estouro no final de 2014.

O governo, como sempre, mente para o país que a tendência da inflação é de queda. Segundo a “inteligência” petista,   superar 6,5% no meio do ano não significa descumprir a meta, que se refere ao IPCA de dezembro. E aí fazem uma previsão de fechar o ano em 6,46%, como se 0,04% tivesse algum reflexo no bolso dos pobres brasileiros.

Já as projeções dos economistas são de inflação acima do teto da meta até fevereiro (exceto em dezembro) e superior a 6% até o fim de 2015. De janeiro a junho, a inflação acumula 3,75%, segundo o IBGE. O IPCA de junho veio acima do esperado pelo mercado. Analistas previam alta de 0,35%, segundo o Boletim Focus, do Banco Central.

ALIMENTOS

A queda nos preços dos alimentos evitou que o índice ficasse ainda maior. O grupo alimentação teve deflação (queda) de 0,11% em junho, abaixo da alta de 0,58% de maio e segurando o IPCA e compensando alta de outros produtos e serviços. Desde março, quando o IPCA mensal bateu na maior taxa para o mês desde 2003 (0,92%), há menor pressão dos preços dos alimentos, que assegura uma freada na inflação.

Passada a estiagem que marcou o verão o começo do outono, os preços dos alimentos cederam, ajudados ainda pelo enfraquecimento do consumo diante do custo elevado da alimentação e de uma renda que já mostra sinais de desaceleração. Mas nada garante que não subirão novamente, pressionados pelo aumento de tarifas, de juros e insumos para produção. 

13 comentários

Hoje ouvi uma análise destes números e por incrível que pareça, que fez a meta estourar foi a Copa do Mundo, com o aumento das diárias dos hotéis e dos preços da refeição, que representaram metade (,20pontos percentuais) do IPCA. Só rindo.

Reply

Será mesmo que os alimentos, com as enchentes que estão ocorrendo não vão voltar a subir(interrogação).

Reply

A inflação até o fim do ano chegará aos 12% se conseguisse ganhar pois o governo NÃO PODERÁ SEGURAR MAIS UM MEGA-REAJUSTE DE COMMODITIES E DERIVADOS DE PETRÓLEO pois não se esperará um câmbio abaixo de R$ 5 por dólar e se la loca CRIAR NOTAS DE MIL REAIS para ter papel para a impressão de tantas notas, emissão para pagar a metade do valor dos dólares da Petrobrás que compraria a moeda a R$ 1,80 do BC para não falir e ao mercado seria de 5 ou 6 reais, seria um deus nos acuda para manter a inflação como inflação comum e assumir com a NOMENKLATURA NAZI-COMUNISTA PT.

COM VITÓRIA DE AÉCIO ele terá que dizer que TEREMOS UM ANO COM A INFLAÇÃO SELVAGEM E CORRETIVA a mais de 50% em 2015 e com o dólar circulando junto com o Real.

A INFLAÇÃO SELVAGEM SERIA APENAS DE CUSTOS, DOBRAR OS PREÇOS DOS COMBUSTÍVEIS E ENERGIA EM GERAL e criar subsídios para a AUTOGERAÇÃO de eletricidade para os pobres com as empresas de eletricidade comprando a energia elétrica e pagando com CARTÕES PRÉ PAGOS DE ENERGIA ELÉTRICA que poderiam ser vendidos para quem tem o sistema pre-pago ( já regulamentado ).

QUEM TEM TERRAS DEGRADADAS PODERIA fazer sem precisar licença alguma usinas eólicas que funcionam com ventos em qualquer direção e toda a sobra vendida para o sistema, trocado por cartões com o mesmo número de MWH produzidos.

Já existe um método de produção de derivados de petróleo com água, gás carbônico e catalisador, em temperaturas altas de energia solar produzem metano, deste mais o gás carbônico que reage com o CO2 da mistura produzem gasolina, diesel e qualquer outro derivado.

O QUE A NATUREZA DEMORA 10 MILHÕES DE ANOS SE FAZ EM HORAS.

Na Rússia um cientista de quintal conseguiu sintetizar gasolina com matéria orgânica e seu método não for divulgado, ele produz 100 litros por dia para auto-consumo.

NA RÚSSIA É PROIBIDO PRODUZIR DERIVADOS DE PETRÓLEO SEM QUE O GOVERNO RUSSO PERMITA, a Gazprom teria fortes prejuízos se todos produzirem seus derivados.

AÉCIO NEVES PRECISARÁ LOGO NO PRIMEIRO DIA MUDAR O SISTEMA DE METAS DE INFLAÇÃO, COM PISO DE 0,5% e teto de 3% para ser alcançado em 2019 e uma PEC que exija do governo usar o superávit ou déficit nominal.

A PEC PORIA A INFLAÇÃO ATÉ 3% a.a. como um DIREITO FUNDAMENTAL DOS CIDADÃOS p que tornaria uma CLÁUSULA PÉTREA.

Colocar em lei complementar as punições de INELEGIBILIDADE POR 6 ANOS AO PRESIDENTE E AUTORIDADES ECONÔMICAS QUE ULTRAPASSAREM POR DOIS ANOS CONSECUTIVOS sem tomar as medidas corretas.
*** O Congresso Nacional terá poder de fiscalizar ministérios para garantir o cumprimento das metas EXCETO SE IMPOSSÍVEL, aí o congresso dará o perdão .

Reply

Dilma é o jumento que Lula colocou em nossa sala, para preparar sua volta. Nada é pior que Dilma. Perto dela, o diabo de nove dedos parece um anjo. Dilma é uma das paginas mais humilhantes de nossa história.

Reply

Estão jogando no lixo uma das maiores conquistas do Brasil nos últimos 30 anos, a estabilidade econômica.
Inflação é o caos, corrói os salários, as rendas, acaba com a economia do país.
Dona Dilma, tenha, pelo menos uma vez na vida, vergonha na cara e se menda daí, esse não é o seu lugar, sua sede de poder vais destruir o Brasil !

Reply

Copa do mundo um cacête,o que fez a meta estourar foi a incompetência desse quadrilha petralha que desgoverna o país....

Reply

e se diz economista...

Reply

E pior. Quem diz que foi de 6,52%?

Reply

e ela vai entregar a taça?????????????????

Reply

Esse lixo comunista esta destruindo o Real, a estabilidade econômica e o país. Aliás, esta destruindo tudo o que é decente e de valor no Brasil. E o brasileiro trouxa preocupadíssimo com a .....seleção!!! Dá-lhe, Alemanha, arrebenta com essa seleção que é a cara do povão idiota brasileiro: Um bando de semianalfabetos, alienados, sem cultura, vagabundos (Dããã, vão me dizer que jogar bola é trabalhar???) MAS com (muuuiiiito) dinheiro na conta corrente. Chega de pão e circo!!!

Reply

6,52 % o ca#@*&cete! É mais.
Não entendo nada, nada de economia, mas não acredito nisso. E porque acreditaria, nesse ambiente viciado, de contabilidade criativa?

Mariana

Reply

Olha a cara da vagabunda incompetente, parece que não tem nada com a situação, quem tem é o Lula, outro patife enrolado.

Reply

Aumento dos gastos públicos. "simplesmente" isso!

Reply